As vítimas foram encontradas na noite do dia 4 de dezembro

Por volta das 19h40 desta terça-feira (4) um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) localizou e resgatou com vida os dois tripulantes da aeronave matrícula PT-ICN, que decolou na manhã de sexta-feira (30) de Pimenta Bueno (RO) com destino a Santo Antônio do Leverger (MT).

Cerca de 30 militares do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) estiveram envolvidos nos quatro dias de buscas. Mecânicos do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) também compuseram a tripulação.

“Já era o quarto dia de buscas e decolamos por volta das 17h para fazer um padrão onde ainda não havíamos passado com o helicóptero. Cerca de uma hora depois da decolagem ouvimos o sinal do ELT [Emergency Locator Transmitter] e continuamos circulando na região. Logo depois, nossa tripulação avistou a aeronave e já dava pra ver o pessoal acenando pra gente, mostrando que estavam vivos”, conta o Tenente Aviador Fábio Rachildes Pinto.

“Pousamos em uma área próxima, os resgateiros desembarcaram e já fizeram a ação inicial, imobilizaram os dois nas macas e levaram para o helicóptero. Mais ou menos às 19h estávamos prontos para decolar. No pouso em Cuiabá a ambulância já estava esperando para levá-los ao hospital”, completou o militar.

A operação de busca e salvamento teve início no sábado (1) e foi coordenada pelo Salvaero Manaus, contando também com a participação da aeronave SC-105 Amazonas, que realizou mais de 40 horas de voo durante as buscas.

Os pilotos do PT-ICN estavam desaparecidos desde o dia da decolagem e foram resgatados em uma região de mata, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá (MT).

Eles foram levados ao Aeroporto de Cuiabá, onde foram entregues aos cuidados do SAMU e levados até o Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG). Depois, foram transferidos para o Hospital Santa Rosa, unidade de saúde particular em Cuiabá.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Marcos

Excelente trabalho da FAB. O C-295 na configuração SAR se mostrou uma excelente aquisição.

Melhor ainda é saber que ninguém morreu.

@OFF TOPIC

Está programado para o dia de hoje o lançamento do VS-30.

Rinaldo Nery

Só está com o radar errado: era pra ser um Radar de Abertura Sintética na Banda P.

Ádson

Cel., de quem foi a decisão sobre o radar?

Rinaldo Nery

COPAC. O canal não é meu.

Horatio nelson

Por acaso o canal no youtube aviação militar pertence ao senhor ? Grato. Abs

Marcelo Andrade

Parabéns!!!! “Para que outros possam viver!”

PauloR

Mas como cai avião no Brasil

MARCOV

Fora de contexto:

“F-35 Approved To Start Formal IOT&E (Initial Operational Test & Evaluation)”

http://aviationweek.com/defense/f-35-approved-start-formal-initial-operational-test-and-evaluation

Paulo B

Sobre a queda dos aviões:
Conheci uma pessoa que trabalhava em uma empresa que também atuava na manutenção de aeronaves pequenas (cesna, etc). Palavras dele:
– Só vôo em aviões que eu sei quem fez a manutenção. O que a gente vê por aí é inacreditável…….

nonato

Foram muito demoradas essas buscas.
Poderia ter sido mais rápida?
Algum procedimento poderia ser melhorado?
Como se encontra um avião desses?
Não é monitorado pelo sivam pela atitude de voo ser baixa?
Não se comunicaram com ninguém durante o voo?

Flanker

nonato, você chega a ser cômico! Você por acaso sabe o tamanho da área de busca? Sabe se o avião havia declarado a rota de voo? Se a rota de voo foi declarada, você sabe se, por conta do problema que causou a queda, ele não se desviou da rota? O terreno era campo, plano ou era de mata e com colinas e depressões no solo. Se o radar do controle de tráfego aéreo acompanhava o voo, e possível estimar o lcal da queda, mas mesmo assim, a área de buscas sempre é grande. Você simplesmente decreta que as buscas… Read more »

nonato

Para o bom entendedor meia palavra basta.
Quatro dias no meio da mata pode significar a diferença entre a vida e a morte.
As buscas foram demoradas.
Se a demora foi justificada ou não é outra história.
Não é de bom alvitre fazer sarcasmo com a opinião dos colegas.
Ademais, a própria matéria é bem clara. No quarto dia decidiram procurar num local onde ainda não haviam procurado.
Meu post anterior também é claro.
Havia acompanhamento por radar?
A rota foi refeita?
De início pensei que era Manaus-cuiaba.
Mas é uma viagem bem mais curta.
Rondônia-mato grosso.

Marcelo Andrade

Nonato, sugiro que você vá para o 2/10 Gav e ParaSar e mude todos os procedimentos internacionais que a FAB segue.

Aliás, na próxima, vai junto com os caras e ensine a eles pois estão fora do padrão!!

Amigo, na boa, não quer parabenizar, tudo bem, mas fica na sua, por favor!!!

Cada uma que a gente tem que ler!!

Flanker

Sarcasmo? Não fiz uso de sarcasmo contigo. Só disse que você é cômico pprque faz suposições e afirmações definitivas sem conhecimento dos fatos como eles aconteceram. “Ah, no quarto dia eles descobriam o avião porque passaram por onde ainda não tinham passado.” Isso reforça o que falei antes, ou seja, a área de buscas era muito grande. Se eles tivessem começado pela área onde o avião estava, teriam achado no primeiro dia. Mas, ele começam pelos locais mais prováveis. E se acharam no quarto dia, nostra que o avião estava bem mais longe do que deveria estar, pela rota estimada.… Read more »

nonato

Esse ELT tem curto alcance?
Ninguém refez a rota do voo?

Rinaldo Nery

O ELT é captado por satélites (406 MHz), quando funciona. O SC-105 tem capacidade de receber o sinal e triangular sua posição.

Bille

Ouvi dizer que o radar na banda P é o que tava no requisito, só não entendi porque a FAB “entubou” receber o outro…

Dessa maquineta (H60) a FAB precisava de mais 24 –
Total 40. E o EB teria que ter 40 no mínimo.

E desses, 20 com capacidade HMD, foguetes apkws e canhão de 20mm. E ainda a gatling .50 na porta.

Todos deveriam ter lançador de flare e (pasmem) freio rotor.

Essas máquinas fazem a diferença.

Flanker

Como assim? Os H-60L não tem freio rotor? De onde você tirou essa informação?

Rinaldo Nery

Quem requisitou o radar banda P fui eu. Eu levei os espanhóis na antiga ORBISAT, em Campinas. Eu não estava mais na COPAC, e ouvi dizer que a ORBISAT não conseguiu cumprir alguns requisitos técnicos impostos pela Airbus Military. Ouvi dizer.

Wellington Góes

Bela máquina, mas é pra quem tem bala na agulha (moeda fortíssima), ou muita, muita generosidade dos EUA (ou gera muitos problemas a eles – drogas). Mais unidades ao EB?! kkkkkkk Pergunte aos que mandam lá, porque não efetivaram aquela aquisição de mais 3 unidades?! A FAB, com estes 16 UH-60L pé de boi, poderia ter 28 AW-139M (numa conta de padaria). Seriam 8 unidades a mais a sua disposição. Ambos ao preço flyway em 2012/2013: – UH-60: US$21.3 million (à FAB, isto saiu algo em torno de US$ 25 a 30 milhões por unidade, detalhe, pelados) https://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_UH-60_Black_Hawk – AW-139M:… Read more »

Wellington Góes

É só a Embraer retomar as conversas com a Leonardo, que o AW139 (assim como a variante militar), pode ser montada e mantida no Brasil. Tanto o mercado civil, como o próprio militar (o EB também tem interesse nisso), poderia ser atendido.

#Ficaadica

carcara_br

Parabéns aos envolvidos! Ótima atuação do Black Hawk!
Pergunta já se cogitou/cogita utilizar drones pra missão de busca?

José carlos

Parabens a forca aerea brasileira.Bolsonaro nosso novo Presidente tem que dar condicoes para as Focas armadas socorrer e vigiar as nossas Fronteiras e o perímetro de 150 km que a lei ja estabelecidas garantem isso seja Fronteiras maritimas ou terrestres o povo agradece.

Bueno

Parabéns a FAB, que bom encorar eles com vida.
Perícia do piloto do avião sinistrado ou sorte, em ter sobrevivido?

paulo souza

procurar vítimas nestas condições deve ser como procurar agulha no palheiro.

sergio ribamar ferreira

Parabéns a FAB e ao Grupamento de busca e Salvamento. Gostaria que tivessem mais aeronaves. Parabéns!!!!

Felipe Morais

Nonato, você não entende das coisas e tem a cara de pau de diagnosticar como se conhecesse. Desde quando comparava a construção de um Corolla com a construção de um caça já mostrava sinais de uma ignorância muito grande. E a pessoa que não consegue sair da ignorância é digna de pena. Mas enfim, faça um teste aí com a sua bunda sentada na cadeira em frente ao computador, da forma que está. Entre no Google maps e selecione a forma “satélite”. Depois encontre uma cidade grande apenas navegando pelo sistema, sem pesquisar o nome da cidade. Dê um zoom… Read more »

Wellington Góes

Parabéns aos envolvidos no resgate!!! 😉