A2AD da Rússia

Capacidades A2/AD da Rússia. Clique no mapa para ampliar

Mapa interessante do mais recente relatório CSBA – Center for Strategic and Budgetary Assessments de Washington-DC, mostrando as capacidades de contra-intervenção da Rússia (A2AD – Anti Access/Area Denial).

Ele abrange os estados da linha de frente leste da OTAN e se estende até a Europa central, permitindo que as forças russas degradem significativamente uma potencial resposta da OTAN.

Observar ampliando o mapa o alcance dos radares OTH da Rússia, o alcance dos caças Su-35 e dos sistemas de defesa aérea S-300/S-400/S-500.

A forte capacidade A2AD da Rússia é um dos argumentos dos defensores do caça F-35, que seria, graças à sua furtividade, o único capaz de penetrar as defesas russas relativamente incólume.

Sistema de defesa aérea S-300, conhecido como SA-10 Grumble pela OTAN
Sistema de defesa aérea S-300, conhecido como SA-10 Grumble pela OTAN

Subscribe
Notify of
guest

88 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carcara_br

Acho que o F-35 teria melhores chances, daí a dizer que “capaz de penetrar as defesas russas relativamente incólume.” vai uma distância enorme.
Além dos OTH provavelmente capazes de detectá-los a uma distância semelhante a qualquer outro caças, os S-400/300 também conseguiriam saber sua posição, então não é tão fácil mesmo, além disto a análise não deixa de fora os meios ofensivos russos, sendo bastante plausível que estes também consigam realizar ataques devastadores…

RicardoNB

Nem todo radar pode apresentar uma solução de tiro, caças stealths táticas não visam serem indetectáveis a qualquer banda, visa apenas as bandas diretoras de tiro. Stealth vs IADS é uma questão de quem vai cumprir a missão com taxas de atrito aceitável. Considerando um batalhão típico do S-400, enquanto dois S-400 podem criar uma zona de engajamento de mísseis com 390.000km² contra caças legados, contra o F-35 essa zona cai para até 3.900km², ou seja, agora 100 baterias S-400 são necessárias para cobrir a mesma área. Os russos podem introduzir radares de baixa frequência na rede, mas esses radares,… Read more »

carcara_br

A resolução, se me lembro bem é de 200m a 300km de distância. A taxa de atualização não é lá essas coisas, mas o russos juram que conseguem atacar com mísseis de radar ativo/IR em trajetória parabólica, ou ainda com mísseis com radar semiativo mandados feitos cachorro louco (procurando um retorno viável).

carcara_br

E tomando como verdade a premissa, em relação sua conta, eu como sou muito chato, fiz a seguinte conta, dado: F-35 RCS 0,001 m² caça comum 1 m² Logo a relação entra a área será dada por (350*(0,001^0,25))^2)/(350^2) = 0,315227 ou seja seriam necessários aproximadamente 32 sistemas para cobrir a área equivalente… Agora se for considerado um RCS de 0,0001 m² (normalmente atribuído a um angulo muito específico do F-22), ai sim teríamos uma proporção exata de 100 sistemas para equivaler. Só pra fica ainda mais claro. Não acho que o alcance efetivo do S-400 seja de 400 km nem… Read more »

carcara_br

0,0315227*

Maloke

Este RCS de 0,001 m² que vc utilizou no calculo é apenas para uma banda específica e apenas se estiver perfeitamente de frente para o caço, ou seja, mesmo que o caça esteja viajando na direção do radar, a diferença de altura entre o radar no solo e o caça já terá um RCS bem maior pois esta iluminando a “barriga” do caça. Na prática esse valor não é alcançado e essas redes russas possuem rastreadores que compartilham dados e scaneam de várias direções simultaneamente.

carcara_br

sim… é um valor puramente teórico, praticamente sem efeito prático, ele seria o valor, por exemplo de um caça no limite do horizonte radar se aproximando frontalmente em qualquer altitude…
Pra missão de adentrar uma rede de defesa, ou seja, atacar o coração do inimigo é bem mais útil o valor de RCS médio…

JPC3

A barriga do caça será iluminada em alto ângulo, não vai refletir diretamente para o Radar.

Marcelo Zhanshi

Penso que uma vez que se saiba a posição aproximada do F-35 pelo OTH os russos colocariam seus Su 57 no ar.

Na prática, pensou eu, considerando que ambos são furtivos (e que a furtividade de ambos funcione), haveria um dogfifht à moda antiga (I e II GM), usando apenas a identificação visual, a habilidade do piloto em manobrar e sua mira de tiro com seus canhões de 25mm e 30 mm.

Isso na base do achismo puro.

Augusto L

O F-35 é mais furtivo que o F-22 nas bandas acima de UHF e VHF.
Segundo radares OTH são fixos, ou seja, alvos fáceis.
Serão destruídos no início das hostilidades.
Sem contar que sua precisão é menor até que a dos de baixa frequência.

Jack

Os Radares OTH são muito importantes acho difícil alguma coisa acertar eles, afinal, Os S-300, S-400, e S-500 estaram os protegendo.

Rodrigo M

Augusto, Veja no mapa acima aonde estão os radares OTH russos, transmissor e receptor, separados entre eles por talvez centenas de kms e ambos bem distantes da fronteira. Então a coisa não é tão simplista assim. Lembrando também que o mapa mostra apenas um, a Rússia tem vários deles espalhados pelo gigantesco território. USA e alguns outros países também. Isso não é coisa nova não, vem desde a época da guerra fria, para detecção de mísseis intercontinentais, bombardeiros, etc.. Não que esses radares OTH sejam decisivos em uma hipotética guerra (eu acredito que não) tanto que hoje, vários já foram… Read more »

Augusto L

Ataques de saturação.
Como eu disse são posições fixa, que pela própria natureza do sistema, não tem abrigos artificiais para protegê-lo como bunker.
Mísseis de cruzeiro dão conta do recado.
E como esses radares OTH são estruturas enormes e caras não há muito deles.

André

12 su57 + 70 su35 não dão nem conta da força aérea japonesa. Os russos só têm chances se os s400 foram realmente capazes de os defender contra a força aérea da Otan, se não, melhor eles pedirem ajuda aos chineses.

Felipe

Nossa, só esqueceu de considerar 303 SU-30/27, 120 MiG-29SMT, 135 MiG-31 e aviões radar A50 que estão em operação, segundo wikipedia. Também até 2020 serão 98 SU-35… sem contar os Su-33 e MiG-29 da marinha

Bruno w Basillio

Já receberam neste mês o100° Su35, não sei se estão todos operacionais, e não a 12 Su 57 operacionais , mais segundo a imprensa 12 a 13 protótipos…

André

100 f35, 100f2, 200 f15, dão conta fácil, ainda mais prq a maioria dos miga 29 não estão uppados para a versão smt. Incrível que até 2020 a Rússia terá quase a mesma quantidade de seu melhor avião quarta geração que o Japão terá de avião de quinta…

Sobre os 12 su57, esse foi o incrível pedido inicial….

Antunes 1980

Recentemente, a OTAN anunciou planos para tomar medidas visando aumentar suas capacidades militares em caso de uma guerra hipotética com Moscou. Este relatório sem pé nem cabeça, evidencia isso.
Tais declarações têm apenas dois objetivos:
A) O primeiro é dar um sinal a todo o mundo que a Rússia é agressiva e pode iniciar uma guerra real na Europa. A escalada do medo”.
B) O segundo objetivo, é mostrar aos europeus que eles estão desprotegidos perante um “agressor potencial” e dizer que é necessário pagar pela “segurança”.

Doug385

Claro que é necessário “pagar pela segurança”. Os europeus tem que cumprir o seu papel na defesa do continente. 2% do PIB é o minimo que eles podem fazer. Certo estava Trump: enquanto os americanos gastam bilhões por ano com Lakenheath, Spangdahlem e Ramstein, os alemães fecham contratos bilionários com os russos.

ScudB

Amigo Doug385!
Não vai na onda das Thrumpisses peladas.
Os EUA estão importando da Russia praticamente a mesma quantia dos bens que Alemanha compra (acima de 12 Bi por ano) e fazem negócios com Putin na maior surdina possível mas nos volumes bem altos (veja o caso do gás GLP da Yamal). So de armamento , explosivos e munições EUA compram mais de 15 Mi da Russia anualmente.
Devo concordar com Antunes (coisa rara , kkk) e se trata de choro para mamar ou famoso BOOO para assustar.
Um grande abraço!

Vinicius

Essa foi na guéla!!

ScudB

Errata..Leia-se : so de armamento , explosivos e munições EUA compram mais de 150 Mi da Russia anualmente.
Esse negocio de digitar no smartphone é tosco :).

Fabio Araujo

O F35 para atuar de forma furtiva não leva armamentos externos correto? Assim diminui a sua carga útil!

Ricardo Bigliazzi

Alguém me explica a necessidade da Otan atacar a Russia?

Walfrido Strobel

Criar uma guerra para vender armas.

Lucas

O motivo de toda guerra nao eh vender arma, Nao o motivo principal.
O motivo eh GERAR DIVIDA com os bancos. Eu explico:

1.Os Bancos patrocinam os polticos
2. Os politcos/governo criam os motivos falsos para se criar uma guerra.
3. O politicos/governo pegam BILHOES de dollares COM OS BANCOS para executar-la
4. As forcas armadas gastam todo o dinhero jogando bombas
5. O POVO PAGA OS JUROS E A DIVIDA COM OS BANCOS nos proximos 100 anos.

No fim eh um esquema simples de transferencia de riqueza de quem produz pra quem expecula… e SOH ISSO, MAIS NADA!

WVJ

Caramba hein, que mundo cruel.
De fato, os grandes capitalistas correm poucos riscos.

Francisco Almeida

movies : All Wars Are Bankers’ Wars
Written and spoken by Michael Rivero.
https://www.youtube.com/watch?v=5hfEBupAeo4

Vinicius

Essa tal de “guerra fantasma” contra a URSS/Rússia ja perdura 63 anos. Se Israel não respeita a soberania síria porquê a OTAN iria aceitar à da Rússia?

Antoniokings

Guerra atualmente, guerra mesmo, é aquela que vai corroendo o País por dentro.
Não haverá explosões ou tiros.
E nessa guerra, os EUA estão perdendo feio.

Fabio Araujo

Não creio que nem a OTAN esteja pensando em atacar a Rússia e nem a Rússia pense em atacar a OTAN, mas tanto um como o outro tem seus planos de ataque e defesa que são constantemente revisados para o caso de algum confronto entre eles!

100nick-Elã

Esse relatório diz também que se as atuais estratégias naval e de defesa marítima não forem transformadas, a frota estadunidense não seria capaz de obter vantagem em uma batalha contra navios militares chineses ou russos.

Para quem quiser ver o relatório completo: https://csbaonline.org/uploads/documents/CVW_Report_Web_1.pdf

São 170 páginas e em inglês.

Vicente Paranhos

Deatruir a europa para que os US possam lucrar com o financiamento da reconstrução e com a exclusividade perante os mercados consumidores internacionais nos segmentos industriais concorrentes europeus que serão destruídos.

Bruno w Basillio

Se não existir esta “possibilidade” não se vende armamento e não ganha $$$, já pensou quanto faturaram as grandes corporações que fabrica equipamentos de defesa ,depois que Putin chegou ao poder na Rússia ? Quanto mais se coloca medo, mais a população acredita e aceita que é justo gastar com defesa …

Antoniokings

Só que para comprar armas é necessário dinheiro.
E como os EUA, nos últimos, não tem suficiente caixa para isso estão se endividando muito além do razoável. A conta certamente vai chegar.

J.Leo

A divida americana esbarrou em 104% de seu PIB = 17,3 trilhões de dólares, é praticamente impagável. Brasil é o 4º maior credor com 380 bilhões.

Antoniokings

Só atualizando seus dados.
A dívida externa americana chegou a US 21 trilhões em 2017.
Espera-se que cresça a US$ 1 trilhão por ano.
E pode ser pior, visto que o ano fiscal deles começou com um déficit estrondoso de US 100 bilhões em outubro

Francisco Almeida

ADITIVO : estes números exibem apenas a balança comercial , a relação com outras nações ; mas nisso eles NÃO contabilizam o orçamento doméstico , cujo gasto supera a arrecadação em tenebrosos 38% , ou seja , já virou uma bola-de-neve rolando ladeira abaixo !!! (vide video abaixo linked) Estes 38% de forma fantasmagórica são “cobertos” com dinheiro eletrônico gerado do nada , pagando aos credores , o que gera inflação – ora manipulada e depreciada por maquilagem.
https://www.youtube.com/watch?v=EW5IdwltaAc

Luiz Trindade

Pow… O que queriam a OTAN? Os caras vem agressivamente aumentando o cerco à Rússia mesmo depois da queda da URSS. Queriam que eles cruzasse os braços e dissessem: Que isso?!? Eles não são loucos de nos atacar e neutralizar nosso poderio de dissuasão nuclear! Eles demoraram foi muito em dar uma resposta adequada e caldo vai engrossar mais um pouco com a Polônia comprando aviões norte-americanos. O próximo chute no saco do Putin vai ser quando a OTAN comandando pelo Trump enviar armamentos norte-americanos para Ucrânia. Ae é que vamos ver declarado aberta as hostilidades do mesmo jeito que… Read more »

Cavalo-do-Cão

“Esta história de avião Stealth é uma lenda. Nenhuma força área do mundo ainda foi capaz de justificar de maneira racional a necessidade da aquisição em grande escala destas aeronaves. De duas uma, ou são caríssimas de se operar e de se manter ou no fundo, ainda não são tão relevantes assim; no cenário atual.” Ocidental Sincero O aumento da capacidade computacional…sensores avançados e desenvolvimento de métodos de detecção de aeronaves estão degradando os benefícios da furtividade…os Russos já possuem um novo sistema de radar anti furtividade altamente móvel..sua peça central é uma grande antena de 100 pés AESA VHF… Read more »

JPC3

Dizer que o F-35 é lixo sem ter a mínima compreensão é complicado. Mudam o nick name mas continuam dizendo as mesma bobagens.

JPC3

Como pode ficar anos despejando tanta informação errada na internet? Depois de conversas com bons comentaristas como o RR, entre outros, continua com a mesma argumentação cheia de erros.

Pior é que nem adianta explicar, vai continuar errando de propósito.

_RR_

A banda X é necessariamente a banda dos radares dos caças russos… O F-35 em si não tem um sistema dedicado a jammer; por desnecessário, visto haver o APG-81… Trata-se de uma capacidade única, e que somente seria usada em último caso, visto que sempre se prevê utilizar os préstimos de aeronaves especializadas em conjunto com a furtividade do F-35. E assim o é pelo simples fato de que qualquer emissão partindo do F-35 poderia compromete-lo. Observe também que nenhum F-35 irá sobrevoar sítios AA, lançando suas armas sempre de distância segura, no extremo da NEZ dos mísseis mais performantes…… Read more »

Gabriel

Sério, é muito divertido ler alguns comentários.

Existem 2 ou 3 “canhotos” que comentam aqui, que são mais ceguetas que minha bisavó.

Todos os dias são “pérolas” que me provocam risadas contínuas, melhor que filme de comédia.

Por favor “100nick” e “antonio” não parem! continuem! mesmo que parem de receber salário para escrever besteiras em sites e blogs.

Vocês proporcionam divertimento diário gratuito.

Parabéns!

Kkkkkkkkkkk

Antoniokings

Isso! Dê umas boas risadas enquanto acompanha suas ações na Bolsa de Nova York.
Olha. Não compra Apple não, que está caindo muito e as perspectivas não são boas.
Fica a dica.

Gabriel

Devo investir na Bolsa de Moscou?

Que ações me indica?

da Russian Aircraft Corporation MiG?

hauahuahuahauhauahuahuahauhau

Antoniokings

Não. Essas não estão abertas ao público.
Continue com as da Apple.
Está dando o maior lucro
hehehe

F16 nutela

O raio de combate de um F35C é de 1100 Km e de um F22 é de 750km, penso que a Russia destruiria todas as bases aéreas num raio de pelo menos 2500km num primeiro ataque, pode fazer isso com relativa facilidade. O F35B tem raio de combate de mais ou menos 800km , ninguém seria louco de estacionar um porta aviões a 800 km das fronteiras da Rússia. Portanto, esse debate, para ser frutífero, teria que resolver primeiro essa questão. E não me venham falar de pistas improvisadas, porque um ataque contra a Rússia teria que envolver uma grande… Read more »

JPC3

A vulnerabilidade contra mísseis de cruzeiro é grande, mas muito caças, principalmente os que possuem radares AESA são capazes de intercepta-los. O f-14 dos anos 70 já interceptava esse tipo de míssil há mais de 30 atrás. Não é tão fácil assim, ainda mais com a participação de aeronaves AWACS.

Augusto L

O uso da dispersão não inviabilizam o conceito de pacote.
Inclusive a Rússia utiliza esse método, ou seja, o que você falou deveria valer pra eles tbm.

XFF

A OTAN em si é pra fazer números, pois os únicos exércitos capazes de projetar forças fora de seus territórios é a França e Inglaterra, o resto são pequenos países sem doutrina militar. Mesmo assim, juntando Inglaterra e França não fazem não fazem cócegas na Rússia num eventual combate. Para a coisa ficar séria, os Estados Unidos tem que entrar, mesmo assim, não há garantia de vitória, pois será destruição mutua.
Nas primeiras horas a Europa ficará sem gás e petróleo, dias seguintes serão piores.

Antoniokings

Perfeito.
Sem contar que, certamente, a China ficará ao lado da Rússia.
Aí, já era.

JPC3

Você sabe que a China fica em outro continente e não tem alcance para fazer uma guerra na Europa, não sabe?

Antoniokings

Inocente!

JPC3

Qual a sua garantia de que a China vai entrar na terceira guerra mundial para ajudar a Rússia?

Apenas sonhos.

Antoniokings

Bom. Se será a Terceira Guerra Mundial ela será mundial. né?
A não ser que vc esteja insinuando que a China seria contra a Rússia.
Aí, eu repito: Inocente!

JPC3

E pelo fato de ser a terceira guerra mundial a china tem se meter só para participar???

Que argumento nada a ver. Se os interesses dela não estiverem em jogo por que ela vai atacar os próprios clientes que sustentam a economia dela?

Sem Europa e Estados unidos a china não existe.

Nem pensa antes de escrever?

Guerra não é video game.

JPC3

Acho que você está confundindo terceira guerra mundial com copa do mundo.

São coisas diferentes.

Antoniokings

E vc está pensando em clientes e mercados durante uma guerra mundia?
Ou seja, vc quer ver a China embarcando iPhones para os EUA em plena guerra?
Em uma guerra dessas, tudo vai se desestruturar e as primeiras coisas serão os mercados e as economias.
Fala sério!

JPC3

Não, estou falando que ninguém vai entrar em uma guerra nuclear apenas por amizade.

Comece achar fundamentos para os seus argumentos, todo mundo mundo já está cansado dessas divagações sobre o futuro que você não pode provar.

Quem sabe você volta daqui a 20 anos com algum “fato real” que possa ser debatido.

Não é com torcida que se discute assuntos militares.

JPC3

Se não sabe nada sobre o assunto da matéria, que é defesa aérea e caças, então não se manifeste. Aproveite a oportunidade de aprender com os outros.

Pedro

Discordo. O único exercito realmente em prontidão e que se prepara para tal é a Polonia. Alemanha, França e Reino Unido hj são meras sombras do que foram no passado, tanto que a Alemanha esta com seu exercito e FA sucateado, o Reino Unido não tem recursos nem para colocar navios em mar aberto, e a França, bom essa sabe-se lá se daqui a 10 anos irá ainda existir, pois o país esta em convulsão interna. Demais membros, há aqueles que não estão muito preocupados com isso, tipo Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Bélgica, Holanda, bem como aqueles que no primeiro… Read more »

JPC3

Comparar uma guerra na Europa com Crimeia e Donbass e forçar demais..
A Rússia nem entrou abertamente em donbass, e na Crimeia pegou os ucranianos de surpresa

Além disso as forças alemãs estão com baixo nível de prontidão, nada a ver com estarem sucateadas.

Também tem que contar que metade das forças russas ainda não foi modernizada, a situação é muito diferente do que a mídia deles mostra.

_RR_

“…pequenos países sem doutrina militar…” Como assim…? Os exércitos de Polônia, Hungria, Romênia, Rep. Tcheca e Itália são realmente menos expressivos, mas nem por isso menos competentes. Some aí umas série de povos que não querem ver russos pintados nem de ouro, e só se chega numa conclusão: não sobraria exército russo pra cantar vitória… Aliás, não custa lembrar que os russos já pleitearam dominar a Europa no passado, parando diante de um punhado de poloneses determinados ( Guerra russo-polaca de 1920 ). Também não se esqueça: não tem mais Pacto de Varsóvia. E se antes os russos estavam as… Read more »

Bruno w Basillio

Os Eua ja exportam petróleo … Gás GNL dos EUA não podem abastecer a Europa ainda a grandes quantidades( compram gás Russo também) ,pois não tem terminais de desembarque suficientes nos seus portos ,nem os EUA tem estes terminais ainda , e o dia que tiverem cogita que preço sera 25% superior ao gás Russo que é vendido através de gasoduto…. Hungria ,Republica Tcheca, Alemanha ,Itália, Áustria ,Bulgária etc…Dificilmente colocariam seus exércitos contra os Russos , basta fazer uma visita nestes paises e perguntar a população o que eles acham dos Russos , não são anti Russos.. Nos últimos 10… Read more »

Celso

A Europa ficar sem gas ou petroleo ?? como assim ?? explique melhor seu ponto de vista. Sera que o oriente medio a curtissimo prazo deixaria de ser fornecdora dessa energia ?? afinal, estude com mais atencao o mapa da energia hoje no mundo e quem pode ou poderia suprir a Europa que tem inumeras fontes. Nem comente sobre a logistica para isso, tudo ja foi ou e pensado para essas eventualidades. Quanto a Russia……..e bem mais facil quebrar a espinha deles do que voce imagina. Sds

Bruno w Basillio

“Quanto a Russia……..e bem mais facil quebrar a espinha deles do que voce imagina.” Quantos anos o Ocidente vem tentando “quebrar a espinha ” da Rússia ? 100 ,150 anos ou mais …acho que VC está enganado… Outra, para fornecer a “Curtíssimo”prazo Gás do Oriente médio para a Europa ,VC precisa ter infraestrutura… Pelo que sei a Europa não tem nem terminais suficientes em seus portos e muito menos Gasodutos ligando aos fornecedores Árabes, cogita se que em 2022 ela terá terminais para suprir 60% de sua necessidade , mas como disse gás transportado em navios tanques sai mais caro… Read more »

Agnelo

Não entendi.
Espanha, Itália e Alemanha não tem doutrina militar?
Interessante…

Bispo

Quando será que os vermelhos irão liberar o S-500 ?

strana

A Rússia é mesmo impressionante. Só fabrica caças que mal conseguem sair do chão ( suspeito que um único F16 seja capaz de abater simultaneamente cerca de 70 Su 30 e um F 35 certamente acaba com todos os 100 Su 35 ) , seu principal bombardeiro é , segundo um embaixador americano, uma “peça de museu “, seus submarinos fazem mais barulho do que qualquer outro, sua economia está em frangalhos. Contudo, a Rússia é uma verdadeira obsessão para uma organização poderosa com inúmeros países mais capazes tecnológica e economicamente. A Rússia é mesmo um grande mistério envolto em… Read more »

Antunes 1980

Acho que você está exagerando, mas que há algo de misterioso nesta russofobia mundo afora, isto eu concordo. Sobre a questão apresentada no relatório, hoje mesmo os Estados Unidos são incapazes de atacar a Rússia sem sofrer algum tipo de relatalicão mais severo, como receber uma meia dúzia de ogivas nucleares bem no meio de suas testas. Já a linha de defesa do Urso, esta hoje: é intransponível para qualquer país da OTAN, devido principalmente a qualidade dos S-300/400 e também a uma linha de caças da família Sukhoi 27/30/35, que dariam um trabalho danado para os EuroFighter e também… Read more »

100nick-Elã

Um único F16 abate 70 Su 30?

Um único F35 abate 100 Su 35?

Caramba. Que goleada.

Maurício.

Aquele embaixador americano entende tanto de aviação quanto aquele suposto inglês que falou que o F-35 tinha o RCS de um Boeing 747.
O primeiro vôo do Tu-160 foi em 81, se ele é sucata, o que falar do B-1, F-15 e F-16, tudo do início da década de 70, o B-52 e o Tu-95 segundo esse embaixador devem ser do tempo dos dinossauros, já que são do início da década de 50!

Pedro

Diferentemente da China, a Russia depende bem menos do Ocidente em seu comercio e na sua economia e por isso qualquer tipo de ação não militar contra ela é mais limitada, assim como sua posição hoje perante seus interesses esta proximo as suas fronteiras, onde ela pode usar de forma rapida e ordenada seu principal meio de projeção de força que é seu exercito! Sem falar que grande parte do gás que abastece as industrias e lares da Europa vem da Russia. O mesmo é economicamente quase um monopolio e não há em um curto ou medio prazo substituto perfeito… Read more »

Humberto

Não sei Pedro, Não é bem assim, a Russia depende sim da exportação de Hidrocarbonetos, inclusive entrou em uma baita recessão em 2015 por causa da queda de preços do petróleo além da sanções econômicas. Quanto ao gás, uma coisa que muita gente ignora é que é uma dependência dos dois lados, se a Russia apertar demais, o outro lado procura outro vendedor, pode ficar mais caro, mas se for mais seguro, paga-se o preço (pois eles tem dinheiro), ai a Russia perde uma bela parte da sua receita. Se a Europa, começar com mais afinco outro fornecedor, a Russia… Read more »

Antoniokings

Humberto.
A Rússia está desenvolvendo novos gasoduto para fornecer seu produto à Europa.
O Turkish Stream que já entrou em operação esse mês e o Nord Stream em fase final de construção.
Com isso, está dando um drible na Ucrânia que está desesperada por causa da queda de receita de seu gasoduto. Daí o seu chororô com a Rússia.
Mas, a vida é assim.

Pedro

Humberto, existe sim outros fornecedores, mas nenhum deles é competitivo. Trazer gás e petroleo via mar sempre será muito mais caro do que importa-lo por dutos. Trump até “trucou” com a Europa sobre isso, onde os EUA poderiam suprir parte dessa demanda mas a um custo que iria pressionar muito as já pressionadas economias europeias. Sempre houve uma controvérsia que a guerra civil Siria tenha sido causada por uma proposta dos Emirados Arabes e Arabia Saudita para construir um gasoduto e oleoduto do golfo persico, passando pela Jordania, Siria, Turquia e entrando pelos Balças na Europa. Não é a toa… Read more »

Mauro Oliveira

Guerra fria 2.0

Ninguém pretende atacar a Rússia, nem a Rússia pretende atacar a OTAN

É como aquela gostosa que vive te dando moral mas quando vc parte pra cima ela foge: Ela só quer mostrar que pode te pegar quando ela quiser

Ostentação de força é o jogo, quem enfiar o rabo entre as pernas primeiro, perde

João Adaime

Numa economia global interdependente a única arma eficaz é a propaganda. E dá-lhe terrorismo midiático.
Já disse aqui e vou repetir. Faz-se necessário nova conferência de Yalta, reunindo China, EUA e Rússia. Com a China substituindo a Grã Bretanha. Daí poderemos ter paz até o surgimento de nova potência.

Bille
João Adaime

Gozação. Piada. Falta do que fazer. Não aconteceu nada disso.

Rinaldo Nery

Essa fake news viralizou e tá rodando o mundo. Bille, você é da FAB? Ouviu isso de alguém? Tem algum amigo no COMAE?

Felipe

KKK o texto fala que os EUA enviaram a 4ª frota para o Brasil para expulsar os aviões russos…q ridículo. Os navios viajam a velocidade do som também…

Delfim

Por isso perguntamos se procede. Amigos só aqui.

Rinaldo Nery

Não procede.

Delfim

Tks.

Gallina

Bille 17 de dezembro de 2018 at 12:05 Bille, a menção a 4ª Frota é, no mínimo, estranha… Quanto ao ponto central, chegou a haver invasão do espaço aéreo ? Não sei. De qualquer modo, não há como não relacionar os seguintes fatos: declarações duras do Mourão e do entorno do nosso futuro Presidente; angústia, por assim dizer, de Maduro, quem fez na sequência uma visita a Russia de Putin; e a revoada das lindas garças russas até nosso vizinho socialista. Nosso F-5zinho poderia interceptar ? Talvez. Poderia acompanhar um contato daqueles, potencialmente alto e rápido ? Acho que não.… Read more »

Pedro Rios

Senhores, essa é minha primeira participação. Vocês tem muito conhecimento técnico, coisa que não tenho. Mas o assunto empolga. A Alemanha foi a maior ‘ responsavel’ pelas duas grandes guerras do século passado. O Japão fez o que todos sabem. Mas o grande vilão da atualidade é a Rússia, que ultimamente tentou invadir o Afeganistão e tomou uma surra. Hoje está na Síria. Não vejo motivos para essa preocupação, mas como já disseram essa corrida armamentista é interessante para a indústria bélica. Penso que a Rússia como qualquer outro país quer aumentar sua participação no comércio mundial, mas é considerada… Read more »