General Dynamics YF-16

No vídeo abaixo, o piloto Phil Oestricher conta como foi o “flight zero” do protótipo YF-16 que quase acabou em acidente, em 20 de janeiro de 1974.

Durante o teste de táxi em alta velocidade, o piloto de testes da General Dynamics decidiu decolar para evitar a destruição da máquina e aterrissou em segurança seis minutos depois.

O simulador que Oestricher tinha treinado não retratava adequadamente as forças do manche, e ele não soube avaliar quanto de aileron estava comandando. Após a corrida de decolagem, o YF-16 mal podia ser controlado, e Oestricher decidiu que seria mais seguro voar.

O estabilizador horizontal direito foi avariado neste primeiro voo inadvertido do YF-16. Ele foi substituído em cerca de três dias, durante os quais o sistema de controle de voo foi ajustado para compensar os comandos excessivamente sensíveis do manche durante a decolagem.

O piloto de testes e engenheiro Phil Oestricher, a primeira pessoa a pilotar o protótipo YF-16, faleceu em Fort Worth, Texas, no dia 18 de dezembro de 2015, aos 84 anos de idade.

Phil Oestricher e o segundo protótipo do F-16 em maio de 1974
Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

O caça derrotado pelo YF16, o YF17 deu origem ao projeto que virou F18 numa concorrência da marinha.

Rodrigo M

Assistindo o vídeo, se percebe que o piloto realmente teve muito sangue frio para controlar a situação. Talvez um outro, movido pelo instinto de sobrevivência teria se ejetado, o que no meu humilde ponto de vista como entusiasta, também seria compreensível.

Renato H M Oliveira

Ser piloto de testes não é pra qualquer um!

Mikhail Bakunin

45 anos com corpinho de 20, a defesa aérea siria que o diga, ontem passearam por lá.

Bosco

E parece que destruíram alguns Pantsir.

luiz antonio

Simplesmente esse piloto (e que piloto?) de testes tinha curso de “ninja”. Nada mais..Cabra bom esse.