EP-3E Aries
EP-3E Aries

MAR NEGRO – Em 5 de novembro de 2018, uma aeronave americana EP-3 Aries voando no espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro foi interceptada por um caça Su-27 russo. Essa interação foi considerada insegura devido ao Su-27 conduzir um passe de alta velocidade diretamente na frente da aeronave da missão, colocando em risco os pilotos e a tripulação.

A interceptação do Su-27 fez um passe adicional, fechando com o EP-3 e aplicando seu pós-combustor enquanto conduzia uma curva inclinado. A tripulação do EP-3 relatou turbulência após a primeira interação e vibrações do segundo. A duração da interceptação foi de aproximadamente 25 minutos.

Enquanto os militares russos estão dentro do seu direito de operar no espaço aéreo internacional, essa interação foi irresponsável. Esperamos que eles se comportem dentro dos padrões internacionais estabelecidos para garantir a segurança e evitar incidentes, incluindo o Acordo de 1972 para a Prevenção de Incidentes no Mar e em Alto Mar (INCSEA). Ações inseguras aumentam o risco de erro de cálculo e potencial para colisões no ar.

A aeronave dos EUA estava operando de acordo com o direito internacional e não provocou essa atividade russa.

FONTE: US Navy

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jean Carlos

não é a primeira vez que o russos passa a mach 2(to zuando) no lado de outra aeronave ! que loucura !

Mauro Cambuquira

Deu pra sentir o calor saindo dos motores do Su-27.
Os caras são atrevidos mesmo! Tem medo não!

Papan

Imagem Linda do Flanker passando Quebrando o Cordão! Rs

Bruno w Basíllio

Mimimimimi rsrs vai desfilar na frente do quintal dos outros , aguenta as consequências …Daqui a pouco vamos ler a notícia ” avião americano e derrubado por uma trombada de um caca Russo”
Russos não estão nem ai se vão morrer ou não , não esquecem daquele daquele piloto que se explodiu na Síria , com eles o buraco é mais embaixo…

nonato

Inclusive os americanos derrubarem alguns caças russos…

Ricardo Bigliazzi

Meu Deus… “buraco mais embaixo”???

Sempre que enaltecem a Força Aérea Russa me vem a memória o papelão desempenhado na Siria…

#osceusdasiriasaodetodosnos

Bruno w Basillio

osceusdasiriasaodetodosnos
Serio ……pergunta para os Israelense se e isto mesmo…não vejo mais falar de ataque israelense contra o Iran na Síria anum mês…..

Marcos10

O ultimo acidente por conta disso ai envolveu um caça chinês e um P3 americano.

Julio

Incidente.

Marcos10

Acidente do ponto de vista aeronáutico.
Incidente do ponto de vista politico diplomático.

Nilton L Junior

Um dia da m, mas que é uma imagem pra não esquecer não resta dúvidas.

Diogo araujo

como ser dumbass estrelanto piloto russo. cara deve ser muito chato ser americano, todo mundo querendo te ferrar o tempo todo, não é pra qualquer um. Aí me dirão: “ah! mas os americanos são imperialistas, querem dominar o mundo!” e oa russos e chineses querem o quê? hipocrisia a gente vê por aqui

fabio jeffer

Diogo araujo
Sem querer defender esse ou aquele ninguém vê su-27 voando no golfo do México, ao largo da Califórnia ou ao largo de Manhattan, mas aviões americanos voam nas bordas de tudo quanto é canto

Ricardo

Tem várias notícias de aviões russos voando na costa americana do pacífico, também voando nas “bordas” dos países europeus, não tem santo nesse jogo, mas o russos são sim mais irresponsáveis em suas intervenções.

Leandro Costa

Fabio, perde-se a conta de quantas interceptações são feitas no Alaska, Islândia, Báltico e em diversas outras regiões no Pacífico.

Guilherme santos

Então é isso que os heat seeker dos AIM-9 vê ?
Queria ver um video nesse estilo só que com o uso dos flares.

Felipe Silva

Esses russos são uns loucos.

Sidney

IRRESPONSABILIDADE E IMATURIDADE JUVENIL. É apenas isso esse tipo de aproximação.

Os Russos tem todo o direito de interceptar bem como os americanos de voarem em águas internacionais.

Se os Russo não vem voar no golfo do México é por que não tem dinheiro para isso (só estacionar aeronaves na Venezuela). Ponto.

Mas criar o risco de derrubar a aeronave Americana, sem ganho nenhum, e causar um grave incidente diplomático além de mortes desnecessárias é de uma grande estupidez.

Leandro Costa

E o vídeo é bem claro quanto à isso. Na verdade isso me cheira à indisciplina de vôo. Infelizmente não seria a primeira vez que uma irresponsabilidade dessas provoca um acidente com fatalidade.

ALDO GHISOLFI

Bruno w Basíllio 5 de novembro de 2018 at 20:16

Com todo o respeito dissestes que “… o buraco é mais embaixo…’.

Outros referem que o buraco é mais em cima. Afinal, qual deles é o certo? O de baixo ou o de cima?

Victor Filipe

Queria ver esse tipo de interceptação contra uns F-15 ou F-22 nesses exercícios… toda vez que eu vejo são contra aeronaves de inteligencia ou transporte. o urso urra, mas só contra quem não morde.

Antoniokings

Se não me engano, aqui mesmo há cerca de um mês, tivemos a reportagem sobre o enquadramento de um F-22 por um Su-35. Era só o piloto russo apertar o gatinho e…. chão.

Victor Filipe

Já discutimos isso Kings. era na síria, se for pra ficar sonhando em possibilidades, com todos os sensores que o F-22 tem o SU-35 seria derrubado antes de se quer saber que tinha um F-22 ali, você, eu e qualquer um aqui sabe que o SU-35 só consegue enquadrar o F-22 a no máximo 90km com o seu IRST isso em condições ideias do clima, enquanto o radar do F-22 acha o SU-35 “do outro lado do mundo…” então menos. geralmente um F-22 não é visto a menos que queira ser visto, e isso é simplesmente porque: 1 Eles não… Read more »

Nilton L Junior

Certas coisas não mudam, o mimimimi fanboy e mimimirussovisk

Delfim

Sempre rolou zoeira em interceptações. Melhor que apertar o gatilho.
Na guerra fria os pilotos americanos mostravam revistas de mulher nua aos tripulantes de Tu-95 soviéticos.
E a tal manobra invertida de Top Gun que rolou entre um F-22 e dois F-4 iranianos ?
Agora gera protestos. Típico da era “palavras machucam”.

Victor Filipe

Ah eu particularmente não ligo para as interceptações. são ate bonitas, mas seriam ainda mais bonitas com os Russos fazendo isso contra F-15 ou F-22 kkkkkkkk

Ricardo Bigliazzi

Lei “Maria da Penha” para o Su-27… o que Ele fez com o P-3 é como bater em mulher ou em criança.

Estupidez total, colocando em risco (acho que não é tanto assim) os aviões envolvidos. Vale a pena ressaltar que os EUA não reclamam de maneira idiota a soberania do local (como os chineses costumam fazer) reclamam apenas da idiotice do piloto russo. E contra idiotice não existe medida paliativa, é torcer para que a “Bruxa do Céu” trate de abater naturalmente esse idiota.

Sagaz

É aquela máxima… Um cara dirigindo uma sucata vai querer fazer barulho, mostrar alguma qualidade. Já o cara dirigindo um esportivo desfila, mas todo mundo sabe do que é capaz

E outra máxima também é a instituição. Uma instituição séria pune molecagem, uma que não é seria vira essa palhaçada irresponsável aí.

Ricardo Bigliazzi

Vi o video, na boa, na camera FLIR do P3 tudo fica maximizado. OK o SU acelerou, mas não foi tão dramatico assim

Certas imagens causam mais alarido do que são graves na verdade. Como diz o Mauro Betting (quando analisa o VAR com slow motion): “Em camera lenta até beijo de avó parece falta”.

carcara_br

Só um pouco manobrável esse Su-27, imagem linda!
.
Então é isso que os heat seeker dos AIM-9 vê ?
Queria ver um video nesse estilo só que com o uso dos flares.
.
Imagine que os flares queimão numa temperatura superior ao escape dos gases do motor, se ao fazer a curva o calor gerado foi suficiente pra ofuscar o restante da forma da aeronave, com os flares a “área” ofuscada seria ainda maior…

GripenBR

Flanker passando pelo flanco! Rsrs

Luiz Trindade

Ué… Eles não se acham no direito de voar por todo canto do mundo. Aguentem as consequências. Se fosse no mar da China talvez ele fizesse uma curva fechada na frente do P3 freando para se acidentar e forçar o P3 pousar numa ilha artificial chinesa ocasionando um acidente diplomático. Os EUA tem parar de ficar fazendo mimimi e assumir os riscos ao fazer ensaio perto do quintal dos outros.