MiG-29 da Polônia

MiG-29 da Polônia

A Polônia deve acelerar a substituição dos caças RAC MiG-29 e da aeronave de ataque Sukhoi Su-22 da Força Aérea, seguindo as instruções do ministro da Defesa do país.

Mariusz Błaszczak, ministro da Defesa Nacional, declarou repetidamente seu objetivo de remover aeronaves da era soviética do inventário de Varsóvia.

Mas agora Błaszczak instruiu o chefe do estado-maior geral das forças armadas polonesas a acelerar a implementação do programa de substituição de acordo com o requisito Harpia.

A Polônia está buscando aeronaves que possam desempenhar várias funções de combate, incluindo certas operações marítimas e missões de guerra eletrônica.

Segundo o vice-ministro da Defesa, Wojciech Skurkiewicz, “o fim da fase analítica e conceitual do programa Harpia está previsto para o final de fevereiro de 2019. As entregas de novas aeronaves devem começar em 2024.”

Os fundos para a aquisição foram alocados através do plano de modernização militar da Polônia para 2018-2022.

Até que a Polônia ofereça requisitos mais precisos, alguns fabricantes continuarão incertos com qual aeronave responder, se é que precisam. Atualmente, a Boeing pode propor o F-15 ou o F/A-18E/F; a Leonardo, em nome do consórcio Eurofighter, oferecerá o Typhoon; a Lockheed Martin pode lançar o F-16 – seja exemplares atualizados ou aeronaves de nova construção – ou o F-35, enquanto a Saab poderia responder com o Gripen E.

No final de setembro, os Su-22 da Polônia retornaram às operações de vôo, seguidos pelos MiG-29 no início de novembro, após a implementação de boletins de serviço nos motores Klimov RD-33 da aeronave e nos assentos ejetáveis ​​K-36DM.

No entanto, as investigações continuam no acidente fatal de um MiG-29 em julho.

Su-22 da Polônia
Su-22 da Polônia

FONTE: FlightGlobal

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Com certeza vão de aviões Americanos, não tem nenhuma duvida disso.

Carlos Alberto Soares

F 16.

carcara_br

Se fossem de F-35 colocariam uma baita pressão na Rússia, além de agradar bastante o governo trump.

Renato H M Oliveira

O duro é que eles precisam de aviões ‘para ontem’ e as entregas de F-35 estão sendo lentas.

FLAVIO

Um caça que custa pelo menos o dobro do concorrente, manutenção elevada e para poupar não foi aprovado para teste de combate… Não creio que o F-35 seja opção para ninguém neste momento. Até o JF-17 paquistanês parece ser melhor opção, pelo custo reduzido.

Antunes 1980

Um país com uma economia mediana, com gastos muito bem controlados e buscando um vetor realmente novo e com capacidade tecnológica eficaz, a resposta deveria ser com absoluta certeza o Gripen E !

Sidy

Fiquei pensando nisto… F-15, Typhoon, F-35…. será que eles tem bala na agulha para tanto?

Acho que ficará entre o F-16 e o Gripen, no final das contas.

Rustam Bogaudinov

Sidy 16 de dezembro de 2018 at 16:30

Acho que ficará entre o F-16 e o Gripen, no final das contas.
———-

They already have F-16 block 52 – 36 units! Learn stuff

Sidy

Wait and see….

Corcel

O desenvolvimento do Gripen está mais lento que o caça de “quinta”geração da Rússia.
Bem provável que seja F-16.

André Gomide

Corcel 17 de dezembro de 2018 at 14:43

De onde vc tirou essa informação??? Vai no campo de busca e dá uma olhada nas matérias aqui no Aero. Assim vc saberá que está dentro do cronograma o desenvolvimento.

Heli Queiroz

Venda estrategica-politica, com certeza subsidiada pelo tio Sam. Vai dar F16 na cabeça, decisao mais acertada, padroniza e economiza.

João Carlos

Mais um que vai de F-16… Eles são burrinhos, deveriam escolher o Gripen que é muito melhor…
Ops… Sarcasm mode off

João Carlos

Tava demorando alguém falar do Gripen …

rdx

Eles já possuem F-16, logo…

Nilton L Junior

Vamos ver qual caças os Poloneses vão adotar, opções não faltam.

JT8D

A única certeza é que será americano. A Polônia está 100% alinhada aos EUA, pois para eles é vital proteção estratégica contra a Rússia

Marcos10

Segundo os próprios poloneses, os americanos estão c&a para a Polônia.

JT8D

Mas os poloneses não tem outra opção. Se o tempo fechar, não será a Suécia que vai ajudá-los

Luiz Trindade

Essa já tá no papo dos EUA. Vão vender muito equipamento militar norte-americano para a Polônia.

Quem não vai gosta disso é a Rússia.

Red Star

A Rússia precisa parar de vender gás para esses países europeus durante o inverno. Deixar o frio refrescar a memória deles, principalmente os poloneses que se não fosse os russos talvez não teriam restaurado o país depois que Hitler fez o que quis das polacas. Gratidão e memória é necessário para se viver bem com seus vizinhos próximos.

Fabio Mayer

O que o senhor está dizendo é VINGANÇA, porque acredite, a Polônia paga por este gás.

Wellington Rossi Kramer

Red Star, é pra rir ou pra chorar? A Rússia acordou com a Alemanha a divisão da Polônia. Os russos entraram lá estuprando todas. Polonês odeia russo. Você deveria se informar melhor.

Celso

Brincalhao….menos, menos,……a Polonia so comecou a tirar o pe do barro apos comecar a se orientar mais para a europa (otan).. De onde voce tirou tal conclusao ?/ pesquise melhor os numeros gerais de economia e outros (nao te indico nenhum guia especifico). Agora, a ex USRR e a atual Russia ajudarem algum pais a sair da merla….kkkkkk contra outra, nem a China acredita mais nisso…ou sera que acredita ???/

Guilherme Lins

A Polônia foi literalmente invadida pelos russos assim como pela Alemanha nazista quando eles ainda eram aliados. Os poloneses sofreram horrores nas maos dessas duas nações, sendo que em relação ao bloco soviético, a Polônia sofreu com repressão, violencia, fome e atraso ate meados de 80. Ai a gente vem aqui e lê uma coisa dessa.

Mosczynski

Nao gosto de baixar o nivel, mas voce merece um alto e claro cala a boca e nao fala m#%da. Junto com a Alemanha, a Uniao Sovietica acabou com a Polonia durante a Segunda Grande Guerra e o pais so voltou a ser um lugar descente depois da queda do muro de Berlin. Antes de falar groselha, va ler um pouco, animal.

Mauro Oliveira

Alguém me explica por favor como eles mantiveram esses aviões por tanto tempo mesmo estando em pé de guerra com os russos?

fabricam as próprias peças?

Celso

Esses caccas vieram da antiga alema oriental e foram absorvidos pela luftwafe. Sofreram algumas modificacoes em sua avionica . Apos alguns anos de uso, foram basiccamente doados aa Polonia. Sds

Joao

Mais uma que o F-16 vai levar

Bavarian Lion

Da Gripen ou super lobby.

Eduardo von Tongel

Quantos aviões eles querem afinal? Não é comentado na reportagem.