O primeiro protótipo do FC-31 voou em 2012, mas só foi apresentado ao público em 2014

Shenyang J-31
Shenyang J-31

O Paquistão está interessado no caça furtivo Shenyang J-31 (FC-31) da China, aeronave de quinta geração bimotor revelada no airshow de Zhuhai.

Informes dizem que a Força Aérea do Paquistão tem interesse em adquirir de até 30 a 40 caças Shenyang J-31.

A Índia, que só terá seus caças furtivos provavelmente na próxima década, está preocupada se tal aquisição vier a se concretizar.

As nações que enfrentam restrições de exportação dos EUA ou não podem arcar com os custos do Lockheed Martin F-35 poderão adquirir o J-31, um caça furtivo mais barato, acessível a países com baixo orçamento.

Se a China vier a exportar esses caças furtivos de 5ª geração para o Paquistão, isso certamente trará muitos desafios para a Índia, que teve problemas com a Rússia no desenvolvimento do FGFA, baseado no PAK FA, agora Su-57.

O J-31 é um caça menor que o Chengdu J-20, parecendo um F-35 bimotor. Ele possui duas baias de armas internas para transportar mísseis de médio ou longo alcance,  bombas e outras armas ar-superfície.

Foi revelado mais recentemente que a China estaria desenvolvendo uma versão embarcada em porta-aviões do J-31/FC-31 para equipar os futuros porta-aviões chineses com catapultas eletromagnéticas.

Shenyang J-31
Shenyang J-31
FC-31 ou J-31
Imagens mais recentes do J-31 (FC-31) com linhas aperfeiçoadas

Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
E. Maurício

Se esse CAÇA é bom, eu não sei, mas q o bichinho é bonito.

Alex Nogueira

É que nem um comentário que li assim que sairam as primeiras fotos do J-31:

– Bonitinho, mas ordinário.

Bom se é ordinário eu não sei, mas que é bonito, é mesmo rsrsrs.

*Fico imaginando se fosse ocidental, com 2 turbofans F-414EPE, ficaria Top demais 😀 .

Gustavo

o problema do motor está em vias de ser solucionado (no máximo 3 a 4 anos), daí sim ficará completo e pronto.

Flamenguista

Acho que a intençao era fazer um caça com RCS melhorado…. O que já é impressionante!!

Brunow Basillio

Li hoje que a China começou a desenvolver seu 6° geração …
Segundo os Indianos seu 5° geração (AMCA) voará em 2032 , e possivelmente no Aero Índia receberão um convite britânico para parcipar do Tempest ; mas o problema da Índia hoje nem é o Paquistão, mas seus caças que tem caido igual “manga madura” .

Maus

Poderia me mandar o link sobre o caça de sexta geração chinês?

Brunow Basillio
Antoniokings

E também li que os russos criaram centros científicos para desenvolvimento de novas armas, dando prioridade ao uso de inteligência artificial, condução autônoma e etc.

PauloSollo

Até que enfim. Estão bastante atrasados porque os EUA já vem fazendo isto a décadas

Antoniokings

Sim. E pararam no conceito do F-35.
Europeus, russos e chineses já avançaram mais e estão definindo os conceitos da guerra aérea do futuro.
Agora, é só deixar os americanos enterrarem mais um trilhão de dólares neste malfadado projeto.

PauloSollo

Mais uma balela fantasiosa O F-35 é um lançador de novas tecnologia que estão sendo aprimoradas ininterruptamente, e já estão trabalhando no conceito do 6G. Europeus, russos e chinos não estão definindo nada, ainda não lançaram nada, estão apenas engatinhando onde os EUA já andam a galope.

Flanker

Pararam no conceito do F-35?? Meu Deus, com isso, você só confirma a sua ignorância……

A.K. for T-7

Nos meio dos anos 80 todos imaginavam como seria um conflito convencional EUA x URSS… todos conjecturavam como as versões mais recentes dos F-16 se comportariam contra os recém descobertos MIG-29, e o que era o SU-27, projetado para rivalizar o F-15… Na realidade este era até o tema do filme Top Gun de 1986: a descoberta de novos caças russo entrando em operação e o confronto com os F-14. O F-117 foi projetado bem antes disso, no final dos anos 70 e entrou em operação no início dos anos 80. Foi somente com a guerra do Iraque em 1991… Read more »

leonidas

Velho, nada a acrescentar, excelente post!

Wagner Figueiredo

Não entendo como alguém da um ? em uma pergunta!!!

Ricardo N. Barbosa

FC-31 não vai lutar pelo mercado do F-35 (nem perto disso), mas pelo mercado de aeronaves russas. Se a China puder oferecer o mesmo a um custo semelhante ao do MiG-35 ou Su-30SM, será um concorrente interessante. O maior problema do FC-31, assim como o J-20, é a motorização inadequada. Ambos utilizam motores russos ou derivados locais de caças de quarta geração.

Rui Chapéu

Acredito que a China deixou para último o desenvolvimento de motores. Airframe, radares, mísseis, materiais compósitos e drones eles já sabem como fazer. A última parte é a motorização.

Nilton L Junior

Nesse caso o preço ja não vai ser o mesmo

Antoniokings

Não vai lutar pelo mercado do F-35, porque o F-35 é caro de se adquirir, mais caro ainda de se manter e, pior, cheio de problemas e de eficácia, no mínimo, duvidosa.

MARCOV

Sim, é verdade. Eles estão tentando desenvolver motores mais modernos tanto para o J-20 quanto para o FC-31. O problema maior é o alto consumo dos motores atuais, que não garantem a autonomia pretendida para as duas aeronaves.

Leonardo ferreira Ferreira

Enquanto Brasil satisfeito com 36 gripem

Alex Nogueira

Eu não trocaria nossos Gripen pelo J-31 de modo algum.

Walfrido Strobel

Não me parece que um Gripen esteja no mesmo nível de um J-31, em qualquer quesito parece estar um degrau abaixo.

Tomcat4.0

Onde vc viu isso??? Gripen E inferior?? Ahhh nemmmmm!!!

Antoniokings

Onde vc isso??? Gripen é superior?? Ahhh nemmmmm!!!

PauloSollo

Poderia citar os quesitos em que acha que o Gripen esteja um degrau abaixo deste “fake istéfi”? Pois creio no oposto, que ele não chega nem perto nas capacidades do Gripen em tudo, motor, aviônica, manobrabilidade, armas, etc.

Marcos Cooper

é brincadeira,né? Só pode!

Paddy Mayne

Tem colega que parece criança mimada, reclamando que o presente que ganhou é pior do que o do vizinho, etc. O Gripen é o que tem pra hoje, e atende com sobra nossas necessidades atuais e para um futuro próximo. E enquanto as FFAA gastarem mais com pessoal ativo e inativo do que com matbel, vai ser isso ai. Alías, só no Brasil que pensão de filha encalhada de general entra na planilha de “gastos de defesa”.

j.leo

https://oglobo.globo.com/brasil/filhas-de-militares-recebem-pensoes-que-superam-5-bilhoes-22724085

$5 bilhões ao ano daria para adquirir mais caças, fragatas, NAe etc.

Ricardo

encalhada não, amasiada, pois essas filhas solteiras já são até avós…

Paddy Mayne

Você está certo, conheço uma assim.

leonidas

O problema Paddy é que “nossas necessidades atuais” estão anos luz do minimo necessário para se criar uma força com capacidade decente em defender nossos interesses…rs

Fabrício Barros

Só no Brasil militar ao se aposentar é promovido e, de pijamas, recebe mais que quando estava na ativa. Nos EUA e Reino Unido, aposenta-se ganhando metade do salário (com incrementos se tiver um número mínimo de anos de serviço ativo).

Somada às pensões das filhas – que parasitam a seguridade social – faz a previdência dos militares ser um insulto à inteligência.

Camargoer

Caro Leonardo. As necessidades dos países são diferentes. Talvez não faça sentido a FAB ter uma frota de caças furtivos, mais caros e de manutenção complexa. Pense que a FAB deve garantir sua capacidade de interceptação antes de pensar em armas ofensivas (ao contrário do Paquistão, ìndia, China, etc). Lembro sempre do Brig. Saito explicando que tecnicamente, todos os modelos selecionados na short list atendiam às necessidades da FAB. Se a FAB tivesse necessidade de capacidade furtiva, seriam outros modelos.

MFB

Deve ser 5 geração sim. Claro…

Rafael Coimbra

Bom se preocupar mesmo, a linha de voo da força aérea indiana mais parece um “encontro de carros clássicos” mig21… mig27… jaguar… m2000… mig29…

Foragido da KGB

Imagino a furtividade desse troço com aqueles dois vulcões descobertos cuspindo fogo feito um Smaug . Vai aparecer como uma supernova no IRIST. 😛 😛

Filipe Prestes

Kkk melhor comentário! Mas eu acho que tá mais pra Glaurung que era menor que Smaug

Antoniokings

O melhor caminho para a Índia e manter boas relações com a China.
Será impossível para a ela competir com os chineses.

Sagaz

Diplomata, engenheiro aeronáutico, …ou será sindicalista, militante, afins?

Antoniokings

Apenas leitor contumaz.

Flanker

Pior ainda!! Se é leitor contumaz, mostra que não aprende nada com aquilo que lê…..

Antoniokings

Pelo menos leia algo e não tire apenas de sua mente.

Flanker

Hehehe…..nada do que eu escrevo tiro apenas de minha mente. Leio, no mínimo, um livro por mês. Leio jornais e sites de todas as versões, vertentes e matizes. Aqui, quando o assunto é algo que suscite uma opinião pessoal, a exponho. Mas, são minha ideias, ao contrário de você, que realiza campanha sistemática e seletiva, unicamente com intenção de disseminar ideologias e ideias arcaicas, mofadas e tendenciosas. Quando é um assunto técnico, procuro contribuir com tudo que sei, dentro do meu limitado arcabouço técnico. Você, ao contrário, quando o assunto é técnico, se cala ou fala bobagem. Na realidade, pelo… Read more »

Antoniokings

Quais as alternativas? Escola Sem Partido? Educação em casa?

Jagderband#44

Servidor público do segundo/terceiro escalão, tipo INT, INMETRO, IBAMA, INCRA, IPHAN etc.
Pessoal com tempo de sobra.

Antoniokings

O problema é vc ser do tamanho do E.T. (da dupla com o Rodolfo) e o seu vizinho ser o Mike Tyson.
Melhor ficar na sua, né?

Claudio Luiz

Para isso aí um tiro de 12 resolve.

leonidas

Na verdade a Índia do jeito que esta já é um grande problema para a China, pois alem de ser um oponente respeitável na arena convencional e nuclear ela neutraliza a grande vantagem convencional chinesa ( China e India tem mais soldados do que um inimigo poderia matar…rs) Este “detalhe” sempre foi uma ameaça que incomodou os Soviéticos. E isso funciona agora para a China em relação a Índia. A Índia no tabuleiro de xadrez geoestratégico é aquele bispo na diagonal de um Rei acuado, o que tira completamente a liberdade de ação chinesa que não fosse isso, já teria… Read more »

Maurício.

Ué a índia está preocupada ? Não foi a índia que falou que conseguiu detectar o J-20 com o Su-30 ?Não foi a índia que falou que o J-20 não era furtivo ?
Agora está preocupada com o J-31 que teoricamente é um stealth de segunda classe chinesa ?
A índia é muito bipolar, só pode !

Nilton L Junior

Os Hindus as vezes presisam ser estudado pela NASA.

J-20

Só pelo fato dos hindus colocarem um banquinho e um guarda sol em cima de um T-90, achando que estão criando um veículo de comando, já dá para perceber o quanto você pode levar eles a sério.

PauloSollo

É impressionante como os termos “furtivo” e “5ª” geração são atirados no ralo comum pela imprensa especializada sem que se apresente qualquer evidência de sua comprovação. Os chinos inventam uma tralha com uma roupagem parecida com o F-22/35, alardeiam que é furtivo e há inúmeros tolos inocentes que acreditam sem questionar. Creio que este não passa de mais um “fake istélfi”, com “furtividade semelhante e de uma árvore de natal, e com os já conhecidos clones de motores soviéticos tuberculosos e revestimento “Jequiti Istélfi Maquillage”, igual ao do outro engôdo J-20. Mas é o que sabem fazer, cópias baratas e… Read more »

Rui Chapéu

Como alguém pode comprovar que um avião é Stealth ou não?

PauloSollo

Se você acompanha as notícias deve ter visto que Israel já está sobrevoando a Síria com o F-35 sem ser notado, que os Marines também já o estão testando no OM e ninguém o detectou ainda, que o F-22 por várias vezes enquadrou os Sukhois na Síria sem ser notado. Enquanto isto o J-20 permanece escondido em hangares refrigerados.

Brunow Basillio

Este tipo de notícia é “exclusiva” sua , afinal vcs sabem das coisas mais secretas das FAs dos EUA ,Israel e companhia , as vezes fico a pensar sera que estes caras não são do Mossad ,Cia ,FSB, SVR ,MI 5 etc….
É muita informação classificada que vcs tem acesso , são parente do tal João de deus…?

Antoniokings

Bruno
Se os americanos lançarem uma jaca do alto do Empire States , vai ter comentarista aqui dizendo que é uma tecnologia revolucionária e que não existe nada melhor no Mundo.

Washington Menezes

Kkkkkkkkk

Carlos Gallani

Modelagem 3D e análise de qualidade de construção, por exemplo, quando uma onda de radar bate em um jato, a fuselagem se carrega eletricamente e esta corrente flui, se o encaixe destas partes não for perfeito o avião emite um “grito”, olhe alguma foto da barriga do F-35 que vc vai entender o cuidado destas emendas que chega a um nível de precisão absurdo, ou veja como o canopi do SU 57 é bipartido com o aro pelo lado de fora, certamente é algo que vai dar um “grito”! Entradas de ar e exaustão são fatores importantíssimos tbm, repare no… Read more »

carvalho2008

Não tenho dúvidas que a taxa de discrição do F22 e F35 são de longe as melhores

No entanto, isto não quer dizer que o FC31 não tenha alguma fracão desta taxa do F35

Se ele possuir por exemplo 50% desta mesma discrição, seria um feito

WVJ

Pois é Rui, vai um tanto de geometria, materiais absorventes, supressão de sinais, etc.. Mas acho que sua pergunta se refere ao campo de batalha. Com a doutrina certa qualquer avião pode chegar bem perto do alvo sem ser notado; talvez, com uma pintura especial, a maioria das saliências (rebites, etc.) pode ser reduzida no radar a um grau desprezível; por outro lado, com um radar e softwares apropriados ou com leitura IR (por ex.) um sthealt genuíno possa ser detectado… vai saber não é?

Antoniokings

Blá blá blá incansável, né?

Maurício.

PauloSollo, acho que não é bem assim, eu também não acredito muito no potencial do J-20 como aeronave totalmente stealth como o F-22, mas se até os americanos fizeram um mockup em tamanho real do J-20 para estudos, quem sou eu para criticar !
Esses supostos stealths chineses podem não ser tão furtivos quanto as aeronaves americanas, mas podem ser furtivos o suficiente para incomodar e preocupar quem de fato vai ter que combater de verdade essas aeronavas chinesa.

Maurício.

Teropode, o mockup não é fake, a USAF confirmou ao site TheAviationist.com que é um mockup real, para ser estudado.
Se você tiver alguma fonte que comprove que seja fake, por favor nos mostre.

WVJ

Procurar falhas na geometria?
‘Ensinar’ aos sensores a identificar o alvo?
Estudar vantagens que possa ter?

Maurício.

WVJ, eles não deram muitos detalhes, apenas que o mockup seria usado para treinamento e estudos com os fuzileiros navais.

Washington Menezes

O mais estranho é que os EUA estão preocupados com estas cópias.

Bosco

Por isso os EUA está na dianteira. Eles se preocupam com tudo e implementam soluções para neutralizá-las.

Chen

Se todo o desenvolvimento chinês é. De cópias baratas e descartáveis então pq os militares americanos estão preocupados mais com os chineses do que com os russos? Vai ver que é pq os americanos desenvolveram F117 depois o F18 e F-22 pra no fim chegar no F-35 e o chinês fez logo o J-20 e o j31 como primeiros caças. Mas pra vc os americanos não precisam se preocupar. Vc que conhece tudo sobre equipamentos militares melhor do que os próprios americanos. O que impressiona é que os russos e europeus não lançaram nenhum caça stealh mesmo que fosse inferior… Read more »

Defensor da liberdade

Essa eu não entendi, a Índia diz que detectou os J-20 chineses de primeira linha e não tem medo deles, mas está preocupada com um stealth chinês de segunda linha? Alguém pode desenhar para mim por favor?

Marcos

Seriously ?

You believe the opinion of the article as the opinion of IAF or the government ?

I really cry for the world

Defensor da liberdade

The IAF is an organ of government, so ….

J-20

Eles estão se vangloriando por ter detectado um caça com uma lente de luneburg instalado, equipamento feito justamente para ele ser detectado a longas distâncias. Mas quando é o Paquistão comprando um caça furtivo e usá-los na sua configuração mais stealth possível, os hindus se borram de medo. Por que? Porque eles abandonaram (ou não, já que o vai e vem deles com o projeto é maior que o fluxo de passageiros do aeroporto de Congonhas) o projeto do Su-57 e mal sabem qual frame vão usar para seu AMCA, sendo que as previsões mais otimistas apontam para o seu… Read more »

Tomcat4.0

Bonito pra caramba, se é eficiente são outros 500, mas, creio eu que venderá bastante viu e mais ainda sua versão naval !!!

Clésio Luiz

Algo me diz que essa aeronave terá perna curta. Os volumes da baia de armas, trem de pouso principal e os dutos de ar para os motores não vão deixar muito espaço na fuselagem.

Vai acabar como o F-22, que tem alcance com combustível interno menor que o F-35.

Ricardo N. Barbosa

Eu acho que o F-22 não tem alcance menor do que o F-35. O alcance normalmente divulgado é com bombas de 1000lb e com supercruise.

Clésio Luiz

A capacidade interna de combustível do F-22, em kg, é menor que a do F-35. E ele tem um motor a mais.

Em que pese a aerodinâmica superior, voando em velocidades de cruzeiro subsônicas, não tem como ele voar mais longe só com combustível interno.

Mas como o Raptor foi homologado (eu acho) para voar com até quatro tanques externos (e é visto comumente com 2), enquanto o F-35 não terá essa capacidade a curto e médio prazos, na prática o f-22 voa mais longe.

Ricardo N. Barbosa

Pesquisei, o alcance é basicamente o mesmo, sem SC e com duas bombas o F-22 possui basicamente os 590nm do F-35A. Lógico que em uma comparação maçãs com maçãs, a carga do F-35A é maior em 2.000lb.

Tomcat4.0

OFF topic;
Galante/Poggio/Nunão, qual o critério da mudança de visitante para membro e a subida sucessiva na patente de forista ???rs

Tomcat4.0

No aguardo Galante,obrigado pela resposta, se não me engano não estava em condições na primeira leva.rs
Comprava as revistas antes.

Carlos Gallani

Existe isso?

edcarlosprudente

MiG-29 travestido de stealth?!

Saudações!

ednardo curisco

Não sei pra que a preocupação.

A Índia não está com o super PAk-FA, o T50, o caça invisível até mesmo a olho nu?

Maurício.

Ednardo, a índia não quer mais saber do Su-57, segundo eles o Su-57 é uma porcaria igual o J-20, mas o mais estranho é que estão com medo desse stealth de segunda linha da China.

ednardo curisco

Minha crítica é mais aos russos porque vejo mais consistência no desenvolvimento chinês que no russo.

Vão levar mais uns 20 anos, mas chegam lá.

Maurício.

Teropode, esse papo de condenação em segunda instância é papo entre você e o Antônio, vocês dois são rivais de longas datas… inclusive com Nicks diferentes…
Voltando ao assunto, no mundo real quando o seu está na reta, a preocupação é medo.
Já em relação ao J-31, esse sempre foi deixado de lado em favor do J-20, agora que ele está sendo visto com outros olhos porque a cópia de Sukhoi embarcada chinesa não prestou.

Maurício.

Teropode, o meu único medo é de você e aquele outro cidadão que também se utiliza de vários Nicks, estragarem os debates do PA, você e ele conseguiram acabar com um certo blog por aí, o outro já está as moscas, e um terceiro vocês só não se criam porque o editor corta as asas de vocês, vocês devem seguir a dica do Galante na matéria do F-5 do Irã, vão discutir essas questões ideológicas de vocês lá no Facebook.

Paulo1

A maioria de debatedores que mete o pau com comentários, no mínimo de achismos, nos caças que não sejam ocidentais esse da matéria, por exemplo. E os meus comentários bem água com açúcar ficam retidos. E o outro lado???

Ricardo Bigliazzi

São por essas e outras que sempre falo que se fosse Russo esquecia do Ocidente e começaria a me preocupar com o seu vizinho maior que se chama China.

Se bobear os Chineses vendem o J-31 para os dois lados (Paquistão e Índia) deixando os Russos a ver navios com sua hiper aeronave stealth, os Chineses poderiam deixá-los (Russos) sem lugar algum para venda de aeronaves stealth nos principais mercados “não ocidentais”.

Ricardo Bigliazzi

Se bobear daqui a um par de anos a China começa a fornecer aeronaves stealth para a outrora gloriosa Mãe Russia.

ednardo curisco

os chineses me parecem muito mais sólidos em seu desenvolvimento que os russos.

Bosco

É só a Índia comprar radares de baixa frequência dos russos e de bolinhas quânticas fotônicas taquiônicas dos chineses.

WVJ

rsrsrs
Essas tecnologias podem ser apenas contrainformação pros gringos, mas não se pode ignorar um F-117 e um drone RQ-170 interceptados pelos russos (?)
Eu poderia apostar que os EUA, se não sabiam, agora devem saber como pegar um pássaro desses também.

Bosco

WV,
O caso do F-117 está bem documentado e sem dúvida é mérito de quem o abateu, apesar de eu julgar ser um caso singular , de fácil correção, cujos eventos dificilmente se repetiriam, assim como de fato não se repetiram.
Já em relação ao RQ-170, não se sabe ao certo o que ocorreu. O mais provável (fora a de um defeito puro e simples) é que tenha ocorrido um ataque cibernético, e nesse caso, não quer dizer necessariamente que a aeronave tenha sido detectada por qualquer sensor. Ela pode ter sido simplesmente “apossada” pelo invasor cibernético.

WVJ

Ok, mas pra direcionar um ataque cibernético tem que concentrar em um alvo, ou seja, sabiam onde estava o drone, o que leva à hipótese da detecção.

Bosco

Não necessariamente. Foi detectado o trânsito de informações digitais e alguém hackeou o link de dados e passou a controlar a aeronave.

Bosco

Já se for um ataque eletrônico com utilização de ECM aí sim seria preciso detectar o drone, mas provavelmente não foi isso que aconteceu porque esse tipo de drone é autônomo e não é susceptível de sofrer ataque eletrônico. Se a comunicação for interrompida ou interferida eletronicamente ele se guiaria pelo sistema inercial e GPS (se não estiver sofrendo interferência) e provavelmente obedeceria a algum protocolo que o faria voltar à base.
Um RQ-170 é diferente desses drones miniaturas vendidos em supermercados que são controlados remotamente. Daí a diferença entre avião sem piloto e avião de controle remoto.

Marcos

Pakistan air force for the last 15 years has been buying su35 mig35 j10 j31

They have project azm which they say 5 gen aircraft. It is most probably the J31 painted in PAF Colors

And Chinese willing to give loans

Luiz Trindade

O lance é que a China tá avançando inclusive com material bélico para os países vizinhos. Isso denota que ela não tá preocupada em armar seus vizinhos até porque deve ter códigos de desativação de equipamentos essenciais dos seus equipamentos. Mas para conter o avanço comercial bélico norte-americano na área. Será que os EUA vão repetir o erro de ignorar a China de novo? Errar é humano, persistir no erro é burrice!

Beto

Ja que eles adoram copiar, se eles fizessem uma copia menor de um su 35 em uma versao menor, do tamanho de um gripen, por exemplo, com tecnologia que tem hoje em dia, seria bem louco.

Frank

Parece que os chineses alojaram as armas em baias internas, reduzindo assim o RCS,resta saber se foi reduzido a ponto de se enquadrar no nível dos caças de 5* geração.

Calu

Os indianos já vão comprar logo uns 300 F-35 pra contrabalançar.

J-20

Pra eles repassarem a tecnologia secretamente para os russos? Duvido que os caras do congresso e do Pentágono vão deixar