Home Aviação de Caça Airshow China 2018: apresentação do caça J-10B com TVC

Airshow China 2018: apresentação do caça J-10B com TVC

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O caça Chengdu J-10B equipado com um motor de empuxo vetorado (TVC – thrust vectoring control) realizou hoje uma exibição impressionante no Airshow China 2018.

A aeronave é provavelmente propulsada por uma versão avançada do motor chinês Shenyang WS-10 equipado com um bocal articulado.

A vetorização de empuxo melhora a capacidade de manobra de um caça, já que não precisa depender totalmente de superfícies de controle aerodinâmico.

Com geradores de fumaça rosa nas pontas das asas, o J-10B TVC realizou loops verticais apertados, uma manobra com ângulo alto e lento de ataque, uma manobra cobra e a queda de folha.

O motor WS-10 está equipando os caças J-10 e o J-11, este último uma cópia chinesa do Sukhoi Su-27. Os primeiros J-10 foram equipados com Saturn AL-31FN da Rússia, que é baseado no AL-31F que equipa o Su-27.

Não está claro se a vetoração de empuxo será aplicada aos futuros membros da família J-10.

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Victor Filipe
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Victor Filipe

toda vez que eu vejo essas demonstrações eu fico pensando nos Gs que os pilotos puxam… baita resistência do corpo humano em

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Devido às baixas velocidades em que são feitas essas manobras, a carga G também é baixa, além de ter pouca duração. O maior perigo é desorientação espacial à baixa altitude, onde são feitas as manobras.

A manobra mais brutal para os pilotos nesses shows aéreos é a curva de 360° feita com pós-combustão, ou “curva de 9G”, pois são cerca de 20 segundos sob essa carga, o que não é para todo mundo.

Victor Filipe
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Victor Filipe

Procurando um pouco mais sobre humanos e força G acabei achando uma historia sobre os cosmonautas Vasily Lazarev e Oleg Makarov no voo da Soyuz 7K-T No.39 (Soyuz 18a)
o voo acabou não dando certo e aconteceu um acidente em que a capsula simplesmente despencou, felizmente os dois sobreviveram mas acredite ou não durante alguns momentos eles suportaram uma força superior a 20Gs… eu ainda não entendo como, mas suportaram…

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Existem registros de acidentes em corridas onde pilotos foram submetidos a números bem maiores do que esse, porém por uma fração de segundo, durante o impacto. O maior número foi de 214 Gs numa corrida de fórmula Indy em 2003.

Victor Filipe
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Victor Filipe

Clésio. Eu sinto que a palavra que expressaria a minha reação mediante esse seu comentário não seria aprovada pelos moderadores do site KKKKKK

Henrique de Freitas
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Henrique de Freitas

Pecinha que solta e tals…uhuh…vai acreditando…

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Esse TVC chines é de 3D, ao contrário do utilizado nos Su-30, Su- 35, Su-57 e no F-22, que são apenas 2D. Parece que os chineses colocaram para voar o TVC 3D antes dos russos com o novo motor do Su-57. Porém, os americanos experimentaram um TVC 3D no combo F-16/F110 ainda nos anos 90, então não é essa novidade toda. Os europeus da Eurojet tem planos de um TVC 3D para o EJ200, mas nada concreto. Nos fóruns gringos se discute um novo tipo de TVC “fluido”, sem movimentação do bocal de escape, para os novos caças de 6ª… Read more »

Wellington Góes
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Wellington Góes

Até onde sei, os TVCs dos caças russos são 3D também e com angulação maior. O F-22 sim é 2D.

Groo_SP
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O TVC dos caças russos são 2D (só vão pra cima e para baixo) mas conseguem o mesmo efeito de um 3D porque estão em caças bimotores e estão angulados. Quando os dois estão para cima, os jatos dos motores formam um V. Os bocais conseguem imprimir uma força lateral funcionando da mesma forma que a cauda de um Beechcraft Bonanza.

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Nos Sukhois atuais não. Eles tiveram uma grande sacada, que foi inclinar o eixo de vetoração para o lado alguns graus. Quando ambos apontam para baixo, ele direcionam o fluxo para dentro e quando apontam para cima, o angulo de vetoração é para fora. Quando um só lado é acionado, se consegue o movimento lateral. Já o novo motor que irá equipar o Su-57 promete ser 3D. É mais fácil entender olhando este vídeo aos 4 min:

https://youtu.be/hYi1e4pOQJw?t=240

Wellington Góes
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Wellington Góes

O Vìdeo do Fabrício, mais abaixo, prova o que eu coloquei.

Pedro Bó
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Pedro Bó

Impressão minha ou as linhas do J-10 estão mais refinadas?

Tiago
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Tiago

Sim, ele tem algumas mudanças em relação à versão A. A mais visível é a tomada de ar, que no J-10 A é destacada da fuselagem, parece com a do F-16, mas quadrada, bem diferente dessa tomada de ar integrada à fuselagem da versão B.

Ivanmc
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Ivanmc

Bela matéria!

Ivanmc
Visitante
Ivanmc

Bela matéria!

Nilton L Junior
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Nilton L Junior

Imagina estar lá

Fabrício
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Fabrício

“The axisymmetric exhaust unit system with a turning supersonic part of the jet nozzle provides for omnidirectional (360 degrees) deflection of the thrust vector.”
http://www.klimov.ru/en/production/aircraft/tvn/

Fabrício
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Fabrício

Saturn AL-31 turbofan engines… (360 degrees deflection of the thrust vector)

Fabricio
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Fabricio
Luiz Trindade
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Luiz Trindade

É pai… A China tá dizendo para que veio…

Baschera
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Baschera
LRR
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LRR

Agente esperando pela Gripe é já podia ter uns desse de prateleira 1/3 do preço….