O caça stealth mais avançado da China, o J-20, agora está pronto para operações de reabastecimento aéreo que ajudarão o jato a atingir alvos mais distantes, com a televisão chinesa exibindo a sonda de reabastecimento embarcada da aeronave na terça-feira.

O J-20 está equipado com uma sonda de recepção de combustível no lado direito do cockpit, informou na terça-feira a China Central Television (CCTV).

Embarcada sob a fuselagem, a sonda só aparece quando o jato de combate conduz uma missão de reabastecimento aéreo. Quando o reabastecimento é concluído, a sonda é recolhida na fuselagem, de acordo com um vídeo divulgado pela CCTV na reportagem.

Um especialista militar, que pediu para não ser identificado, disse ao Global Times na quarta-feira que esconder a sonda sob a fuselagem é um projeto perfeito para manter a capacidade stealth da aeronave.

“Uma sonda fixa instalada fora da fuselagem, como a do caça J-10, aumentará significativamente a seção transversal de radar da aeronave, facilitando a localização pelo radar inimigo”, disse o especialista.

No domingo, o J-20 exibiu seus mísseis pela primeira vez no Airshow China 2018 em Zhuhai, província de Guangdong, sul da China. Os mísseis foram mantidos nos compartimentos internos da aeronave e só foram mostrados quando as portas foram abertas.

Nesta captura de tela pixelizada da transmissão da CCTV, a sonda de recebimento de combustível do caça J-20 é visível do lado direito do cockpit. É retrátil para manter o perfil furtivo da aeronave
Caça furtivo chinês J-20
Caça J-20 mostrando seus mísseis

Este é um elemento de design semelhante para esconder o J-20 do radar inimigo, observou o especialista.

A reportagem da CCTV citou um oficial da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF, na sigla em inglês) dizendo que ser capaz de reabastecer no ar permite que o J-20 opere em um alcance mais amplo.

Reabastecer o combustível no ar permitirá que o J-20 voe muito mais longe e atinja alvos que de outra forma não conseguiria, disse o especialista, observando que o J-20 é uma arma de ataque, e a autonomia é um fator muito importante para cumprir seu papel.

Os aviões-tanque de reabastecimento aéreo da PLAAF, como o HU-6, podem fornecer combustível extra de aviação para aviões militares no ar.

Apesar do J-20 exibir sua sonda de reabastecimento, mísseis, nova camuflagem, nova formação e capacidade de manobra no Airshow China 2018 na semana passada, seu projetista chefe, Yang Wei, disse que o mundo não viu o melhor dos caças de quinta geração ainda.

“Primeiro, o J-20 tem excelente capacidade stealth; segundo, tem excelente capacidade de ataque de longo alcance; terceiro, tem capacidade excepcional de guerra de informações”, disse Yang à CCTV.

“No entanto, essas vantagens-chave não puderam ser mostradas no show aéreo”, disse ele.

Especialistas militares chineses acreditam que o J-20 agora pode rivalizar com os principais caças dos EUA, o F-22 e o F-35, depois de testemunhar seu desempenho no show aéreo, que também é considerado uma demonstração de confiança da PLAAF em relação ao exterior.

FONTE: Global Times

NOTA DO PODER AÉREO: Durante o Airshow China 2018 foi confirmado que o J-20 tem um cockpit dotado de uma tela única, como o F-35 americano. Durante o evento foi exposto um modelo de cockpit com tela única (foto acima), semelhante ao usado no caça stealth chinês.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BILL27

um caça 5 g que só agora instala uma sonda revo ? rs .Que avanço ..>
Mostram as baias abertas com misseis ,cockpit da aeronave em simulador ,mas uma simples sonda precisam esconder na imagem …vai entender

Cavalo-do-Cão

Na vida útil do modelo haverá atualizações dos mais diversos tipos, num processo continuado de melhoria….

horatio nelson

não creio q esse trosso ai seja furtivo…

BMIKE

…. esse troço só é stealth para famboy de tractana chinesa, de fato não passa de um tijolo voador com uma tinta RAM…

Marcelo Bardo

Tijolo voador eu ri kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cavalo-do-Cão

Melhor que qualquer caça de quarta geração com certeza o J-20 será !!!…só pela tecnologia das curvas e armas levadas internamente dará a ele maior furtividade e vantagem sobre qualquer caça de quarta geração…alias os eua anunciaram que iriam encomendar mais f-15 e que iriam estender ainda mais a vida útil/uso deles…além de fazer upgrades em seus f-16s e f-18s para estender a vida deles também…o que significa que os caças de quarta geração ainda serão a espinha dorsal dos eua por muitas décadas…o que mostra que foi acertada a estratégia deles de se focar em caças invisíveis de “pobre”…

BILL27

Em quantidade , o F-35 será a espinha dorsal dos EUA .

Cavalo-do-Cão

O J-20 é de uma categoria superior ao do f-35…pois trata-se de uma caça pesado bimotor que carrega mais armas e tem mais desempenho…sem contar com maior alcance e autonomia…não pode haver comparação entre ambos…

mfb

“caças invisíveis”. Roubaram o projeto da mulher maravilha e eu ainda não sabia?

Overandout

Eu achava que era ilusão minha mas realmente os chinas usaram um Hotas Warthog da Thrustmasters aí no cockpit KKKKK

Marcos10

Um avanço sem precedentes na história da aviação: a sonda furtiva. Vão deixar os iranianos com inveja.

Top Gun Sea

Com o sistema de reabastecimento em vôo o torna um caça definitivamente de verdade. Estou começando a acreditar!

sub-urbano

Olha essa tela… Em pensar que o Brasil não possui nenhuma empresa que produz cristal líquido, nem pra calculadora de 1,99 kkkk Pra fazer um caça desses teríamos que importar até os parafusos! kkkk

Gladiador

off topic
Por volta das 16:00 chegou os Mirage 2000 do Peru aqui em Anápolis que participar do cruzex

Ivanmc

Aí está. Enquanto o mundo gira a China se vira. O cockpit do simulador é um espetáculo. Bela matéria.

Rodrigo M

Muito engraçado a zueira, brasileiros sendo brasileiros.. É divertido ler os comentários.
Mas quando penso na nossa situação, no que temos, a graça acaba.
Parabéns aos chinas..

Maurício.

Se é de fato esse o novo cockpit, eles evoluíram bastante.
Aqui o suposto cockpit do J-20 na feira de 2016.
https://forum.militaryparitet.com/extensions/hcs_image_uploader/uploads/170000/1500/171731/p1b3os5qso125m1d4tcd7150ggj2.jpg

BMIKE

Realmente, as forças espaciais recém criadas nos EUA vão ter um grande trabalho agora, os Chinas estão bem a frente na guerra interplanetária…

Bardini

Deve estar coberto pq é o mesmo sistema do F-35B… kkkk…
.
Aliás, em Zuhai, apresentaram um caça xing ling IGUAL ao F-22…

Bardini

Kuang Chi:
comment image

Flanker

Putz! Igualzinho….cuspido e escarrado!! Eles não tem o menor pudor de copiar na cara dura!!

J-20

Kuang chi é uma empresa chinesa de tecnologia que fez material absorvente de ondas de radar e está exibindo em Zhuhai. Agora, o porquê deles usarem o modelo do F-22 para exibir lá em Zhuhai é uma incógnita para mim. Será que eles foram proibidos de usar o modelo do J-20 ou J-31?

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Kuang-Chi

mfb

Esses aviões “furtivos” chineses parecem até carrinhos de autorama. Troca a carcaça e o “núcleo” é a mesma coisa de todos os outros modelos.

nonato

Quanto ao cockpit, há muito tempo falo.
A maioria desses caças tem cockpit ultrapassados.
Os pilotos mereciam algo mais ergonômico, mais funcional…
Mais moderno.
Espaço confortável, não ter que ficar segurando uma alavanca pesada na frente dos joelhos como no caso do SU 27.
Para mim, os pilotos deveriam ficar sempre com os dois braços apoiados, segurando espécies de joystick em cada lado, não precisando movimentar demais braços ou mãos.

Cristiano

Muitos aqui afirmam que esse caça não é furtivo; vocês se baseiam em que?
Ou vocês dizem isso só porque ele é chinês?
Parem de pagar pau para estadunidenses, chega de mimimi.

Jmgboston

esconder a sonda sob a fuselagem é um projeto perfeito para manter a capacidade stealth da aeronave.
Nunca li algo tão óbvio. O tal especialista militar não deveria estar preocupado em ser identificado só por causa disso.

Rodrigo M

Provavelmente o texto/entrevista tenha sido dirigido ao grande público leigo (Que paga a brincadeira) e não aos entusiastas “especialistas sabem-tudo” da internet..

jota ká

Enquanto os viralatas brazukas usam seu tempo para ridicularizar tudo o que é “China”,
o Brasil fica marcando passo ou em marcha-a-ré.
E os chineses, trabalhando duro para tirar a diferença dos EUA.
Parabéns, espíritos de viralatas! O Brasil agradece seus esforços em lamber as botas dos EUA e em ridicularizar os anti-EUA (China, Rússia, Irã,…) .
🙂

SPQR

Seu comentário só não é perfeito por causa do viés ideológico. A verdade é que o brasileiro não ridiculariza chineses e russos e lambe botas de americanos, vide os comentários daqui sobre o F-35. Provavelmente não conseguimos fabricar nem um parafuso do F-35, mas estamos aqui rindo, como selvagens.

Carlos Campos

Eu vejo o povo ridicularizar esse caça, enquanto a FAB tem F5, não acredito que seja melhor que o F22, mas que ele é Stealth tenho certeza, pelas formas já mostra isso, os chineses devem ter roubado muito tecnologia das empresas americanas, (por falar em roubo de tecnologia os Franceses são o segundo principal ladrão de tecnologia americana), nem os EUA estão subestimando os chineses, e o brasileiros fazendo piada.

J-20

Alguns comentários aqui são dignos do navio inglês. Se quiserem encontrar com ele e ter um papinho, só ir lá no ca**k (para não revelar nome)

Yan Klows

A Solução russa para o reabastecimento aéreo ficou bem discreto e de tamanho curto.

https://www.youtube.com/watch?v=8w2P-7lU80w

Camillo Abinader

A China investe seus recursos gerados por milhões de trabalhadores de suas fábricas em projetos assim, estratégicos, num lugar do Atlântico sul chamado Brasil
a parte do país que trabalha e paga imposto vê esses recursos sendo usados para assistencialismo com a parte da população que não quer sair de uma rede

Cavalo-do-Cão

Pela primeira foto desta matéria percebe-se bem porque alguns aqui confundiram o Óvni avistado na Irlanda com este caça …cada vez mais esta ave de rapina fica invocada…

Danimaus

Por mais inferior que o j20 possa ser se comparado ao americano f22 devemos lembrar que é o primeiro avião com tecnologia furtiva e de quinta geração made in china, e quantos países mesmo conseguem isso hoje? Não tenho dúvidas que em um curto período os chineses fabricaram aviões com a mesma qualidade e desempenho dos americanos, mas em quanto isso nos Brasileiros meros mortais vamos de F5 e quem sabe com um Sueco.

Rommelqe

Tanto o F35 quanto o J20 estao copiando a WAD do Gripen E BR. Falta agora o GRIPEN E dos suecos!!!! BRASSSSSSIZILZILZIL…..

Flanker

Que eu saiba, o F-35 foi projetado e equipado com o mostrador panorâmico em tela única antes da FAB optar pelo WAD para seus F-39. Quanto aos Gripen E dos suecos, na última Revista Força Aérea há uma matéria tratando sobre a próxima geração de caças e um dos entrevistados é um piloto de testes sueco e ele só teceu elogios ao WAD e disse que todos os pilotos operacionais da FA sueca que já tiveram contato com esse mostrador, quando voltam aos seus Gripen C/D sentem falta das funcionalidades e facilidades do WAD.

Flight

Muitos questionam, criticam e falam mal da aeronave e sistemas, o que não pode negar bom ou ruim, não vamos saber por um tempo, é que eles fizeram alguma coisa, fato.

Nós sempre criticamos e temos o que similar? Nada! Pode não ser a 5ª geração que os americanos tem em serviço, mas tem algo com produção própria que nem mockup de um projeto próprio temos.

Bom ou ruim parabéns para eles que estão conduzindo seus projetos. Eu me alegraria que uma “tranqueira” dessas fosse made in Brazil.