Home Busca e Salvamento (SAR) FAB coordena cerca de 300 voos por dia nas buscas às vitimas...

FAB coordena cerca de 300 voos por dia nas buscas às vitimas em Brumadinho

4791
13
Helicópteros H225M do EB e da FAB em Brumadinho-MG

Toda a coordenação entre as aeronaves está sendo fornecida por militares da FAB

Os trabalhos continuam intensos no quarto dia de atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) em apoio à operação de resgate às vítimas do desastre ocorrido em Brumadinho (MG).
Após a instalação de uma unidade de Serviço de Informações Aeronáuticas (AFIS) – também conhecida como estação-rádio – para dar suporte e garantir a segurança das aeronaves envolvidas nas ações de busca e salvamento, a FAB está atuando na coordenação dos voos, que chegam a 300 por dia.

A estrutura montada na região do desastre está sob a coordenação do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC). De acordo com o Chefe da Divisão de Operações do 1º GCC e Chefe do Centro de Operações Aéreas em Brumadinho, Major Leonardo André Haberfeld Maia, estão sendo operadas, simultaneamente, em torno de 16 aeronaves.

O AFIS está localizado no terreno de uma igreja no Córrego do Feijão e conta com gerador, antena para enlace via satélite, computadores interligados em rede e sistemas de comunicação VHF, UHF e HF. Além do AFIS, também foi montado um Centro de Comando e Controle, alocado em uma universidade local.

“Nós estabelecemos uma área central coordenada entre esses dois pontos: o que fica alocado na universidade e o da igreja, sendo que o ponto da igreja fica mais próximo da área do desastre. São dois pontos distintos e a coordenada central entre esses dois pontos engloba 9 milhas, cerca de 16 km. É uma área considerada pequena, mas com um movimento muito intenso. São mais de 300 movimentos diários de pouso e decolagem”, afirma o Major Haberfeld.

Além da coordenação das aeronaves envolvidas nas operações de resgate, a FAB também está atuando para que o espaço aéreo da região de Brumadinho fique restrito apenas a essas aeronaves, sendo que os voos com drones também não estão autorizados.

Todo suporte na comunicação entre as aeronaves está sendo fornecido por 25 militares do 1º GCC e também do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I).

Toda a ação para coordenar as aeronaves no espaço aéreo do município mineiro foi programada após articulação com a Presidência da República, Ministério da Defesa e Defesa Civil e não há previsão para o fim dos trabalhos na região.

FONTE: Força Aérea Brasileira / FOTOS: Walter Moraes (leitor que trabalha na Cruz Vermelha e está participando dos esforços de resgate)

13
Deixe um comentário

avatar
10 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Mauroandrepoa2002BuenoPedro nine-nineTiger 777 Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Parabéns a todos envolvidos,desde de militares das FFAA aos Bombeiros e Policiais,assim como muitos voluntários!!! Força Brumadinho!!!!

Mendes
Visitante
Mendes

Acompanhei as aeronaves sobrevoando minha casa o dia todo, realmente o esforço empregado nesse momento triste para a cidade e impressionante, estão realizando voos desde muito cedo, todos os envolvidos tem minha eterna admiração e gratidão.

carcara_br
Visitante
carcara_br

Se alguém envolvido nos resgates estiver lendo, me diga, deu muita vontade de jogar uma piscina de lama destas nas casas dos responsáveis pela tragédia?
(sem querer é claro…)

Tiger 777
Visitante
Tiger 777

Parabéns a todos que estão ajudando nos resgates. Nesta hora deve se deixar a ideologia de lado, e lembrar das famílias que aguardam notícias.
Impressiona no caso, o deslocamento dos militares israelenses em 24 horas, para o outro lado do mundo.

Pedro nine-nine
Visitante
Pedro nine-nine

Como português, venho lamentar a tragédia e as mortes. Que as operações corram da melhor maneira e sem percalços.

Bueno
Visitante
Bueno

A FAB o EB e Marinha estão operando com 1 H225M cada, o exercito operou até domingo 1 Esquilo e 1 Super Pantera. A base de Lagoa Santa e da Pampulha são locais usados,Vejo a Movimentação da minha casa, eles saem as 6h e retomando as 20h.
Foi divulgado que o Combustível de todos os 16 helicópteros do serviço públicos, estão sendo pago pela Vale.
Parabéns aos Militares de MG e das forças Armada , trabalho diferenciado!

Bueno
Visitante
Bueno

Corrigindo, só vi até domingo os Helicópteros 1 Esquilo e 1 Super Panterado Exercito. É provável que estejam a disposição em alguma base na região.
O aeroporto Carlos Prates/ Aeroclube é Muito Usado pela Corpo de Bombeiros e instituto Florestal de MG, em linha reta está a 41 km de Brumadinho,

Bueno
Visitante
Bueno
Bueno
Visitante
Bueno

A partir desta terça-feira (29/01), a Força Aérea Brasileira passa a atuar com dois helicópteros H-36 Caracal no resgate às vítimas do rompimento da barragem em #Brumadinho (MG). #BrumadinhoMG #Dimensão22 #FAB https://twitter.com/portalfab

andrepoa2002
Visitante
andrepoa2002

Parabéns as forças armadas, talvez tenham que fazer um campo de refugiados para os que perderam tudo, pelo menos até arrancarem o couro dos responsaveis e indenizar as vitimas dessa terrivel tragédia.

Bueno
Visitante
Bueno

Aguardando a compra de Portugal

Mauro
Visitante
Mauro

Nunca vão comprar.

Pedro nine-nine
Visitante
Pedro nine-nine

A compra do que? 🙄🤔😳