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IMAGENS: Caças Saab Gripen armados com mísseis Meteor e AMRAAM

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Caça Saab Gripen armado com mísseis Meteor e AMRAAM ao mesmo tempo (clique nas imagens para ampliar)

Na fotos, caças Saab JAS 39C Gripen armados com mísseis Rb 98 IRIS-T, Rb 99 AMRAAM e Rb 101 Meteor ao mesmo tempo.

A Força Aérea Sueca opera 73 caças Gripen C monopostos e 24 Gripen D bipostos, todos com upgrade para o padrão MS20 (a versão final para o Gripen C/D). Essencialmente, um pacote de software, o MS20 inclui a integração do míssil ar-ar MBDA Meteor, além do alcance visual, e da bomba Boeing GBU-39 Small Diameter Bomb I; melhores modos de radar; uma capacidade de apoio aéreo aproximado digital; maior conectividade do Link 16; aprimoramentos da navegação civil; proteção química, biológica, radiológica e nuclear (CBRN) para o piloto; operações com capacidade noturna usando o SPK 39 Modular Reconnaissance Pod II; e um sistema de prevenção de colisão com o solo (GCAS).

Com 60 caças Gripen E previstos para entrar em operação entre 2022 e 2026, a Força Aérea Sueca originalmente pretendia aposentar seus Gripen C (os Gripen D seriam mantidos para treinamento de pilotos) durante o mesmo período. No entanto, em maio de 2017, o serviço divulgou que estava analisando as opções para reter um número dessas aeronaves mais antigas para compensar um déficit previsto nos números do Gripen E.

FOTOS: Jörgen Nilsson

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Sérgio LuísJorge FBenoandrepoa2002Rinaldo Nery Recent comment authors
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BMIKE
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BMIKE

Que fotos lindas! Na FAB a imagem será semelhante, um par de METEOR(HI) + I-DERBY (LOW) + IRIS-T …. Gripen = DISSUASÃO!

Delfim
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Delfim

As viúvas do F-16 FOD-ido vão se rasgar de inveja.

Roberto F. Santana
Visitante
Roberto F. Santana

Viúva é quando o marido morre.
Você não viu a última de Taiwan?
O F-16 pode desbancar o F-35!
A produção vai acabar comemorando bodas de ouro.

Tem gente aqui que vai morrer e o F-16 ainda estará sendo produzido…

Dodo
Visitante
Dodo

O f35 nada mais é do que um protótipo de avião que não funciona. Isso é um fato, até colocá-lo operacional serão anos de testes. Não entendo a razão de países que necessitam de aviões de combate terem adquirido esses aviões(vide hrs Bretanha que agora está se vendo louca pra conseguir pagar por eles e arrependida de não ter pego um caça mais funcional como um typhoon ou um f18) ou Israel que já tratou logo de substituir os f35 por versões melhoradas do f16 e f15…. A resposta acredito eu, é a mesma que levou algumas nações a década… Read more »

BENJAMIM MENDES JUNIOR
Visitante

Tão arrependida que a marinha e a aeronáutica estão brigando por eles. Um quer mais F-35B e o outro mais F-35A. Á! Num foi o japão que comprou mais 100 esses dias?

Jorge F
Visitante
Jorge F

Só acho que devíamos cuidar mais de nossas pistas… Ficar perdendo avião para FO é burrice e falta de investimento.

Romilson ferreira da costa
Visitante

Quantos mísseis e bombas ele leva nos hard pois?

Rui Chapéu
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Rui Chapéu

Pergunta:

Pq ele tem que usar 2 adaptadores pra levar o míssil? Se é que são 2 e se são adaptadores mesmo.

Pq eles não vão meio que direto na asa como o F-15 leva colado ao corpo?

Isso não aumenta o peso e o arrasto do Gripen?

BILL27
Visitante
BILL27

O que sai da asa é o pilone , todo caça possui e o outro é o trilho lançador .
OS misseis que vão colado na fuselagem são liberados por gravidade e depois disso que o motor foguete é acionado .

BILL27
Visitante
BILL27

A aparencia do pilone do Gripen ,em relação a outros caças que me parece ser diferente .PArece ser maiores e mais largos

Alexandre Fontoura
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Alexandre Fontoura

É preciso levar em conta que o trilho não é apenas uma simples sapata para pendurar e encaixar o míssil. Existem diversos componentes que permitem a comunicação do míssil com a aeronave e outros sistemas.

Rui Chapéu
Visitante
Rui Chapéu

é disso que eu falo.

O do Gripen parece muito maior. E se não bastasse isso ele ainda vai outro adaptador.

É diferente do F-15 que vai quase “colado” no corpo.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Rui, os pilones subalares do Gripen podem conter compartimentos para instalação de contra medidas como chaff, flares e iscas rebocadas e indo mais longe, podem conter contra medidas eletrônicas. É um espaço que pode ser muito útil, ainda mais em uma caça compacto.

Tiago
Visitante
Tiago

Esse tipo de “hardpoint de uso fixo” normalmente tem suas limitações também. Por exemplo, os hardpoints sub alares e ventrais do Gripen podem levar uma diversidade de mísseis, bombas, pods e, em alguns deles, tanques de combustível. Os do F-15 ou do Typhoon só podem ser usados para mísseis ar-ar BVR. Por outro lado, por dispensar qualquer equipamento extra, como sapatas para fixar os mísseis, há uma adição menor de peso (que conta para o MTOW do caça). Outra vantagem, principalmente no caso do Typhoon é que ele pode carregar 4 Meteor/AMRAAM com menor adição no arrasto aerodinâmico e RCS,… Read more »

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Na verdade mísseis encaixados na fuselagem são ejetados, não caem sozinhos. Tem vídeos por aí mostrando as hastes empurrando o míssil para longe da fuselagem, antes desse ligar o próprio motor.

O motivo é garantir que a correta separação do míssil, independente das condições de velocidade e altitude externas.

Mauro Oliveira
Visitante
Mauro Oliveira

Porque esses pilones são multiuso. Levam tanques, bombas e mísseis. Só que para mísseis, precisa de um rack, assim como pra levar mais de uma bomba no pilone.

No F-15 os mísseis usam trilhos fixos no pilone, mas isso porque ele tem uma asa mais alta
comment image

Já pontos que SÓ USAM MÍSSEIS como esses no F/A-18E, não precisam de rack
https://fullafterburner.weebly.com/uploads/8/4/8/6/84869598/aim-120_orig.jpg

Roberto F. Santana
Visitante
Roberto F. Santana

Interessante é que o piloto acionou o APU em voo (na foto, talvez durante o pouso).

Gustavo
Visitante
Gustavo

os números da Suécia hoje, são os que o Brasil deveria ter.
97 caças, no futuro não menos que 84, pois devem manter os Gripen C MS20 mais novos em operação.
Que o Brasil consiga atingir ao menos 70 caças Gripen E.

Luciano
Visitante
Luciano

O x apenas é o tamanho da Suécia e o do Brasil.

Roberto F. Santana
Visitante
Roberto F. Santana

Com um detalhe, a Suécia se dá ao luxo de ter ainda um KC-130 Hercules.

Marcelo Bardo
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Essas fotos ficaram maravilhosas. Estou ansioso pela chegada dos nossos Gripen.

carcara_br
Visitante
carcara_br

Interessante notar como o AIM-120 apresar de antigo mantem uma proporção semelhante de diâmetro e comprimento com o Meteor…
Poderíamos adquirir mísseis Meteor sem maiores restrições, para nossos Super Gripen?

Alexandre Fontoura
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Alexandre Fontoura

Sim. E o Meteor foi projetado tendo em mente as dimensões do AIM-120. Mas eu sou a favor de que a FAB adquira uma quantidade menor, embora expressiva, do Meteor, junto com uma quantidade maior da versão ER do Derby, que acho que, comercialmente, é chamada i-Derby. Do mesmo modo que a FAB fez em relação aos mísseis para a arena WVR, adquirindo o IRIS-T e, também, o A-Darter.

Marcos Cooper
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Marcos Cooper

Super Gripen????

carcara_br
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carcara_br

Hiper!

Tiago
Visitante
Tiago

Um “apelido” que não pegou, mas que que foi bastante usado até, quando começaram a falar do NG. Tbm já vi chamarem o SU-35 de Super Flanker.

Bruno Vinícius Campestrini
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Pelo que eu sei (posso estar enganado) o contrato que o Brasil assinou para a compra do Gripen já incluía uma quantidade de mísseis meteor.

Dodo
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Dodo

Qual a necessidade de proteção QBRN para um piloto de caça? Ele vai estar voando bem longe de uma.nuvem Química ou de um traço de radioisotopossoltos no ar(ex:aviões sobrevoam Chernobyl e fukushima i tempo todo).

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante

Além do que o Galante já comentou (e acredito que seja o principal motivo) há ainda o problema de que, em caso do uso de uma ogiva nuclear, a nuvem de poeira radioativa pode alcançar vários quilômetros de altitude, podendo afetar o piloto se este não estiver protegido.

Maurício.
Visitante
Maurício.

Um baita caça, não vejo a hora de ver ele na BACO, com direito a canopy fake e o “CO” na deriva como antigamente KKK
comment image?v=v40

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Não se usa mais o designativo de localidade para os narcotraficantes não identificarem a origem (UAE) do avião.

Maurício.
Visitante
Maurício.

Obrigado pela informação Rinaldo, eu não sabia desse detalhe.

GripenBR
Visitante
GripenBR

Com essas garras quem se habilita? E isso aí! Bom, bonito, barato, eclético quanto ao armamento e letal. O resto é super trunfo. Aposta que se entrar salada indiana dispara até míssil russo.

GFC_RJ
Visitante
GFC_RJ

Perdão, sou leigo. Já vi umas fotos com cabides duplas num só hardpoint. Isso é mesmo possível no Gripen? Se sim, é possível ser utilizado com mísseis BVR?

Augusto L
Visitante
Augusto L

Já vi o mesmo em fotos “wallpaper” do SH, com os AIM-120 em cabides duplos.
Mas em nunca achei nada a respeito.

Mauro Oliveira
Visitante
Mauro Oliveira

comment image?resize=679%2C463&ssl=1

Diplomata92
Visitante
Diplomata92

Um dos melhores se não o melhor 4G + !
Esse Jörgen Nilsson merece um premio pelas fotos,mais o Gripen tem seus méritos

Negrão
Visitante
Negrão

Falando em caças defeituosos… o que é mais negócio, comprar F 35 ou SU 50?

Humberto
Visitante
Humberto

Pergunta perigosa, se for Russófilo, obviamente o SU, já se for Americanófilo será o F-35. Na minha opinião de leigo, para o Brasil, o caminho seria o F-35 pois o Brasil é mais alinhado com os gringos do que os Russos ou Chineses. Além deste alinhamento (que não é total nem dependente) existe toda uma cultura e doutrina da FAB com equipamentos ocidentais, mais especificamente com a dos Americanos. Além disto, o F-35 é um caça mais maduro do que o SU. Não vou entrar no mérito sobre a qualidade, pois não tenho competência para isto, talvez duas ou tres… Read more »

Thiago
Visitante

A FAB pretende usar qual missil BVR no gripen E?
Nos Mikes eles usam um israelense se não me engano, será o mesmo?

J.Silva
Visitante
J.Silva

Dizem que a FAB vai de Meteor. Como é um míssil caro tomara que façam um mix, como o colega acima defendeu, divide a compra entre Meteor e I-Derby ER, que custa um terço do valor do Meteor.

A dúvida seria saber qual o custo de homologação do I-Derby ER no Gripen E/F…

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Minha dissuasão numa mesma foto viu. Em matéria de negação do espaço aéreo estaremos muuuuuito bem na fita, fora o fato de ser um multifunção.

sergio ribamar ferreira
Visitante

Estamos certos em adquirir o Gripen NG. Haverá, sim boa quantidade. levando-se em conta o poder de dissuasão muito bem comentado anteriormente. Sendo 72 ou 108,não importa, teremos uma boa aeronave. sobre o F 16, esta ainda é uma aeronave de respeito e utilizada em conflitos. Basta em alguns casos modernizá-la para padrão desejado. quem dera tivéssemos dois esquadrões até a chegada do Gripen. Tudo tem haver com manutenção e capacitação dos técnicos que manuseiam diuturnamente às aeronaves e que são esquecidos ,pois não são “Caçadores”. porém são estes que fazem à aeronave voar. Lembrem-se. quanto F 35, Sukoy… Informo… Read more »

Aparecido
Visitante
Aparecido

Só quero saber até quando a Saab vai ficar enrolando o Brasil pq já erá para ter começado a entregar nossos gripen ng???

Dodo
Visitante
Dodo

A data do cronograma sempre foi 2019

andrepoa2002
Visitante
andrepoa2002

Os A-Darter só vão aparecer com os primeiros gripens nacionais?

Beno
Visitante
Beno

Fotos Maravilhosas, não canso de ficar olhando. Que Deus nos de Vida e saúde pra ver esta maquina voando na FAB

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Ficar perdendo tempo com o “C”?!?!?!?

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Quem bai querer esse “C”???? Se pode ter o “E”!!!!