F/A-18F Super Hornet com IRST em casulo ventral

F/A-18F Super Hornet com IRST em casulo ventral

A Boeing concedeu à Lockheed Martin um contrato para a fase II do programa do sistema de Busca e Rastreamento por Infravermelho (IRST) do F/A-18E/F Super Hornet Block II para a Marinha dos EUA.

Conforme explicado pela Lockheed Martin, o contrato prevê o desenvolvimento completo, a integração da plataforma, o teste de voo e a qualificação do sistema de sensores IRST21 Block II.

“Continuamos com um longo legado de fornecimento de tecnologias de sensores inigualáveis ​​para nossos clientes em todo o mundo”, disse Michael Williamson, vice-presidente de Sensores e Sustentabilidade Global da Lockheed Martin Missiles e Fire Control. “O sistema de sensores IRST21 oferece aos operadores de F/A-18E/F da Marinha dos EUA capacidades superiores de detecção e sobrevivência.”

O sistema de sensores IRST21 usa tecnologia de busca e rastreamento de infravermelho para detectar e rastrear passivamente ameaças no ar em ambientes sem radar. Contribuindo tanto para a Marinha dos EUA quanto para a Força Aérea dos EUA, o IRST21 fornecerá uma capacidade crítica de combate a qualquer ameaça e apoiará diretamente as demandas operacionais. Atualmente, o IRST21 é montado no nariz do tanque de combustível de linha central do F/A-18E/F e no Legion Pod para outras plataformas de caça e combate.

O sistema de sensores IRST da Lockheed Martin está em plena produção e registrou mais de 300.000 horas de voo nas plataformas F-14 e F/A-18E/F da Marinha dos EUA e plataformas F-15, F-15C e F-16 da Força Aérea dos EUA.

Um Super Hornet equipado com um por IRST sob a fuselagem
Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

O Gripen tem um sistema IRST na própria aeronave, os aviões russos também o sistema na própria aeronave, mas pelo que eu vejo os americanos preferem um POD, qual a melhor opção?

JPC3

É que no pod não existe necessidade de fazer grandes modificações na aeronave, a instalação sai mais barata. Em compensação, colocar o sistema internamente na aeronave interfere menos na aerodinâmica da mesma.

Acho ( e é uma suposição minha) que o legion pod tem mais espaço interno e permite a instalação de um sistema maior e “mais potente.”

guilherme santos

Melhor opção é ter no avião mesmo. Mas provavelmente esse IRST é tão bom que eles preferem colocar de qualquer jeito no avião, então joga no tanque ventral e pronto.

Doug385

As últimas versões do F-16 utilizam o sensor internamente, à frente do canopy. Também acredito que seja mais conveniente assim. Vai que surge a necessidade de alijar esse tanque ventral, mesmo sendo um tanque supersônico.

JPC3

Teriam que fazer modificações internas nos F-15 e F/A-18, mais fácil colocar nos pods. O F-35 já tem o IRST junto com o FLIR na aeronave.

carcara_br

Posição meio esquisita deve prejudicar um pouco a capacidade do sensor de “olhar pra cima”. Prefiro a solução adotado no gripen

carcara_br

Fora que, nem pensar em alijar os taques de combustíveis…

Fabio Araujo

Se alijar por engano coitado do piloto!

Julio

O F14 usava IRIST?

Fabio Araujo

A tecnologia já estava disponível? Ou estava em desenvolvimento?