Em 6 de novembro de 2018, o Comandante da 57ª Ala da Força Aérea dos EUA, general brigadeiro Robert Novotny, anunciou em sua página no Facebook que estava procurando por um novo esquema de cores a ser atribuído a um F-16C do 64º Aggressor Squadron (64º AGRS).

Em 11 de novembro de 2018, ele anunciou o vencedor. O 64º AGRS avaliou as propostas dos dois semifinalistas e escolheu o esquema de camuflagem digital como o que a Rússia designou para seus caças furtivos Su-57 de quinta geração (anteriormente conhecidos como T-50 ou PAK-FA).

O esquema digital foi visto pela primeira vez em um Su-57 russo há cerca de dois anos. A primeira aeronave com camuflagem digital foi avistada em abril de 2017 sobre a cidade de Komsomolsk-on-Amur, na Rússia, durante um voo de teste. Foi o protótipo 508 usado para testar os novos motores, mas também um novo esquema para tornar o novo jato mais invisível.

A pesquisa sobre “baixa coloração observável” foi confirmada por um vídeo recente mostrando dois Su-57s pixelados voando em formação com o mesmo padrão, mas em tons diferentes. A equipe da Sukhoi afirmou que a nova camuflagem foi escolhida porque fornece uma “baixa assinatura óptica”.

O Su-57 russo e o J-20 chinês representam hoje as principais ameaças aos Estados Unidos. As duas nações projetaram jatos stealth para reduzir a lacuna tecnológica de aeronaves americanas modernas, como o F-22 e o F-35.

A tarefa do 64ª AGRS é replicar as ameaças para treinar os pilotos das forças armadas dos EUA e seus aliados para enfrentá-los.

FONTE: Remove Before Flight

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Telles

Te falar, viu…… Em termos de camuflagem os caças russos matam a pau. Se beleza ganhasse combate os russos nao perderiam uma.

MFB

Essa camuflagem é muito linda mesmo.

Antoniokings

A única semelhança é a pintura. De resto……

MFB

Brilhante comentário, como sempre… Apesar de raso e óbvio, eu concordo. Até mesmo pois o F-16 tem capacidade de combate comprovada e massacra os aviões e SAMs de fabricação russa operados por seus inimigos no oriente médio. Certo?

Antoniokings

As conclusões mais simples são as mais inteligentes.

Felipe

Pesquisa um pouco mais. 1991: – January 19 – An F-16C Fighting Falcon (Serial Number : 87-0228) was shot down by a 2K12 Kub (SA-6) surface-to-air missile. The pilot (Captain Harry ‘Mike’ Roberts) was captured. He was released on March 6. – January 19 – An F-16C Fighting Falcon (Serial Number : 87-0257) was shot down by a S-125 (SA-3) surface-to-air missile. The pilot (Major Jeffrey Scott Tice) was captured. He was released on March 6. – February 27 – An F-16C Fighting Falcon (Serial Number : 84-1390) was shot down by an Igla-1 (SA-16) MANPADS. The pilot (Captain William… Read more »

JPC3

Se vai para a guerra corre o risco de ser abatido.

Olhe quantos F-16 foram abatidos e olhe quantos milhares de missões foram bem sucedidas.

Antoniokings

Perfeito.
Agora podemos imaginar ele tentando enfrentar sistemas de defesas muito mais modernos e poderosos como os da Rússia e China.

André

Incrível quantidade de 5 aviões abatidos por Sam. Se fossem 5 su57 teria sido quase metade de todos os aviões encomendados…

Voltando ao f16, de acordo com o site migflug, foram 76 vitórias em combates aéreos e ap nas uma derrota, e as mesmas 5 perdas para Sam. Não está bom para vc?

Victor Filipe

Realmente não da pra puxar paralelo entre uma aeronave operacional e um protótipo.

Tirando claro o fato de ambas terem motores, asas e fuselagem.

Antoniokings

Sim. Compare um Fusquinha operacional com o protótipo de uma Ferrari. Cada coisa.

Victor Filipe

O fusquinha ta andando e cumprindo a função de forma honrada e segura por anos a fio sem decepcionar seu dono. Já o protótipo de Ferrari (realmente um protótipo de algo que eles acham que vai ser uma Ferrari, esse veiculo não tem o “puro sangue” necessário pra ser o esportivo que esperam que ele seja (5g)) ela ta la, parada no patio esperando a aprovação pra ser algo caro e produzido em baixas unidades porque o único dono tem vislumbre de riqueza e acha que vai conseguir mante-la (só acha) Pela primeira vez Antonio. você falou algo que faz… Read more »

Antoniokings

Mas, coloque um ao lado do outro que o protótipo ganha. E fácil.
Veja a próxima postagem do site sobre o quase ‘cinquentão’ F-16.
Sem chances.

JPC3

Qual o objetivo desses comentários?

A Rússia não usa Su-24, Su-27, Mig-29 e Mi-31 também projetados há 40 anos???

Sem chances o quê? Não sabe que o importante é que vai dentro dos aviões??? Como Radar, equipamentos eletrônicos e motor?

Na boa, faça cometários comentários construtivos ou críticas inteligentes.

MFB

Você é o famoso especialista em super trunfo.

Jagderband#44

Mais um comentário técnico e… sensato…

Ricardo Bigliazzi

Não mesmo, a do F-16 é bem melhor.

Fernando

“Em 11 de novembro de 2019, ele anunciou o vencedor”… sugiro editar o ano para 2018.

carcara_br

Essa pintura é show! Treinamento nada, estavam doidos pra verem os próprios caças com esse visual rsrsrsrs.
Agora a pergunta séria, se o objetivo é diminuir a observabilidade óptica, não seria o caso de se adotar dois padrões distintos, um quando observados de cima pra baixo e outro de baixo pra cima?
Por que não vemos outras aeronaves militares preocupadas com a questão da observabilidade de baixo pra cima (onde essa pintura digital nestas cores parece fazer mais sentido)?

Antunes 1980

Interessante a utilizar a pintura de uma vetor não operacional.

Antoniokings

É só provocar o Putin para saber se é operacional.
Insta lembrar que os americanos não tiveram coragem para isso.
Ademais, se os americanos pintaram assim, devem saber o problema que têm de enfrentar.

André

Embargar uma venda da sukoi não é provocação suficiente?

Será que os 4 que já estão prontos fariam alguma diferença? Ou melhor esperar até que todos os 12 estejam?

Por falar em pronto, já conseguiram desenvolver o motor?

Alex Nogueira

F-16 Fighting Falcon <3

Walfrido Strobel

Isso de pintar o agressor com as cores de um avião russo é uma provocação desnecessária e sem razão nenhuma.

Galeao Cumbica

Walfrido
Boa tarde, sempre acompanho seus comentários e os considero muito coerentes, mas nao vejo isso como provocação e sim como uma espécie de homenagem/reconhecimento.

Sds
GC

JPC3

Sério isso?

São seria para treinar as tripulações para combates no alcance visual ou entender qual a eficiência desse tipo de camuflagem em combate real?

Alex Nogueira

Esse tipo de coisa já é tradição do esquadrão agressor, acho que serve para dar mais ênfase no treinamento.

Acho válido.

Flanker

Sério?!?! Mas, foi sempre assim, desde que criaram os esquadrões agressors! Tu quer que eles pintem as aeronaves com a camuflagem de quem? Tu sabe a finalidade dos agressors?

Walfrido Strobel

No auge da guerra fria havia um inimigio declarado, hoje não.
Se algum país pintar seus agrassores com as cores e cocar da USAF vai ter choradeira.

JPC3

Mas os russos não fazem adaptações e não criam modelos de equipamentos americanos para testes e treinamentos?

Não existe inimigo declarado mas existe adversário declarado.

Mazzeo

Caro Walfrido, Isso é razoavelmente comum e penso como o Colega G. Cumbica, vejo mais como homenagem do que como provocação. Os Soviéticos criaram cidades inteiras onde se vivia como nos EUA pra treinar espiões, tambem tinham unidades aéreas para agir como agressors, emulando padrões americanos e europeus de combate, é algo normal, porem o manto de segredo dos regimes soviético e agora Russo encobre muita coisa. No NTC em Ft Irwin, a unidade de ForOp de Cavalaria, se autodenominava 32º Regimento de Guardas Motorizado, usava T-72 e M551 modificados para parecer com o BMP. Alem disso usavam boinas pretas… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Até agora não consegui achar o site de referencia, só sei que a fita deve ser retirada antes do voo.

Thiago Telles

Em 2011 apareceu em oshkosh um f18 com camuflagem digital azul escuro em comemoração ao niver da aviação naval americana (nao lembro qts anos). Apareceu de surpresa e t falo q aquela camuflagem era mais linda q a do su57 de hj. Procurei fotos no google mas nao achei. Tenho essas fotos guardadas em casa. Se alguém estiver c mais tempo deve achar fácil

Thiago Telles

Isso!!!

Torama

Uau! É impressionante como essa camuflagem realmente dificulta identificar corretamente as linhas da aeronave!

FERNANDO

KKKKKKKKK, outro FERNANDO.
Mas,
só pode ter EU.

kevinbuenuu

Até a estrelinha vermelha na ponta da asa foi copiada.

Madmax

Verdade

Alessandro

Não foi por causa da beleza da pintura que os americanos imitaram a camuflagem do SU-57 no esquadrão de agressores, acho que nem precisa explicar o óbvio né!?