Saab JAS 39E Gripen nas cores da Índia

Saab JAS 39E Gripen nas cores da Força Aérea Indiana

A fabricante de armamentos sueca Saab AB disse que considerará a Índia como uma base global de fabricação de seus caças Gripen se for escolhida na concorrência da Força Aérea Indiana (IAF) para 114 jatos

NOVA DÉLHI – A fabricante sueca de armamentos Saab anunciou na quinta-feira que considerará a Índia como uma base global de fabricação de seus caças Gripen se for escolhida na concorrência da Força Aérea Indiana (IAF) para 114 aviões.

Em uma coletiva de imprensa em Nova Délhi antes da bienal Aero India Show em Bengaluru na próxima semana, executivos da Saab, no entanto, indicaram que gostariam de ver algumas mudanças na política de fabricação de defesa da Índia que exige que fabricantes estrangeiros de equipamentos façam parceria com uma empresa indiana para formar uma joint venture. De acordo com as regras atuais, a empresa indiana continua sendo a principal parceira de uma joint venture.

Mats Palmberg, vice-presidente de parcerias industriais da Saab, disse que, caso sua empresa faça o acordo, em primeiro lugar, 18 das 114 aeronaves serão fabricadas na Suécia, com os indianos presentes na fábrica para se familiarizarem com a tecnologia e processos de fabricação. O restante será fabricado na Índia, de acordo com as exigências do Ministério da Defesa de que pelo menos 85% dos jatos sejam fabricados na Índia, dando um grande impulso ao programa “Make in India”, disse ele.

A Saab possui atualmente uma unidade de produção na Suécia e outra no Brasil para os caças Gripen. Dependendo dos pedidos de outros clientes, a fábrica na Índia poderia ser usada para fabricar uma de três aeronaves na carteira de pedidos, disse ele.

A Saab AB, a Boeing Co., a Lockheed Martin Corp., a Dassault Aviation SA e um consórcio de empresas europeias disputaram uma concorrência da Força Aérea Indiana para adquirir 126 caças em 2007. Quando as propostas foram abertas, o Rafale da Dassault e o consórcio o Eurofighter Typhoon tiveram o preço mais competitivo, com Rafale finalmente ganhando o contrato.

Quando perguntado sobre os planos de investimento da Saab para o centro de produção na Índia, Palmberg não deu nenhum detalhe. Ele também se recusou a comentar sobre qual empresa indiana seria parceira da Saab para a fabricação do Gripen na Índia.

“No momento atual, não quero responder a perguntas sobre com quem vamos nos associar, porque, se seguir a política da SP (parceria estratégica), será o governo indiano quem indicará o parceiro com quem trabalharemos”, disse ele. Palmberg disse que a Saab já tem uma parceria com o grupo Adani.

As regras atuais sobre investimentos estrangeiros diretos no setor de defesa são motivo de preocupação para a Saab porque, disse Palmberg, “acho que será mais fácil fazer isso (investimentos) de forma abrangente e apoiar a Índia se pudermos ter controle majoritário durante a execução do projeto (fabricação do Gripen na Índia)”. “Porque no final temos que garantir tudo.”

Configuração de armamentos do Saab Gripen E oferecido para a Índia
Gripen IN – imagem Saab – página da campanha do Gripen E para a Índia

FONTE: Live Mint

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wwolf22

quem tem os direitos de produção/vendas do Gripen biplace??
a Embraer ou a SAAB??

Gustavo

Ambos! Mas se houver produção, ou será local do país que comprar se assim exigir ou no Brasil por “já” montar aparelhos do tipo.
Suécia dificilmente irá investir para produzir lá algumas poucas unidades do F, mesmo porque eles já tem a D que entrega o que eles precisam.

Mauricio R.

A tecnologia do produto é da Saab, logo…

BILL27

Ansioso pra ver o desempenho do Gripen nesta configuração da segunda ilustração .

Daglian

Dificilmente uma aeronave irá operar dessa forma. O seu desempenho aerodinâmico cai muito, e exceto em situações de guerra, não há necessidade de concentrar tantos armamentos caríssimos em uma só aeronave, sabendo que além de tudo ela terá desempenho degradado. Talvez considerando combate BVR, quando uma aeronave ataca seus inimigos numa distância muito grande, seja viável uma configuração como a da segunda foto, uma vez que o seu desempenho dinâmico não será tão necessário (em comparação ao combate WVR, ou em “dogfights”). Mesmo assim, sou cético quanto a isso. E no Brasil ainda por cima, sem chance alguma de a… Read more »

BILL27

Eu sei disso brother …Como vc mesmo disse ,o desempenho cai muito ,mas mesmo assim ,eu queria ver como iria se comportar em tal comfiguração .O Typhoon ,ja fez apresentações com a carga maxima de armamentos e achei ate que ele se saiu bem .

Marcos10

Bill: nessas apresentações normalmente as cargas estão vazias. É só para o público ver.

BILL27

Vazias ou sem carga explosiva ? As bombas de treinamento são tao pesadas quanto não ? A diferença é que não leva o materoial explosivo .Pelo menos foi o que eu li numa materia tempos atras

carvalho2008

O pessoal sempre…sempre…sempre…confunde Mestre Galante os parâmetros do C/D com os novos E/F….

nonato

O raio de combate do gripen E se equipara ao da maioria dos caças de linha de frente, tipo F18, Rafale etc?
E quanto ao desempenho o gripen E também se equipara?
Muita gente fala que não há a necessidade de um HI-LO porque isso não existe.

Ivanmc

É isso mesmo, Teropode. Digo mais, temos que ter alguns interceptadores de supremacia aérea, bimotor de longo alcance, menos o Rafale, um caça sem o fantasma de embargos. Numa boa.

Peter nine nine

Não existe caça sem “fantasma de embargos”.

Melky Cavalcante

Não tão difícil, no Afeganistão era comum os F-16 decolarem com AIM-9 e AIM-120 (um par de cada) e mais 4 BGL e os PODs designadores.
Um cenário onde os aviões também usam uma configuração assim são em CAPs (Strike/CAP).
No final tudo se resume a quem tem Bala na Agulha.

Melky Cavalcante

Tudo é relativo, se armar os Sukhoi/Rafale/F-15 até os dentes ele reduz drasticamente o seu alcance também, uma analogia seria a do maratonista, que corre quase pelado, ponha um kg nas costas do melhor maratonista que ele vai comer poeira. Alem do mais aqueles dois “motozão” bebem muito mais que o do Grifo.
Claro que isso também é relativo, há um milhão de variáveis pró e contra cada um.

Fligth_Falcon

Para o SU 35 botar terror ao menos deveria ter pilotos qualificados, o que as informações dizem que não estão (voando menos de 50 horas ano) e recursos para mante-los em linha de voo, que parecem estar bem precárias também.

Alex Nogueira

BILL essa configuração, me parece ser com bombas de 227kg (500 libras), sendo assim seria contando o peso dos pilones (chuto uns 50kg cada) 2200kgs + 300kgs dos mísseis IR (contando com pilones) + uns 500kgs de combustível nos tanques subalares (estou chutando) + o POD Litening que pesa cerca de uns 210kg… dá umas 3,2 toneladas.

PBT: Peso seco da aeronave 8,5ton + 100kg do piloto + 3,3ton de combustível + 3,2ton de carga = 15,1 ton.

*Esses valores estou fazendo +/- de cabeça, se estiver errado me corrijam por favor.

Brunow Basillio

A Saab esta fazendo de tudo para levar na Índia , mas os outros concorrentes também não está de braços cruzados ; muito se fala da vantagem do Gripen E/F na concorrência indiana devido ao custo baixo , mas se a Índia buscasse caça barato não teria comprado 36 Rafale por € 7,53 bi …
Compra lá é política , e sinceramente acho que o Gripen corre por fora nesta concorrência…

nonato

Acho que querem de tudo um pouco.
O Rafale por ser de um fornecedor ocidental, confiável, bimotor, etc.
Mas um monomotor, diferente do tejas que não transmite muita confiança, e de bom desempenho e baixo custo de manutenção ajuda a fazer número.
Não é possível ter 500 caças de primeira linha.
Aí vai dosando qualidade com quantidade, considerando ainda que o gripen não deixa a desejar.
Impõe respeito.
Não é um caça qualquer.
Pode não ser o melhor do mundo mas não fica muito para trás.
Tem supercruise, radar AESA…

Brunow Basillio

Acabei de ler uma matéria num blog Hindu aonde o diplomata indiano na França disse “um dos pontos que pesou muito na escolha do Rafale foi o fato de ele poder levar armas nucleares”…
* o valor correto segundo a mídia daquele pais é €7,87 bi …

jagderband#44

114 pedrinhas nas sandálias chinesas…

Antoniokings

Podemos imaginar o ‘medo’ do dono da pedreira.

Melky Cavalcante

Só que para azar dos Indianos, a china tem “pedras” invisíveis rsrs

Matheus Silva

A índia devia tá comprando caça de 5 ° geração stealth já, tão gastando muito pra pouco se comparado aos vizinhos chineses e os paquistaneses que podem e vão ser armados pela China com caças de 5° geração stealth logo logo…

nonato

Estavam apostando no SU 57…

Mauricio R.

Já era, já foi, sem nunca ter sido.

Gustavo

Só acho que seriam muitos caciques para pouco índio.
3 fábricas para um modelo de caça com o número de encomendas em potencial após a “compra” da Índia não fecha a conta, pelo menos não pro Brasil.
A fábrica da índia absorveria todas as encomendas da região, e lá tem muito mais potencial que aqui na América Latina, visto a decadência de nossas forças aqui no cone sul.
E se for da maneira proposta, em que uma encomenda fosse dividia pelas 3 fábricas, PODE acabar prejudicando todo mundo. Mas a Índia tem bala na agulha… Vamos acompanhar isso com atenção.

nonato

Mas haver essa venda é um ganho para o projeto.
Melhor três fábricas do que não ter vendas.
Engraçado estamos em um ciclo onde todo mundo quer vender e faz de tudo para agradar o cliente.

Gustavo

Com certeza. Antes ter, mesmo que menos lucrativo, do que não ter.

Bardini

O Gripen tem chances reais de levar esse contrato…

carvalho2008

E se der Gripen…..saira com certeza o Sea Gripen…..o tão esperado financiador das ultimas etapas do projeto

Bardini

Essa é outra concorrência.

carvalho2008

Logico! Sabemos ser outra concorrencia….mas ficariaquase irrestivel nao investir nesta opção pois eles operam Nae Stobar e ao mesmo0 tempo construindo um CTOL. Ou seja, estão entre os velhos MIG29K e sem uma opção de transição que possa operar nas duas modalidades a contento. Podem tentar via Rafale M ou F-35…mas no rolo em que se encontram, um Sea-Gripen seria a tabua de salvação. O Rafale M recebeu homologação para Stobar, mas teria restrições…SH idem…o F-35C somente serve o CTOL e a versão B apesar de ser VTOL não encaixa no Stobar….´ eles tem as duas modalidades e tem de… Read more »

Marcos

A força aérea indiana deve ter algum fetiche em possuir todos os aviões de caça que são fabricados atualmente, que salada mista…

Manuel Souza

Poderiam ser somente Rafale, Gripen e Tejas. Bastam querer.

fewoz

Rafale e Gripen são do mesmo grupo geopolítico. Se deveriam ter um caça além do Tejas e outro ocidental, teria ser algum russo.

fewoz

Geopoliticamente a Índia é um país neutro e com agenda própria (consideradas as devidas proporções, como o Brasil). Não querem ficar presos a qualquer tipo de embargo. Isso explica bem sua salada mista, e não acredito que vá mudar, a não ser que o Tejas alcance um outro patamar.

Em 2050 poderá ser a segunda maior economia (e acredito que, diferente da China, poderão ter uma influência cultural mais forte). Desde já os hindus não querem colocar todos os ovos na mesma cesta.

Carlos

OFF , mas nem tanto – Poderiam vir AGORA um par (2) de Gripen E para o Brasil ,assim as certificações sairiam mais rápidas .
Abraços

MFB

O Brasil deveria fechar logo um novo lote para demonstrar mais compromisso com o projeto. Só acho..

Bardini

“Meanwhile, Buskhe confirms: “We are in discussions on a next batch for Brazil,” and suggests that the follow-on procurement could be advanced from around 2021 or 2022.”
.
https://www.flightglobal.com/news/articles/gripen-e-enters-serial-production-as-saab-targets-sa-455831/
.
Vai acontecer…

Bardini

Aliás, veja que 2021 e 2022 é o tempo certo… Pq? Pq até ajeitar tudo e jogar serviço para a linha de produção, vai bater com o término dos trabalhos do primeiro lote.

fewoz

Mas temos que ver como tudo vai se desenrolar. Caso aconteça algo grave, seria muito complicado sair do outro contrato. Por isso o ideal é esperar como tudo vai acontecer, até porque o poder de barganha poderá ser maior. O tempo é o senhor da razão… Tenhamos paciência.

Robsonmkt

A Saab está enfrentando o mesmo problema que inviabilizou a fabricação dos Rafale na Índia: a exigência do governo indiano que a empresa que projetou o caça se responsabilize pela qualidade deles, mesmo quando fabricado pela HAL.

Peter nine nine

Verdade

elton

daqui a pouco vamos pagar por uma ToT que todo mundo que comprou o aviao recebeu ao custo de 0800,parece que so o brasil vai pagar mais caro para fabricar o Jas39E

Fábio

Vai pagar mais caro apenas por causa da transferência de tecnologia e do projeto do biposto. No segundo lote esse custo deve cair.

Willber Rodrigues

Se o Gripen realmente ganhar na Índia ( e torço que sim ), finalmente o Gripen N vai sair da prancheta.

Alex Nogueira

Independente de qualquer coisa, a princípio, DEMORO rsrsrs, bora fabricar Gripens na India também 😀 .

Os por menores, acerta aos poucos depois 😉 .

MATHEUS MENDONCA NOVAIS

Na minha ignorância pretendo entender por que uma aeronave ” brasileira” estará sendo fabricado na Índia e não no Brasil!? A intenção de nosso País não é de agregar valores, conhecimento em alta tecnologia em aviação! Alguém me explica por favor.

Filipe Prestes

Vc realmente não entendeu nada.

Peter nine nine

Porque o gripen é sueco e nada os impede de fazer o acordo que fizeram com o Brasil com outros países.

João Carlos

O Gripen NAO É BRASILEIRO, é um avião SUECO que será, em parte, fabricado no Brasil con transferencia de tecnología… Logo, os suecos podem fazer o que for melhor para eles… Simples assim.

Maurício.

Eu não gosto muito da posição dessa sonda no Gripen, parece uma gambiarra, não deve ser muito confortável para o piloto tentar plugar com a sonda nessa posição, não dá uma sensação de segurança, sei lá, talvez seja uma preocupação à toa, visto que a sonda do Harrier também era numa posição bem estranha.

Nilton L Junior

Sem querer avacalhar mas considerando o históricos do Hindus … tomara que não vire uma novela tipo o Rafale.

fewoz

Não tenha dúvidas que isso vai virar uma nova novela. Suíça, Brasil e Índia adoram um drama desnecessário.

Carlos Campos

Qual aquele pod debaixo da entrada de ar do Gripen? eu achei estranho;

Bardini

LITENINGcomment image

Carlos Campos

se eu fosse da LM ia tocar o terror na India, falando sobre as ameças da China e do Paquistão para entubar o F35

Filipe Prestes

Como se os próprios indianos já não soubessem disso. Não faz falta que um americano diga isso a qualquer indiano sensato.

Wellington Góes

A questão é, os indianos querem comprar o Gripen E/F?! A SAAB quer muita coisa, resta saber se os indianos querem o mesmo.

MFB

Os indianos querem ao menos 10 unidades de cada caça fabricado no mundo.

Tico

A Índia precisa é de algo mais capaz que o gripen, mesmo que seja o gripen E, pois a China já testa caças de quinta geração, e como a Índia já possui muitos SU-30, já comprou o Rafale, e morage 2000 estão sendo modernizados, acredito que se os EUA ofertarem o F-35, não tem para ninguém, mesmo sem transferência de tecnologia, ou montagem na Índia. O que acho é que os americanos poderão ofertar o F-16 para montar na Índia, e como um bônus, ofertarem o F-35 como o caça de quinta geração que os indianos tanto querem, mesmo com… Read more »

filipe

F-35 + S-400 não casa no congresso americano, a exlusão da Turquia do JSF foi essa, o EUA não vendem o F-35 para a India, a não ser que a India desista dos S-400, tal como a Turquia.

Brunow Basillio

Turquia desistiu do S 400 ?

Bardini

Qual foi a última aquisição indiana que não continha ToT?

Cleber

A FAB já está negociando um segundo ” lote ” de Gripen NG senhores . Segundo algum site em defesa .

Ivanmc

O meu comentário ficou preso. Agradeço desde já.

paddy mayne

Alguém poderia me explicar a doutrina da força aérea indiana? MiG 21, 29, Tejas, Rafale, Su-30,Mirage 2000, e agora o gripen? Muitos modelos para tarefas similares. Deve ser um pesadelo logístico…

Nilton L Junior

Amigo tais querendo os números da mega sena também, o dia que Força Aérea da Índia decidir qual é ai fica mais fácil para todo mundo em responder.

Hermes

A doutrina deles é em caso de embargo terem mais de uma alternativa para continuarem lutando. Com isso eles aceitam os custos logísticos de terem vários vetores de diferentes fornecedores.

Nilton L Junior

Hermes então onde entra o Tejas, o que parece é são confuso.

Mauricio R.

No lugar do Mig-21.

Mauricio R.

Mig-21, Tejas Mig-29 e Su-30 são a grosso modo superioridade aérea, pois tem Flanker que irá carregar uma versão do “Brahamos”.
Jaguar que não está na lista é interdição convencional e nuclear, M-2000 e Rafale são interdição, mas precisa ver o que foi acordado com a França, pois o Rafale é em tese o sucessor do Jaguar.
Falta ainda ao aeronave de 5ª geração puramente indiana, o AMCA, que deve complementar o Tejas, o Flanker e o Rafale e substituir o Mirage e o Jaguar.

Marcos

IAF Jaguar is not for delivery of nuclear payloads.
Issue of low ground clearance of jaguar fitted with Indian gravity nukes.

Only mirage 2000 qualified by IAF till date for delivery of gravity nukes.

Rafale will take over the nuclear payload delivery role from mirage 2000.

Mauricio R.

The Jaguar, designed jointly by France and Britain, was nuclear-capable when deployed by those countries. The so-called Darin III precision-attack and avionics upgrade of half of India’s Jaguar fleet achieved initial operational capability in November 2016 and Air Force operations were approved in December 2016 (Ministry of Defence 2017

Ministry of Defence. 2017. Annual Report 2016–17: 38.
http://mod.nic.in/writereaddata/AnnualReport1617.pdf
.
[Google Scholar]
). The upgrade, which also gives about 60 Jaguars a more powerful engine, will enable the nuclear bomber to operate for another 20 years.

(https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00963402.2018.1533162)

Marcos

LCA MK1/MK1A replacement for MiG-21, MIG-27, jaguars in CAS and CAP role

LCA MK2 replacement of mirage 2000

LCA MK2 will have fully active close coupled canards like in Gripen and is now classified as a MCA rather than LCA.

Marcos
Clóvis Basilio dos Santos

Reino Unido, Itália, Suécia, Brasil e Índia se alinhando prum caça de 5,5 geração? Pode ser sucesso se seguir a linha do custo benefício do Gripen, monomotor e canards. E legal vai ser ver as diferenças entre ele e o Franco-Alemão – espero que não se fundam numa coisa só.

Peter nine nine

Da última vez que vi, não se fala em tal coisa por parte do Brasil, a Suécia só está a “espreitar” para já e a… India? No tempest? Nunca ouvi falar.

Melky Cavalcante

Torcidas à Parte, concorrências com esse montante de $$$$ nunca é só técnica, boa parte é lobby dos governos em prol das suas empresas, e nisso a Suécia não tem concorrer contra países como, por exemplo, os EUA e França.
Um exemplo de lobby está acontecendo agora no Brasil, com o lobby italiano pra levar a concorrência das Classe Tamandaré.

Carlos Alberto Soares

Não vai rolar.

RL

Os amigos acreditam na hipótese de a tela display panorâmico de alta resolução da AEL (WAD), ser selecionada para os Gripens Indianos?

Seria uma excelente oportunidade.

Coutinho

O WAD fabricado pela AEL vai ser padrão em todos os Gripen E.

Mauricio R.

A Elbit desenvolveu a partir de 2012 o LAD, para a Boeing equipar o F/A-18E/F e o F-15SA.

Marcos

I don’t think India will buy Gripen. All recent major weapon systems acquisitions by India have a strategic clause(s) to it and Sweden cannot offer any such advantage which can be offered by the others. Eg. S400 by Russia. Consultancy for the under development ABM system with the capability to engage 5000km range ballistic missiles. Current Indian ABM can engage 2000km range ballistic missiles. Rafale from France. Consultancy for the under development liquid ramjet engined LRCM 600-1000km ranged ASM / SSM. It is similar in role to French ASMP. Including possible consultancy for under development indian SSNs. Also limited access… Read more »

Alfa

Boas pessoal,

Era um bom caça para Portugal o Saab Gripen E pois a Força Aérea Portuguesa já veio dizer que precisa de um novo caça para substituir os F-16 MLU com quase 30 anos que já está a ficar ultrapassado pelos outros países europeus da NATO com aviões da 5ª geração.
Mas escolha que a FAP quer é o do Tio Sam o F-35 simplesmente para Portugal é muito dinheiro.
Com o preço de um F-35 dá quase para comprar 2 Saab Gripen E ainda por cima com Embraer com uma fábrica em Portugal poderia ser construídos alguns aqui.

Mauricio R.

O acordo com a Saab reserva América do Sul e África, para aeronaves Gripen construídas no Brasil.

Peter nine-nine

Nada que um acordo bilateral e a intenção do cliente não pudessem resolver Mauricio.

Peter nine-nine

Alfa, os F-16 portugueses poderão mesmo vir a passar pelo processo de conversão Viper. É esperar para ver. A FAP estuda essa hipótese precisamente para não ter que substituir um avião de 4ª geração por outro igualmente de 4ª geração, mesmo que superior. As autoridades portuguesas já se expressaram, realçando os factos de que a plataforma Falcon ainda tem potencial de modernização e que os substitutos de 5ª geração estão ainda pouco sólidos e difíceis de arcar, considerando o orçamento limitado luso. Dentro de 10 anos, a substituição do F-16 português deverá estar em fase avançada mas relativamente ao novo… Read more »

Almeida

A Força Aérea Indiana parece aquela pessoa que vai no buffet a quilo e põe tudo que tem no prato, arroz, macarrão, feijão, farofa, salada, frango, carne e sushi.

Joao

Esses pilones duplos para o Gripen ja existem ou são só ilustrações?