PARIS — A Direção Geral do Armamento (DGA) aprovou o novo padrão F3-R do Rafale, de acordo com os objetivos estabelecidos no contrato adjudicado no início de 2014 à Dassault Aviation, Thales, MBDA e Safran.

Um grande marco já havia sido alcançado em outubro, com o lançamento dos projetos de atualização do F3-R para todas as 144 aeronaves Rafale atualmente em serviço. As primeiras dez aeronaves Rafale F3-R, quatro das quais serão entregues antes do final do ano, serão usadas pela Força Aérea e pela Marinha Francesa para aperfeiçoar sua implementação operacional, já iniciada junto às equipes de teste da DGA.

Quanto aos padrões anteriores, o novo padrão F3-R traz grandes evoluções de software e hardware.

Em particular, duas novas capacidades mudam profundamente o jogo no campo da aviação de combate:

  • Primeiro, a combinação do novo míssil ar-ar de longo alcance do Meteor e o radar de varredura eletrônica RBE2 da antena ativa traz o Rafale ainda mais à frente dos combates aéreos;
  • Em segundo lugar, a nova geração do TALIOS pod aprimora suas capacidades no campo de detecção, reconhecimento e identificação de alvos de dia e de noite para ataques ar-solo de alta precisão.

O novo padrão F3-R também leva em conta as lições operacionais aprendidas, notáveis ​​para o Armamento Terrestre Modular aereo (AASM), bem como a interoperabilidade e os requisitos regulatórios.

A abordagem de melhoria contínua do Rafale continua, assim, a reforçar as capacidades do Omnirole desta aeronave de combate, que tem estado envolvida com sucesso nos teatros de operações ultramarinos mais exigentes.

Esta nova norma já fortaleceu a competitividade das exportações do Rafale, uma vez que os três primeiros contratos internacionais do Rafale foram concluídos com base no perfil de capacidade do F3-R.

FONTE: Direção-Geral de Armamento (DGA)

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delfim

Pode até ser melhor que o F-39, mas as nossas necessidades e a diferença de preço não justificam.

Delfim

Melhor pouca coisa.

Clésio Luiz

Um tempo atrás, eu estava comparando as capacidades do Typhoon e do Rafale com as do F-16. Do ponto de vista prático, nenhum dos dois oferece uma grande vantagem sobre o monotor. As relações de carga paga/alcance são todas parecidas. Com o advento do F-16V com radar AESA, as diferenças na parte eletrônica diminuíram ainda mais. Claro, existem cantos do envelope de voo que este ou aquele possui vantagem, mas são apenas isso. No caso do Gripen E, este possui agora uma relação carga paga/alcance semelhante ao F-16, mas possui o sistema de reabastecimento via sonda (que é o que… Read more »

Munhoz

Bardini Se tivéssemos optado pelo Mirage com a sua linha de produção e manutenção sendo totalmente transferida para o Brasil como foi especulado, teríamos toda uma linha de manutenção e fabricação em nosso pais e isso poderia ser uma grande vantagem em caso de uma guerra, pois se todo processo fosse feito aqui simplesmente teríamos uma autonomia total e isso do ponto de vista militar poderia compensar qualquer desvantagem entre o Mirage x o Gripen comparativamente . Agora restaria saber até que ponto a França estava disposta a transferir o processo para nosso pais exemplo motores, sensores etc Se fosse… Read more »

Ricardo

Eu ainda acho que a Dassault deu um tiro no pé quando deu as costas para o DNA Mirage e desenvolveu um caça muito caro de comprar e manter. Fico imaginando como seria fantástico todas essas soluções e designer do Rafale em um projeto monomotor como os Mirages.

Mikhail Bakunin

Os Mirage nunca foram baratos, se estivessem em produção não teriam um custo tão menor para justificar 2 linhas.

Augusto L

Com certeza iria ser mais barato que o Rafale, assim como o F-16v é bem mais barato que o Rafale.

Bardini

O Mirage morreu pq os franceses praticamente não teriam pra quem vender e seus clientes geralmente tem grana $$$…
Veja a concorrência. Ou é Gripen ou é F-16 recauchutado ou novo e ainda tem FA-50 comendo pelas beiradas. Sem falar das opções dos Russos e Chineses… Complicado.
.
Nós escapamos bonito de bancar a compra da linha para ter um Mirage BR.

Lucianno

gripen????
Ninguém quer o gripen!
Vendeu para quem?

Fernando "Nunão" De Martini

Sem contar a Suécia, o Gripen C/D foi negociado para República Tcheca, Hungria, África do Sul e Tailândia.

Quanto ao Gripen E/F, por enquanto vendeu para o Brasil

Augusto L

A vantagem do Gripen NG ou E/F sobre o F-16V ou Block 70 e no aspecto cinético, no qual o Gripen é superior, além de contar com uma marginal capacidade de supercruise, coisa que o F-16 não tem.
Agora contra o Canadá francês, a apesar do mesmo ter atributos melhores que o Gripen, eles são marginais e em alguns pontos específicos até acho o Gripen superior.

Bardini

Prefiro ter dois Gripens voando do que um Rafale me deixando na mão…

Augusto L

Canard Frances *

Bardini

Não falou-se da compra dos novos MICA NG… Compraram 567 novos mísseis para entregar até 2026 e vão modernizar coisa de 300, para manter estes modernizados até 2030.

Victor Filipe

O Gripen NG tem apenas 2 defeitos para mim
O famigerado ToT
E Numero inicial de apenas 32 aeronaves não tenho muita esperança na chegada de mais unidades dele em um futuro próximo. veremos

Almeida

São 36 aeronaves.

Victor Filipe

Então acho que o F-16V é para o mesmo mundo que o Gripen já que ambos são bem semelhantes em função e capacidade

Almeida

Pro Armagedom quem foi feito é o Gripen, que pode decolar de pistas curtas e não preparadas, além de ter manutenção e turn-around incrivelmente simples e rápido. Um caça feito para continuar combatendo mesmo com sua infraestrutura destruída. Isso o F-16 não faz.

Victor Filipe

Pra mim, entre aviões de quarta geração. F-15 e F-14 são insuperáveis na beleza

Marquês de São Vicente

Mas é bonito o danado, hein?

Robsonmkt

Tenho a impressão que os franceses são influenciador até hoje pelo refinamento estético do neoclassicismo. Em tudo o que fazem eles buscam um design suave e refinado, por vezes, até estranho, mas sempre sofisticado. É assim na arquitetura, na moda, no design de carros e no de aviões de caça.

BMIKE

Vejo alguns comentando que o Rafale é melhor que o gripen ng. Vamos aos fatos: o Rafael só conseguiu integrar o meteor recentemente já o gripe foi utilizado como plataforma desenvolvimento desse míssil desde o início.
Outro ponto, Rafale contra gripen ng e os dois com meteor embarcado, quem vê primeiro atira primeiro… a assinatura radar do gripen é bem menor que do Rafale…

Bosco

Quanto mais há diferença geracional entre caças num dado combate aéreo, mais os fatores técnicos (absolutos: RCS, desempenho do radar, alcance dos mísseis, etc.) vão influenciar nos resultados. Quanto mais similaridade geracional há mais os fatores relativos (treinamento, doutrina, apoio externo, tempo, “sorte”, etc.) vão influenciar nos resultados. Ou seja, um combate entre um Rafale e um Gripen NG é altamente especulativo, da mesma forma que é um combate entre um F-35 e um Su-57. Já um combate entre um Rafale e um Phanton F-4 é bem mais fácil de determinar. Também quanto mais houver diferença geracional mais há chances… Read more »

Tomcat4.0

Foi meu preferido durante o Fx2.
Em matéria de beleza é insuperável , caça multinacional de patrão!!!!

CACO

BMIKE Onde eu assino?

rdx

Desde quando o Rafale é mais avançado que o Gripen? Ambos são eurocanards de 4.5 gen. Já o F-16 é inferior ao Gripen em praticamente todos os aspectos. Basta dizer que o F-16 é um projeto da década de 70. Apesar de toda tecnologia avançada embarcada, as versões atuais do F-16 jamais terão as principais virtudes de um eurocanard de 4,5 gen: baixo RCS e superagilidade. O Gripen E vai além e oferece operação em pistas de dispersão (esqueçam isso no frágil F-16) e capacidade supercruise.

Augusto L

A agilidade do Gripen é muito superior, comparável aos outros canards.
O Gripen empata em sistemas com os mais modernos F-16 mas em desempenho cinético vence

rdx

É impossível um caça com design da década de 70, com aquela “bocarra” e CFT ter o mesmo RCS de um eurocanard. O mesmo vale para agilidade. Aliás, o F-16 é tão avançado que ele sequer é cogitado em concorrências das FAs do primeiro mundo. Por que será?

Bravox

OFF- Nova turbina do j 20 da China https://www.youtube.com/watch?time_continue=96&v=plep3KMZtNo

Sera que a China passou a Russia em tecnologia de turbinas?

Bruno w Basillio

Se tivesse passado não estaria comprando motores Russos mais..

strana

O menor RCS de um 4 geração é oTejas, não apenas pelo tamanho diminuto qto pelo material empregado. Esse sim é que verá primeiro e atirará primeiro. Qdo surgirem brevemente as versões com AESA ( 2020-2021), será um caça insuperável em um combate ar-ar, com todo armamento europeu, israelense, russo e, claro, indiano, disponível.

Julio

Vc foi ironico né?

Tomcat4.0

Tem que ter sido ironia!!!

nonato

Uma parte que chama atenção é justamente as tomadas de se das turbinas e parte subjacente da fuselagem.
As tomadas nem são quadradas, nem cilíndricas, nem têm linhas retas ou mais próximas de um círculo.
Não sei descrever as linhas das turbinas e da fuselagem
No Eurofighter meteram dois pequenos trechos de um círculo maior abaixo ds fuselagem.
No F 16, é uma espécie de boca abaixo da fuselagem.
No gripen as tomadas de ar ficam nas laterais
As tomadas são espécie de retângulos com cantos arredondados.
Passa a impressão de um caça muito poderoso.

Bosco

Uma curiosidade: o míssil nuclear francês ASMP é o único míssil de cruzeiro supersônico, operado por um membro da OTAN.

Marcelo

esse míssil é um armamento interessante e praticamente ùnico em sua classe. Dá ao Charles de Gaulle capacidade de ataque nuclear, permitindo assim que os franceses pratiquem uma poderosa dissuassão com seu grupo aéreo embarcado.

Mauricio R.

“…a nova geração do TALIOS pod…”

Mas falando em Le Jaca, agora que entrou algum dinheiro novo, estão trocando o “targeting pod”, finalmente defenestraram o “Damocles” e sua resolução CGA!!!!
Em um mundo aonde a concorrência é SGVA ou maior a décadas, espero que a adição seja bem vinda.
Falta agora consertarem a suíte de guerra eletrônica, a maravilhosa “Spectra”!!!!
Quem sabe após a próxima venda.

Carlos Alberto Soares

O quê interessa é o nosso TO, ponto.

Nunca tivemos problemas com o Chile e nem fronteira conosco faz.

G NG está ótimo, no mínimo 72 células.