Home Aviação de Caça Primeiro caça Saab Gripen E do Brasil entra na segunda etapa da...

Primeiro caça Saab Gripen E do Brasil entra na segunda etapa da montagem final

41984
147

O Jane’s noticiou que o primeiro caça Saab Gripen E destinada ao Brasil entrou na segunda etapa da montagem final e está a caminho do seu primeiro voo de teste este ano.

Conal Walker, porta-voz da Saab, disse em 31 de janeiro que há três etapas na montagem final.

O estágio 1 é onde a maioria de todas as instalações, como cabos e tubulações, são feitas.

O estágio 2 inclui a montagem de instalações aviônicas, unidade de energia auxiliar (APU), motor, radar, canards, canopy e pára-brisa.

O vídeo abaixo, divulgado pela Saab do Brasil, mostra quatro caças Gripen E na linha de montagem na Suécia:

No cronograma abaixo, de entregas dos caças divulgado pela FAB, o primeiro Gripen E brasileiro deve voar em julho de 2019.

Alguns números do programa:

  • Serão 8 bipostos, somente para o Brasil;
  • 8 aeronaves serão montadas na Suécia com auxílio de brasileiros realizando on-the-job training;
  • 8 monopostos serão montados integralmente na Embraer;
  • 7 bipostos serão montados integralmente na Embraer;
  • 10 pilotos brasileiros, 2 de ensaio e 8 operacionais serão formados na Suécia.

[2019]

  • Janeiro – Início da certificação
  • Julho – Primeiro voo da aeronave FTI (Flight Test Instrumentation) monoposto brasileira

[2020]

  • Junho – Início da produção de aeronaves na Embraer

[2021]

  • Outubro – Primeiro voo da aeronave FTI (Flight Test Instrumentation) biposto brasileira
  • Outubro e Novembro – Entrega das primeiras aeronaves de série (8 e 3 aeronaves respectivamente)

[2022]

  • Agosto – Entrega do primeiro monoposto produzido na Embraer

[2023]

  • Setembro – Entrega do primeiro biposto produzido na Embraer

[2024]

  • Novembro – Entrega da última aeronave biposto

Caça Saab JAS 39E Gripen voa com mísseis Meteor
Caça Saab JAS 39E Gripen com mísseis Meteor

147
Deixe um comentário

avatar
36 Comment threads
111 Thread replies
3 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
84 Comment authors
jose luiz espositoFlankerGustavoartTomcat4.0 Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Paulo costa
Visitante
Paulo costa

E pensar ,que há 20 anos coMprei a primeira revista com matéria de capa falava sobre FX e agora vou ter que esperar mais 5 anos só para ver todos em ação.

Poxa que rápido Força Aérea Brasileira !!!

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Nem me fale… lembro como se fosse hoje o dia em que comprei a minha primeira revista Força Aérea (a edição com o Skyhawk da MB na capa, se não me engano em 2003) e na contra capa tinha uma foto promocional do Gripen* C/D e pensei, wow, suas linhas gerais eram tão refinadas em comparação ao Skyhawk que me saltaram aos lhos rsrsrs, foi realmente impactante.

*Havia sido a primeira vez que eu via o Gripen.

BILL27
Visitante
BILL27

Ja que estão falando de revista ,tbm vou falar da minha expericia .Foi em 2001 ,tbm revista Força aerea com o AMX na capa …Em 89 ganhei uma revista Voar no domingo aereo do campo de marte ,onde nela se falava na substituição do F-5 por um novo caça …Pasmem ,em 89 ja se falava que o F-5 ia ser substituido antes dos anos 2000 ,até que resolveram modernizar e depois de 20 anos ,isso de fato vai acontecer.

Daniel Silva
Visitante
Daniel Silva

Estou “ganhando”, a minha primeira edição da força aérea é de 1998. Trazia um Mirage 2000-5 na capa e citava o FX1. A idéia era comprar 12 aviões novos (entre eles Mirage 2000-5, Gripen, F-16 C/D e Su-27) para substituir os Mirage III no 1º GDA, com unidades adicionais para posteriormente substituir os F-5, A-1 e Xavante.

Marcos Andrey
Visitante
Marcos Andrey

Ganhei de todos, a minha primeira edição é de 12 de novembro de 1906! Um doce para quem adivinhar a capa!

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Edição Nº 01? F-5E na capa? 😀

ivo
Visitante
ivo

14 bis com Santos Dumont e seu indefectível chapéu.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Não estou denegrindo o A-4 SkyHawk, que é uma de minhas aeronaves favoritas, mas a diferença aerodinâmica das linhas gerais das duas aeronaves é extrema.

Afinal são mais de 30 anos de diferença entre os projetos e a propósito, fico muito feliz que o Brasil é/vai ser operador das duas aeronaves 😀 .

sergio ribamar ferreira
Visitante

Cinco anos????????? Será? Não acredito mais. Preferível comprar caças F16 atualizados. Grande abraço.

sergio ribamar ferreira
Visitante

Deixei de acreditar e reafirmo. Só 36 até 2030, talvez. Abraços a todos.

Antonio mendes
Visitante
Antonio mendes

Cpncordo F16 bloco 70 e atualisar npssos F5 para o padrao F20 com motor do f18

Sidy
Visitante
Sidy

O que seria “atualizar nossos F-5 para o padrão F-20”? Pode dar detalhes, por gentileza?

JT8D
Visitante
JT8D

Antonio Mendes, você tem algum problema?

Junior
Visitante
Junior

Prefiro acreditar que ele esteja sendo irônico no comentário dele

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Para quê comprar f-16s🤔⁉️Se for para comprar um caça, que seja alguns Gripen C /D enquanto os nossos Gripen não chegam, ao invés de adquirir outro caça, que terá que ser adquirido, modernizado, onde iremos gastar tempo e dinheiro no envio de militares para aprenderem a fazer a manutenção da nova aeronave.
Não estamos na eminência de sermos atacados por nenhum país, portanto podemos esperar.

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

“Aviões de Guerra” na década de 80!

Delmo Almeida
Visitante
Delmo Almeida

Minha também! Uma T&D email 2001 com a capa preta e os cinco caças do FX. Ganhei essa e uma Avião Revue com a foto do E170: tinha acabado de fazer o Roll-Out.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Ganhei de todos aqui. Tenho todas as Revistas Força Aérea, desde a número 1!!!!!

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Acho que você não acompanhou todo o processo, então… Qual a culpa da FAB nesta questão? Você sabe que o primeiro F-X foi adiado por FHC e depois, cancelado por Lula em 2002, com a desculpa de que “ia usar o dinheiro para combater a fome” (uma das maiores mentiras do mentiroso Lula, já que o dinheiro não sairia imediatamente do Tesouro ou do Orçamento da União, mas de financiamento internacional). Na verdade, esse cancelamento veio a calhar para a FAB, que corria o risco de ter que engolir o Mirage 2000-5 Mk2, que viria a ser substituído pelo Rafale.… Read more »

jose luiz esposito
Visitante
jose luiz esposito

A Culpa não é da FAB , mas da mentalidade implantada no Brasil , com o Golpe da Republiqueta , esta escolheu para o País a Submissão ,além de apenas ser Coadjuvante no mundo , coitado !!

Paulo
Visitante
Paulo

Qual a função da versão biposto?

Mauro
Visitante
Mauro

Ataque.

Marcio
Visitante
Marcio

Mas todos os caças não são pra ataque????

Tiago
Visitante
Tiago

É provável que inicialmente será a plataforma de treinamento final para os pilotos do Gripen, com aqueles que foram fazer o treinamento na Suécia como instrutores.

Depois, com [muita] sorte, serão atualizados para a versão EW proposta pela Saab, já que a carga de trabalho do piloto é bem menor no Gripen, dispensando assim um operador de armas e sensores. Já um avião dedicado à função de guerra eletrônica ainda necessita de um operador e um piloto.

Fernando Turatti
Visitante
Fernando Turatti

treinamento, basicamente. Existem funções em combate, mas o principal mesmo é ter como fazer treinamento de novos pilotos.

Estalin
Visitante
Estalin

Gastar. O mundo inteiro ja abandonou o uso do biposto pra treinamento. Mas a putência é especial.

Guina
Visitante
Guina

Vejam, o Estalin é um “j”enio da aeronáutica e sabe muito mais do que a força aérea brasileira, a mesma que já teve experiência real de combate atacando alvos estratégicos importantes durante a segunda guerra mundial.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Concordo. Se for só pra treinamento é desperdício de dinheiro. Em simulador se faz tudo.

Alexandre Fontouraoura
Visitante
Alexandre Fontouraoura

Só para treinamento não deve ser.

art
Visitante
art

O Biposto não é para Guerra Eletrônica, e como WSO, além de treinamento?

Alexandre Esteves
Visitante
Alexandre Esteves

Além de instrução avançada, dissuasão nuclear. Não sabemos como será o amanhã.

Bart
Visitante
Bart

Treinamento!!!

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Além da conversão operacional, os bipostos podem ser usados em missões em que a presença de um segundo tripulante é necessária.

Lucas
Visitante
Lucas

Daqui até lá os F5 nem voam mais! que triste, espero que aceitem a oferta dos EUA.

Júlio Costa
Visitante
Júlio Costa

Eu acho a produção dessas aeronaves muito lentas. Deveriam dar um jeito de acelerar a produção e entregas.

Humberto
Visitante
Humberto

Não sou o maior fá do Gripen, mas a cadencia de produção está bem dentro esperado, visto o tamanho atual do programa. Quer uma produção maior é só pagar mais para a SAAB conseguir arrumar a linha de produção. Eles não vão erguer uma nova linha de produção para ficar parado dentro de 10 anos. O que me deixa preocupado (sobre o ponto de vista de leigo) é a quantidade de pilotos que serão formados lá na Suécia, me parece um número subdimensionado, pois quando voltarem, alguns vão ter que ajudar a montar o programa de treinamento para outros pilotos,… Read more »

Júlio Costa
Visitante
Júlio Costa

O que me preocupa não é esse programa ou a qualidade do caça. O mundo hoje está caótico, imprevisível e confuso. O Oriente Médio está um caos absoluto, a Ásia está sentindo os dentes do Dragão e isso provocou uma corrida armamentista na região, a Europa está sentindo a imigração em massa, fragmentação política, além do bafo do Urso, já a América Latina está ficando caótico por conta da Venezuela e com as ondas de imigrações da América Central. Ao que parece, nos próximos anos vai haver um conflito pela supremacia global, e nesse cenário não vai existir países neutros.… Read more »

Heitor da Costa Macedo
Visitante
Heitor da Costa Macedo

O que compramos não foi o Grippen NG? Mais moderno que o E?

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

O GriPen NG (com um P só) é o nome comercial do programa, para a Saab. JAS 39E é como o caça é chamado pela Força Aérea Sueca. E F-39E (monoposto) e F-39F (biposto) é como, ao que tudo indica, será chamado na Força Aérea Brasileira. Todos são a mesma aeronave.

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Se comprarem as 100, quando entregarem a última estão a substituir o primeiro pelo futuro substituto….

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

Se houver sorte! Hahahahaha

Aurélio Alves Nunes
Visitante
Aurélio Alves Nunes

Também comprei todas revistas abaixo ou acima citadas aqui e também concordo deveriam acelerar a produção, a FAB já esperou muito tempo isso… E nós também… Se o governo quiser faz na metade do tempo….

Andre
Visitante
Andre

36 aviões em 5 anos está ótimo, muito melhor que a sukoi com 25 su57.…

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Esse anúncio nos livra de aventar a possibilidade de querer comprar aviões americanos de segunda ou até terceira linha.
É uma excelente notícia.

Elton
Visitante
Elton

A Embraer demorou 10 anos para entregar 56 AMX e de imaginar que vai demorar o mesmo tempo para o Gripen até lá :canibalização e remendo nos F5 e A1 a toda velocidade….

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Isso que tem gente que não entende, será que os F-5 duram mais ~10 anos até serem substituídos totalmente pelos gripen?

matheus
Visitante
matheus

A grande questão é: Como vai ser a pintura? kkkkk

Linneker
Visitante
Linneker

Eu espero que não seja aquele camuflado horripilante dos F-5

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Bem que poderiam usar a camuflagem dos gripen suecos, os das antigas… Ou a camuflagem que o exército sueco usa nos helicópteros deles.

Sidy
Visitante
Sidy

Normalmente o padrão para superioridade aérea é cinza. Talvez dois tons. Acredito que não deve fugir muito do padrão sueco.

Thiago Mibach
Visitante
Thiago Mibach

Se for levado em consideração as ordens técnicas de pintura, é pra ser aquele cinza do 767… mas vamos esperar pra ver.
Abraço!

Foragido da KGB
Visitante
Foragido da KGB

Se for igual a do F5 vai ficar feio de doer o calo do pé . Oremos pra que haja alguém com bom senso e bom gosto na FAB.

Jadson Cabral
Visitante
Jadson Cabral

Se eu fosse apostar, apostaria que será o camuflado horroroso mesmo. Olha o KC-390

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Vai ser a camuflagem bonita e eficiente no mesmo estilo dos atuais F-5.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Que canseira essa discussão sobre camuflagem…Camuflagem tem que ser eficaz. Como o próprio nome fala, é pra aeronave não ser vista, o criar dificuldade para tal. Vai voar a baixa altura? Não pode ser vista de cima para baixo, confundindo-se com o terreno. Vai voar alto? Não deve ser vista de nenhuma direção? Se é bonita? DANE-SE!!! Precisa desenhar?

José Airton
Visitante
José Airton

Acabou de dizer tudo Rinaldo Nery. saudações

Paulo Jorge da Silva Fernandes
Visitante
Paulo Jorge da Silva Fernandes

Há um outro fator relevante, são poucas aeronaves para as dimensões continentais do Brasil e a nossa projeção geopolítica. Na década de 80 eram 36 F5 e 16 Mirage, a FAB já queria mais aeronaves na época. Podiam complementar com os F 16 Americanos oferecidos a baixo custo visto a nossa cronica falta de verbas…

Jadson Cabral
Visitante
Jadson Cabral

E esses F-16, incluindo a reativação, as armas, possíveis e necessários modernizações, peças sobressalentes e treinamento de pessoal sairiam de graça?

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Claro que não. Só na cabeça de alguns. Teríamos que pagar pela modernização deles (nos EUA, ainda por cima), para que fossem de fato efetivos. Dinheiro gasto à toa.

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Em primeiro lugar, não há F-16C/D disponíveis sem que tenham que sofrer uma extensa modernização nos Estados Unidos, para que sejam de fato caças multifuncionais eficientes. Os últimos que atendiam a este requisito e que estavam disponíveis em Davis-Montham (AMARG), a própria USAF pegou de volta para si, por conta dos atrasos do F-35. Então, esqueça: adquirir F-16 de segunda-mão não é oferta “a baixo custo”. Seria dinheiro nosso gasto sem retorno. Em segundo lugar, não ficaremos nesses 36. A FAB foi inteligente neste aspecto e saberá justificar a necessidade do segundo lote não apenas para substituir os F-5 e… Read more »

cwb
Visitante
cwb

para aqueles que falavam que era um avião de papel,parece que dobraram a folha em formato delta e agora a mão está pronta para lançar…..
boa sorte às equipes da embraer e da fab.

teropode
Visitante

Irão precisar de muita , mas muita mesmo .

Wellington Góes
Visitante
Wellington Góes

Ainda continua no papel.

Junior
Visitante
Junior

Tem dois protótipos voando e um terceiro vai voar em julho e tu tem a cara de pau de dizer que o gripen e é um caça de papel, toma vergonha na cara Wellington, admita que o seu problema é que o rafale, caça pelo qual você torcia no fx, PERDEU e até hoje você não engoliu isso. O caça escolhido pela FAB foi o gripen vc gostando ou não, a decisão já esta tomada e o seu rafale perdeu, de resto o choro é livre

Allan Oliveira
Visitante
Allan Oliveira

Alguém sabe quando foi que o Brasil assinou o compromisso de compra com a Suécia?

Sidy
Visitante
Sidy

Salvo engano, em outubro de 2014.

Sequim
Visitante
Sequim

Outubro de 2013, com contrato assinado em dezembro de 2013.

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Não. Essa foi a data do anúncio de que o Gripen NG tinha sido o vencedor da concorrência F-X2.

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Isso. O contrato foi assinado em outubro de 2014, entrando em vigor um ano depois. No contrato, ficou estabelecido que o primeiro caça deveria ser entregue à FAB em 48 meses após a entrada em vigor do contrato. Portanto, em 2019.

Marcos10
Visitante
Marcos10

Galante, bom dia!
Se já estão instalando a aviônica, é de se supor que a tela multifuncional já está homologada, inclusive com o software já atualizado ou em fase de atualização final.
Nesse ponto resta saber se as versões suecas também irão receber ou já receberam a mesma tela.

Thiago Mibach
Visitante
Thiago Mibach

Acredito que é pra isso que irá servir o primeiro Gripen da FAB, uma aeronave instrumentada, para validar, em voo real, aquilo que se testou e “programou” nas bancadas de desenvolvimento/simulador.
Quem tiver maior conhecimento/informações poderia esclarecer mais!
Abraço!

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

As versões suecas irão receber, também, o WAD. O WAD já passou pela certificação/homologação, e fará parte da linha de produção (aeronaves de série).

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Isso já foi noticiado, no ano passado. A AEL agora é parte da cadeia mundial de fornecedores da Saab para o Gripen NG. Não haverá mais “Gripen Sueco” e “Gripen Brasileiro”. Todos os Gripen E/F produzidos usarão o WAD, o HUD e o capacete com HMD Targo (esse já havia sido escolhido pela Suécia antes) produzidos pela AEL Sistemas.

Ivan
Visitante
Ivan

Deus q ajude q o Brasil nunca venha precisar de usar esses caças
Q somos considerados um pais de Paz

Haroldo
Visitante
Haroldo

Bom. Os brasileiros preferiram estádios de futebol ao invés de novos aviões e navios. Mas o Cmte Farinazo do Arte da Guerra falou que o projeto, desenvolvimento, operação de equipamento militar demora mesmo para países que não se metem em guerras. Aqueles que se metem…… A coisa anda mais rápido. Não por isto que vamos sair por aí fazendo guerra.

JSant
Visitante
JSant

Afinal…o 1 gripen será entregue ainda em 2019? Está previsto a conclusão ainda este ano…

Filipe Prestes
Visitante
Filipe Prestes

Nope! Vai passar o resto do ano em testes

ALEX ROCHA
Visitante
ALEX ROCHA

Torcendo e roendo unhas com a ansiedade de ver um bichão destes equipando nossa força área, parece que o tempo não passa e a hora não chega. :(, vem logo Gripen.

Rene Dos Reis
Visitante
Rene Dos Reis

Aquela imagem do Gripen naquele angulo armado que coisa maravilhosa , estou ansioso para o mês de julho chegar logo , e ver a imprensa falando que e um caça Brasileiro de ultima geração e vão estar falando a verdade 😊

nerudarruda
Visitante
nerudarruda

o que seria um F5,padrão F20?

Paulotd
Visitante
Paulotd

Alguém sabe se a Fab vai comprar o missil meteor, ou algum missil AA de médio alcance mais moderno que o Derby?

Rene Dos Reis
Visitante
Rene Dos Reis

rapaz foi o Antonio mendes que inventou isso la encima.

Foragido da KGB
Visitante
Foragido da KGB

Seria o mais do mesmo , um caça antigo com padrão de outro caça antigo. Os F5-BR já estão atualizados no que é possível com aviônicos Israelenses. Não tem mais onde fazer upgrade neles. Esperemos uma aposentadoria digna e nada mais.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Se a célula do F-5 tivesse digamos, ao menos 50% de vida útil pela frente, eu seria a favor de atualizar o radar Grifo para a versão Grifo-E, que consiste na troca da antena móvel por uma antena aesa, que com a atualização de software, profavelmente permitiria o escaneamento ar-ar e ar-solo/mar simultaneamente, além de ter maior resistência a medidas de defesa eletrônica e maior capacidade de contra medidas eletrônicas.

Sidy
Visitante
Sidy

O F-20 Tigershark é uma evolução da célula do F-5E, mas muito diferente. Entre outras coisas, usava uma turbina F404 ao invés das duas J85. Inviável tal “upgrade”.

JT8D
Visitante
JT8D

Uma reportagem muito legal. Mas aí comecei a ler os comentários e desanimei. A maioria desses palpiteiros não merece nem mesmo o glorioso F-5

Ivanmc
Visitante
Ivanmc

Eu tenho que concordar, JT8D.

José Airton
Visitante
José Airton

Também concordo. A FAB poderia fazer 99% ainda assim, não seria “nada profissional”. Não passam de “incompetentes” na visão de um monte de palpiteiros com seus pensamentos negativos e que só tornam o debate, chato em função da falta de dados e critérios para tal. F-5 padrão F-20, F-16 de terceira com nova linha de manutenção, etc. Quanto à quantidade de F-39, outro afirma categoricamente que não passará dos 36. Puts…. Haja sal grosso, orações e exorcismo pra tanto negativismo.

teropode
Visitante

Toda crítica se concentrou na área política da aquisição, atrasos na entrega e a pequena quantidade de caça, .não houve questionamentos contra a aquisição e contra a qual8dade do caça, vcs tem que entender que muitos viveram as promessas do AMX , por isso o ceticismo. Eu duvido que seja incorporado mais do que 24 caças, antes de 2035 .

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Qual “atraso na entrega”? O programa está rigorosamente no cronograma definido no contrato.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Rapaz, sua falta de fé, junto a tantos outros ,é perturbadora e vcs teem que deixar o passado pra trás, aprendam o necessário dele e o resto tchau!!!

Leandro Wollick
Visitante
Leandro Wollick

Qual o motivo dos bipostos?
Apenas para treinamento?

Sincero Brasileiro da Silva
Visitante
Sincero Brasileiro da Silva

Se vivêssemos num país decente o Brasil já teria no mínimo uns 30 Gripen + uns 30 F-16 + uns 30 Sukhoi! SQN…

Sidy
Visitante
Sidy

E teríamos três linhas de manutenção de três fornecedores diferentes… Melhor 3 x 36 Gripens.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

E, como o F-5 Forever que continuem somente em 36 unidades, voando até 2145.

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

E teríamos a Força Aérea mais burra ou mais rica do planeta, usando 3 aeronaves diferentes, com caudais logísticos diferentes, para fazer a mesma coisa. E a FAB estaria contrariando uma das suas diretrizes para o F-X2, que é a escolha de uma aeronave multifuncional para substituir todos os seus tipos de caças (Mirage 2000, F-5 e A-1). Não seria nada decente, usar o dinheiro do contribuinte para fazer isso. A FAB seria muito questionada a respeito, com razão!

Marcos
Visitante
Marcos

4 Gripens em construção e apenas 1 é destinado ao Brasil. Eu sei que são configurações diferentes, mas bem que a Suécia poderia deixar esses 4 Gripens para o Brasil. Sem o Brasil o projeto Gripen NG poderia demorar mais 1 década para surgir, pois foi com a compra do Brasil que o projeto ganhou visibilidade. A Suécia faz um merchandising pesado usando o Brasil como holofote para o seu caça.

Marcos Cooper
Visitante
Marcos Cooper

Quem é o dono do programa mesmo? Áhhh,sim,a Suécia! A prioridade é deles,eles têm o Urso fungando em seu pescoço!

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

A matéria em nenhum momento diz que, dos 4, apenas um é destinado ao Brasil.

Amauri Soares
Visitante
Amauri Soares

Se Dom Pedro fosse hoje imperador do Brasil , hoje nois teríamos as melhores aeronaves do planeta .🇧🇷💪

Sequim
Visitante
Sequim

Se D.Pedro fosse imperador, ele seria um espanto, pois teria mais de 200 anos de idade.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Highlander! Só pode haver um…

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

Vamos jogar estas contas na realidade, 2021 o primeiro e lá por volta 2030 o último, mais ou menos quando os EUA divulgarem seu caça de sexta geração e nem adianta chorar, se sair os 36 tá bom demais! O povo é movido por fé e emoção!

José Airton
Visitante
José Airton

O último deste primeiro lote será em 2024. em 2030 estaríamos recebendo o ultimo quem sabe, já de um terceiro lote. Não esqueça que a fábrica aqui, a tecnologia, aqui, os empregos aqui, a reestruturação da FAB, o equilíbrio da economia e o crescimento tecnológico que entraremos, pode ter certeza: eu Creio neste país, em nossa FAB, e espero está vivo para vermos o sucesso destes aviões defendendo nossos céus, graças à competência dos pilotos, engenheiros e comandantes de noa FAB. Sou otimista sim. grande abraço.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Que ótimo.
Compramos um projeto de um caça que será entregue em sua totalidade defasado.
Por uma fortuna em detrimento de outros projetos já em operação e uso no mundo.
E em detrimento de um projeto nacional já testado e provado em combate pela Itália e poderia ser facilmente evoluído.
Parabéns Brasil!
Sempre evoluindo.
Como diz em nosso hino nacional “deitado eternamente em berço esplêndido”.

Jadson Cabral
Visitante
Jadson Cabral

Como é que você consegue falar tanta besteira?

Foragido da KGB
Visitante
Foragido da KGB

As mentes Marxistas estatizantes são assim mesmo…não esquenta não…

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Mesma cheradeira partidária burra e chega que escreve.
Muda o disco cara, ou acorda para compor.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Melhor escrever o que gente ingênua e cega como você chama de besteira, do que viver numa realidade paralela ignorante e submissa.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

“Compramos um projeto de um caça que será entregue em sua totalidade defasado.”
A tradição tem que continuar. Aposto que nossos netos estarão debatendo daqui a 75 anos a substituição dos Grippen. Rsrs

José Airton
Visitante
José Airton

Foxtrot, gostaria de saber, quais os conhecimentos que o amigo possui para tal afirmação. Sendo simplesmente “achismo”, eu me calo aqui. Sendo o amigo engenheiro aeronáutico, sistemas, ou piloto da FAB, aí já mudo meu modo de pensar e peço ajuda ao amigo para que nos explique melhor, pois está comprovada então a total incompetência da FAB e Embraer juntas.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Será mesmo incompetência?
Eis a questão.
Não possuo conhecimentos técnicos em engenharia aeronauta, mas em outras áreas.
E na área que trabalho, se compramos um projeto de máquina que iremos começar a utilizar em 2030 hoje, quando a mesma entrar em operação já estará desatualizada frente as nova tecnologias da ápoca.
Agora mesmo nos centros de P&D estão pesquisando Asas aeroelásticas, turbinas hipersônicas, comunicações quânticas etc..
Não precisa ser técnico para ser lógico, basta ter senso critico e saber fazer contas.

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Você está querendo dizer que o AMX poderia ser “evoluído facilmente” até o nível do Gripen NG? Isso é simplesmente impossível. Nada no AMX poderia evoluir até um avião de combate multifuncional supersônico. E, se o Gripen C/D, a versão atual do Gripen, não está defasado, imagine o Gripen NG (ou Gripen E/F), que agora é que começou a ser produzido! Pelo seu raciocínio, o F-22 é “defasado”…

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Preciso responder?
Vide exemplos de problemas nos F-22,s em que mais da metade dos mesmos se encontra fora de operação.
Até o F-35 já está em estudos de substituição pela Usa Air Force.
Agora junte 1+1 e faça suas contas.

SERGIO LUIZ MACHADO
Visitante
SERGIO LUIZ MACHADO

Sou ESPECIALISTA em estruturas de aviões a mais de 30 anos , trabalhei em vários projetos e gostaria muito de trabalhar no projeto gripen F-39 NG , seria uma realização profissional.

Rene Dos Reis
Visitante
Rene Dos Reis

Olha ai quem sabe a Embraer poderia ter produção por mais de uma década , podemos fabricar sobre licença para parceiros regionais desde que feche contratos firmes claro , ou to falando m?

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Caro Sérgio Luiz, gostaria de saber se seria viável uma evolução do projeto estrutural do AMX (tecnicamente falando) ao patamar de um caça supersônico.
Pois sabe-se que desde os primórdios do projeto AMX a Embraer já tinha o projeto MPFL.
Caça leve supersônico semelhante ao F-16.
Não sou especialista em aviões mas em outras áreas da engenharia sim.
Sendo assim, mecanicamente acredito que tecnicamente seríamos mais que capazes disso.
Olhando pelo aspecto industrial/ técnico nacional.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Amigo, até a aquisição do GRIPEN, a EMBRAER não possuía NENHUM conhecimento de aerodinâmica supersônica, tampouco comandos de vôo para tal.

rui mendesmendes
Visitante
rui mendesmendes

Só para lembrar que o AMX é um avião de ataque ligeiro, dos anos 70 ou 80, e mesmo assim não foi feito só pela embraer, aliás a maior percentagem do fabrico desse avião foi a Itália que fez.

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Não tenho dúvida de que será um excelente caça, mas custando mais caro pelas especificações/modificações propostas e com prazo de entrega muito longo. Será que não teria sido mais interessante a FAB adquirir, pelo mesmo valor e condições negociados com a Saab, uma quantidade maior de Gripen C/D com radar AESA e menor prazo de entrega?

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Ele não ficou mais caro por conta de especificações/modificações propostas. E o prazo de entrega é o esperado, para uma aeronave em desenvolvimento. A proposta da Saab era a mais completa e melhor, além de mais barata entre os finalistas:
Proposta da Saab para os 36 Gripen = SEK (Coroas suecas) 39 bilhões, ou o equivalente a US$ 4,7 bilhões em dólares de 2015.
Proposta da Boeing para os 36 Super Hornet = US$ 6,6 bilhões.
Proposta da Dassault para os 36 Rafale = US$ 8,8 bilhões.
Onde que a proposta da Saab ficou “mais cara”?

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Alexandre, obrigado pelos esclarecimentos. O “mais caro” é em relação aos Gripen C/D oferecidos inicialmente para a concorrência do F-X2. O preço fechado pelos NG inclui tudo o que você escreveu mais transferência de tecnologia e qualificação para fabricação local. Porém a FAB poderia ter optado por comprar “de prateleira” uma quantidade maior da versão C/D com radar AESA pelo mesmo valor. Sem a participação financeira brasileira no desenvolvimento do NG, a própria força aérea sueca encomendaria à Saab mais Gripen C/D com aquele radar e elevaria os modelos A/B já em operação para esse novo padrão. Abraço!

Tio Velho Comuna
Visitante
Tio Velho Comuna

Sou leigo no assunto! Mas me permitam discordar gentilmente dos companheiros que opinam sobre a aquisição dos F16, supostamente oferecidos pelos EUA: a FAB tem uma doutrina de operação dos seus caças, no nosso caso, o F5: para um F5 levantar voo são necessários dezenas de técnicos que estão amplamente familiarizados com os inúmeros aspectos técnicos do caça; foram precisos anos de treino para isso voltado especificamente para o F5. Da mesma forma os pilotos que operam o F5 conhecem as capacidades e limitações do aparelho; o que só foi possível com anos de treinamento. Vocês acham que se os… Read more »

Delfim
Visitante
Delfim

Para quê um biposto ?
– Treinamento, óbvio. Principalmente para habituação com o elevado desempenho do F-39E, que será 3 a 4 vezes mais veloz que o A-29;
– Guerra eletrônica;
– “Wild weasel”, contra AAA;
– Antinavio;
– Enfim qquer função na qual o piloto possa ficar sobrecarregado.

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Olhando o vídeo acima, mais parece que estão fabricando uma nave espacial, com engenharia reversa de um UFO.
Numa fábrica, subterrânea, totalmente asséptica e secreta.

Dá-lê Dá-lê GripenNGBR-E-F!

Jeff
Visitante
Jeff

Aproveitando o assunto dos nossos f-5, alguns poucos deles poderiam ser usados como agressores, em treinamento? Ou a FAB não treina desta forma?

Obrigado

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Kkkk se venderem para o Brasil o projeto de “disco voador” da extinta Avrocar Canadense vai ter gente aqui vibrando muito.
Hoje mesmo o Gripen já é um projeto desatualizado frente ao Rafale, J-17, Eurofighter etc.
Imagina em 2030 quando o Brasil receber sua última unidade (acho que a previsão é essa mesmo).
Eu era mais o Brasil ter comprado o projeto do Rafale, SU-35BR etc.
Projeto de aviões já prontos e em operação e com proposta de parceria nos futuros 5G,s de seus fabricantes.
Mas a esquizofrenia estratégia prossegue!

rui mendesmendes
Visitante
rui mendesmendes

Desfasado?????? Frente ao j-17? Mas isso se compara com um Gripen ng? Nunca compares sequer, o grippen ng é um avião militar actualíssimo, e dos melhores, e poderá ser actualizado por muito tempo.

Luiz Floriano Alves
Visitante

Pode ser atualizado, vitaminado, etc…mas é um avião de 40 anos de projeto. As melhorias na eletrônica embarcada ainda o mantem em fabricação. Porém o seu histórico nas competições para compra de caças novos vai muito mal. Além de ser uma fábrica pequena. Vimos linha de montagem com quatro células. Nos E.U. isso é linha experimental.Aviões de combate tem linhas de montagem de dezenas de postos. Tem que liberar uns dois por mês. No mínimo.

Flanker
Visitante
Flanker

Qual avião tem 40 anos de projeto??? Se é do Gripen que vc está falando, falou uma enorme besteira!! E se for do Gripen E/F, maior besteira ainda!! Você saberia listar quais estruturas do Gripen NG são iguais às dos Gripen anteriores?? Eu posso te dizer aquelas que são totalmente diferentes….

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Você está entrando em contradição, Foxtrot! Diz que o Gripen NG chegará “defasado”, mas quer propor aviões mais antigos, como o Rafale e o Su-35? Aviões cujas propostas não chegavam nem perto da proposta da Saab em matéria de transferência de tecnologia… E quem disse que a Saab não poderá desenvolver um 5G com a Embraer no futuro?

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Ao menos já estaríamos operando esses aviões, e em 2030 estaríamos iniciando a operação dos caças 5º G,s desenvolvidos em parceria.
O Gripen estaremos operando em 2021 mais ou menos e sua ultima entrega em 2030 (se ficarmos só com as 36 unidades).
E iniciaremos a operação de caças 5º G,s quando???
Ou seja, estaremos sempre passos atrás da modernidade.
Não é contradição, é lógica!

willhorv
Visitante
willhorv

Bom! Um pouco demorado mas dentro das nossas possibilidades.
Já no aguardo da contratação do 2° lote de 36 unidades!! Deve acontecer logo na entrada dos primeiros.
Creio que se confirmar as 108 unidades, 24 ficarão no sul, 24 no norte, 24 no nordeste e 36 no planalto!
Para mim, o ideal seriam 144…36 em cada região das que falei…
Excelente!!

jose
Visitante
jose

ouvi dizer que a embraer vai se associar a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) como a 5a montadora mais lucrativa do setor. 5 bilhões de dólares por 36 caças, podendo vendê-los para… américa do sul, africa e… marte! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Isso é para ser engraçado? Proposta da Saab para os 36 Gripen = SEK (Coroas suecas) 39 bilhões, ou o equivalente a US$ 4,7 bilhões em dólares de 2015. Proposta da Boeing para os 36 Super Hornet = US$ 6,6 bilhões. Proposta da Dassault para os 36 Rafale = US$ 8,8 bilhões. Todo Gripen E/F produzido, seja para o Brasil, Suécia e qualquer outro país que vier a adquirir o caça, terá partes produzidas no Brasil. Não haverá dois fornecedores diferentes para o mesmo componente. Por exemplo, o WAD (Wide Area Display), o HUD (Head Up Display) e o capacete… Read more »

Marcos Cooper
Visitante
Marcos Cooper

piadinha infeliz! Momento oportuno para ficar quietinho…

jose luiz esposito
Visitante
jose luiz esposito

No Brasil existe um termo de Gíria , ** Estou Correndo Atrás * e outro ainda pior , ** Estou Correndo Atrás do Prejuízo **, ainda não entenderam , que desta forma estaremos sempre sonhando com um FUTURO ,que nunca chegará !