Concepção do Y-20 reabastecendo um caça J-31

Concepção do Y-20 reabastecendo um caça J-31

Cargueiro militar Y-20
Cargueiro militar Y-20

A China está modificando sua aeronave de transporte estratégico Y-20 para assumir novas missões, como o reabastecimento aéreo, disse um informante militar.

Uma variante de avião-tanque do Y-20 está agora em desenvolvimento, disse o especialista que está familiarizado com o assunto, no domingo, sob condição de anonimato.

Várias reportagens na semana passada afirmaram ter encontrado um protótipo para uma versão de reabastecimento aéreo do Y-20 em uma foto de satélite comercial no Aeroporto Yanliang em Xi’an, capital da província de Shaanxi, no noroeste da China.

A China precisa urgentemente de um avião-tanque de reabastecimento aéreo que tenha uma capacidade maior de combustível do que o HU-6, um avião-tanque desenvolvido a partir do bombardeiro H-6, para que sua força aérea se torne estratégica, disse o especialista, observando que o reabastecimento em voo permite que um jato de combate voe muito mais longe sem aterrissar e alcance alvos mais distantes.

O J-20, o jato de combate furtivo mais avançado da China, é capaz de receber combustível em voo, informou a Televisão Central da China (CCTV) no início deste mês.

Embora a China também opere alguns aviões-tanque russos II-78, que são muito maiores do que o HU-6, a Rússia relutou em vender mais a um preço razoável, levando a China a decidir desenvolver seu próprio grande reabastecedor, disse o especialista.

O Y-20, da China, é uma aeronave de transporte de grande porte de 200 toneladas, fabricada nacionalmente e tem tamanho similar ao da aeronave de transporte Il-76, da Rússia, na qual a Il-78 é baseada, disse ele.

A aeronave iniciou os serviços na Força Aérea do Exército de Libertação Popular em 2016, segundo a agência de notícias Xinhua.

O fato de que o Y-20 é construído internamente significa que os desenvolvedores chineses podem tornar as alterações relativamente fáceis e transformá-lo em uma plataforma para desenvolver mais variantes, disse o especialista.

A China tem experiência em fazer variantes de aeronaves de transporte no passado, informaram os relatórios.

A China modificou a aeronave de transporte Y-9 para um avião de alerta, patrulha e aviões antissubmarino, de acordo com uma reportagem da CCTV no sábado.

O especialista observou que também é possível que a China possa fabricar mais variantes do Y-20, observando que uma aeronave de alerta antecipado pode ser a mais viável, dado o tamanho e a autonomia do Y-20.

Concepção do Y-20 reabastecendo um caça J-31
Concepção do Y-20 reabastecendo um caça J-31

FONTE: Global Times

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Antoniokings

É um desenvolvimento natural para os novos objetivos/desafios da China.
Parabéns.

Nilton L Junior

Os Chineses só não foram a lua, ainda.

Marcelo

Já mandaram um robô.

Walfrido Strobel

Para que? Para trazer um punhado de pedras?

Nilton L Junior

Walfrido nós fizemos mais mandamos para o espaço uma plataforma e um programa, sei que não és dos ignóbeis, colocar um robô na lua para coletar pedras não deve ser um feito tecnólogico corriqueiro.

Humberto

Uma dúvida,
Por que os Chineses modificam um avião de transporte como reabastecedor? Os Americanos e Europeus utilizam (alguns muito alterado) células de aviões civis que são mais em conta de operar que os de transporte. Sei que existe o COMAC, de repente.
Abraços
Humberto

Clésio Luiz

Falta de um airliner do porte de um 767. Se não me engano, o maior jato civil é do tamanho de um EMB-190. Como o Y-20 é a única aeronave de grande porte que eles fabricam, o jeito é apelar para ela.

Humberto

Ótima explicação.
Obrigado

Walfrido Strobel

O KC-130 é um reabastecedor aseado no avião de transporte C-130, é questão de opção.
A URSS que fabricava vários aviões de transporte comercial optou pelo IL-76 de tranporte de carga para reabastecedor.

Luiz Antonio

Mais um alvo para os meios ocidentais disponíveis e para os ainda não divulgados.

BMIKE

Kkkk…. É isso aí, um elefante grande e um tijolo voador (como da última foto) aparecem como novidades para um belo Abate!

Walfrido Strobel

Reabastecedores não transitam pela zona de combate para serem facilmente abatidos, se fosse assim o que seria dos KC-135 e outros mundo afora.

jota ká

Mas, na visão destes “ispecialistas”, os reabastecedores chineses voarão pela zona de combate para serem abatidos. Isto porque os chineses são burros e não sabem o que fazem.
🙂

Clésio Luiz

O sujeito que fez o photoshop da última imagem viajou na maionese…

Migbarsan

Concordo, fantástica a viagem, talvez sejam os votos do cara por um mundo melhor!! hehehe.

BILL27

Cara não entendi …Viajou pq ? Vc ta achando que o caça na ilustração é um F -35 ?

Migbarsan

Olá Bill27.
Um monte de coisas, desde a rampa traseira com vigia/posto de observação do KC-135, até o sistema boom americano de abastecimento (KC-135), o avião parecidíssimo com o f-35 (profundores na traseira, sem canards, diferente do Chines J-20, veja o link),.. que viagem,.. acho que só o Boom já bastaria. Devem estar desenvolvendo um sistema igual pra eles.

comment image

Saudações.

BILL27

È uma concepção artistica de algo factivel ,então não existe viagem .O J 31 ja existe ,o fly boom tbm já é adotada em outras aeronaves não americanas .
NA minha visão viagem seria se fizessem uma ilustração de algo quase impossovel de ser concretizado ,o que não é o caso .Abs

Delfim

Não é para REVO no entorno do Mar da China que tal aeronave está sendo projetada, e sim para o Pacífico.
Os chineses já estão pensando para o conflito além de seus vizinhos.
O tempo urge.

Paddy Mayne

Deixem-me fazer uma pergunta off-topic: por que todos os aviões de transporte de grande porte apresentam cauda em T?

Marcelo

O Hércules não possui, mas de maneira geral, a cauda em T permite que em solo os arredores da traseira da aeronave, aonde está a rampa de carga, fique mais livre para a movimentação destas.

Luiz Floriano Alves

Paddy Mayne
A cauda em T permite que a empenagem fique fora da turbulência gerada nas asas, quando a aeronave assume elevados ângulos de ataque. Acho…Abço.

Overandout

Na verdade, a cauda em T é a menos indicada para isso que você mencionou, em altos ângulos de ataque o profundo fica diretamente na sombra aerodinâmica das asas, causando o que se chama “deep stall”.

Os motivos para se adotar essa configuração são, assim como o Marcelo disse, possibilitar a maior movimentação em torno da aeronave, assim como resultar numa configuração aerodinâmica mais “limpa” perto da traseira da aeronave, por onde saltam os paraquedistas e realizam airdrops.

Migbarsan

Olá Bill27.
Um monte de coisas, desde a rampa traseira com vigia/posto de observação do KC-135, até o sistema boom americano de abastecimento (KC-135), o avião parecidíssimo com o f-35 (profundores na traseira, sem canards, diferente do Chines J-20, veja o link),.. que viagem,.. acho que só o Boom já bastaria. Devem estar desenvolvendo um sistema igual pra eles.

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Saudações.

Walfrido Strobel

Dois vídeos mostrando duas tecnologias para reabastecimento flying boom.
.
Este é o sistema antigo usado no KC-135 onde o operador da sonda desce ao porão através de uma escada no fim do avião e opera manualmente a sonda vento a operação através de uma janela traseira.
KC-135 https://m.youtube.com/watch?v=uDTAjn5eYfk
.
Este é o sistema modetno operado através de cameras e visor 3D.
KC-767 https://m.youtube.com/watch?v=xPxAdlRAjns

paddy mayne

Obrigado a todos que me responderam.

Rene Dos Reis

bichão bonito!