A China tornou realidade, nesta quinta-feira (3), o primeiro pouso já feito por um dispositivo espacial na face oculta da Lua, anunciou a imprensa estatal.

Depois de decolar da Terra em 8 de dezembro, o módulo de exploração Chang’e-4 aterrissou sem problemas às 10h26 hora de Pequim (00h26 em Brasília), informou a agência de notícias Xinhua.

O módulo enviou uma foto da superfície lunar para o satélite Queqiao, que orbita a Lua, afirmou a televisão pública CCTV.

“Chang’e-4” é uma homenagem à deusa da Lua na mitologia chinesa.

“Conseguimos um resultado extremamente preciso. O pouso na Lua foi suave e em um lugar ideal, no centro da zona selecionada”, declarou o engenheiro da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), Sun Zezhou, chefe da missão Chang’e-4.

Diferentemente da face da Lua mais próxima da Terra, que está sempre voltada para o nosso planeta, nenhuma sonda, nem qualquer módulo de exploração haviam pousado no outro lado da superfície lunar.

A face oculta da Lua também recebe o nome de “lado escuro”, embora seja inapropriado, já que a luz solar banha toda superfície do satélite da Terra.

Esse lado é montanhoso e acidentado, cheio de crateras, enquanto o lado visível tem várias superfícies planas para pouso.

A primeira a conseguir captar imagens da face oculta da Lua foi a União Soviética, em 7 de outubro de 1959, com sua sonda automática Lua 3.

Há anos a China prepara esta operação, especialmente difícil do ponto de vista tecnológico.

Um dos maiores desafios é conseguir se comunicar com o robô lunar. Como a face escura da Lua está orientada no sentido oposto à Terra, não há uma “linha de visão” direta para transmitir sinais.

Assim, a China lançou em maio o satélite Queqiao, posicionado na órbita lunar, para transmitir ordens e dados trocados entre a Terra e o módulo.

O Chang’e-4 fará estudos sobre as radiofrequências baixas, o cultivo de tomates em outros planetas e os recursos minerais, entre outros pontos.

“As informações coletadas também servirão para a futura base lunar que Pequim quer construir e para as atividades científicas na face oculta da Lua”, disse à AFP Chen Lan, analista para o GoTaikonauts.com, um site especializado no programa espacial chinês.

“Também servirá para a futura missão da China em Marte, prevista para 2020. Em 2021, querem que aterrisse um robô similar ao do Chang’e 4. É uma boa oportunidade para testar essa tecnologia”, completou.

FONTE: Isto É/AFP

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Telles

Alguéns vao falar q isso nao é nada e daqui a pouco vai começar o “bate boca” (no bom sentido) kkkkkk

Jr

hahahahahahaha… uma parte vai dizer que é fantástico e que a China esta na frente dos outros países por isso e a outra parte vai dizer que isso não é nada demais, que a China esta atrasada em relação aos outros países e que os EUA já tem varias sondas e rovers em Marte que é mais longe que a lua

Vinicius

Tudo tem um começo! Os EUA e a Rússia forsm privilegiados pela vanguarda da era espacial. A partir de agora a China também gozara do mesmo não apenas nesta área.

Ricardo Bigliazzi

Ninguém vai falar nada porque os Chineses usaram o mesmo estudio que os Americanos gravaram os “pousos na Lua”.

Desculpa não resisti a piada.

O que achei interessante é que tão logo a noticia foi divulgada a NASA oficializou os PARABENS à China por essa conquista. Coisa de gente grande, que já esteve por lá a quase 50 anos atrás.

OBS.: Será que a Sonda Chinesa vai registrar a “musica” que os americanos já ouviram do lado escuro da Lua?

Delfim

“There is no dark side of the moon, really. Matter of fact, it’s all dark.” – Faixa Eclipse, do disco Dark Side of the Moon.

Guacamole

O que engraçado, porque eu tinha um professor que dizia que não existe uma parte escura da lua.
Toda ela é banhada por sol. Acontece que como ela tem um tempo de rotação e translação, há partes que recebem sol apenas de tempos em tempos. Mas o sol chega a todas as partes, é só questão de tempo mesmo.

André Bueno

Exato. Muitos também se referem como lado oculto ou, ainda, “far side”, termos mais adequados.

Vinicius

Em vez de ficar “cuspindo” comentários ideológicos, vou aplaudir a China e que, mais e mais nações façam o mesmo e contribuam para o avanço do mundo.

Jr

Verdade, torcendo para a missão Garatea L dar certo, pode parecer pouco, mas já seria uma conquista e tanto para o Brasil, quem sabe o possível sucesso da garatea na lua , não possa fazer o IMPE reativar a missão áster

Ricardo Bigliazzi

Isso mesmo, a própria NASA fez isso antes do que qualquer um de nós. Se os maiores são capazes de reconhecer o feito porque nós é que colocaríamos problemas?

Eduardo dos Anjos

Exatamente! Farei o mesmo! Quem sabe o Brasil agora com o Marcos Pontes voltemos a sonhar na retomada do projeto espacial brasileiro! Que este feito da China inspire outros a alcançar o mesmo!

Alex II

Em breve, comentaristas de um país não consegue nem lançar um satélite ao espaço por seus próprios meios, virão dizer que solta pecinha e é cópia de alguma maravilha americana, ensinados que foram a isso desde o berço.

E se fosse brasileiro também não prestava.

Bosco

Se a gente seguir essa lógica os chineses não podem falar nada sobre futebol porque nunca ganharam uma Copa do Mundo.

RenanZ

IMPRESSIONANTE o feito.
(Peço desculpas aos moderadores pelas letras garrafais)

Se “soltou pecinha” ou não, foram lá e fizeram!
Que sirva de inspiração para outras nações

André Bueno

É um grande feito, inclui eletrônica, propulsão, computadores, navegação, automatismo. Talvez nada tão sofisticado ou na fronteira do conhecimento mas sabemos que para tudo funcionar corretamente é necessário sorte e competência.

Antoniokings

Um grande feito da ‘ciência’ chinesa.
Parabéns.

Alessandro

Será que os chineses vão encontrar as tão faladas bases ETs e irão divulgar para nós ? Já to cansado dos americanos esconderem eles de nós

Clésio Luiz

A primeira regra do Clube Extraterrestre é que você não comenta sobre o Clube Extraterrestre…

Alessandro

verdade esqueci dessa regra, pois são os ETs da raça reptiliana que mandam nos governantes terráqueos e eles obedecem, falha minha.

Sincero Brasileiro da Silva

Eu não me canso de elogiar e invejar a China! E cada vez mais tenho nojo dos governantes brasileiros que simplesmente abdicaram de fazer o Brasil evoluir e se tornar grande potência! Preferiram aceitar o cabresto e as verdinhas! Patriotismo por aqui nunca nem vi…

Bosco

Eu via no Regime Militar. Você deve ser novo. Você só conhece o Brasil depois que virou laboratório da engenharia social marxista.

Antoniokings

Vixe!
Voltou surtado.

Nilton Reis Jr.

Engraçado como a inveja derruba a máscara de muitas pessoas! Hahahaahaahaahahah

Btw, quem levantar a mão e apontar UMA medida “marxista” do bom velhinho, ganha um pirulito.

O problema não é a imbecilidade no poder, é a legitimidade que este poder garante às ovelhinhas.

Bosco

Um dos resultados das experiências de engenharia social marxista é o Antoniokings. Pena que a produção em série não deu muito certo. Faltou uns 10 milhões de clones para vencerem dessa vez. Vão tentar de novo em 2022.

Alex

Na mosca Bosco. Seus comentários estavam fazendo falta.

Defensor da liberdade

Vivi o final do regime militar e era uma porcaria, tinha que caçar e pescar com meu pai para ter algo à mais na mesa, no quintal de casa tinha de tudo plantado e não era por hobby não. Só quem ganhou com aquela porcaria era quem tinha contato em Brasília. Típico de regimes totalitários. Não era muito diferente do suposto comunismo que queriam combater no Brasil.

Junior Marchi

Desculpe, mas falou bobagem, eu nasci no inicio dos anos 70, quando criança pegava uma nota de 1 cruzeiro ia no bar da esquina e me fartava de doces, meu pai trabalhava e minha mãe cuidava da casa, descobri meu tipo sanguíneo na 6ª série da escola publica pq naquela época tinha laboratório, fizemos os testes nós mesmos com a orientação da professora, tinha microscópio que me ajudou a entender como eram as células da casca de cebola. Tinha concurso de redação que era apresentado a escritores infantis da época que visitavam a escola, isso em uma cidade do interior… Read more »

Bosco

Defensor,
Mas você para um ianomami está muito bem hoje.
Benza a Deus.

Defensor da liberdade

Sou descendente de Cariris, e estou sim graças à Deus, muito trabalho duro na roça, décadas de estudo e empreendedorismo. Dinheiro público zero, e é isso que me orgulha!

Tadeu Mendes

Defensor,

Que dizer que você vivia em algum aldeia indígena na Amazônia.

Só pode ser. E até hoje não evoluiu nada.

Para de falar besteiras. Os militares tiraram o Brasil da era das cavernas e o colocaram na porta da era tecnológica e industrial.

Antes de 64 o Brasil era um país subdesenvolvido. Era um fazendão isolator e primitivo.

Cangaceiro

Discordo parcialmente Tadeu. Os 2 grandes saltos industriais do Brasil, sim, um foram os Militares, mas não podemos esquecer de JK e seus 50 anos em 5!

E apesar dos méritos, ambos os governos nos deixaram uma dívida externa e inflação enormes que foi abacaxi que o FHC teve que descascar.

Mas em termos de industrialização, foram os 2 governos!

Felipe Morais

Ele foi o protótipo. Conseguiu reproduzir cópias dele mesmo, mas com outros códigos (Nicks).

Marcelo Andrade

Grande feito sim. Acho uma pena que as disputas políticas não possibilitem que todos os países com alguma tecnologia espacial, se unam e comecemos a explorar o espaço, construir estações e pontos base para viagens mais longas. Os EUA com sua tecnologia, a Rússia com a experiência de vivência no espaço e a China com a grande massa crítica , junto com Japão, Índia, Brasil, Agência Espacial Européia, etc . Já estaríamos há tempos com bases lunares para daí começar a colonizar Marte. Espero que um dia possamos ter mesmo uma “Federação da Terra” com uma única bandeira! Sonhar não… Read more »

100nick-Elã

Lembrando que ninguém antes, nem EUA e nem Rússia, havia pousado no lado escuro da Lua. Os chineses foram os primeiros.

Bosco

Minha cara Elã, chama-se lado “oculto” e não “escuro”. Lá é tão claro quanto o lado visível.
Quanto a ninguém ter feito antes (eu duvido que os chineses fizeram agora) é porque não há motivos disso ser feito tendo em vista que para se haver a transmissão de informações é muito menos complicado que o seja feito do lado visível.

Vinicius

Cientes desse empecilho, lançaram um satélite para orbitar a Lua, facilitando assim o envio de informações. Pesquise no Google a respeito… nao custa nada.

Bosco

Vincius,
Obrigado. Vou pesquisar! Não tenho esse hábito mas vou tentar.
Mas continuo achando que a foto é fake. E o chão da Lua é acinzentado e não amarelo. Erraram na cor do chão também.

ODST

Bosco

Pare de falar besteiras. Parece aquele povo que fica dizendo que o EUA nunca pisou na lua. Quanto a cor, pode ser por diversos motivos, inclusive pelo o uso de filtros.

Tadeu Mendes

Filtros para quê? Explique.

Não seria por estética e muito menos por razões científicas.

Claudiney

Apenas a calibração da câmera para melhor visualizar detalhes. Tem certeza que é o Bosco comentando???

Tadeu Mendes

A questão do satélite lunar chinês é muito interessante, porque a Lua não tem movimemto de rotação, e nesse caso o satélite não pode ficar em uma órbita estacipnária; portanto o satélite chinês precisa girar indefinidamente ao redor da Lua, seja por seus próprios meios de propulsão (Hidrazina), ou via trajetória inercial. De qualquer forma seria um avanço bastante grande da parte dêles. O selfie tomado pela câmera deve ter usado Wi-Fi, para depois fazer um upload para o satélite, o qual faria a transmissão para a Terra. É muita maravilha para um país que tudo o que faz, é… Read more »

carcara_br

“a Lua não tem movimemto de rotação.”
Totalmente incorreto, a lua rotaciona, um dia lunar dura cerca de 29,5 dias terrestres…

“o satélite não pode ficar em uma órbita estacipnária”
Novamente não é correto dizer isto, e o fato da lua rotacionar em nada implica na possível falta de capacidade de se colocar numa órbita estacionaria, na realidade nem sei se isto é verdade, de onde tirou esta informação?

Bosco

Se entendi bem o satélite que permite a comunicação está “estacionado” no ponto Lagrange L2

Bosco

Se estiver no L2 a sonda na Lua ficará fora do ar em alguns dias do mês. Não faço a mínima ideia da relação plano orbital da Lua (ou seria “plano de revolução”) com o ponto L2, mas imagino que tal relação não permita uma comunicação constante.

Bosco
Bosco

Digo, o ponto de Lagrange L2. Pela imagem dá pra deduzir que a “sonda” ficará eventualmente sem comunicação.

Tadeu Mendes

Carcara,

A Lua tem a rotação travada pêla fôrça gravitational daTerra.

Por esta razão o lado oculto nunca pode ser visto pelos humanos na Terra.

A Lua faz movimento de translação em volta da Terra e por isso tem seu ciclo de dias lunares.

Na Terra os satélites geoestacionários, acompanham o movimento de rotação da mesma, e por isso sempre estão orbitando estacionariamente (equilíbrio entre afôrça centrífuga e gravidade terrestre) .

carcara_br

Tadeu, “A Lua tem a rotação travada pêla fôrça gravitational daTerra” Correto, faz o seguinte experimento pegue uma caneta com a ponta direcionada a um objeto qualquer, tente rotacionar a caneta ao redor do objeto com a ponta sempre colocada em direção ao centro do objeto, você verá que obrigatoriamente a caneta vai girar em torno do seu eixo, logo, terá rotação … Dito isto, um satélite que estivesse em órbita estacionária com a lua precisaria ficar a uma distância tal que a sua força gravitacional se equilibrasse com a força centrípeda. Só não sei se existe uma posição realmente… Read more »

Carvalho2008

Correto

uma das faces da Lua possui mais massa que a outra. Esta face mais “pesada” esta constantemente voltada para a Terra

Saldanha da Gama

Foi até lá e não soltou pecinha? Já está na hora de olharmos os chineses de outra forma. Não duvido que em breve terão qualificação tecnológica superior ao da Rússia e parelha aos EUA, isto se não o ultrapassarem.

Bosco

Eu não acredito que os chineses tenham feito isso mas se fizeram foi com 70 anos de atraso dos russos e americanos.

Clésio Luiz

A sua imparcialidade é admirável Bosco…

sub-urbano

“Uma grande viagem começa com um único passo” – Lao Zi

Contemple os primeiros passos da maior nação que esse mundo já viu Bosquito. Quase 2 bilhões de pessoas sob a bandeira vermelha da paz e da prosperidade rs.

Conan

E uma pobreza de dar dó, eu sei, já estive lá mais de cinco vezes e não foi na trilha ” deixa eu mostrar o mundo como nós somos ricos e modernos” que inclui Xangai, Beijing, Harbin e Hong Kong entre outras. A verdadeira China esta no interior, afastada do litoral, onde esta 3/4 da população, carente de tudo. Para ser justo com os chineses, gostei muito deles, são transparentes e tem um lado muito legal, são simpáticos porem eles tem uma coisa que infelizmente nosso povo não tem…vergonha na cara, eles tem vergonha da pobreza e a primeira coisa… Read more »

Bosco

Claramente essa fotinha mixuruca da Lua é fake. Notem que não dá pra ver as estrelas e lá na Lua não tem atmosfera e portanto, é cheio de estrelas. Feito em estúdio de filme de Kung Fu de 3ª categoria.
Também dá pra ver que a sombra tem duas direções, como se houvessem duas fontes de luz. Fake mal feito.

Alessandro

o Bosco voltou com tudo, usando o mesmo veneno contra os teóricos da conspiração rsrs..

Vinicius

Pesquise por fotos tiradas tanto de sondas americanas quanto russas e verás que, em nenhuma delas e possivel observar estrelas. O que aconteceu com você?

Vinicius

Nem nas fotos tiradas pela Apolo é possivel observar estrelas e quanto as luzes virem de duas fontes é óbvio, que além da própria luz solar, também há o da própria sonda né.

Mauro Cambuquira

Sabe tudo de fotografia…

João Borges Queiroz Júnior

Vinicius, o Bosco está sendo irônico.

Bosco

rsrsssss
Realmente João. Mas não resisti!!!

Vinicius

As fotos tiradas pela sonda chinesa servem apenas para um propósito: Jogar no ralo as falacias dos conspiracionistas sobre a ida ou não dos americanos à Lua.

Defensor da liberdade

Caraca Bosco esperava um comentário mais sensato seu, mas essa sua observação sobre as estrelas na foto é a mesma usada pelos terraplanistas para negar que o homem foi à lua! Parabéns, caiu de nível! ??

Bosco

Defensor,
Os terraplanistas podem negar que os americanos tenham ido à Lua por eles acharem que tal feito seja absolutamente impossível, mas quem realmente nega que os americanos foram à Lua são alguns esquerdopatas doentes da cabeça.
Não queira agora abrandar a “culpa” dos esquerdopatas de plantão. Eles estão longe de serem terraplanistas. São sim apenas mentirosos e embusteiros.

Renato Carvalho

Foi filmado por Staling Kubriling. ..

Diogo araujo

kkkkk boa bosco, quem bom que voltou!

Conan

Bosco sempre gostei dos seus comentários e respeito muito seus conhecimentos na área de defesa mas acho que você esta tirando uma da cara do pessoal, só pode ser né……já entendi, esta sendo irônico! kkkk

Carvalho2008

Calma Mestre Bosco, o que disse é exatamente o mesmo argumento daqueles que defendem que o pouso americano foi fake

As estrelas não aparecem por filtros de lente e iluminação forte lá…as estrelas ficam ofuscadas pela luz

Veja que nas fotos da NASA elas também não aparecem.

Nilton L Junior

Parabéns a Republica Popular da China pelo feito, inclusive pela NASA, a corrida espacial esta de volta e para a tristeza dos anti vermelhos só resta a goiabeira e o xoro é livre.
Quanto a soltar peça a missão foi um sucesso a peça pousou.
Bem quanto a nosso programa esse já foi pro espaço faz tempo.

Andre

Parabéns à China!

Enquanto a Russia afunda em si mesma e caminha para se tornar uma potência de segunda categoria, a la França, a China caminha para ser o próximo país a destronar os malvadões norte-americanos.

Ricardo Bigliazzi

Por isso que sempre falo, se “fosse Russo”, esquecia o Ocidente e me preocuparia com a China.

100nick-Elã

E esquecer os anos de humilhações durante a década de 90? esquecer o bombardeio da Sérbia? esquecer a inclusão de antigos membros do Pacto de Varsóvia à OTAN, no intuito de cercar a Rússia e contrariando o que foi prometido ao idiota do Gorbachov? Esquecer a tentativa de criar um escudo anti-mísseis na Europa? esquecer a tentativa de sabotar o fornecimento de gás russo à Europa? esquecer o ataque a Síria, no intuito de tirar o porto de Tartus e criar um gasoduto concorrente na Síria? esquecer o ataque da Geórgia à Rússia em 2008, com apoio americano? esquecer as… Read more »

MGNVS

Esperando as fanboys entreguistas pro-EUA aparecerem para estragar os comentarios com a besteirol ideologico de sempre e do outro lado os chinamaniacos achando que o modulo chines é algo supremo-ultra-mega-espetacular.

Mas o problema aqui sao os fanboys.
Na visao dos entreguistas pro-EUA se nao é americano entao nao presta, nem se fosse uma missao do Brasil ia prestar.

Esperando pra rir muito em 3… 2… 1…

Flanker

O problema são só os fanboys? Então você já está pedendo a pretensa parcialidade que quer demonstrar.

Flanker

Perdendo*
imparcialidade*

Renato Carvalho

Notei sobriedade nos chineses, fossem os russos estaríamos lendo sputinices tresloucadas. ..

Jeff

Bosco,
a notícia saiu agora no jornal nacional e quem falou foi o Bonner, então é verdade.
.
Brincadeiras a parte, parabéns aos chineses. Mesmo 70 anos depois dos russos e americanos, ainda assim é um grande feito.
Requer muita tecnologia envolvida em comunicação, telemetria, foguetes, etc.

Jr

Melhor vídeo explicando o pouso, explica até pq da cor avermelhada dessa foto

https://www.youtube.com/watch?v=FzucYxcnKnY

Tadeu Mendes

Comunicação, Telemetria, Telecomando e Navegação em um mesmo pacote. Se a China conseguiu essa façanha é porque já estão em outro patamar.

Como não temos acesso, e nem conhecimento sôbre as capacidades científicas e tecnológicas dêles, para mim fica a dúvida se o evento é um fato, ou se é propaganda megalomaníaca.

Ricardo Bigliazzi

É fato, a NASA já parabenizou os Chineses. Nós aqui em Terras Brasilis é que ficamos a divagar entre os super poderes da cor Azul e Vermelha.

Tanto Americanos e Chineses estão a “cagar e andar” para o resto do mundo e o que mais vejo é um bando de idiotas defendendo as cores dos outros, como se fossem “Reis da Verdade”.

Cabeça Fraca

“China faz primeiro pouso na face oculta da Lua”

Aceita que dói menos Pursuit(x3) :

https://www.youtube.com/watch?v=EEVlafWZwak

E vão se acostumando com este tipo de noticia… 😉 😀

Baschera

A pergunta é: depois de tantas outras sondas orbitais, de solo, seis pousos de humanos … projeto Clementine…. e até uma micro sonda orbital brasileira que deve orbitar a Lua em 2020…
Afinal, procuram o quê na Lua ???
Porquê não falam a verdade ??

Sds.

Tadeu Mendes

Bascbera,

Os russos começaram a pousar sondas em Venus desde 1967.

A NASA já vem explorando Marte desde os anos 70.

A Lua está alí na esquina, e ainda serve muito bem como objetivo de propaganda para as nações que queiram exibir status tecnológico.

Eu até que gostaria que encontrassem ruínas e relíquias arqueológicas de civilizações alienígenas. Mas por enquanto a Lua só serve como vitrine para os iniciantes.

Baschera

Tadeu,
Um simples…dentre os centenas que tenho e analiso:

https://youtu.be/lVyaWOlnuo0

Sds.

Claudiney

Também é uma maneira mais barata de testar conceitos e equipamentos antes de enviá-los para Marte. A China pretende usar basicamente o mesmo veículo em Marte.

Ricardo Bigliazzi

Não é vitrine. Existe uma série de atividades cientificas que podem ser feitas do lado oculto da Lua (dizem que as emissões de radio e eletromagnéticas da Terra interfeririam muito menos no lado oculto da Lua em aparelhos de pesquisa do que em qualquer outro lugar de nossa órbita, a Lua por si só seria um local bastante interessante como base de lançamento de sondas e até naves para outras partes de nosso sistema solar. Os próprios chineses estão a fazer experiencias de cultivo de alimentos no ambiente de baixa gravidade com esta sonda que pousou por lá. O que… Read more »

Jeff

Não é questão de procurar nada, se você quer projetar e testar equipamentos, software e pessoal técnico para ir a Marte por exemplo, nada mais correto que testar na lua antes…
.
Haaaaaan, mas isso os russos e americanos já fizeram 70 anos antes… Pois é, e quais países hoje, com toda a evolução que houve de lá pra cá, conseguem fazer?

Conan

Você quer a verdade? Minerais, hélio 3, combustível perfeito para reatores a fusão, com um sexto da gravidade é perfeito como trampolim para naves exploratórias do sistema solar ainda mais se for confirmada a existência de água congelada nas profundas crateras do Polo Sul, combustível (hidrogênio, oxigênio). O lado “escuro” seria perfeito para montar bases cientificas, telescópios e radiotelescópios que não sofreriam nenhuma interferência da Terra haja visto que possuiriam a própria Lua como escudo, essas seriam apenas algumas das vantagens de se ter bases permanentes na Lua e quem sabe, para não te deixar triste ate acabem achando um… Read more »

Rommelqe

Pô, voces todos estão de má vontade: o Chang’e 3 lançou uma pecinha sim. Chama-se Rover…..

Brincadeiras à parte, os chineses merecem ser parabenizados sim!

Dicas : https://celestiaproject.net
http://www.stellarium.org

Rommelqe

Os chineses estao de parabéns!
Dica: vejam celestialproject.net e stelarium.org

Rommelqe

stellarium.org

Gustavo

por isso a unica “pecinha que solta” é o cérebro de quem fala isso…

andrepoa2002

Noticias do espaço sempre me agradam. É o tipo de corrida tecnológica positiva. Outra sugestão que eu tinha dado era sobre o feito da Virgin mês passado.

https://youtu.be/K2kf1I8yx_4

Conan

O lado escuro da Lua não tem nada de escuro, acho que a conotação certa seria “lado não visível da Lua”, melhor avisar o pessoal do Pink Floyd.

Felipe Morais

Falemos o que quisermos da China. Mas a ambição chinesa é admirável.

Filipe Prestes

Boa p*%%a, eu já estive no vazio de Bootes e voltei e esses xing ling aí tirando onda! Brincadeiras a parte, é um feito louvável e a comunidade científica agradece.

Tadeu Mendes

Cárcara,

Desculpe. Cometi um êrro de interpretação sôbre o Tidal Locking da Lua.

Você está correto com respeito a rotação da Lua. É a rotação quase que sincronizada entre a Lua e a Terra é que criam a ilusão de que a Lua não gira me seu próprio eixo.

carcara_br

Isso ai Tadeu, vlw! estamos todos sujeitos a erros, vida que segue!

ciceropavei

Parabéns Chinoquinha por esse feito grandioso se for verdade

Billy

A New Horizont, com sua propulsão iônica, está em Última Thule, no Cinturão de kuiper.

Zé

A Dawn, que visitou Ceres, é que tem propulsão iônica.

Coutinho

Interessante o simbolo da Administração Espacial Nacional Chinesa. É uma mistura da insignia da Frota Estelar vista em Star Trek The Next Generation e o símbolo da Federação Unidas de Planetas (tambem de Star Trek).