Treinamento reúne 13 países e acontece até o dia 30 de novembro

A abertura do Cruzeiro do Sul Exercise – CRUZEX 2018 – foi realizada neste domingo (18), com um briefing geral e a fotografia oficial, que reuniu quase 2000 militares brasileiros e estrangeiros, além de alguns dos meios aéreos que participam do Exercício organizado pela Força Aérea Brasileira.

O Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, ressalta que a prioridade é manter a segurança durante as operações.

O oficial-general também destaca a importância do intercâmbio de conhecimentos. “Essa troca de experiências é essencial para que a Força atinja um nível de treinamento adequado. A CRUZEX também é importante pela interoperabilidade que proporciona: nesta edição, Exército e Marinha estarão participando, inclusive nas ações de guerra não convencional, que é uma das principais novidades da edição deste ano”, diz.

Representantes dos 13 países participaram da reunião

O cenário de guerra não convencional, citado pelo Diretor, é referente a um combate das Forças Armadas contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. Este é o perfil encontrado em missões de paz da ONU.

A CRUZEX é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre os países participantes.

A edição deste ano acontece até o dia 30 de novembro, na Ala 10, em Natal (RN), e reúne 13 países, incluindo o Brasil, com cerca de 2000 militares e 100 aeronaves brasileiras e estrangeiras. Trata-se do maior treinamento conjunto e multinacional promovido pela FAB.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Hoje pela manhã vi dois KC-130H e um E-9, pelo Fligth Radar. Olhei no Google mapas e a ala 10 possui três pistas. Interessante, uma pena a estrutura fisica da base ainda não ser equiparável a uma AFB da USAF. Um dia chegamos lá.

horatio nelson

quem sabe ano q vem teremos gripen e eurofigther…se tiver cruzex tbm…pelo q vi os f-16 da usaf vieram com misseis os demais não…

FighterBR

Os chilenos vieram com AIM-9X

Flight

Pode ser que aconteça em 2020, o exercício é bianual.

Maurício.

Boa sorte a todos os envolvidos no exercício, não é qualquer força aérea que é capaz de planejar e executar um exercício com tantos países envolvidos.
Espero que os Skyhawk da Marinha tenham um bom desempenho, e em especial o esquadrão PAMPA.

Flanker

Para treinamentos assim, os mísses não são necessários. Normalmente são empregados pods de instrumentação, que simulam os mísses de verdade. É algo parecido com o corpo de um Sidewinder, porém sem as aletas dianteiras e traseiras. Em alguns casos, nem isso é necessário. Os cabides/trilhos do Derby dos nossos F-5, por exemplo, podem simular como se o míssil estivesse sendo carregado e lançado, sem que o míssil esteja lá de fato. Esse é o pod de instrumentação, nos trilhos de ponta de asa de um F-5 do Pacau: http://spotter.com.br/esquadroes/pacau_11.jpg Aqui vc vê os trilhos de lançamento do Derby nos cabides… Read more »

Flanker

Roberto, olhando mais atentamente, percebe-se na imagem do link que mandei, que parece ser realmente, um corpo de míssil, principalmente pelo anel azul. Entretanto, acredito que seja, sim, uma instrumentação de combate aéreo, visto que o míssil ar-ar carregado nos launch rail de ponta de asa dos nossos F-5 é o Python IV e o modelo de treinamento desse míssil é bem diferente do mostrado na foto. O modelo de treinamento do Python IV se parece muito com um Sidewinder da versão J. Mesmo se fosse um Python III de treinamento, seria diferente desse da foto, pois aquele é levado… Read more »

BILL27

È um Python 4 de treinamento , sem as aletas.

Flanker

Não, não é. A FAB utiliza esse Python 4 de treinamento, mostrado no link abaixo:

https://www.aereo.jor.br/2017/05/16/fab-realiza-certificacao-de-missil-python-iv-de-treinamento/

Como eu havia falado antes, essa versão de treinamento se parece com algumas versões antigas do Sidewinder.

BILL27

https://4.bp.blogspot.com/-tYH0X4ZoG1w/Vf9ARq2krUI/AAAAAAAAA3M/GlLx2O1LZmA/s1600/Pyton4_clos.jpg

Na FAB ,pelo menos numa materia que li , se usa sem as aletas .
JUstamente por estar usando 2 não é um pod e sim um Python 4 .

Victor Moraes

Mérito para a FAB reunir tanta gente boa em um exercício. Parabéns!

oseias

será que na próxima cruzex estaremos operando os Gripens e KC390?

737-800RJ

Esperamos que sim! Vai ser lindo!

oseias

já imaginou KC390 dando suporte e nossos Gripens combatendo com A-Darte?
gostaria muito de ver isso operacional na próxima. Seria lindo! E lá embaixo em solo varias baterias de Astros com o matador 300. eita nois até parece gente grande.

OSEIAS

esqueci de mencionar o SABER 200m da BRADAR

Guilherme Poggio

Ouvi dizer que as condições para a imprensa cobrir o evento são horríveis. Não há ponto de internet na CRUZEX para os Jornalistas, o local de cantina é muito quente, todas solicitações de pauta tem que ser feitas por e-mail. Pô FAB… em pelo século XXI isso?

Maurício.

Eu acho que a única forma de se simular um combate aéreo, o mais próximo possível da realidade é com os mísseis de treinamento nos cabides, deve dar muita diferença um combate aéreo sem o peso do míssil e sem o arrasto aerodinâmico, em caças mais novos acho que essa diferença nem deve ser grande, mas nos F-5 acho que deve fazer muita diferença, ainda mais se for um dogfight.
Mas não podemos exigir muito dos nossos velhos F-5, e esses sistemas que o Flanker comentou deve quebrar o galho.

Maurício.

Galante, a diferença é desprezível até no F-5? Mesmo com com par de Python 4 e um par de Derby ? Pensei que no F-5 a diferença seria grande, mas pelo visto não.

Juarez

A diferença com esta configuração, Maurício é enorme. Existem enormes restrições para o F 5M pendurado desta forma.

Maurício.

Pois é Juarez, eu sempre soube que com a presença real dos mísseis, 2 python e 2 Derby, o desempenho do F-5 caia bastante, como eu falei em dogfight, acho que o Galante se referiu ao F-5 apenas com os Python, aí sim creio que a diferença não deva ser tão grande quando colocamos os Derby.

Flanker

Sim, Juarez. O Derby, para o F-5, é algo que prejudica suas características de manobra. Principalmente pela perda de potência (que já não é grande), causada pelo arrasto aerodinâmico. Ainda bem que em um combate BVR, as manobras não são tão grandes e as curvas não tão fechadas. Se em um hipotético embate o F-5 engajar o inimigo em distância BVR, lançará os Derby e se, mesmo assim, precisar progredir para um dogfight, já estará sem os Derby e sem o arrasto gerado por esses, usando então os Python, que permitem uma maior agilidade e menor perda de energia. É… Read more »

Flanker

do F-5*

Jota

A Embraer podia levar um prototipo do KC390 pro pessoal conhecer e fazer um “test-drive”.
Vai que gostam….

nonato

Concordo…

João Francisco Neves

Não existe avião mais lindo no planeta do que o Mirage, incrível a beleza desse avião extraordinário!!!!!

Maurício.

Roberto e Flanker, aqui nesse vídeo é mostrado como é feito a avaliação do shot validation na FAB, a parte onde é mostrado como funciona a validação em si começa aos 7:45, mas como são gravadas essas imagens e dados no tal cartucho eu não sei.
https://youtu.be/AgKgqNOHIDg

ROBINSON CASAL

13 países, 2.000 militares e centenas de aeronaves na CRUZEX 2018 !
https://www.youtube.com/watch?v=B4NtnCqxZ_4

Juarez

Com P IV de treinamento a cabeça trava no alvo, mas não dispara. O travamento no alvo se dá através de um aviso sonoro que muda de intermitente para contínuo quando o míssil travou.

A quem interessar possa, o KC390 vai vir para Natal e está chegando na quinta-feira!

EMISCLEITO

bom dia, alguém sabe dizer qual o site que podemos acessar para agendar para ver a exposição do CRUZEX 2018?

Ricardo Bigliazzi

Ao pessoal da Trilogia faço três pedidos:

1) Fotos
2) Fotos
3) Fotos

Que a Cruzex seja um sucesso e que a cobertura seja a mais detalhada possível!!!

Alejandro Perez

Fotos: o fotógrafo argentino Santiago Rivas está publicando bom número de fotos no seu perfil de Facebook.

horatio nelson

sei q não tem nada haver mais gostaria de pedir aos editores uma materia sobre a guerra do cenepa…não lembro de ter visto algo por aqui,desde ja agradeço!

Frederico Araújo

https://www.youtube.com/watch?v=mFvB5ESP–k

Videoclipe de abertura, simplesmente demais!

Eduardo

Chegada dos Chilenos na Cruzex 5 F16 B50 e um KC135 em com direito a “peel off”

https://youtu.be/ZN3tdJCm0EI

Eduardo

Putz, coloquei o link errado, o desse ano é https://www.youtube.com/watch?v=HzZp8nPAnDU

Peço aos editores que removam se possível, pois a filmagem do post anterior foi da Cruzex 2010.

Fernando_SP

O blog Poder Aéreo não está cobrindo a Cruzex? Já foram divulgados fotos, filmes, ontem foi o dia da imprensa. Onde está o material de vocês?