Caça furtivo chinês J-20

Caça furtivo chinês J-20

Caça furtivo chinês J-20
Caça furtivo chinês J-20

Nas últimas duas décadas, o Exército de Libertação Popular da China (PLA – People’s Liberation Army) fez avanços rápidos na construção de novas capacidades e conceitos operacionais. O poder aeroespacial tem sido uma característica central da rápida modernização do PLA. Em particular, desde 2004, a Força Aérea do PLA (PLAAF – People’s Liberation Army Air Force) buscou uma estratégia de serviço destinada a desenvolver a capacidade de “processar simultaneamente operações aéreas e espaciais integradas, ofensivas e defensivas”.

Este relatório explora a medida em que o desejo de “competir” com a Força Aérea dos EUA – USAF (ou outras forças aéreas avançadas) influencia o pensamento do PLA sobre o desenvolvimento do poder aeroespacial militar. Ele examina como a China escolhe entre as opções de “copiar” as potências estrangeiras e “inovar” suas próprias soluções para vários problemas militares operacionais, bem como as áreas nas quais a China decide não competir.

Principais conclusões

  • O objetivo do PLA é derrotar, não apenas competir
  • O principal impulsionador do desenvolvimento do poder militar aeroespacial chinês é a visão do PLA de que ele precisa estar preparado para impedir e, se necessário, derrotar os Estados Unidos em um confronto de alto nível.
  • O PLA parece copiar militares estrangeiros quando pode encontrar conceitos organizacionais, operacionais ou de hardware de baixo custo que possam se adaptar do exterior para resolver os desafios operacionais que enfrenta. Em contraste, quando as capacidades externas ou práticas organizacionais são irrelevantes para os conjuntos de problemas aeroespaciais militares chineses, o PLA ou inova sua própria solução ou se recusa a replicar a capacidade externa (embora continue a rastreá-las e estudá-las).
  • O PLA parece não competir em certas áreas porque não precisa de certas capacidades para realizar sua missão dirigida, ou tem outros meios para resolver o problema militar em questão.

Recomendações

  • A USAF deve entender os avanços que a China está fazendo em domínios específicos relacionados à ISR, elevação estratégica e tática, e plataformas e ativos de ataque, bem como projeção de energia no espaço e contra as arquiteturas de satélite baseadas no espaço.
  • Além disso, a USAF deve monitorar uma série de outros investimentos e mudanças do PLA, inclusive nos campos da doutrina, organização, treinamento, recursos humanos, logística, aquisições e instalações.

Clique aqui para o relatório completo (73 páginas em PDF) no site da Rand Corp.

FONTE: Rand Corp

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

O Exército chinês conseguiu empatar com os EUA na década de 1950, criando o famoso Paralelo 38.
Isso porque a China era recém saída de uma guerra devastadora e com aspectos de uma sociedade semi-feudal. Já os EUA eram a maior potência econômica do Planeta.
Agora, que tem a maior produção industrial do Mundo, enorme desenvolvimento tecnológico e continua com seu gigantesco potencial humano, creio que as chances de sucesso dos EUA em um conflito seriam ZERO.

HMS TIRELESS

Aí acabou a luz e o seu videogame apagou né Xings!? Fica assim não! Liga para a concessionária de energia! Mas enquanto a luz não vem aproveite para pesquisar mais, aí você verá que desempenho chinês na guerra da Coréia foi sofrível,especialmente seus pilotos, que perderam a guerra de fronteira para os indianos em 1962, os conflitos de 1969 com a antiga URSS e também a guerra com o Vietnã em 1979. Ou seja, a chance de sucesso dos chineses em um conflito oscilam entre ZERO e -1 Aceite a realidade Xings, pare de poluir os sites de defesa com… Read more »

Mauricio R.

Os chineses pós guerra civil conseguiram na Coréia, o que japoneses e alemães falharam em conseguir em Guadacanal ou em Bastogne por exemplo.

Antoniokings

Em apertado resumo: 1) A Guerra da Coréia ficou quase três anos estagnada na linha onde foi assinado o Armistício. Em relação à questão aérea, temos o conhecido Mig Alley, área onde era proibida a presença de pilotos americanos e nem eles se atreviam a ir. 2) A derrota indiana contra a China foi patética e li artigos de jornais da época onde corriam comentários sobre apostas de em quanto tempo os chineses chegariam a Nova Deli. 3) Realmente, as escaramuças na fronteira com a antiga URSS não foram muito favoráveis aos chineses, mesmo porque a URSS tinha o exército… Read more »

Augusto L

O Mig alley não era inacessível, aliás no final da guerra a USAF tinha a superioridade aérea na guerra.
O problema era a tecnologia e o terreno que empediam de fazer um interdição aérea eficaz.
Mas uma vez vc espalhando inverdades

Antoniokings

Sim. Sim. No filme ‘Esquadrão Heróico’ com Van Johnson.

HMS TIRELESS

“Em relação à questão aérea, temos o conhecido Mig Alley, área onde era proibida a presença de pilotos americanos e nem eles se atreviam a ir.“

Os pilotos norte-americanos não apenas iam ao Mig Alley como ainda obtiveram a superioridade aérea por lá! E alguns ainda derrubaram migs chineses e russos na Machúria nas famosas missões “Maple Special”.

E ainda perderam para os indianos em 1962….

Não tente mudar a história Xings!

Ps: já ligou para o “Relojoeiro “ para tratarem da vaquinha para o réveillon em CWB?

Antoniokings

Sente-se no seu sofá, abre um refrigerante e assista. A tempestade perfeita está se formando. Não que estejamos torcendo, mas nós vamos soltar uns fogos.
E pelo andar da carruagem, será muito mais trágico e rápido do que imaginamos.

HMS TIRELESS

Melhor você se preparar para o réveillon em CWB Xings! Comece logo a fazer a vaquinha…rs!

Antoniokings

Rio de janeiro e Tel Aviv, principalmente, terão festas mais animadas. Principalmente no que diz respeito à explosão de fogos.

HMS TIRELESS

Está mais fácil a queima de fogos ser mais animada em Teerã ou por cima dos prepostos da teocracia fascista na Síria…

Aceite a realidade Xings! Arrume logo as malas para o reveillón em CWB!

José

Do que o fanatismo cego não é capaz!
Um individuo que mal conhece o seu teclado,do alto de sua¨sabedoria¨ousa dar o seu veredito antecipado de um resultado de uma guerra imaginaria,porém,diga-se de passagem, provável em um futuro.Pelo visto e dito é como disse alguém:um ponto de vista é apenas a vista de um ponto.
Mas além,como já foi dito,o seu ponto de vista casa com a afirmação:nós aprendemos da história que nós aprendemos nada da história.
Bom proveito!

Antoniokings

Não é preciso ser pitonisa para saber que se o Brasil enfrentar a Zâmbia no futebol, vai vencer.
Bem como o EUA no basquete com a Namíbia.
Ou a seleção de vôlei da Rússia contra as Ilhas Maldivas, né?

carcara_br

Caiu como uma luva!

Agnelo

Ainda não me mostraram o q mais interessa…
O mais importante nem a China e nem a Rússia ainda tem, q a flexibilidade e possibilidade de iniciativa em todos os escalões.
Uma coordenação extremamente rígida em sua cadeia de comando, q impedem o sucesso em uma operação de grande vulto.
A China na década de 50 teve um apoio soviético inimaginável, e perdeu (em mortos) mais de 300.000 homens para empatar…

Willber Rodrigues

Guerra Fria 2.0
Será que minha geração vai ser igual as gerações entre os anos 60 e 80 que viviam com medo de uma ameaça nuclear entre 2 ( hoje 3 ) superpoténcias?

Lewandowski

AntonioKings
.
Acompanho teus comentários e gosto do teu contraditório, mas tem horas que eu não sei se você está no perfeito juízo, ou é um fanfarrão.
.
Sds

Antoniokings

Às vezes, temos de ser ‘hiperbólicos’ que os usuais ‘american fanboys’ caiam na realidade.
Saudações!!!!

Antoniokings

Digo: ‘para que os usuais’….

Alessandro

EUA e China estão economicamente entrelaçados, e um dependente do outro nesse instante, mas quem tem mais poder de BOICOTAR a economia do outro a médio e longo prazo ? Digo de criar dificuldades com tarifas como por exemplo de importação, ter mais cacife de retirar suas indústrias do inimigo e oferecer melhores condições, maior poder de criação tecnológica e vendas, sanções, depender menos de importações de commodities, ter mais boca pra alimentar e ser dependente de outros países correndo risco de ser um aliado do seu inimigo, e etc. Analisando essas questões que citei acima, apesar de ser muito… Read more »

Leonardo

Vamos ver ate onde vai a China quando não poder vender mais nada.. Da onde vai vir a grana ja que 70% do que ela produz acaba lá no na america… Só vejo dois caminhos a guerra já que a guerra movimenta qualquer economia ou a queda do Regine chines em no maximo 10/15 anos … Uma economia falida não ataca ninguém.

sub urbano

A China enfrentou o Gengis Khan, o Shogun, o imperio Mughal, os Sikhs, a maior guerra civil da história do mundo, o império britânico, o Império Japonês, o Vietnã, o Império Russo, a União Soviética, umas 200 guerras civis e vai ser derrotada pelo Playboy laranja comedor de hamburguer? kkk

Antoniokings

Na primeira batalha com mais de 10.000 baixas, os EUA pedem arrego.

Antoniokings

O interessante é que essa semana, o New York Times fez uma reportagem de capa dizendo que já era. A China vai assumir o poder. Queiram os americanos ou não.

José

Antes de ter iniciado a tal ¨competição¨,já diziam que os USA estava inferiorizado e era questão de tempo para ser superado.
Aos russian e china fanboys tal fato se dará no dia de são nunca!
Bom proveito!

GripenBR

Na prática em termos de comércio isso já aconteceu (https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/chn/). Quando do Brexit para aonde May correu primeiro para buscar uma alternativa à Europa? É só verificar quem é o principal parceiro econômico do países mundo e verás que isso já é realidade a afdfdlguns anos. O Brasil é exemplo, o nosso maior parceiro comercial e a China (https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/bra/). O Chile que muitos imaginam irrestritamente alinhado aos EUA, não é bem assim e o principal parceiro comercial também é a China (https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/chl/). O PIB real chinês também já é o maior do mundo (https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(PPP)). Os EUA estão na vanguarda do… Read more »

Augusto L

Informações erradas, primeiro que comércio não significa aliança, o Chile é alinhado aos EUA e o RU continua alilinhado a Europa e Otan inclusive já se preocupar com o investimento chinês, criando políticas para diminuir os efeitos do mesmo.
Quanto ao PIB, Pararidade de poder de compra não significa PIB real é um erro comum falar isso, pra quem não entende de economia.

HMS TIRELESS

O PIB PPP virou a panacéia da turminha pró-China para defender o regime, mas esquece que ele não reflete a realidade visto que o “poder de compra” da moeda pode muito bem ser manipulado pelo governo visto que o tesouro pode absorver determinados gastos “inflando” artificialmente o poder sendo que testes econométricos têm apresentado grandes questionamentos quanto à validade do modelo.

Augusto L

HMS o mas importante é que não dá pra comparar valores de sociedades diferentes. Todos os PPCs de economias de baixo salário tendem a ser a infladas e quando elas se tornam ricas o PPC abaixa se equilibrando com o PIB “normal”. Por exemplo, PIB PPC chines entre 2000 a 2008 diminuí pq os salários aumentaram, isso não quer dizer que a economia chinesa diminuiu. Com a crise de 2008, ele começou a crescer de novo pq o governo chinês está controlando os salários e em alguns casos abaixando-os a força. Mas a tendência do PIB PPC é diminuir quando… Read more »

GripenBR

Augusto L a moeda nacional faz com que gastos internos determinem que a economia do mercado nacional não seja simplesmente “dolarizada”. A exemplo a Rússia mantêm um poderio militar excepcional com um gasto militar em dólar dez vezes menor que dos EUA. Com isso quero dizer que PPP é sim considerada para determinar o real poder de compra de uma sociedade. E como eu disse “Em termos de comércio”. E eu trabalho com “economia”. Rsrs

Carlos Campos

GripenBR vc confunde parceria comercial com alinhamento político/estratégico

GripenBR

Parece que quem tá confuso aqui é você. Leia lá o que eu disse, “em termos de comércio”. Maior exportador do mundo China 2,27 trilhões, segundo EUA 1,32 trilhões. Simples! Em momento nenhum me referi a alinhamento estratégico isso o senhor tirou de onde?

sub urbano

Brasileiro não entende.

A China planejou tudo isso na década de 40. Está apenas executando o plano. Se vão vencer os USA? Claro que vão, é óbvio. Terão mais dinheiro, maior população, sem uma democracia para bagunçar o país. A democracia tem colocado nações importantes na mão de apedeutas. O futuro dos USA é ser um museu a céu aberto com alto padrão de vida, como a europa ocidental é hoje.

HMS TIRELESS

“sem uma democracia para bagunçar o país.”

É a democracia que lhe permite vir aqui fazer a defesa de uma ditadura totalitária corrupta meu caro “relojoeiro”! Experimente fazer isso na China que você e outros tanto veneram para ver como rapidinho você some do Censo…

Ps: entendo sua frustração pois quando aqui os canhotos tentaram suprimir a democracia ela própria tratou de puni-los. Bendito impeachment, mas você pode se juntar ao Xings na vaquinha!

Eduardo dos Anjos

Caro HMS, é muito chato ler seus comentários desvirtuando um assunto de esfera militar apenas com estes comentários ideológicos, vale lembrar que todos podem lançar seu ponto de vista e é interessante para o debate, deve-se respeitar a opinião de todos, o importante é seguir o assunto e não descambar para outros sem interesse.

É é muita falta de educação desqualificar o comentários dos outros como se fosse o dono da verdade, seja mais humilde e respeite os demais.

HMS TIRELESS

Quando alguém defende a supressão da democracia o comentário é militar ou é ideológico?

Pensa depois responde…..

Eduardo dos Anjos

Não enxerguei maldade no comentário do colega a ponto de você ser tão deselegante e imprimir um viés ideológico tão claro, levando para o lado pessoal, isso tudo por uma pessoa simplesmente pensar diferente de você.
Você não vai mudar o mundo desta forma, terá mais sucesso se debater respeitando a opinião do colega ao invés de ataca-lo levando para o lado pessoal e lembrando que aqui não é lugar para isso…
Fico muito triste em ver que você não entendeu o que eu quis dizer… voltemos ao assunto do post do PA…

HMS TIRELESS

Pelo visto você acha banal a supressão da democracia! Fazer o quê não é!?

HMS TIRELESS

Um adendo: Eu não posso desqualificar algo que por natureza já é desqualificado (defender a supressão da democracia)

Carlos Campos

China não planejou nada disso na década de 40, a china era um favelau a céu a aberto, cachorrinha da França e da Inglaterra nos anos anteriores, com a segunda guerra mundial os comunistas estavam mais preocupados em matar o lado contrário para o obter o poder, passaram anos na fome e miséria, até que os próprios camponeses passaram a dividir a terra entre eles, e não a socializando, a produtividade no campo que era baixa, depois que foi implementada um método mais capitalista de que o que é meu é meu e o que eu ganho é meu o… Read more »

Augusto L

Se é da Rand é bom. Sempre leio seus relatórios.
No mas, é mais do mesmo, o que a Rand esta falando é o que os EUA sempre fizeram, que é conhecer seus inimigos nos detalhes, para derrota-los neles.

MARCOV

Para a USAF a preocupação maior deve ser o substituto do F-22, pois o F-35 não foi concebido para ser uma aeronave de superioridade aérea. Como a linha de montagem do Raptor foi desativada, esta deve ser a prioridade no momento, além de continuar a fabricação do F-35.

Augusto L

O F-35 é um avião omnirole.
Ele sozinho garante uma superioridade contra qualquer outro avião moderno, até mesmo contra o F-22.
Já que o F-35 é mais stealth e tem IRST.
Não sei da onde vcs tiram essas coisas.
Não estamos mais na década de 80 onde os F-15 que levavam o cabo com e os F-16 ficava com missões de interceptação e ataque ao solo.

MARCOV

A própria USAF. Eu tentarei recuperar o artigo onde um comandante responsável pelo programa do F-35 na USAF diz isso. Infelizmente eu não guardo os arquivos de tudo que leio, mas eu me lembro desta entrevista.

Augusto L

A própria USAf vai usar uma versão do F-35 com 6 mísseis para superioridade aérea.
O que não quer dizer que os outros não façam.
Você tem que entender que não se combate como antigamente.
Hoje 92% é BVR, e os 8% restantes um capacete com mira e um míssil WVR de 5° geração com um elevado grau engajamento é mais do que suficiente.

MARCOV

Eu não consegui achar a entrevista que citei, mas há outras reportagens que dizem o mesmo.

Veja a seguir:
https://nationalinterest.org/blog/the-buzz/why-f-22-raptor-would-crush-f-35-dogfight-25868

“Ultimately, the Air Force does need a new air superiority fighter—particularly for the Pacific theater. The service is currently studying a new extremely long-range Penetrating Counter-Air (PCA) fighter that would replace the F-22 and F-15C as America’s primary air superiority aircraft. However, it is likely that the F-22, F-35 and PCA will all serve together in the coming decades. But at the end of the day, the F-35 is no F-22 substitute.”

Augusto L

Dogfight são 8% das missões.
E um avião com mísseis de 5° geração com alta ângulo de engajamento e alta capacidade de manobra G mais a mira no capacete resolvem a questão.
Não é necessário supermanobrabilidade

MARCOV

Leia com calma o artigo que postei.
Para facilitar, a pergunta é:
Why an F-22 Raptor Would Crush an F-35 in a ‘Dogfight’?
E a resposta é:
The F-35 cannot match the F-22 as an air superiority fighter—it was never designed as such.

Augusto L

MARCOV o F-22 foi idealizado com uma mentalidade dos anos 80 o F-35 com uma do século 21.
Dogfight e coisa do passado.
Não irão mais existir isso de super manobrável.

MARCOV

É a própria USAF que demanda outra aeronave de superioridade aérea.
O F-35 não é capaz de fazer tudo.

Augusto L

Não, USAF nunca afirmou isso, ate pq o F-35 será usado em superioridade aérea, assim como usa hoje os F-16 em superioridade aérea também. Nós balcans por exemplo faziam CAPs juntos com os F-15 ou até os substituindo. O F-35 vai fazer tudo pq ele pode fazer tudo, ele é omnirole. São novos conceitos. A diferença é que o F-35 pode fazer um ataque tão bem como missões de superioridade aérea coisa que o Raptor não faz hoje, apesar do mesmo ter mas espaços para crescimento, hoje ele é inferior ao F-35. Que tem mais sensores e uma fusão de… Read more »

MARCOV

Não, a USAF necessita de uma nova aeronave de superioridade aérea, sim. E diz isso. A dificuldade é que não vale a pena reativar a produção do F-22 porque o dinheiro a ser gasto e o tempo para se desenvolver o novo F-22 (levaria no mínimo mais cinco anos) não o justifica, já que tanto a Rússia quanto a China estariam com aeronaves tecnologicamente semelhantes quando este novo F-22 pudesse ser produzido. Esta é a razão do programa PCA (Penetrating Counter-Air). O objetivo é que quando esta aeronave estiver pronta, os EUA continuarão na frente dos oponentes em superioridade aérea… Read more »

Augusto L

Isso (Penetrating Counter-Air) só é criar uma plataforma mais stealth, com mais sensores, uma fusão melhor e autonomia maior, masss é pra daqui a 15-20 anos, quando as ameaça seram outras.
Hoje um F-35 faz tudo que o F-22 faz e melhor.
Não existe mais plataforma específica como o F-15 c/d era na década de 80.
Pegue todos caças na atualidade e bote contra o F-35, e ele vai ganhar.
É por isso que fecharam a linha de montagem de F-22 era desnecessário ter 2 linhas de aviões, sendo que os 2 são onminirole e o F-35 é melhor.

MARCOV

Não, Augusto. Essa é apenas a sua opinião. Como mostrei nos sites que postei, a produção do F-22 foi fechada porque não previam, naquela época, os desafios aos EUA (o crescimento bélico da China e da Rússia).
Leia esta passagem:
“Former U.S. Defense Secretaries Donald Rumsfeld and Robert Gates—neither of whom foresaw the rise of great power challengers to the United States—discounted the need for air superiority, and as a result, truncated the F-22 buy at 187 aircraft.”

Augusto L

Nenhuma grande potência até o F-35 ganhar o FOC.
Vc que não soube interpretar

MARCOV

A USAF necessita de um avião de superioridade aérea e não será o F-35. É só pesquisar nos sites de defesa.

Blackbird

Ainda falta muito para a China fazer frente aos EUA,eles tem uma marinha gigante concentrada no pacífico e os americanos ainda tem uma marinha bem maior espalhada pelo mundo,sem contar com a experiência em conflitos.
A economia da China ainda é a que mais cresce no mundo mas vem diminuindo o ritmo.Sonhar não custa nada mas planejar custa muito…

Augusto L

A marinha americana está espalhada, e demorará pra ser reunir.
No começo a China estará na iniciativa e os EUA e aliados na defensiva, mas no médio e longo prazo os EUA ganhar.
Agora quanto tempo vai demorar para os EUA reverter a ofensiva chinesa e partir para ofensiva, vai depender da situação nas outras áreas do mundo. Que provavelmente os chineses vão escalar deliberadamente.

Alex Nogueira

Não vejo a possibilidade de “derrotar” os EUA sem ser atráves da quebra da economia (tornando o país pobre, de modo que fique pior do que a Rússia está hoje) ou através da devastação de sua população por um agente biológico (virus, bactérias) que cause uma pandemia e assim devaste o país, pois, no campo militar, qualquer ação resultaria na destruição global, não ficaria “mundo” para ser governado… seria o fim. Será interessante ver como os EUA iram aproveitar a guinada do governo brasileiro para criar uma aliança onde além de fortalecer o continente americano de modo geral, irá enfraquecer… Read more »

Antoniokings

A China é a maior parceira comercial (importação + exportação) de vários países do mundo. Na relação temos EUA, Coreia do Sul, Japão, Brasil, Rússia, Arábia Saudita, Irã, Paquistão, África do Sul e dezenas de outros em todos os cantos do mundo. Quando não é a maior é a segunda ou terceira. Incluindo quase todos os países da Europa e do Oriente Médio. Como se vê, a estratégia de ganhar a guerra sem disparar um tiro está dando certo. Mas, se for necessário, poderão disparar quantos tiros forem necessários. Melhor não pagar para ver.

HMS TIRELESS

Com o retrospecto chinês de perder guerras podem disparar quantos tiros quiserem que não vai adiantar de nada….

_________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.

Pedro

Não viável a curte e médio prazo esta questão dos commodities, já que o Brasil na verdade concorre com os americanos em vários deles, é melhor ter pragmatismo e fazer uma aliança local com o USA aqui na AL e no mundo continuar fechando acordos bilaterais e tentar se reindustrializar.

Acho que ir contra a CHina, vai ser um tiro no pé do setor que mantém o superavit fiscal em positivo ao Brasil.

Augusto L

A estratégia que eu vejo na China é ser ofensivamente superior às forças americanas e aliadas no Pacífico e não contra os EUA como um todo.
A China se apóia numa visão de que numa guerra das 2 maiores economias, a pressão vai ser grande para um cessar fogo, pois o mundo ficará com medo da guerra quebrar o sistema capitalista global, ou seja, quem alcançar ganhos no curto prazo vai se sair melhor.
Uma China 3-4 porta aviões baseados somente no Pacífico terá uma força superior a 7° frota.

Bruno w Basillio

Muitos perguntam como a China vai derrotar os EUA …. “Ora não será numa guerra aberta isso eu garanto , a China é como um pescador que espera ali horas o peixe fisgar em seu anzol”.. Ela ira manipular o maximo a economia e a sociedade americana, tentar dividir, quebrar para conquistar , na primeira crise que os EUA passar , bilhões de gastos com defesa serão congelados , milhares de equipamentos ficarão sem condições de operar etc ..ai o governo americano terá que escolher ou investe tudo em defesa para frear a China ou investe na economia do pais… Read more »

Antoniokings

Sun Tzu
‘A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar’.

Eduardo dos Anjos

Muito interessante seu ponto de vista, realmente tudo pode acontecer, é muito imprevisto o cenário dos próximos anos.

PAULO RICARDO DE SOUSA LIMA

Um economista Italiano chamado Giovanni Arrighi criou um conceito de ciclos sistêmico de acumulação onde inicia-se com Uma expansão comercial e depois ocorre Uma expansão financeira. Entretanto essa expansão financeira ocorre concomitante a expansão comercial de outro país que irá assumir a hegemonia. Primeiro Genova, depois holanda, depois inglaterra, depois EUA e parece que agora será a China. Pra mim faz bastante sentido. EUA em expansão financeira e China em expansão comercial. Parece que a passagem de bastão ja está ocorrendo.

Madmax

Vejo os EUA cada vez menos interessados em manter a OTAN e deixando a EUROPA, para se preparar para a China. O mundo está mudando muito e bem rápido.

Luís Henrique

Para pensar…

Previsão do FMI para daqui a 5 ano, em 2023:

O PIB ppc da China será equivalente a 1,5 vezes o PIB dos EUA.

Antoniokings

E, se as taxas de crescimento atuais forem mantidas, em cerca de quinze anos, a China será maior que os EUA, Alemanha, Inglaterra, França, Itália e Japão juntos. Um assombro

Augusto L

Isso é ruim para China, na verdade o bom seria se o PIB PPC deles abaixa-se e o PIB aumenta-se.

Luís Henrique

Os dois PIBs estão aumentando.
Mas como a moeda chinesa é desvalorizada em relação ao dólar, eles passarão os EUA por volta de 2027.

Porém, como fabricam suas próprias armas em moeda LOCAL, o PIB PPC faz muito mais sentido na comparação. Afinal o ponto central é que em 5 anos a capacidade de produção da China será 1,5x à americana. Convertendo em dólares, o orçamento militar chinês provavelmente ainda estará menor que o americano, mas em moeda local poderá ser diferente.

Como competir com um gigante desse?

Antoniokings

A China tem cerca de 25% da produção industrial mundial e subindo.
Os EUA têm cerca de 15% e caindo.
Sem contar, é claro, o inesgotável potencial humano da China.
Devemos concordar.
Como competir com um gigante desse?

Augusto L

Não Luís, você não entendeu, a economia chinesa é uma economia de baixo salário, isso causa a distorção no PIB PPC em comparação com o dólar.
O bom seria que essa distorção diminuí-se, o que significaria uma qualidade de vida melhor, por consequência uma economia melhor. Muita gente usa esses dados sem saber interpretar.

Hawke

“Quando a boca do dragão chinês fechar, o mundo sentirá saudades da águia americana”!
A China é tão democrática e boazinha que começou a usar a tecnologia para verificar qual o cidadão representa uma ameaça ao estado. É o livro 1984 acontecendo.

Carlos Alberto Soares

Ambos tem dissuasão Nuclear,
o ping pong fora desse campo é desnecessário.

O crescimento vertiginoso das FA’s do dragão tem um motivo:

Alimentos:
Proteínas animal e vegetal.

Matéria prima no geral.

A geopolítica deles se baseia nisso, nada mais.

Pergunto:

“Combinaram com os Russos”.

Kkkkk

Shalom

WVJ

Os chineses querem buscar pelo comércio o que não têm (‘Proteínas animal e vegetal; Matéria prima no geral’)
Se os EUA os impedirem de conseguir no mundo o que precisam, vai ter guerra.
Não vejo motivo pra duvidar da capacidade chinesa em superar o bloqueio americano seja através da diplomacia, seja com guerras regionais aqui e ali.
Acho muito difícil um confronto bélico direto.

Augusto L

Como os EUA vai impedir dos outros venderem alimentos para China ?
Vai dar dinheiro a todo por aí ? Vai ameaçar com a força todo mundo ?
Que pensamento mais descabido.

Antoniokings

É realmente muito interessante. Com a guerra comercial de Trump, a China praticamente parou de importar soja americana. Atualmente, os agricultores americanos estão estocando soja até em latão de lixo. Milhões de toneladas estão prestes a apodrecer sem compradores. Com isso os brasileiros estão triando alguma vantagem. Só que a China já está investindo na futura produção e escoamento de soja em terras asiáticas, principalmente na Rússia.
É tudo muito dinâmico e não se pode dormir sobre os louros.
‘America first’.

WVJ

Embargos

Antoniokings

Como adendo, acabei de ler notícia de que os chineses acabaram de comprar mais uma mina de urânio na África. Umas das maiores e mais importantes do mundo. Eles estão dominando completamente o mercado de cobalto, urânio e lítio.
Por que será?
Será que eles estão dominando o mercado de energia da próxima geração?

Tomcat4.0

Mais um motivo pra o Brasil ter total controle do Nióbio que detêm ,se não me engano, 95 a 97 % da reserva mundial e está sendo vendido a preço de banana. O sr Enéas ,anos atrás, já dizia que deveríamos ter lastreado uma moeda forte com base no Nióbio o qual é terra rara e de imenso valor na manufatura de foguetes,turbinas, super condutores etc., mas…….

WVJ

Tom, e se eles substituírem o nióbio por titânio, por exemplo?
Se esticar demais a corda estoura…

HMS TIRELESS

“acabei de ler notícia, li que…”

Cara de expediente para esquentar fake!

100nick-Elã

Pior que sim, combinaram. A Rússia pertence à China. Agradeça aos EUA e sua política inútil de cercar a Rússia com inclusão dos países do ex-bloco soviético à OTAN.

Obrigado, EUA.

Carlos Alberto Soares

Realmente será um assombrado:

Cadê energia para tudo isso ?

Vão tomar ?

E o mundo vai ficar assistindo e batendo palmas ?

Água doce, energia, proteínas animal e vegetal, etc etc

Antoniokings

Leia o meu post acima.

Tomcat4.0

Simples observação. A China viveu inúmeras guerras internas e ou contra externos inimigos e ainda tem um dos mestres, se não for o maior deles, da estratégia militar que foi Sun Tzu o qual deixou uma obra de valor incalculável que se estiver sendo bem acolhida como literatura obrigatória por suas forças armadas ,assim como o pode ser em qualquer força armada mundo afora, vai fazer muita diferença no pender da balança. Na guerra não basta ter tudo do melhor se não souber a melhor forma de utilizar e manter e principalmente logística e suprimentos são o coração da coisa… Read more »

Carlos Alberto Soares

Europa, Eurásia, Ásia, Japão, USA, Austrália, Canadá, todos somados irão assistir batendo palmas ?

Os minerais mencionados não há domínio absoluto do dragão.

Conte uma mentira muitas vezes,

Conte várias mentiras 1000 vezes e

Estas se tornarão verdades.

Antônio Gramsci explica muito bem.

Temos discípulos do Gramscismo desfilando na Trilogia.

Shalom

HMS TIRELESS

O pensamento de Gramsci está muito acima da capacidade cognitiva desse pessoal amigo! Essa turma está mais para para os discípulos do sujeito encarcerado em CWB….

Antoniokings

Para quem falava, em outro site, que não voltaria mais a postar aqui na ‘Trolologia’ vc voltou bem animado,né?!?!?

Thiago Telles

Q cara mal educado caramba….

Andre

Tá ficando um porre o site.

Eduardo dos Anjos

Concordo…

Greyjoy

Cada vez mais evito vir na parte dos comentários.

HMS TIRELESS

_______
COMENTÁRIO APAGADO POR PROVOCAÇÃO INÚTIL

Antoniokings

_______
COMENTÁRIO APAGADO POR PROVOCAÇÃO INÚTIL

Jagderband#44

Em um eventual conflito não nuclear a China não aguenta 6 meses e pede arrego.
O interior é uma vastidão seca e fria, e, se as reservas de alimentos e combustível esgotarem, já era.
Já o oponente tem praticamente a américa, europa, Japão e oceania inteira a seu lado, oferecendo insumos.
Não haverá guerra alguma china fan.

João Adaime

Já comentei várias vezes por aqui que a indústria de defesa norte americana é a maior interessada em espalhar notícias sobre possíveis ameaças ao seu país. Quando a Coréia do Norte sai do radar, entra o Irã. Depois é a vez da Rússia e agora a China. E por aí vai. O último país a querer destruir os EUA é a China. Ela possui mais de um trilhão de dólares aplicados em títulos do tesouro norte americano. Fora os investimentos diretos, que vão desde fábricas até prédios comerciais. No caso de um conflito, mesmo que os chineses resgatem antes os… Read more »

Antoniokings

Importante esclarecer que a China vem se desfazendo de seus títulos, assim como o Japão.
O estoque de títulos em mãos dos chineses, cerca de US$ US$ 1,17 trilhão, está em seu nível mais baixo desde março e os do Japão estão para cair da casa de US$ 1 trilhão.
Como se vê, teremos novidades muito interessantes em pouco tempo.

João Adaime

A China está deixando de aplicar em retaliação à guerra de tarifas comerciais que o Trump começou. Quando eles chegarem num acordo, nem que seja no próximo governo, os chineses voltarão avidamente a comprar os títulos norte americanos.
Eles não aplicaram lá porque são bonzinhos para com os norte americanos, mas porque são os títulos mais seguros do mundo. Se quisessem rentabilidade teriam aplicado no Brasil ou na Turquia.

Antoniokings

Concordo com vc. É uma possibilidade. Exceto se, a longo prazo, a economia americana se deteriorar excessivamente, com aumentos incontroláveis dos déficits comercial e fiscal. Insta afirmar que os déficits atualmente já estão em níveis estratosféricos.

andrepoa2002

Sem dúvida que é um relatório ameaçador e não se pode negar a capacidade amarela de gerar soluções, entretanto os yankees são capazes de aprender com os próprios erros e corrigir rumo. Como exemplo cito a guerra assimétrica ,hoje a forma de agir e pensar dos gringos é muito diferente do que a 20 anos. Então para cada míssíl matador de porta-aviões amarelo, os yankees já devem ter na manga uma contramedida. O arquivo é uma leitura instigante.

Luiz Trindade

A verdade é que a China há 10 ou arrisco dizer 20 anos atrás bateu o martelo que não repetiria o erro da URSS e começou a partir para cima. Dae a China ficou com o modelo comunista na política e nas finanças virou um predador desenfreado no capitalismo. Ou seja, use as armas de seu inimigo contra ele. Eu já venho dizendo há muito tempo que o mundo estava repetindo o erro da Segunda Guerra Mundial. Na época a Alemanha humilhada pelo tratado de Versalhes começou a rugir com Hitler e o mundo dizia que era mais um maluco… Read more »

Carlos Campos

Ninguém quer essa guerra, seria catastrófico para o mundo no médio prazo, isso é igual acreditar que a URSS vai atacar os EUA amanhã.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Eu interpreto que a China declara isto apenas para informar que não mais tem forças armadas meramente dissuasórias, estão prontas para combate franco e acham que podem vencer qualquer adversário.

Nada mais que isto…

Delfim

Os EUA devem fornecer meios de combate aos países no entorno da China o mais breve possível, em condições mais fáceis possíveis, como o Land-Lease da 2WW. Muitas aeronaves ainda em uso na Guarda Nacional devem ser vendidas, cedendo espaço para mais novas. Todos os estoques em condições de voo parados no deserto de F-16, F-18, etc., devem estar disponíveis o mais rápido possível. Assim como navios, carros de combate, enfim tudo que está parado. Tudo em condições de pai para filho, na base do “pode pagar quanto e como” ? A China deve ser vencida ali mesmo na Ásia.… Read more »

Soldat

Minha opinião em cima do relatório.

Os Âmis e o mundo Judaico/Evangélico estão ferrados…..

`E melhor se prepararem e começarem a estudar o Mandarim

Walfrido Strobel

Vejam que curioso a luta destas crianças chinesas da zona montanhosa para estudar.
. https://m.youtube.com/watch?v=iDZIriLSjT8