Home Aviação de Ataque Suécia respeita a decisão do Parlamento búlgaro sobre caças, mas continua convencida...

Suécia respeita a decisão do Parlamento búlgaro sobre caças, mas continua convencida de que sua oferta é melhor

6746
29
Saab Gripen

A Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) respeita a decisão do parlamento búlgaro sobre o processo de aquisição de um novo tipo de aeronave de combate, mas continua convencida de que a oferta sueca traz mais benefícios à Bulgária, Joakim Wallin, chefe de exportação e operações internacionais FMV, disse em 17 de janeiro.

A declaração foi emitida depois que a Assembléia Nacional da Bulgária votou um mandato ao governo para negociar com os Estados Unidos a aquisição dos F-16.

A oferta dos EUA foi escolhida pelo governo búlgaro por recomendação de um comitê político-militar, entre a oferta sueca de Gripens e pela oferta italiana de Eurofighters de segunda mão.

“Acreditamos que o Gripen é a melhor opção para a Bulgária e a Força Aérea Búlgara”, disse Wallin.

O Gripen é hoje o jato de combate de última geração, que se provou em missões conjuntas da Otan.

“O Gripen é fabricado na Europa, totalmente compatível com a Otan e tem baixos custos durante toda a sua vida útil”, disse Wallin.

Além disso, a oferta sueca é para um pacote totalmente compatível de 10 caças, disse ele.

Juntamente com os armamentos e equipamentos necessários, a oferta está sob o orçamento de 767 milhões de euros, originalmente aprovado pelo parlamento búlgaro, disse o comunicado.

Wallin disse que, de acordo com o relatório do grupo de especialistas do Ministério da Defesa da Bulgária, o Gripen era a plataforma com as melhores capacidades operacionais.

“A parceria com a Suécia traria benefícios para a sociedade búlgara como resultado do aprofundamento da cooperação entre os dois países. Continuamos a monitorar o processo e continuamos disponíveis para futuras conversações, caso a Bulgária gostaria de ter tais conversas ”, disse Wallin.

FONTE: The Sophia Globe

29
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
18 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
25 Comment authors
DanielSgtkhoelhoCoutinhoJota KáWellington Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Eduardo
Visitante
Eduardo

Mais barato e com 2 aviões a mais do que os 8 F-16V.

teropode
Visitante

O Gripen é uma ótima promessa, o Viper é uma excelente realidade , nascido no berço da tecnologia de ponta , dispensando comentários, já no plano político, seria como vc comprar uma coleira e vir um American terrier pitbull red nose de bônus dentro dela . A Suécia vende onde os EUA permitem , aceitem isto.

Kemen
Visitante
Kemen

Na minha opinião como monoturbina o Gripen é superior ao F-16 sem dúvida, mas decisões são decisões mesmo a escolha tendo um toque politico. Entretanto 8 aviões não é muito, apesar da SAAB ter oferecido 10 unidades. O Typhoon biturbina é superior aos dois em capacidades, porém os italianos que foram oferecidos não tem AESA apesar de ter um bom radar.

DOUGLAS TARGINO
Visitante
DOUGLAS TARGINO

Esses países quando forem fazer solicitações, é bom dizer que quer logo comprar apenas dos EUA, assim não faz os outros perderem tempo. Os caras compram as coisas apenas por politicagem e não técnica.

WFonseca
Visitante
WFonseca

Não conta o fato de haver mais de 4.500 unidades operando em 28 países, com baixo custo operacional, muitas opções de armas, muitas vitórias em combates e versões devidamente atualizadas? Não, você deve ter razão, apenas politicagem.

Tiago
Visitante
Tiago

Depende muito do quanto disso é intercambiável entre os F-16 ofertados para a Bulgária e os que estão disponíveis para venda ao redor do mundo.

Nesse sentido, o Falcon é vítima de seu próprio desenvolvimento ao longo dos anos. Esse tipo de interoperabilidade é muito mais fácil com os F-15 ou F/A-18. O F-16, com seus inúmeros blocos diferentes acaba por ser muito mais uma família de caças que um único modelo.

O que é muito atrativo nesse quadro é a quantidade de armas com as quais ele é compatível. Nisso sim, é possível montar uma cadeia de suprimentos bem diversificada.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Esses países gostariam de algum tipo de suporte caso as coisas fiquem ruins na região e a Suécia não teria essa moral. Talvez se a Suécia desenvolver armas estratégicas as coisas melhorem para eles.

Rommelqe
Visitante
Rommelqe

A Saab eventualmente poderia reduzir sua oferta para 8 unidades. Isto criaria um impacto muito grande….acho!

Ivanmc
Visitante
Ivanmc

Se o NG já tivesse pronto e comercializado e testado, talvez as coisas poderiam ser diferentes. Trocar o certo pelo duvidoso é difícil.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

O F16 vai continuar sendo uma pedra no sapato da SAAB por ainda muito tempo…

Andrigo
Visitante
Andrigo

Acho que o que falta para o Gripen E é entrar em operação na Suécia e no Brasil de uma vez, para comprovar suas capacidades e afastar qualquer desconfiança dos potenciais clientes, e ainda assim será um páreo duro ante o lobby americano.

Pedro nine-nine
Visitante
Pedro nine-nine

Cheira me a sabotagem. Injusto.

Michel Lineker
Visitante
Michel Lineker

Por isso não gosto número pequeno que compramos, por mim a FAB já tinha assinado os 108. Poucos caças, visto que pena pra vender, e a manutenção dele pode ficar cara. Sem contar que o Brazil e Suécia poderiam começar a trabalhar em conjunto desenvolvendo munições para poder oferecer um pacote melhor na venda. Mas como convencer os “representantes do povo” que Defesa Nacional é importante também???

Waldir Fares Filho
Visitante
Waldir Fares Filho

Tenho esperança que até o final do governo Bolsonaro saia o 2.o lote de 36..

Wellington
Visitante
Wellington

Se não melar né?! Parece-me que teve pilantragem do PT na licitação. Ou estou enganado? Qual versão do gripen foi oferecido à Bulgária?

Michel Lineker
Visitante
Michel Lineker

Waldir, se dependesse de mim seriam 10 lotes de 26 com esquadrões de 24 caças como na USAF, sendo 1o ou 2o lotes produzido todo lá na Suécia e o resto aqui.

Michel Lineker
Visitante
Michel Lineker

Na verdade eu quis dizer 10 lotes de 36.

Sgtkhoelho
Visitante
Sgtkhoelho

36 é um número bom, se nos arrependermos da tempo de comprar uns F-16! O prejuízo vai ser pequeno, imagina se tivéssemos comprado de cara uma centena e depois descobríssemos que foi uma roubada?!
Agora, se forem realmente bons caças, compra-se mais no futuro!

JOAO LUIZ BARRETO PASSOS
Visitante
JOAO LUIZ BARRETO PASSOS

Farei uma metáfora futebolística: o Gripen parece aquele volante, magrinho e rápido, que sabe farejar uma oportunidade de armar uma jogada pro gol, que dispara e parecer driblar todo mundo, mas, na hora de fazer o gol, eis que aparece aquele zagueiro gigante (FMS) pra roubar a bola. Com FMS não dá pra resistir: toda vez que o Gripen entra na disputa, lá vem ela sorrateiramente. Parece a criptonita do Superman!

Coutinho
Visitante
Coutinho

Mas esta compra da Bulgaria será via FMS?

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

Meu conselho para a SAAB, e que pare de chorar e lamentar o leite derramado e termina logo os caças do Brasil poxa…