An air-to-air right side view of two F-4E Phantom II aircraft from the Third Tactical Fighter Wing, Clark Air Base, RP.

Por Roberto F. Santana

A Guerra do Vietnã foi palco de uma guerra aérea que se destacou pela enorme diferença em tecnologia entre as forças combatentes, o Vietnã do Sul, apoiado pelos Estados Unidos, contra o Vietnã do Norte, apoiado pela China e União Soviética.

No conflito, a USAF e a aviação da US Navy usaram força numérica, treinamento superior e tecnologia avançada, como mísseis guiados por radar, contramedidas eletrônicas e até mesmo, ao final da guerra, bombas guiadas a laser.

O Vietnã do Norte, por outro lado, usava equipamento militar russo, alguns, como o MiG-17, tremendamente rudimentares. Mesmo assim, a Força Aérea Popular do Vietnã alcançou notáveis vitórias nos combates aéreos sobre essa península do Sudeste Asiático.

Um sucesso que, embora relativamente pequeno, mudaria a doutrina ocidental do combate aéreo, até mesmo dando origem a aviões projetados exclusivamente para o combate visual à curta distância.

Outro ponto interessante, era a diferença no tamanho das aeronaves combatentes. Na ilustração, os perfis estão em escala, compare, por exemplo, as dimensões de duas dessas aeronaves que se enfrentaram várias vezes durante essa guerra, o MiG-17 e o McDonnell Douglas F-4 Phantom II.

ILUSTRAÇÃO: revista Aéro Journal número 22, profiles de P-A. Tilley.

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

Show!
Dessa lista só não vi o A-37 e A-7.

O que mais me chamou atenção foi o Thunderchief e o Super Sabre ! São lindos!

Leandro Costa

Ambos estão na figura, Rui

Rui Chapéu

Não vi ao vivo.

Leandro Costa

Vai… continua vai! Me mate de inveja! Hahahahahah

ednardo curisco

é muita humilhação para mim

Nilton L Junior

Nogentu

Marcos10

Oito aeronaves especializadas contra duas aeronaves, uma delas defasada.
Se a IIGG venceu quem tinha mais capacidade industrial, a guerra do Vietnã demonstrou que para vencer uma guerra, ainda é necessário ter o domínio de área. Se os EUA tinham o domínio aéreo, nunca tiveram o domínio terrestre.
Vamos para a guerra das Malvinas: a primeira coisa que os ingleses impuseram foi seu domínio marítimo, depois o aéreo e finalmente o terrestre.

WVJ

Tenho a impressão que o ocidente dá muito valor à construção impecável, ao acabamento, à aparência dos equipamentos, enquanto no oriente (Rússia por ex) querem saber da simplicidade e de aspectos funcionais básicos. O Mig-17 ter dado trabalho ao F-4 deve ter sido uma baita surpresa pros americanos. Daí venho batendo numa tecla: porque sacanear os rebites salientes do Su-57 se não sabemos como essa nave se comporta em combate? Eu prefiro respeitar e buscar soluções que funcionem mesmo que não sejam do estado da arte.

Overandout

Por que é sabido que qualquer avião com uma filosofia “stealth” não tem, por exemplo, rebites salientes… Isso aumenta o RCS do avião. Independentemente da nação que construiu, se o F22 possuísse o mesmo acabamento sofreria as mesmas críticas e já se saberia que seu desempenho stealth seria muito degradado em relação aos seus contemporâneos

WVJ

Certo mas o que essa nesga sthealt vai ajudar em um ambiente de detecção aprimorada? Manobrabilidade consciência da situação talvez valham mais, daí nosso Gripen ser competitivo.

Overandout

Isso se chama avanço tecnológico, assim como os meios de detecção se aprimoram, os meios de “camuflagem” também, com isso o modo que se combate.

O gripen é um caça formidável, sem dúvidas, mas quem pode escolher algo mais caro e stealth, vai na segunda opção. A própria China que tanta propaganda faz do desenvolvimento de radar quântico que pode detectar caças furtivos continua desenvolvendo e aprimorando seus caças stealths, pq será?

Mario

Me surpreendeu a aparentemente pequena diferença entre Crusader e Phanthom… pelo menos em comprimento

Clésio Luiz

Acho que a diferença é cerca de 1 metro. Já de peso é em torno de 4 toneladas.

Interessante notar que, usando o mesmo motor J57, os Crusader era mais veloz e com maior alcance que o F-100. O alcance era tão bom, que foi o único caça de linha de frente, desde os anos 30, a operar sem tanques externos até o aparecimento dos Flanker na década de 1980. Uma pena ter sido vítima do marketing do “caça Mach 2”. Foi um fracasso de exportação.

LBacelar

Faltou o A6

Leandro Costa

A-6, RA-5, B-66, A-3, F-104, F-102, F-111, MiG-19…

Leandro Costa

De fato, deu cobertura aérea para a Vento Frequente. Literalmente com o dedo no interruptor.

Alfredo Araujo

A1 (Skyrader), Ov-1 (Mohawk), B-57 (Camberra), B52…

Guilherme Poggio

Sim, o F-14 foi com o GT que acompanhou a retirada de Saigon em 1975.

Augusto L

Faltou o F-111, era o melhor penetrador dos USAF naquela época.
Se bem que acho que até que o BlackBird operou por lá fazendo reconhecimento sobre a fronteira chino-vietnamita.

Leandro Costa

É bom relembrar que A-37 e F-5 não operaram no Vietnã do Norte. O F-100 operou, mas apenas durante as operações iniciais em 1964 e 1965 até ser considerado arriscado demais de se operar em ambientes muito contestados. Isso não significa que seria uma aeronave incapaz no combate aéreo, apenas que por sua baixa aceleração, pouca carga útil, eletrônica ultrapassada, ficaria ainda mais exposto à MiGs guiados por controle de interceptação, como aconteceu diversas vezes.

Ele voltaria à operar sobre o Norte na versão F-100F, o primeiro Wild Weasel.

Mario

Pelo que sei o F5 operou na força aérea sul vietnamita, versões A e B, na linna de frente. Como o A37 foi usado por quase todos os aliados amerixanos, eu não duvidaria que eles também tenham tido

Renato B.

O F-5 e o A-37 estiveram lá sim. Tanto que tem exemplares capturados até nos museus de Ho Chi Mim.

Topol

Olha aí o F-105, os primeiros Wild Weasel especializados em SEAD de tanto tomar cacetada dos Dvina soviéticos os americanos aprenderam e desenvolveram o AGM-45 mesmo assim com desempenho sofrível perderam centenas para os sítios vietcongues embrenhados na mata.

Rui Chapéu

Se vc entende inglês, assista esse documentário e vai entender o absurdo que era ser piloto de F-105.
As regras de engajamento eram absolutamente ridículas!

Olha a parte que venderam as bombas por sucata e tiveram que recomprar da Alemanha passando um preço muito mais caro.
A parte que iam pra corte marcial se soltassem bombas em algum lugar em que havia vietcongs porém não tinham autorização.

https://www.youtube.com/watch?v=0KTe4lHLlcs

Leandro Costa

Fora o que o Rui falou, do absurdo das regras de engajamento do início do conflito até a Linebacker I (na verdade, um pouco antes disso, mas detalhes… detalhes…), o F-105F/G foi na verdade o terceiro Wild Weasel. Os primeiros foram os F-100F, e depois usaram alguns F-4C modificados.

Augusto L

As missões SEAD era na base do foguete e bomba na época dos F-100 e F-105, pesado!
Interessante é a Us Navy que usava os A-4 como “Iron Hand” antes do atque principal do pacote.
Não duvido muito, mais acho que foi numa dessa que o finado Mccain foi abatido.

Rodolfo Livio

Conhecemos bem o A-4 e o F-5.

Alexandre Galante

Documentário sobre o F-4 Phantom II:

https://www.youtube.com/watch?v=eFhHqmrG8U8&feature=share

Augusto L

Certa vez eu vi um vídeo do TAC da USAF do ano de 62 ou 63, não me lembro bem, e eles já operavam o F-4, o resto do mundo só chegou na 3° geração no início da década de 70.

Defensor da liberdade

Interessante como doutrina é tudo. Os vietnamitas eram diversas vezes inferiores aos americanos, tanto na tecnologia, como na quantidade de equipamentos, mas com muita doutrina deram uma baita dor de cabeça aos americanos. Perderam muitos de seus próximos é claro, mas para uma guerra assimétrica contra a maior potência do globo, fizeram muito bem feito o trabalho de casa. Os árabes não tinha doutrina nenhuma contra Israel, e por isso apanharam feio diversas vezes.

Rui Chapéu

Quem fez perder a guerra do vietnam foram os políticos de Washington. Rules of engagement.

Assiste aquele video (em inglês) que postei acima. Vai ter uma idéia de como era a guerra na voz dos pilotos.

Nilton Reis Jr.

Pra muita gente só há duas alternativas: ou os gringos ganharam, ou perderam porque foram tolhidos pelo próprio governo incapaz corrupto e etc. Lindos, os usa perderam. Passou. Tão até de bem com os vietnamitas agora. Tentem me explicar o porquê que os usa, em uma guerra que não era deles, com um endgame puramente moralista, teriam a liberdade de sair tocando bomba em todo mundo? Não bastou o uso de bomba química? Essa ideia que numa guerra moral, com a importância da opinião pública, teria que AP MESMO TEMPO haver ROE mais afrouxado, vai além da minha compreensão. (PS… Read more »

Defensor da liberdade

Desmerecer o esforço dos norte-vietnamitas é de uma insensatez tremenda, os norte-vietnamitas sacaram as vulnerabilidades estratégicas dos norte-americanos e usaram à seu favor. Guerra é isso. Além do mais o Vietnam estava às portas da China da URSS, havia o medo por parte dos EUA de acontecer o que aconteceu na Coréia.

Rui Chapéu

Ninguém aqui está desmerecendo os vietnamitas. Eles souberam jogar o jogo e ganharam. Sim.

A questão é que os americanos estavam amarrados com as regras deles. Enfim. Se alguém quiser entender o que estou falando assista aos próprios pilotos americanos falando no video que postei acima. (video em inglês).

100nick-Elã

O mito da invencibilidade norte-americana é importante para psiquê de pessoas como você, portanto não vou contrariar. Os EUA venceram tá? só não levaram por causa dos políticos. Perdeu politicamente, tá bom?

Mas será que se meu time perder eu posso usar a mesma desculpa? posso dizer, por exemplo, que meu time só perdeu porque o presidente do clube falou asneira na imprensa, ou mandou o técnico usar uma estratégia defensiva?

Vou tentar essa estratégia, da próxima vez que meu time perder…

Humberto

Rui, Entendo o que você postou, mas não dá para afirmar que a culpa foram dos governos americanos, se existe culpa, foi permitir que prolongação e perda de vidas americanas mesmo sabendo da impossibilidade de vitória. Particularmente acredito que a derrota foram por vários fatores. 1- Os americanos (no caso as forças armadas) não conseguiram conquistar corações e mentes do povo Sul Vietenamita (SV) 2- Apoiaram um governo corrupto que estava mais preocupado em enriquecer do que vencer a guerra (tinham uma leitura melhor do que está acontecendo). 3- Os americanos no geral não queriam a guerra. 4- Soldados americanos… Read more »

Augusto L

Perfeito, eu acrescentaria, a falta de inteligência humana que os EUA tinham na região, naquele época a inteligência humana ainda predominava, o que fazia eles não entenderem o TO. Os próprios Norte vietnamitas perceberam a vacilação americana quando após os eventos em Tokin, os americanos retalharam com um ataque bem contundido, o que se seguiu pela Rolling Thunder. O tempo de um 2 entre 63 à 65, deu prós NV montarem um bom GCI (ground controller interception), em 63 os mesmo já tinham percebido que os americanos iriam intervir. Vale lembrar que os vietnamitas sabiam muito bem o que o… Read more »

Miguel Júnior

Caíram “no tapa” porque Pequim queria tutelar a revolução armada do Vietnam… que, também, tem o mérito de depor o psicopático Khmer Vermelho, aliás nada socialista… !!

Anderson

Nossa! Foi uma época incrível! Ver caças dotados de mísseis x vetores que dispunham somente de canhões, MIG 21 x Todas as aeronaves norte americanas, tivemos ainda embates entre vetores a hélice (Skyraider) x MIGs, baterias antiaéreas de todos os tipos, guerra eletrônica. Muito massa! Quem gosta de histórias de guerra e principalmente os embates aéreos, os fatos são de impressionar!

Carlos Alberto Soares

Cadê o A6 ?

Delfim

B-52 é movido a jato, pois não ? Ah, a tradução do título é “jet fighters”, então o que os A-4, A-7 e A-37 estão fazendo ali ?
.
MiG-19 não fez sucesso por lá. Tinha um alcance curto e os norte-vietnamitas o detestaram, embora manobrável e bem armado. Outros caças americanas como o F-104, F-111 e F-102 não tiveram participação expressiva.

Antunes 1980

Alguém saberia me informar se algum B-52 foi abatido por vetores vietnamitas?
Caso sim, como isso foi possível, considerando que praticamente todas as incursões era feita com escolta dos caças norte americanos.

Abs

Leandro Costa

Nenhum B-52 foi abatido por MiGs. Um B-52 aparentemente abateu um MiG-21 que se aproximou demais de uma das células. O papel dos MiG durante a Linebacker II foi o de acompanhar, à uma certa distância, as formações de B-52 e relatarem altitudes, velocidades e rotas para as baterias de SA-2, que estavam sendo jammeadas de forma extremamente poderosa. Muitos dos SA-2 eram lançados sem serem guiados até se aproximarem das formações, para que então os operadores tentassem travar em algum alvo para os mísseis. Alguns B-52 foram abatidos usando essa tática. Vale lembrar que devido à escassez de verbas… Read more »

Leandro Costa

Roberto, esse livro não é confiável. Ele puxa dados inflados direto dos arquivos NVA, que contém diversas contradições. Não me lembro se é nesse livro ou outro do Toperczer em que ele narra como um F-4 da USN metralhou um piloto norte-vietnamita em um paraquedas, por exemplo, e todos sabemos que F-4s da USN não tinham canhão. Ao mesmo tempo não haviam F-8s ou aeronaves armadas com canhão na área descrita. O que me leva à crer que possivelmente o piloto fora atingido por antiaérea frenética no local do ataque e no arquivo consta que fora assassinado pelos americanos para… Read more »

Clésio Luiz

Eu também Roberto, não mais acredito cegamente no que leio ou assisto, só porque está num livro ou documentário. como você bem apontou, nem sempre quem escreve o erro o faz com malícia. Quando um autor consulta as fontes, faz um voto de confiança no que está sendo adquirido, já que na maioria das vezes não pôde ver o acontecido com os próprios olhos. E infelizmente, muitos dos que viram não entendiam o que estava acontecendo, daí o aparecimento de testemunhos duvidosos. Já as fontes escritas, como estatísticas, relatos e diários, bem, essas contem o que quem as escreveu quiz… Read more »

Clésio Luiz

Existe documentação de pelo menos um abate, por um MiG-21.

Leandro Costa

Clésio, foi o contrário. Existe uma atribuição de abate de um MiG-21 por um B-52. Porém, entretanto, todavia, é um claim disputado.

Leandro Costa

Oyster Flight que o diga hehehehe

Clésio Luiz

Eu tento imaginar o que passou pela cabeça do primeiro piloto de F-4 abatido por MiG-17 no Vietnã. Pilotava o mais caro, mais avançado e mais capaz caça, completamente por cima da carniças, o F-22 da época.

A reflexo de reação da USAF, além de melhorar substancialmente o treinamento, foi torrar dinheiro para basicamente transformar o F-4 num caça de dogfight, surgindo o F-15.

A sorte foi que mentes mais frias viram o erro e conseguiram fazer acontecer o programa LWF, de onde surgiria o F-16.

Augusto L

Um F-15 da década de 70 e 80 contra um F-16 da mesma época, dava um pau no mesmo.
O F-16 não tinha mísseis BVR, seu radar tinha 1/2 do F-15 e não poderia chegar despercebido, voando baixo, contra o Eagle como fazia contra os caças soviéticos pq o F-15 tinha uma excelente capacidade look-down shoot-down para época.
Somente as versões MLU e os block 50 pra frente que podem fazer frente ao Eagle.
Então não foi torrar dinheiro, foi a decisão certa.

Clésio Luiz

Augusto, pelo escrito imagino que você desconheça:

1- Os resultados dos testes ACEVAL/AIMVAL, que foram o estopim para o programa que resultou no AIM-120 AMRAAM;

2- Que o F-16 foi desprovido da capacidade de disparar o AIM-7, após o YF-16 ter feito testes de compatibilidade com o mesmo, por vontade da USAF, pois esta queria cortar qualquer possibilidade do congresso americano mandar eles comprarem o F-16 no lugar do F-15, por causa da escalada dos custos de desenvolvimento, problemas com motor, radar e custo de compra que o Eagle passou pela década de 1970.

Augusto L

O aim-7 não ter a mesma eficiência ao aim-120, se comparando de forma direta não é o ideal. O F-15 estaria voando a alta altitude, onde teria a vantagem, e usando o AIM-7 e fazendo beaming tirava qualquer energia do f-16. Contra mig-23 o caça Low dos soviéticos, à época, não havia a necessidade de usar misseis BVR, o vôo a baixa altitude era suficiente, não havia o porquê ter misseis BVR. Mas a USAF já no início da década de 90 já via a necessidade de aplicação nos F-16 tanto que os block 50 já vinham com essa capacidade… Read more »

Clésio Luiz

Me referia ao seu comentário sobre o F-16 “tomar um pau” do F-15. No ACEVAL/AIMVAL ficou provado que mísseis BVR como o Sparrow colocavam o atacante em risco. Num combate simulado entre o F-15 e o F-16 aconteceria o mesmo que aconteceu durante os testes com o F-5E armado com o AIM-9L, ou seja, destruição do atacante e do alvo. E nesse cenário, um caça custoso como o F-15 ficou muito mal justificado. Se o F-16 tivesse o Sparrow desde o começo, e como acabou acontecendo ainda nos anos 1980 com o F-16A ADF, o F-15 enfrentaria um adversário que… Read more »

Augusto L

Clésio eu só quis afirmar que o gasto no F-15 não foi “dinheiro jogado fora”.
Quanto ao combate em si, se utiliza a vantagem do BVR, para tirar energia do inimigo é claro que um F-15 operando a baixa-media altitude iria se expor fazendo o beaming perdendo mais energia na manobra que o próprio F-16, mas operando em alta altitude não, o cenário se inverteria.
Com mísseis ativos como você mesmo disse a coisa muda, você faz um F-pole e pronto.

Augusto L

Os EUA perderam pq não tinham conhecimento das reais capacidades do inimigo e suas motivações, faltava HUMINT sobre o cenário e o Vietnã em si, isso levava a decisões erradas na cadeia de comando.
Mas em 72 na linebacker II com todos os aprendizados os EUA conseguiram dar um grande golpe nas defesa vietnamesas inclusive o mesmo voltou para mesa de negociações e aceitou um cessar fogo.

Ramiro

Quem puder assista o documentário da Guerra do Vietnam que tem no netflix………e tirem suas próprias conclusões !!!!!

Rinaldo Nery

Muito bom o vídeo postado pelo Rui. Lá por 2001, 2002, estive em Dallas realizando treinamento em simulador, na Flight Safety, e visitando um museu aeronáutico particular, comprei um livro sobre a Força Aérea Norte Vietnamita, escrito pelo adido romeno em Hanói. Diz o livro que iniciaram com 69 caçadores, todos formados na URSS. A USAF já contava com 347 caçadores no Vietnã (e demais bases nos países vizinhos). O índice de perdas em combate da USAF/US NAVY foi bem elevado, até a criação das Fighter Weapons School da USAF e NAVY (Top Gun). Os maiores ases norte vietnamitas possuem… Read more »

Rinaldo Nery

Sugiro assistirem. no Netflix, a série A Guerra do Vietnã (10 capítulos). Melhor série sobre o tema que assisti, até hoje. Contém muitas entrevistas de ex combatentes, ex agentes da CIA, e, pela primeira vez, vietnamitas (civis e militares) e vietcongs. A série assume, sem paixões nacionalistas ou ideológicas, como e porque os EUA perderam a guerra.
A série trata desde a colonização francesa até o regresso dos ex combatentes, nos dias de hoje, ao Vietnã, passando por Dien Bien Phu (derrota francesa) e pelos conflitos polícia/estudantes nas universidades americanas (com mortes). Cenas históricas fantásticas. Foi a primeira guerra televisionada.

anderson

Na verdade, EUA não perderam a guerra. Isso seria impossível! O que ocorreu foi que a Guerrilha empregada pelos Norte Vietnamitas, bem como outras táticas de guerra, foram muito eficazes em conter o avanço Americano, desgastando assim de forma política os americanos. As baixas asiáticas foram incomensuravelmente superiores, mas em todo caso, as guerrilhas fizeram o diferencial mostrando que os Vietnamitas ainda detinham força e controle.

Se os americanos tivessem atuado com maior força, teriam dizimado as forças do Vietnã do Norte, porém era uma briga que os americanos não compraram e não queriam.

Alexandre Galante

Perderam a guerra porque não alcançaram o objetivo político dela.

Augusto L

Na verdade atingiram, em 72 os próprios vietnamitas admitiam que os EUA estavam vencendo.
Saigon caiu por causa do Watergate e pela baixa aceitação da guerra.
Se o presidente Ford tivesse enviado os suporte que prometeu ao Vietnã os mesmo teria barrado a ofensiva vietnamita, mas o congresso barrou, inclusive com senadores e deputados democratas boicotando a sessão.
https://youtu.be/7hqYGHZCJwk

Marcos10

Os EUA perderam a guerra. Pode-se justificar com Congresso, Democratas, jornalistas, televisivo, mais perdas de um lado que outro, etc Mas perderam.

Lyw

Verdade Galante!

Caros colegas, aos que curtem documentários, assistam a série documental “A Guerra do Vietnã: Um filme de Ken Burns e Lynn Novick”.

Uma obra isenta, que traz uma ótima explanação sobre os fatos políticos, econômicos, sociais e militares que levaram ao início e “fim” deste conflito. Na minha opinião, um dos melhores já feitos. Inclui entrevistas com pessoas dos dois lados, que vivenciaram os acontecimentos e áudios de diálogos interessantíssimos e muito elucidadores dos Presidentes que governaram os EUA neste período.

Lyw

Ah, está disponível na Netflix!

Rinaldo Nery

Postei isso ali em cima…

Lyw

Verdade meu caro Rinaldo. Passei batido. Pelo menos ficou no um endosso. A série é realmente muito boa!

Lyw

Como um*

Augusto L

Até a década de 70 não foram tão bem assim, erraram muito em nível estratégico pq não tinham todas as informações na mesa e não sabiam como agir, como diz um YouTuber que fala sobre o tema militar, ” estavam enxugando gelo “, mas depois, já no final da guerra a máquina bélica americana saiu super afiada. É só pega as Linebacker, I & II, foram o ápice daquela complexa engrenagem que é o pacote de ataque. No começo da guerra a USAF tinha 1 avião de suporte para cada caça em cada Strokes package, as vezes nem 1 tinha,… Read more »

José Luiz

Alguém aí falou do Mig 19, bem este caça tinha problemas com o seu sistema propulsor, incluindo o risco de incêndio em voo e vazamentos o que era algo muito indesejável do ponto de vista dos pilotos. Outro ponto interessante era que os russos limitavam o uso do AAM R 3 Atol apenas ao Mig 21, não havendo integração deste míssil ao Mig 17, o que poderia ser feito em campo com a adaptação de pilones, cabeamento e aviônica e se armado com esta arma o Mig 17 ficaria ainda mais perigoso, mais isto não interessava aos soviéticos. E lembrando… Read more »

Leandro Costa

Os MiG-17 não apenas foram equipados com os Atoll, mas foram usados em combate em 1972. Nãos era comum, mas aconteceu

LucianoSR71

Na minha humilde análise, um ponto fundamental é que os EUA estavam muito bem preparados p/ lutar uma guerra direta entre potências, no conflito do Vietnã eles não podiam fazer um bombardeio estratégico as instalações vitais de fornecimento como, refinarias e fábricas de armamentos, por exemplo, pois estavam na URSS a na China, não podiam atingir seus verdadeiros inimigos.

Augusto L

Na verdade eles fizeram, mais de forma gradual e não chutando a porta, e os alvos tinham ingerência política, assim foi em toda a Rolling thunder. Os militares queriam chegar chutando a p#!?@ toda no Vietnã igual queriam fazer na crise dos mísseis e os políticos tinham medo dos soviéticos, assim decidiram por uma campanha de bombardeiro lenta e gradual enquanto usavam o exército para expulsar os VC e o NVA do território do Vietnã do sul. Tem umas simulações da RAND da década de 60, disponíveis na internet, muito interessantes, que se tratavam sobre como o EUA poderiam intervir… Read more »

LucianoSR71

Amigo, acho que vc não leu direito, eu falei que eles não puderam atacar os verdadeiros inimigos URSS e China, ou seja as instalações estratégicas dentro desses países, e lógico que não atacaram, senão seria a 3ªGM! A Guerra do Vietnã foi um capítulo da Guerra Fria, ou seja o Vietnã do Norte era um preposto dos principais países comunistas que não enfrentaram seu real adversário, só quem tinha a perder eram os EUA, era aquela história, se bate num sujeito mais fraco, não fez nada de mais ( e p/ muitos vc seria um covarde ), se perde vc… Read more »

Augusto L

Ata, você quis dizer os alvos na China e URSS, entendi que eram os alvos no Vietnã do norte.
De qualquer maneira os alvos importante foram meios que poupados inicialmente. Rsrsrs

Tadeu Mendes

Os EUA perderam a Guerra, no sentido de que fizeram um according de Paz e se retiraram. Não havia mais o que bombardear, pois o país não possuia infraestrutura industrial.

A esquerda Americana teve um papel preponderante na desmoralização da Guerra.

Gastou-se muito dinheiro. Perderam muitos equipamentos. Morreram 55 mil americanos.

O Vietnam perdeu entre um milhão, a um milhão e trenzentas mil pessoas.

conheci conversei com muitos veteranos deste conflito, incluindo sul vietnamitas que lutaram junto as tropas Americanas.

O maior dilema dos soldados e fuzileiros navais, foi o fato de terem que combater crianças vietcongs armadas com Kalishnikovs.

Maurício.

Se o maior dilema dos soldados americanos era ter que combater e por consequência matar crianças, isso pra maioria dos soldados japoneses do tempo da segunda guerra ia ser puro divertimento, um passeio no parque…

Mauricio R.

A respeito da operação Linebacker II:

“Linebacker: The Untold History of the Air Raids Over North Vietnam”, Karl J. Eschmam
O autor serviu em Korat durante a operação.
E, detalhe que o Juarez ira gostar: foi da turma da graxa.

Ghutoz

Estamos quase em 2019 e ainda tem gente negando que os USA perderam no Vietnã? Daqui a pouco começam a esbravejar que não existiu holocausto, homem não pisou na lua, terra plana…. Alguém posta ai aquele fatídico vídeo da fuga com direito a jogar helicopteros no mar e tudo mais.

cfsharm

Eu diria que uns poucos. O que me chama a atenção, é que alguns simplesmente não conseguem analisar todos os aspectos da Guerra e se agarram a suas convicções ideológicas como se fosse Supertrunfo. Os EUA perderam a guera – tinham dois fronts complicados: o externo e o interno com todas as suas implicações em ambos.
Sds.

Dr.Telêmaco

Só faltou alguém aí acima dizer que “tecnicamente os EUA ganharam a guerra”, tamanha a diversidade de desculpas. Teria sido a cereja do bolo argumentativo dos inconformados.

Augusto L

O que muito querem afirmar é que os EUA perderam pq quiseram, se quisessem poderiam ficar lá até hoje. Nada impedia os EUA de barra a invasão do norte ao sul em 74-75, se não somente a recusa do congresso de autorizar a operação. Isto é fato histórico. Até hoje os progressistas, liberais e a esquerda culpam o Nixon pela realização das Linebackers. Para eles tinham que ter ficado somente nas negociações de Paris, mesmo os norte vietnamitas não querendo negociar e fazendo operações ofensivas no sul enquanto enrolavam em Paris. A queda de Saigon podia te ocorrido muito bem… Read more »

Antunes 1980

Para os foristas que insistem em achar que os Estados Unidos não perderam, ou simplesmente não alcançaram os objetivos no Vietnã. Vale ressaltar que os Estados Unidos também não obtiveram o sucesso desejado na guerra da Coreia. Mesmo destruindo quase todo o lado norte, os comunistas ainda se mantiveram lutando, gerando assim um impasse. (Paralelo Norte e Sul). Estranho a única super potência por duas vezes, não conseguir obter sucesso contra dois países provincianos, cheio de camponeses e com tecnologia do seculo 18. Depois do passeio na invasão do Iraque, conforme situação aqui já levantada por alguns foristas, toda a… Read more »

Luiz Mendes

Na Coreia os EUA cmpriram o objetivo.
No Viet Nam os EUA se retiram, e só depois da retirada Americana, o Norte invadiu o Sul.
No Afeganistão a Al Quaeda foi dizimada, mas o Talibã que expulsou a Russia, cotinua resistindo o conflito de baixa intensidade.

Mas Guerra de guerrilha email assim mesmo. É uma Guerra de atrito, de desgaste, sem grandes enfrentamentos entre divisors de exércitos, sendo totalmente assimétrica. A solução seria o porrete nuclear ou Guerra biological.

Ghutoz

Retirada não é a palavra correta nesse caso, tá mais para derrota/expulsão, os americanos cometeram sucessivos erros, mas o maior deles foi a insistência, mesmo sabendo que a vitória não seria possível desde os primeiros anos de guerra o ego de alguns resultou levou a tudo isso, muitas vezes por pura questão eleitoreira.

Augusto L

Não foram expulsos, como disse acima, em 75 poderia ter barrado a invasão se se comprometessem como em 75. O congresso não autorizou ações em 75. A maré na década de 70 já tinha virado. A China tinha rompido com a URSS e começado a aproximação com o ocidente, e tinha parado a ajuda aos norte vietnamitas, ficando o Norte Vietnã com somente ajuda soviética. Ajuda essa que estava sendo vacilante, já que na década de 70 houve um esfriamento das tenções, com a política nixiana de detente, inclusive, isso tinha encorajado os americanos pela primeira vez bombardar os portos… Read more »

Defensor da liberdade

“mas o Talibã que expulsou a Rússia”

Que eu saiba a Rússia se retirou por que estava em grave crise econômica, do contrário teria mandado mais barbudinhos criadores de cabras para o colo de Alá com seus Mi-24.

Ronaldo de souza gonçalves

Em guerra em selva,armamentos muitos sofisticados,não é sinal de vitória,os Vietnam do norte ganhou pelos túneis,emboscadas,armadinhas,por conhecer o terreno,por aproximar demais do inimigo é assim evitar a artilharia americana que diga de passagem é a melhor do mundo.Depois desta aventura americana,levaram décadas para envolver pessoalmente em guerra.O Brasil faz bem em desenvolver Batalhões em guerra de selva,pois sabem que um conflito na amazonia ganhará quem tenha melhor estratégia e melhor preparo inclusive físico.

José Luiz

Não tenho conhecimento de caças Mig 17 usando o Atoll no Vietnam, tenho o livro Air War Over North Viet Nam de Istvan Toperczer da editora Squadron/signal, uma das melhores obras sobre o assunto e os únicos mísseis ar-ar utilizados foram o R3S Atoll de guiagem infravermelha nos Mig 21 e o RS 2US o Alkali usado em versões com radar do Mig 17 e também no Mig 21. Agora depois do término do conflito novas armas entraram no inventário do Vietnam como o míssil anti navio P 15 Termit.

Gonçalo Jr.

Faltou o Grumman A-6 Intruder.

fernando

Gonçalo Jr. é isto mesmo faltou o A-6 Intruder e o F-111 que foi pouco utilizado no Vietnan.
Abraços.

Luiz Trindade

Foi baseado nessa guerra que se criou a escola de aperfeiçoamento de combate de pilotos dos EUA ao qual posteriormente teve um filme de nome Top Gun. Os pilotos do Vietnam do Norte mostrou que apesar de material de tecnologia inferior e sem autonomia (Pois eram mandadas instruções constantes de terra) diferentemente dos pilotos dos EUA que haviam suas ordens mais tinham mais autonomia conforme o cenário. O MIG 21 fez sua fama nesta guerra. Tá certo que havia maior números de abates deles por parte dos EUA, mas nas batalhas que eles ganhavam tinha sua importância para o rumo… Read more »

Roberto da Silva Rocha

Alan Lima segundo o critério dos estrategistas criaram uma variável para sustentação no Congresso, número de baixas letais. Complexo como o número de mortos no trânsito, ou de homicídios no governo Alkimin. O combatente não morre em combate, nem no teatro de guerra, nem no hospital, assim foram 56 mil mortes diretas. Agora, vemos os milagres da cirurgia e os mutilados inúteis para qualquer atividade laboral, intelectual, sexual, apenas zumbis semihumanos, sem os braços, sem as pernas, amputação no tronco, sem parte do crânio, então, me responda: quantos psicóticos foram devolvidos com traumatismo psiquiatrico? Foram 2,5 milhões que lutaram no… Read more »

Maurício.

Em uma guerra não existe “poderia”, “seria” e “se”, isso não existe, o que foi feito foi, depois só restam histórias e lamentos.

carvalho2008

Pessoal, analisar combates é uma coisa….analisar guerra é outra…. Existe um documentario excelente no Netflix sobre o Viet Nam. Forças armadas cumprem o papel que é dado, pela decisão política. É preciso contextualizar como foi a historia da indochina desde 1901. A historia de Ho Chi Min e a saia justa que os americanos se encontraram….em principio, eram solidários ao movimento de libertação da Indochina (Colonia Francesa), afinal os EUA compartilhavam o mesmo ideal em sua historia de uma colonia combater por sua propria independencia….mas ai veio o destino da guerra fria e uma impossibilidade dos EUA oferecerem uma ajuda… Read more »

Bavaria Lion

Interessante sobre os combates.
Só não mostraram como o Mig-21 foi grande na ação.

https://youtu.be/vkgZtDDL0wg