Em 1º de fevereiro de 2013, o Irã revelou seu jato de caça stealth autóctone chamado “Qaher 313”.

O protótipo ou mock-up do Q-313 (ou F-313, de acordo com as marcações aplicadas à aeronave), foi apresentado ao presidente Mahmoud Ahmadinejad e exibido publicamente como parte das cerimônias da Aurora dos 10 Dias realizadas no Irã para celebrar a vitória da Revolução Islâmica de 1979.

Nos dias anteriores, o ministro da Defesa iraniano, brigadeiro-general Ahmad Vahidi, disse: “A aeronave será diferente dos outros caças que o Irã já fez”.

Na verdade, com base nas primeiras fotografias divulgadas pela Agência de Notícias FARS, o novo jato furtivo tem um design realmente peculiar. Apresenta arestas duras e essas arestas e ângulos distintos dos F-22 dos EUA e a forma de cauda dupla muito semelhante à do F-35 Lightning II.

O Q-313 tem canards grandes, aparentemente fixos, e pequenas asas cuja seção externa é inclinada para baixo.

O material do canopy é pelo menos estranho (com base em sua transparência, parece plexiglass ou algo parecido).

O cockpit parece ser básico (um pouco demais para um avião moderno – notar a falta de fiação atrás do painel frontal e a presença de poucos instrumentos, alguns semelhantes àqueles que equipam pequenos aviões particulares…).

A seção do nariz é tão pequena que quase nenhum radar poderia caber nela.

As entradas de ar são extremamente pequenas (lembram os drones atuais/veículos aéreos de combate não tripulados), enquanto a seção do motor não tem qualquer tipo de bocal: os pós-combustores do motor podem derreter o jato inteiro.

E, acima de tudo, a aeronave é muito pequena.

Observar a imagem mostrando um oficial iraniano sentado no assento ejetável no cockpit. Parece que o piloto está em um avião em miniatura.

Resumindo: a forma é interessante com alguns recursos inovadores, mas o Q-313 exibido em 1º de fevereiro de 2013, parece ser nada mais do que um grande modelo simulado (mock-up), não dimensionado adequadamente para acomodar um piloto real.

Há um vídeo no final deste post supostamente mostrando o Q-313 voando, mas parece mais um modelo em escala controlado por rádio do que um jato de combate verdadeiro.

Além disso, como alguém apontou: se o Qaher 313 realmente voasse, provavelmente Teerã iria divulgar imagens de sua decolagem e aterrissagem.

FONTE: The Aviationist

NOTA DO PODER AÉREO: O Qaher 313 lembra o McDonnell Douglas (mais tarde Boeing) X-36 Tailless Fighter Agility Research Aircraft, um protótipo de subescala furtivo americano projetado para voar sem a tradicional cauda encontrada na maioria das aeronaves. Essa configuração foi projetada para reduzir o peso, o arrasto e a seção transversal do radar, mas aumenta o alcance, a manobrabilidade e a capacidade de sobrevivência. O X-36 voou pela primeira vez em 1997.

Subscribe
Notify of
guest

97 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo LD

Também me lembrou muito os caças navais do filme “Top-Gang, Ases muito Loucos”. Esse povo quer matar seus inimigos é de dar risada…

Clésio Luiz

Aquelas aeronaves são o Folland Gnat, que era o treinador a jato da RAF até a chegada dos Hawk. Obviamente não operavam embarcados, mas são aeronaves reais.

Rui chapéu

E se não me engano esses Gnat derrubaram alguns aviões paquistaneses numa guerra por aí…

carvalho2008

O Gnat foi um sucesso na Índia e lê ficou conhecido como Killer Sabres…abateu vários F86 Paquistaneses ….o caça era diminuto, simples mas muito rápido…

carvalho2008

video dos feitos indianos com o projeto ingles Folland Gnat…um minusculo caça de 8 metros que tinha uma incrivel taxa de subida de 100m/seg….deixou os F-86 Pakistaneses no Chinelo…..mostrando que o caça certo com a doutrina certa, causa muitas surpresas…

https://www.youtube.com/watch?v=XEjMGs5IU-Q

Ricardo da Silva

Senhores,
Na India os Gnat eram chamados de (HAL) Ajeet:
https://en.wikipedia.org/wiki/HAL_Ajeet

Carlos Gallani

É uma versão mais escrachada de algumas das propagandas que temos visto ultimamente por este nobre sítio!
Pode colocar este treco em primeiro, o submarino de 200km/h em segundo e o míssil xing xong matador de PA em terceiro! HAHAHAHAHAHA

Peter nine nine

Carlos, o míssil chinês “matador de PA” até vai que não vai, sendo chinês sempre tem uma relativa credebilidade e base tecnológica por trás, agora o resto…. De facto, é de arrancar os dentes a mão.
Na altura que surgiu esta “pérola” iraniana, lembro me que tive um cãibra na queixada e cérebro, fiquei mais burro só de ver. Mais recentemente deu me algo parecido com o feito do Gana, não sei quantos mais episódios clínicos destes poderei aguentar.

Willber Rodrigues
Carlos Gallani

Hahahhahahahahah acho que esse é ours concurs! Hahhahahahha

Firefox

KKKKK esse dá até vergonha alheia kkkk

Clésio Luiz

Qaher pode ser uma piada, mas o X-36 está aí para lembrar que canards não são um obstáculo para aeronaves stealth.

Bosco

Clésio,
Essa história que canards atrapalham a furtividade é se for deixar fora da equação a tecnologia de material RAM/RTM e contar só com a técnica de forma para obter a redução da assinatura radar. Em não utilizando material RAM os canards seriam fatores complicadores mas sabemos que hoje é possível fazer canards totalmente de material não refletivo (seja absorvente ou transparente ao radar), portanto, tanto faz como tanto fez.

Ricardo da Silva

Clésio,
Eu queria encontrar uma mininiatura do Qaher na escala 1/48 para montar “como se fosse” (what if) um 1/72. Já tenho alguns F-19 e MiG-37E para fazer a mesma “brincadeira”. Essas miniaturas de 1/48 em 1/72 “crescem’ em 50% e ficam do tamanho de um F-14/MiG-31 em 1/72

GILMAR DE PAULA

Essa “maravilha tecnológica” , que iria colocar em pânico forças aéreas da região, inclusive a FAI de “tio Jacó”, não foi mais vista porque está faltando CARBURETO lá na terra dos ayatolás. as próximas geringonças serão movidas a carvão.

Maurício.

Gilmar, por incrível que pareça, os iranianos ainda estão investindo nessa aeronave, agora é bimotor e tem até FLIR ! No Instagram as vezes aparece uma ou outra foto do caça sendo “testado”.
Essa foto já é meio antiga, mas é mais ou menos como ele se encontra agora.comment image?fit=1024%2C682&ssl=1

D77-TC Pelican

Mudaram para por motor do f5 retrofitado nesse trambolho. talvez tão somente talvez, essa aeronave seja um projeto de drone porque ele não tem dimensões de caça.

Cabeça Fraca

Valeu pela foto Maurício. …eu ainda não tinha ouvido falar deste novo conceito…

Jorge Roberto Conceição

Este avião deve ser mais falsificado do que avião chinês

HMS TIRELESS

O maior clássico da famigerada Marcenaria Teerã, que também contava com um rádio Roadstar no painel com a opção de receber um Bosch Rio de Janeiro em um futuro upgrade.

MFB

Me desculpem, mas eu ri. ^^

Daniel

Toca fitas acima do display central?
Como escrevi no outro artigo. Os iranianos fazem milagre em manter operante aeronaves sob forte embargo, mas também nos fazem rir.

Maurício.

Esse caça, e aquele maior carro blindado e o exoesqueleto de Gana, eu não sei o que é mais vergonha alheia.comment image

J-20

Eu acho que essas armaduras foram inspiradas no filme “No Limite do Amanhã”

dom.vitto

Está mais para o homem de lata de o “Mágico de OZ”

Firefox

Um excelente Filme!!!!

Ricardo Bigliazzi

Como já disse no post do F-5, esse hyper tanque africano e o Stealth Iraniano operando em conjunto dariam cabo da China, Russia e EUA de uma vez só.

Alvaro

Até me fez lembrar o projeto do He162

Maus

Esse decolava pelo menos.

AntonioCV

Escorreu lágrima aqui de tanto rir …

Neves João

Colegas, essa propaganda iraniana visa tão-somente enganar o próprio povo, é óbvio que não engana ninguém de fora do país, é idiota demais, mas todas essas “armas de guerra” são feitas pela excelente marcenaria iraniana para ser bombardeado dia e noite nas TVs estatais, revistas e jornais, para fazer o povo iraniano acreditar que eles são uma potência que pode derrotar o ocidente, que o governo está gastando bem o dinheiro do petróleo deles, e por incrível que pareça muita gente acredita e eles vão se mantendo no poder…

Neves João

..E eles não estão nem aí para a nossa opinião, o q interessa é enganar o próprio povo…

jomado

Também fiz um desses…???????????

Kemen

Fiquei na dúvida se comentava a palhaçada iraniana (mais uma por sinal)…na minha opinião é uma maquete, serve para crianças pagarem entrada para sentar nele num circo, mais nada. Observem bem a maquete !

João

O fiberglass é mágico.

Marco Aurélio

Morri de rir com os comentários. Kkkkkk. Parece a carroça a vapor do Tio Tomas no desenho corrida maluca.

Willber Rodrigues

Nã, é o carro do Barão Vermelho, da Corrida Maluca. Haha

EuFo

Não sei como hei-de parar de rir …..

Renan

Algumas páginas que se dizem iranianas no Instagram costumam promover esse avião.

Tem um vídeo, tão questionável quanto o protótipo, mostrando esse avião em voo.

https://www.instagram.com/p/BVOuNMxjfde/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=yjf7pyabqudm

Antonio Sales

Tens razão Renan, vídeo típico de aeromodelismo, tanto pelas tomadas quanto o comportamento do objeto.

Ivanmc

Eu tive um Escort Guarujá 1992 e o rádio era Tojo com equalizador, está parecido com aquele primeiro ali de cima do painel. Porém, acho que o rádio desse Qaher é o FIC que vinha no Gol BX. Será que o toca fitas desse caçador stealth é auto-reverso?

Jeff

Lembram quando tinha o toca fita de gaveta? Saia do carro e levava o toca fitas junto? Pior que levar o celular na cintura ?

Rui

Talvez seja interessante ao autor do artigo, em vez de simplesmente copiar texto da wikipedia, olhar para uma outra aeronave, o bird of prey, da Boeing, que, sem querer parecer presunçoso, tem uma semelhança interessante, em termos de asas, com o modelo Iraniano.

Antunes 1980

Viver em uma ditadura islâmica, deixou o povo iraniano fora do prumo.
Achar que uma maquete desta passaria despercebida de crítica e análise, é no mínimo amador.

Alessandro

Mas a parte mais engraçada nem foi o “caça” em si, pra mim foi os comentários na época defendendo o “projeto audacioso” iraniano, jurando que era uma “grande evolução” da força aérea daquele país rsrs… e adivinham quem eram as mentes “sábias” ?? Uma dica adora a cor vermelha e sempre pende pra canhota.

Rodrigo M

Cara.. Ainda nem acabei de rolar os comentários e minha barriga já está doendo de tanto rir kkkk Taquiupariu kkkkk

PauloSollo

Este brinquedo está absolutamente conveniente e de acordo com as habilidades fenomenais das forças armadas iranianas:
https://www.youtube.com/watch?v=ig5UCP062og

Raphael Souza

Só precisam fazer o avião com o material misterioso do vaso, indestrutível! ?

Leonardo

Vaso de cerâmica 5 exército iraniano 0

Carlos Gallani

Ahhahahahahahahahha eu não sei se comento que deles são bons de vaso ou se comento que já sabemos com o que bombardear o país! Jahahahahahaa

Doug385

Legítimos vasos persas. Qualidade indiscutível. Vão virar munição de obuseiro para atacar o grande satã sionista. Esse será o fim de Israel.
A cara dos generais é impagável. Como quem diz: estamos fu@$&dos!

Doug385

Mas o mais estranho é esse vídeo em tom de chacota ser divulgado pela RT. Moscou e Teerã são unha e carne.

Ricardo Bigliazzi

A “setima pedra” que o Thanos irá procurar no próximo filme dos Vingadores será esse hyper vaso iraniano.

Somente com a posse dessas agora “sete pedras” é que Thanos conseguirá vencer o Hyper Tanque Africano e o Hyper Avião Stelth Iraniano.

Bosco

Com certeza essa arte marcial iraniana foi aprendida com o mestre russo de artes marciais: https://www.youtube.com/watch?v=tfNeJ2SixgQ

MFB

Se pensar bem, ele poderia ser usado como um novo veículo em um futuro filme do Batman ^^ Esse avião é tão espetacular que nem o companheiro Antônio vem defender rs rs

Ivanmc

Sim, MFB. E poderia fazer um remake do filme: “Os Deuses Devem Estar Loucos 5”.

Beto

Pequeno desse jeito de duas uma, ou eles tem dominio de alguma tecnologia “alienigena” para ele encolher e dimensionar toda a complexidade em algo tao pequeno, isso inclui as armas etc.Tenho impressão que se botar uma GBU ou mesmo um simples missil ele nao decola.Ou eles querem soltar essa mariposa de um dirigível ou coisa parecida.

Antonio Sales

Vai ver que conseguiram construir as cápsulas Hoi-Poi.

Rene Dos Reis

o cara sentado la sera piloto mesmo ou um ator?

Daniel

Resta saber se voa . Kkkk

Cinturão de Orion

Me mijei.

Nilton L Junior

Coitado do piloto pelo miko.

Ricardo Bigliazzi

São nessas horas que devemos dar o devido valor ao projeto iraniano de remasterizar os F-5.

Esse Iranianos são fanfarrões.

Defensor da liberdade

Pq os iranianos não embarcam no J-31 igual os paquistaneses? Israel iria ter bons motivos para chorar na ONU e no congresso americano.

HMS TIRELESS

Você já ouviu falar em embargo de armas? Pois é! Os 5 membros permanentes do CS da ONU embargaram a teocracia iraniana depois de terem jogado a patranha costurada pelo atual ocupante da carceragem da PF em CWB e o sultão de Ancara

Pangloss

Pré-Carnaval tem dessas coisas. Logo passa. Quarta-feira de cinzas é logo ali.

Bosco

Colocaram um piloto de testes que calça 44 num avião tamanho 38.

Guizmo

kkkkkk isso que eu tava pensando…….O piloto precisa voar em posição fetal

Cláudio

Caça! Só se for pra matar urubu.

NICOLAS RODRIGUES

Eu não acreditei na cara de pau desses caras de fazer um teatro tão ruim. O pior é fazer uma maquete tão ruim e tirar fotos boas de todos os ângulos.

Peter nine nine

Enfim…. É de tal forma surreal que é um dos meus principais motivos para acreditar que o irão pouco perigo real representa, muito menos nuclear, contra uma nação minimamente armada. O bicho papão de Israel e arredores tem a lata de apresentar uma maquete como avião e ainda por cima mal feita. A credibilidade bélica do irão é perto de zero e a nível de poder militar, no ano de 2019, com tanto ano de isolamento será equivalente a 1%, se tanto, à mesma capacidade prévia a revolução, uma total piada. Até o “armazém” é mais básico que a linha… Read more »

Bispo

A imagem do “piloto” sentado….impagável… parece um pai na bike do filho(de 10 anos)
Irã vocês são uns fanfarrões…by Cap. Nascimento.

Ivanmc

Parece que o piloto está sentado no corrosel de um parque ou um pedalinho de lago.

Ramos Neto

Ali atrás vai motor de CG, escapes sarachu.

Celso

A pintura stealth é Jimo Cupim…

Frank

Com essa transparência do cockpit o piloto tá lascado kkkkk,o rádio do meu antigo gol G2 tá fazendo oq nesse avião “sttetfi”????

MBP77

Na primeira foto do X-36, tem a figura de dois garotos desenhada no canopy, ou estou vendo coisas?
Sds.

Sérgio Luís

Inacreditável pra não dizer ridículo!

Ricardo

Só faltou o estirante e a rabiola

Ricardo Bigliazzi

Esse negocio que os Iranianos fizeram é tão ruim, tão tosco, tão vergonhoso, tão maluco, tão ridículo que até o presente momento (14/02/19 – 09:21hs) nem o “Kings” teve coragem de defendê-los aqui no Blog.

Benjamim

Caramba! Esses iranianos são bons de maquete!

Rodrigo M

Por mais matérias da força aérea iraniana no aéreo! Não dava risadas assim a muito tempo!!! Kkkkkkk Divertidíssimo!

tony

Não brinquem com o Irã não velho , dizem que no dia que esse caça foi revelado ao mundo, o comandante da forca aérea de israel , teve que ser internado com urgência, teve uma crise de risos quando viu, e não conseguia parar, teve que toma medicamento rsrsrsrs!!!

Fernando

As imagens da bandeira iraniana (e outros objetos) vistas através do material do canopy aparecem distorcidas. Seja lá que material for aquilo parece não ter sequer espessura ou geometria constante da forma como distorce a imagem.

Leandro Costa