Como divulgado anteriormente, a Embraer concluiu com sucesso, no dia 21 de novembro, os testes de desembarque de tropas e evacuação de cabine do KC-390.

As simulações foram realizadas na Base Aérea de Brasília e atenderam aos requisitos exigidos para o atingimento da Capacidade Final de Operação (Final Operational Capability – FOC), objeto da certificação militar final da aeronave, que deve ocorrer no último trimestre de 2019.

Os ensaios contaram com o apoio da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro e envolveram aproximadamente 370 militares.

O KC-390 da Embraer é uma aeronave de transporte tático, desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

O cargueiro é o único da categoria que conta com o sistema de comando de voo eletrônico fly-by-wire que, além de dar maior eficiência para pilotagem, também proporciona uma integração com as demais missões. Um exemplo é o lançamento de carga. O uso dos controles eletrônicos vai mensurar o comportamento do avião durante o voo, que responde a essa dinâmica e repassa as informações ao piloto.

A expectativa é que a FAB comece a receber os primeiros cargueiros até junho de 2019, seis meses depois do que havia sido planejado originalmente. A encomenda total é de 28 aeronaves. A Embraer também está negociando a venda do cargueiro para Portugal, Chile, Argentina, Colômbia e República Tcheca.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
andrepoa2002

Belas fotos!

Cavalo-do-Cão

Se o Brasil aos frangalhos ainda consegue produzir máquinas assim….imagina com uma economia independente….

Lara

Defina economia independente.

Mauro Borges

Independente da roubalheira dos últimos 14 anos…

Cinturão de Orion

KKK. Mais “claro” impossível.

paulo dias batista junior

Independente, na minha visão de quem quer um país verdadeiramente capitalista, é deixar de pagar subsídios a toda garotada que aparece que conseguiu um “””descontinho bilionário””” para “n” indústrias (eletrodomésticos, veículos, móveis, combústivel etc…)…. Subsídio é válido para corrigir distorções de mercado, mas há um limite que separa o remédio do veneno e a intervenção governamental pode sair pela culatra (ver Dilma e o Pac), por exemplo (superficial) o fato de ter se dado desoneração de IPI para caminhão…. produziu-se caminhão como nunca de 2010 a 2012 e, lógico, muito caminhão, oferta maior, preço de frete despenca. Daí a galera… Read more »

Wilton Feitosa

Verdade, agora vamos votlar ao padrão Suécia de antes … enfim a treva chegou ao fim .. rs

Pablo

Não é que a treva chegou ao fim, é que muitos admiradores do partido dos trabalhadores falam que agora tende a piorar, sinceramente não sei onde eles viveram nos últimos anos!! Inflação a 12%, deficit de 120 bi na economia, dólar a 4,23, desemprego, financiamento e apoio de ditaduras, reforma de previdência proposta pela própria Dilma em 2015 (porém só agora esses admiradores acham ruim, antes estava tudo bem), não sei onde eles estavam quando tudo isso aconteceu! Acho que nasceram só em 2016

FERNANDO

Alguém sabe alguma coisa sobre os novos lançadores Áquila I e Áquila II (Família VLX), que estão comentando por ai.

Torres

Como é bom ver uma matéria desta!!!

Clésio Luiz

… quem bebe, repete.

Clésio Luiz

kkk

JoelsonCC

Belas foto! Última foto, fundo de tela do meu notebook!

Emerson

Esse creio que não seja mais o protótipo e sim o 1o. da FAB

Emerson

Esse creio que não seja mais o protótipo e sim o 1o. da FAB

Marcos10

Sim, esse é o PT-ZNG.

Lucas

Um grande revez para aqueles que defedem a venda da Embraer eh: Depois de todos os anos de desenvolvimento de uma industria ABSOLUTAMENTE bem sucessida ( E QUE DESMENTE A TEORIA ABSURDA DE “temos que vender”), apartir de 2019, O Brasil vai deixar de ter a capacidade de projetar e produzir avioes. Segundo nossos “especialistas” estaremos bem felizes produzindo flaps e trem de pouso. No fim, espero que a Fabrica de Aeronaves de Argentina, FAdeA, se reergua e mantenha a tradicao de projetar aeronaves na America do Sul, quem sabe nao aproveitam alguma mao de obra… p.s. (ja posso ate… Read more »

FernandoEMB

Lucas… vc deve ter uns quinze anos né…

Que tal dar uma olhada no mercado, nas suas condições, nas oportunidades, nos riscos e fazer uma análise mais isenta e completa heim.
Essa visão simplista não cola!!!

Lucas

Fernando, tenho 46 anos, dos quais passei muitos vivendo numa das principais cidades da Boeing, Seattle (Bellevue, mais precisamente). Moro no Canada e tenho convivido com engenheiros e pilotos (da propria Boeing, inclusive) minha vida inteira. Nao estou pedindo que voce tome minha palavra.. se nao acredita que muita gente DO MEIO acha que a venda eh um erro, pergunte voce mesmo aos proprios engenheiros da embraer. Tenho trabalhado com empresas do mundo inteiro, e uma das funcoes que exerci eh de ajuda-los a formatar o texto coporativo que compoe a MISSAO, VISAO e VALORES da empresa. Em todos esses… Read more »

fernandoEMB

Pois então a coisa é pior ainda. É preciso analisar o mercado… Porque a sobrevivência da empresa depende dela conseguir vender seus produtos. Ela não está vendendo. Porque não? Por uma série de motivos, novamente relacionados a dinâmica do mercado. Algo precisa ser feito para se contrapor aos novos desafios impostos pelo cenário atual. Este acordo com a Boeing pode ser uma saída. E falo com os engenheiros da empresa todos os minutos de todos os dias… E praticamente todos concordam que é algo necessário. Sobre o modelo proposto pelo acordo, só será possível opinar quando forem fechados os acordos…… Read more »

Bardini

Mudaram o interior do bicho?
Parece mais “clean”, sem aquela aparência de cargueiro militar, com toda a parafernália exposta…

sergio ribamar ferreira

Gostei. Parabéns à FAB. Espero que tenhamos realmente as 28 aeronaves a contendo. Reitero os parabéns. Abraços a todos.

Rinaldo Nery

Não lembro a matéria onde postaram um comentário sobre o REVO com helicópteros. Hoje a FAB realizou o primeiro REVO entre um H-36 Caracal e um KC-130. Recebi um pequeno vídeo pelo Waths. Dia histórico.

Ricardo Bigliazzi

Caro Lucas, “Texto Corporativo”… não ganhar dinheiro???? Que tal aquelas “baboseiras” como “gerar valor aos acionistas”, “perenizar a companhia” (como? com LUCRO ou doações?), etc, etc, etc. Sou um pouquinho mais velho que Você e já construí alguns quadros com Valores, Missões e Visões para empresas, nacionais e multinacionais… a GRANA está no minimo, sempre implícita. Podemos achar que a venda da Embraer pode não ser um bom negócio, porém a analise não deve se ater apenas ao cenário em que as duas grandes (BOEING e AIRBUS) brigavam entre si deixando as duas ascendentes (EMBRAER e BOMBARDIER) a brigar por… Read more »