Helicópteros H225M do EB e da FAB em Brumadinho-MG

Toda a coordenação entre as aeronaves está sendo fornecida por militares da FAB

Os trabalhos continuam intensos no quarto dia de atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) em apoio à operação de resgate às vítimas do desastre ocorrido em Brumadinho (MG).
Após a instalação de uma unidade de Serviço de Informações Aeronáuticas (AFIS) – também conhecida como estação-rádio – para dar suporte e garantir a segurança das aeronaves envolvidas nas ações de busca e salvamento, a FAB está atuando na coordenação dos voos, que chegam a 300 por dia.

A estrutura montada na região do desastre está sob a coordenação do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC). De acordo com o Chefe da Divisão de Operações do 1º GCC e Chefe do Centro de Operações Aéreas em Brumadinho, Major Leonardo André Haberfeld Maia, estão sendo operadas, simultaneamente, em torno de 16 aeronaves.

O AFIS está localizado no terreno de uma igreja no Córrego do Feijão e conta com gerador, antena para enlace via satélite, computadores interligados em rede e sistemas de comunicação VHF, UHF e HF. Além do AFIS, também foi montado um Centro de Comando e Controle, alocado em uma universidade local.

“Nós estabelecemos uma área central coordenada entre esses dois pontos: o que fica alocado na universidade e o da igreja, sendo que o ponto da igreja fica mais próximo da área do desastre. São dois pontos distintos e a coordenada central entre esses dois pontos engloba 9 milhas, cerca de 16 km. É uma área considerada pequena, mas com um movimento muito intenso. São mais de 300 movimentos diários de pouso e decolagem”, afirma o Major Haberfeld.

Além da coordenação das aeronaves envolvidas nas operações de resgate, a FAB também está atuando para que o espaço aéreo da região de Brumadinho fique restrito apenas a essas aeronaves, sendo que os voos com drones também não estão autorizados.

Todo suporte na comunicação entre as aeronaves está sendo fornecido por 25 militares do 1º GCC e também do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I).

Toda a ação para coordenar as aeronaves no espaço aéreo do município mineiro foi programada após articulação com a Presidência da República, Ministério da Defesa e Defesa Civil e não há previsão para o fim dos trabalhos na região.

FONTE: Força Aérea Brasileira / FOTOS: Walter Moraes (leitor que trabalha na Cruz Vermelha e está participando dos esforços de resgate)

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Andrade

Parabéns a todos envolvidos,desde de militares das FFAA aos Bombeiros e Policiais,assim como muitos voluntários!!! Força Brumadinho!!!!

Mendes

Acompanhei as aeronaves sobrevoando minha casa o dia todo, realmente o esforço empregado nesse momento triste para a cidade e impressionante, estão realizando voos desde muito cedo, todos os envolvidos tem minha eterna admiração e gratidão.

carcara_br

Se alguém envolvido nos resgates estiver lendo, me diga, deu muita vontade de jogar uma piscina de lama destas nas casas dos responsáveis pela tragédia?
(sem querer é claro…)

Tiger 777

Parabéns a todos que estão ajudando nos resgates. Nesta hora deve se deixar a ideologia de lado, e lembrar das famílias que aguardam notícias.
Impressiona no caso, o deslocamento dos militares israelenses em 24 horas, para o outro lado do mundo.

Pedro nine-nine

Como português, venho lamentar a tragédia e as mortes. Que as operações corram da melhor maneira e sem percalços.

Bueno

A FAB o EB e Marinha estão operando com 1 H225M cada, o exercito operou até domingo 1 Esquilo e 1 Super Pantera. A base de Lagoa Santa e da Pampulha são locais usados,Vejo a Movimentação da minha casa, eles saem as 6h e retomando as 20h.
Foi divulgado que o Combustível de todos os 16 helicópteros do serviço públicos, estão sendo pago pela Vale.
Parabéns aos Militares de MG e das forças Armada , trabalho diferenciado!

Bueno

Corrigindo, só vi até domingo os Helicópteros 1 Esquilo e 1 Super Panterado Exercito. É provável que estejam a disposição em alguma base na região.
O aeroporto Carlos Prates/ Aeroclube é Muito Usado pela Corpo de Bombeiros e instituto Florestal de MG, em linha reta está a 41 km de Brumadinho,

Bueno
Bueno

A partir desta terça-feira (29/01), a Força Aérea Brasileira passa a atuar com dois helicópteros H-36 Caracal no resgate às vítimas do rompimento da barragem em #Brumadinho (MG). #BrumadinhoMG #Dimensão22 #FAB https://twitter.com/portalfab

andrepoa2002

Parabéns as forças armadas, talvez tenham que fazer um campo de refugiados para os que perderam tudo, pelo menos até arrancarem o couro dos responsaveis e indenizar as vitimas dessa terrivel tragédia.

Bueno

Aguardando a compra de Portugal

Mauro

Nunca vão comprar.

Pedro nine-nine

A compra do que? ???