Caça F-15 israelense perde o canopy a 30 mil pés, forçando o aterramento da frota

30
F-15I

Toda a frota de caças F-15 da Força Aérea Israelense foi aterrada depois que o canopy de uma aeronave se soltou na semana passada, enquanto o jato voava a 30.000 pés, provocando uma aterrissagem de emergência da tripulação.

O incidente aconteceu no dia 2 de janeiro, depois que os aviadores decolaram em uma missão de treinamento de rotina da base aérea de Tel Nof, no centro de Israel, e começaram a seguir para o sul, informou o Jerusalem Post.

Depois que o canopy se soltou de repente, o piloto e o navegador ficaram expostos a ventos fortes, um ruído ensurdecedor e temperaturas de -49 graus negativos.

“O piloto, capitão Y., e o navegador, o tenente R., conduziram o evento em condições complexas, onde havia um risco real para o avião e a tripulação”, disse um porta-voz das Forças de Defesa de Israel em um comunicado ao Jerusalem Post. “A tripulação do avião estava em total controle durante todo o incidente, agiu com sensatez, profissionalismo e grande habilidade em lidar com o raro defeito e pousou o avião com segurança na Base Aérea de Nevatim.”

O áudio do incidente divulgado pelo IDF e publicado pelo Haaretz capta o som do canopy se soltando e os aviadores gritam que vão precisar fazer um pouso de emergência.

“Estamos sem o canopy e nos aproximamos da base mais próxima”, disse o piloto aos controladores de tráfego aéreo.

O piloto foi então solicitado a diminuir a velocidade e, eventualmente, fez um pouso de emergência no aeródromo militar mais próximo, em vez de ejetar.

Um oficial da Força Aérea de Israel disse ao Jerusalem Post que não havia indicações ou avisos antes do canopy se soltar. Nenhum aviador sofreu nenhum ferimento durante o incidente.

“Foi de 0 a 100”, disse o oficial à agência de notícias.

O susto de 2 de janeiro foi apenas a terceira vez que um canopy se soltou no meio do voo nesse tipo de avião, de acordo com o Jerusalem Post. Um F-15 israelense teve que fazer um pouso de emergência em 2004, após um incidente similar, e um F-15 da Força Aérea dos EUA também teve seu canopy perdido durante um exercício de treinamento perto de Okinawa, Japão, em 2014.

O comandante da Força Aérea Israelense, Amikam Norkin, ordenou a suspensão de todos os voos de treinamento com a aeronave durante uma investigação, de acordo com o Haaretz.

FONTE: Fox News

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sidy

Tenso….

Gustavo

Depois falam que só acontece com F-5 né?

Daniel

Pois é.
Cadê a turma do barulho que meteram o pau nos F-5?

Elton

Os f15c da força aérea de israel são pouca coisa mais novos que nossos f5e ,alguns são veteranos do Vale do Beeka em 1982 quando já estavam plenamente operacionais são tão antigos quanto os da USAF

CRSOV

Fico aqui imaginando a M em que esses pilotos devem ter ficado !! Se não fossem pilotos de ponta com certeza algo pior poderia ter acontecido !!

Agnelo

Sem duvida…. mas imagine quem ganhou um canopy no quintal!!!

Thiago Telles

Se fosse meu quintal nao devolvia nao…

TeoB

Bem considerando que os Israelenses pousaram um f 15 sem uma das asas… sem o canopy e moleza hehe.
brincadeiras a parte, graças acabou tudo bem, mais uma vez a força aérea de Israel merece o mérito pela qualidade de seus pilotos! isso não vem por acaso.

carcara_br

6s – quando o canopy sai não tem jeito de manter a ´postura.

Marcio Cosentino

Realmente tenso, mas a ação do piloto e do navegador foram nota 10.

Guizmo

Putz, o navegador quase surtou, tenso o negócio.

Agora é interessante observar a razão de descida: Em pouco mais de 1 min de audio eles saíram de 30 mil pés para pouco mais de 2mil, pois dá pra ouvir no audio o piloto informando gear down…..imagina só isso….com a cabeça pra fora da janela ?

Bruno Rocha

E que janela?

😀

Washington Menezes

Caramba, soltou pecinha e nem é chinês.

Wagner

kkkkkkkkkkkkkkkkk booa

jose souza

uma pergunta: esse canopy falho não seria por causa de manutenção deficiente? há mais de 30 anos que israel não entra em dogfight com abate. obgdo pelo esclarecimento

Ricardo Bigliazzi

A camaradagem entre os tripulantes foi muito legal.

Wellington

Sorte a deriva não ser central.

RENAN

A FAB é muito experiente nisso.

Aqui isso é moleza

A diferença que temos F5 e eles F15.

Ninguém irá dizer que tem que aposentar os F15 meter o pal na manutenção etc?

Ainda bem que ninguém se feriu
Abraço

Flick

Ninguém se feriu na aeronave mas e em terra?
O canopy virou bala perdida.

Elton

A questão não é a idade do F5E mas sim a inferioridade de desempenho dele, foram comprados em 1975 mas sua tecnologia e desempenho era da década de 1950 enquanto os F15A tinha o que havia de mais avançado em eletrônica,desempenho e armas da década de 1970 e com superioridade de mais de 20 anos a frente.

Walfrido Strobel

A FAB já perdia canopi desde os tempos do F-80 em Fortaleza e os pilotos pousavam os aviões com segurança.

Thiago Mibach

Acredito que desde os tempo do Gloster Meteor, inclusive a explosão repentina do canopi dos Gloster foi um dos motivos de a FAB deixar de usar o gorro de couro e passar a adotar o “crash helmet”.

Walfrido Strobel

Bem lembrado, vem de antes.
Interessante é que quando o avião é de Israel os pilotos pousam o avião porque são os melhores do mundo…..então os melhores são os nossos que tem 50 anos de experiencia em pousar avião que perdeu o canopi.

Rinaldo Nery

Aconteceu em Anápolis com o F-103. Acho que em 2000, 2001. O Fábio Leite perdeu o canopy numa missão de treinamento de interceptação. Quase ficou cego. Pousou com segurança enxergando com um olho só.

Alex Nogueira

Cel Rinaldo Nery, depois desse incidente o aviador se recupeoru e voltou a voar ou ficou com a visão comprometida?

Rinaldo Nery

Voltou a voar. O médico do GDA era oftalmo. Foi um pequeno corte na córnea.

Marcos Cooper

Verdade! Além da troca do capacete,a FAB trocou o próprio canopi,antes era aquele com o final em chapa. Uma das razões,depois descoberta,advinha do fato que as aeronaves estavam expostas à grandes temperaturas no solo,com o consequente aumento de temperatura da peça. Depois,em voo,em baixas temperaturas,o canopi simplesmente explodia.

J-20

Alguém da manutenção deve ter tomado um tapa na orelha para nunca mais esquecer

William Munny

Soltou Pecinha? kkkkk

Luiz Floriano Alves

Bem que poderíamos estar operando F-15 Super Eagle. É muito superior a esses modelos oferecidos no mercado a preços absurdos. Vão dizer que a hora voada sai caro? Então coloquem PA 18 nos aeródromos. São excelentes e custam pouco. Reinam no Alaska.