Os maiores motores a jato da história estão finalmente prontos para impulsionar o maior avião da Boeing

22
Motor GE9X na asa do 777X

Fotos do GE9X mostram o imenso tamanho do motor

A Boeing está pronta para estrear seu maior avião no mês que vem, e o 777X finalmente foi equipado com o gigantesco motor GE9X que impulsionará seu voo.

O avião está atualmente na fábrica de montagem da Boeing em Everett, Washington, onde as imagens mostram que ele está pairando sobre os trabalhadores enquanto eles o preparam para seu voo inaugural.

O motor GE9X é o maior motor a jato do mundo. Com aproximadamente o diâmetro de uma fuselagem inteira do Boeing 737, ele foi submetido a testes de voo em março passado, quando uma única turbina foi acoplada a um 747 de testes.

O motor inclui um fan composto de mais de 11 pés de diâmetro, enfiado em uma cápsula de motor de 14 pés e meio, ou nacele. Ele possui 16 palhetas de ventilador de material composto e fica nas asas de 118 pés do 777X, o que faz dos novos aviões os maiores jatos de dois motores do mundo.

Embora motores maiores possam potencialmente significar maior consumo de combustível e custos, a maior aeronave da Boeing é projetada para mitigar essas preocupações: as asas maiores vão gerar mais sustentação, diminuindo o consumo de combustível em 20%, disse a empresa.

Embora o GE9X seja o maior motor do mundo, não é o mais poderoso. Outra máquina da General Electric, o GE90 pode reivindicar esse título, uma vez que atingiu anteriormente 127.900 libras de empuxo em 2002. O GE9X, em comparação, gera 105.000 libras de empuxo.

O avião quase pronto é o culminar de mais de um ano de testes extensivos, com o GE9X implantado em Winnipeg, no Canadá, e em Peebles, Ohio. Mais de 700 dos enormes motores foram colocados em encomenda desde o ano passado, quando o jato se aproxima de sua chegada a um aeroporto perto de você.

Comparação impressionante entre o novo motor GE9X do futuro Boeing 777X e a fuselagem de um Boeing 737!

FONTE: Seattle Times

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Este avião vai ser simplesmente SENSACIONAL. Estou ansioso pelo Primeiro Vôo.

Andrigo

A Boeing não fabrica mais o 747-8? Pois achei que coubesse a ele ainda o título de maior avião da Boeing.

julio

Deve ser um equivoco, pois o 777 é o maior bimotor dela e não o maior avião dela.

Oajb

Leia novamente , o texto contem essa informação

Delfim

As encomendas do 747 estão baixas, deve sair de linha. Aí o 777 passa a ser o maior Boeing em produção.

João Adaime

No primeiro parágrafo fala em ser o maior avião do mundo, mas no final do quarto parágrafo há a correção: “o que faz dos novos aviões os maiores jatos de dois motores do mundo.”

FERNANDO PUPIN VIEIRA

Será o maior avião bi motor o 747 é quadri

rui mendes

Não, com 4 motores o maior não é o 747, mas sim o AirBus A380.

JPC3

Pergunta de leigo.

Por que fazer o maior motor do mundo se ele não é o mais potente?

Por ter um fan maior ele seria mais econômico proporcionalmente?

JPC3

Sim, 10% mais econômico.

Ricardo Bigliazzi

Isso já é o suficiente, chega a ser um ganho de eficiência impressionante num mercado em que as margens caem ano após ano.

Mauricio_Silva

Olá.
Economia de combustível. Simples assim.
SDS.

Ricardo Bigliazzi

Seria a noticia do século: “Esse motor monstruoso é baseado no motor Chines Y2019”

SQN…

Felipe Silva

EUA como sempre na vanguarda tecnológica.

Marcos10

Falando em 777…
Já descobriram a causa da pane elétrica no 777 da TAM?

Ricardo Lovo

Que eu saiba não e penso que muito provavelmente vão abafar, não divulgar, pois tem jeito e cheiro de falha grave de manutenção. O histórico de segurança do 777 é fantástico. Uma falha elétrica gravíssima como a que ocorreu nunca foi divulgada pelo que sei.

Rene Dos Reis

Impressionante , de como a concorrência impulsiona a inovação e mais impressionante ainda e a longevidade desta empresa neste seguimento de mercado cruel.

Clésio Luiz

Aeronave pequena perto das grandes sempre impressiona. Aqui um exemplo fora do contexto da notícia, mas eu esperava uma desculpa para compartilhar:

comment image

Bille

Isso tá mais para anv grande perto de um monstro (considerando apenas helicópteros) o MI26 é praticamente um C130 com rotor…

Tiago

Sempre me impressiona ver essas fotos comparando os dois – ainda mais levando em conta que o Mi-26/35 já é um helicóptero bem parrudo!

V. BARROS

Its gonna be huuuuuuuuuggge trust me!

Joli le Chat

Ventilador não, né? É fan que se usa.