Durante o exercício Trident Juncture 18, a Força Aérea Sueca está operando com caças Saab JAS 39 Gripen.

Os jatos estão operando a partir da estação aérea de Bodö na Noruega, juntamente com aviões de combate de outras forças aéreas.

O voos de combate, juntamente com unidades da Marinha Sueca, representam a contribuição da Suécia para a Força de Reação da OTAN (NRF).

O vídeo abaixo mostra caças F-16 dos EUA operando a partir da base aérea de Kallax no norte da Suécia.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Mal posso esperar pra ver o Gripen brasileiro participando de sua primeira CRUZEX.

ALDO GHISOLFI

Fico pensando no salto tecnológico (= qualitativo) que daríamos SE o nosso Presidente negociar alguns F16 ou F18 com o Trump, enquanto os Grippen não chegam.

Flanker

Aldo, isso já foi falado milhares de vezes!! Se, e somente se, e isso não vai acontecer, fosse negociado outro modelo de caça, qualquer que fosse, mesmo usado, entre escolha das células, revisão ou modernização das mesmas, treinamento de pilotos e mecânicos, adequações de instalações na base operadora, etc, etc….o recebimento das mesmas se daria praticamente junto com os primeiros Gripen. Portanto, esqueçam um tampão. Esse tempo já passou.

Flight

Creio que está bem fora de cogitação essa opção.

Fazer a formação, logística, etc de uma aeronave tapão no prazo que temos para receber a nova, é mais fácil comprar mais da nova.

Daniel

Nossa. Sério mesmo que ainda estão torcendo por uns caças tampões agora, aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação? Totalmente inviável gente.
O que eu não duvido é do “Bozo” querer negociar umas células de uns caças “yankees” do tipo F-18E, mas não para servirem de tampão.