Em vídeo do canal Foras de Série, Marcos Pontes – primeiro astronauta brasileiro –  conta detalhes da sua vida e como conseguiu ingressar na Academia da Força Aérea (AFA).

Marcos Cesar Pontes, nascido em Bauru em 11 de março de 1963, é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, e um político brasileiro filiado ao Partido Social Liberal (PSL). Em outubro de 2018 foi eleito segundo suplente de senador na chapa encabeçada por Major Olímpio.

Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Em 30 de março de 2006 partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7.

Desde 2011, atua como embaixador da Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Em 31 de outubro, Marcos Pontes aceitou um convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para ser ministro da Ciência e Tecnologia em seu eventual governo.

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Isso é o básico para fazer a ciência se desenvolver em um país: Inspirar novos cientistas, despertar a vontade de aprender e saber mais. Espero que ele consiga passar isso na pasta do Min de Ciências e Tecnologia.

Andre

Em 2016 eu participava da Capacity Latam no Rio de Janeiro e enquanto estava no estande da empresa, vejo que se aproxima uma pessoa junto com uma fotografa. A fotografa diz que ele gostaria de deixar um presente e eu aceito. Ele puxou um livro e começou a assinar, e ai percebi que era o Marcos Pontes. Então fiz questão de levantar e ir até ele tirar uma foto e dizer que ele era um orgulho para o país. Naquele momento ele estava como vendedor de uma empresa de equipamentos de fibra ótica. Vim para casa sem conseguir entender como… Read more »

Rodrigo

Essa parte de levar as escolas para conversar com as crianças é de extrema importância para o futuro. Precisam inspirar novos talentos, e claro, o país precisa dar a contrapartida do outro lado, oferecendo as oportunidades para aqueles que inspirados correrem atrás.

Ronaldo de souza gonçalves

È cedo para tirar conclusões pois nem iniciou o governo ainda mas o pontes foi uma boa escolha por ser astronauta teve que estudar muito é conhece o tanto que o conhecimento é a pesquisa e importante,mas no Brasil não se leva isto a sério, falo isto pois o Submarino nuclear está demorando décadas e mais décadas.

Adriel

Que video motivacional, tenho 19 anos sempre me interessei desde pequeno por assuntos militares devido também ao meu pai ser militar, tem um tempo que acompanho a trilogia, mas nunca cheguei a comentar nada, mas esse vídeo do Marcos Pontes me motivou muito a não desistir do meu sonho que é a ESPCEX, já tentei duas vezes e não logrei êxito, mas não irei desistir, com persistência e muito estudo sei que chegarei lá. Gostaria de parabenizar os editores do blog, vocês fazem um excelente trabalho aqui!

Marcelo Andrade

Tenho os dois livros dele, “Missão Cumprida!” e “É possível!”

Se não fosse por sua determinação, ele não iriai ao espaço pois o Brasil foi praticamente expulso da ISS por não cumprir o que foi prometido em matéria de construção de módulos e containers de cargas. Tb ficou devendo à Nasa.

esse cara pode não ser um grande ministro , mas , sem dúvida, é um Grande Brasileiros!!

andrepoa2002

Em tese ele fez o mesmo treinamento dos astronautas gringos e possui uma habilitação (ou outro nome) de astronauta da NASA.