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AVIC anuncia produção seriada do helicóptero de ataque leve Z-19E

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AVIC Z-19E
AVIC/Harbin Z-19E

Em 13 de outubro de 2018, a Aviation Industry Corporation da China (AVIC) informou que seu helicóptero de ataque leve Z-19E deve iniciar a produção em série.

O Z-19E orientado para exportação passou em todas as verificações em um programa de teste abrangente com sucesso e o modelo agora é capaz de entrar na fase de produção. O Z-19E fez seu primeiro voo em 18 de maio de 2017.

Seu tamanho comparativamente pequeno, boa manobrabilidade e bom desempenho em múltiplas missões dão ao helicóptero Z-19E uma ampla perspectiva de mercado. Embora a produção possa começar, ainda não há clientes garantidos conhecidos.

O Z-19 é uma versão atualizada modificada do Harbin Z-9W (similar ao desenvolvimento do Bell AH-1 Cobra a partir do UH-1). É um helicóptero com dois assentos em tandem  que usa componentes mecânicos derivados da série Eurocopter AS365 Dauphin, uma vez que a série Z-9 é uma versão licenciada do Dauphin.

FONTE: Scramble

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Antunes 1980
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Antunes 1980

Eu li que ele não é capaz de incorporar equipamentos/ armamentos ocidentais. Para nosso caso, do que adianta ter que adquirir estes vetores se equipamentos ocidentais e russos não podem ser integrados. Se for assim é melhor operar versões básicas de helicópteros Bell ou Eurocopter e adaptar duas metralhadoras .50 e alguns lança foguetes. Ficaria bem mais em conta.

TJLopes
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TJLopes

É esse que tem uma blindagem mágica de Grafeno?

Ricardo da Silva
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Ricardo da Silva

Grafeno é no Z-10

Rui chapéu
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Rui chapéu

Apaching!

Brincadeiras a parte, eu não duvido nada da qualidade desse material chinês.
Eu até gostaria de ver a FAB com o JF-17, se fosse menos da metade do preço de um gripen e com uma qualidade decente.

BrunoFN
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BrunoFN

Qualquer semelhança com o Kawasaki OH-1 japona .. e mera coincidência….

Antoniokings
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Antoniokings

Sim. Principalmente as rodas e as hélices.

Bosco
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Bosco

Antônio, Só de curiosidade, helicóptero tem rotor, que pode se principal ou de cauda. Esse, especificamente, não tem um rotor de cauda convencional mas sim um “fan” carenado na cauda (duct fan) , como sistema anti-torque. A forma de uma pá de rotor é diferente da forma de uma pá de hélice, daí rotor e hélices serem diferentes. O “fan” de cauda difere do rotor convencional porque, além de ser envolto por uma carenagem, tem maior quantidade de pás, sendo muito mais curtas e que giram muito mais rápidas que as de um rotor convencional. Há vantagens e desvantagens relativas… Read more »

Ricardo da Silva
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Ricardo da Silva

Fico imaginando um programa de colaboração entre as FFAA, Helibrás e AVIC desenvolvendo uma versão “ocidentalizada” produzida por aqui e sendo vendida para países da África e América Latina. ‘sonho meu, sonho meu’

Ivanmc
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Ivanmc

Bacana esse Heli.

Foxtrot
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Foxtrot

Ricardo da Silva 19 de outubro de 2018 at 14:39
Fico imaginando um programa de colaboração entre as FFAA, Helibrás e AVIC desenvolvendo uma versão “ocidentalizada” produzida por aqui e sendo vendida para países da África e América Latina. ‘sonho meu, sonho meu’

Até parece que Brasil mais seus eternos senhores feudais irão cooperar com a China (Helibras é quase toda da Eurocopter ou seja, apenas uma montadora e mantenedora local da mesma).
Parabéns aos Chineses que vem tirando o sono de muita gente, principalmente seus antigos algozes.

Fred
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Fred

“Apenas”.

É necessário um tremendo conhecimento técnico para exercer as atividades que a Helibras desempenha. Não se trata de plastimodelismo.

Procure conhecer essas atividades. Estou certo que ficará muito satisfeito.

Abraço.

JORGE ALBERTO BATISTA PEPE
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JORGE ALBERTO BATISTA PEPE

Fred.. O que ele quis dizer eh que: Nos tb tínhamos licença de producao e nao evoluimos…. Os chineses sim!

Ate os sul africanos desenvolveram um Heli de combate em cima dos Pumas que eles tinham!

A Embraer, sempre procurou atender a FAB e nichos de mercado, Pos privatizacao se tornou essa liderança que eh!

E a Helibras? O que fez? Faltou um Maurício Botelho em sua Adm???

Sera que agora com a “transferencia” de tecnologia, ela produzira algo?

Marcelo
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Marcelo

Concordo em parte com voce Jorge. A “pequena” diferenca que existe entre a Helibras e a Embraer eh que a Helibras pertence (maioria das acoes) a Airbus, uma empresa estrangeira com seus interesses proprios, e a Embraer eh brasileira (ainda).

jorge Alberto
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jorge Alberto

Fred.. O que ele quis dizer eh que: Nos tb tínhamos licença de producao e nao evoluimos…. Os chineses sim!

Ate os sul africanos desenvolveram um Heli de combate em cima dos Pumas que eles tinham!

A Embraer, sempre procurou atender a FAB e nichos de mercado, Pos privatizacao se tornou essa liderança que eh!

E a Helibras? O que fez? Faltou um Maurício Botelho em sua Adm???

Sera que agora com a “transferencia” de tecnologia, ela produzira algo?

Groo_SP
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Podiam ter colocado um canhão em uma torre.

Bardini
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Bardini

Mas isso aí é mais voltado para reconhecimento e ataque leve. O WZ-10, mais pesado e capaz é o que você imagina:
https://1.bp.blogspot.com/-WlfLNzodXYM/UjseXUj3UFI/AAAAAAAAGjs/_JSyHA84qjI/s1600/WZ-10+Attack+Helicopter-01.jpg

Tomcat4.0
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Tomcat4.0

Bardini , eu particularmente, sonho em ver um helicóptero similar desenvolvido aqui no Brasil, assim como um caça , totalmente nacional e idem um MBT.

Foxtrot
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Foxtrot

Fred 20 de outubro de 2018 at 9:20 “Apenas”. É necessário um tremendo conhecimento técnico para exercer as atividades que a Helibras desempenha. Não se trata de plastimodelismo. Procure conhecer essas atividades. Estou certo que ficará muito satisfeito. Abraço. Não sei se foi para mim, mas não adianta ter capacidade técnica para montar equipamentos localmente. Adianta ter capacidade técnica, liberdade de criação e capacidade de criação, coisa que a Helibras não tem. Me diga durante esses mais de 50 anos da empresa no Brasil, qual helicóptero ou mesmo projeto nacional a empresa criou??? Mesmo a Embraer sendo privada e com… Read more »

Fred
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Fred

Sim. Foi para você. Resposta direta. Não tenho o hábito de diálogos diagonais. Estava escrevendo uma resposta bem detalhada para desatar os nós Górdios que formam a imagem que tem da empresa. Mas tomaríamos o teu e o meu tempo, então fique somente com o convite de entender que a Helibrás; a) Muito embora tenha sido idealizada como empresa para desenvolvimento de asa rotativa nacional, foi criada em situação econômica adversa, no fim dos anos setenta (41 anos que a empresa tem, não 50). Assim, não pode contar com o cenário favorável que a Embraer encontrou quando o então Coronel… Read more »

Fred
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Fred

Ah, sim. E sempre lembrando que o Esquilo, por mais de vinte anos, tem 40% de sua produção nacionalizada.

Grande abraço.

jorge Alberto
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jorge Alberto

Como dizia “aquele carinha” que fazia computadores: “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas” – Steve Jobs “Se nao existiu projeto é porque nao tinha demanda” – Ainda bem que trabalhas na Helibras e nao na Apple… Mas voltando ao assunto, a Embraer sempre procurou “caminhos”… O ALX foi uma solicitacao da FAB? Ou fruto da frase “profetica” de Jobs? Os Tucanos e AMXs, foram uma “solicitacao” da FAB e que a Embraer procurou de alguma forma atender e conseguiu. Apos tantos anos, podemos ver projetos de um caça e que nao foram adiante. Mas e… Read more »

Fred
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Fred

Todos os produtos aeroespaciais nacionais foram desenvolvidos para atender a uma demanda das FFAA.

Via de regra, não é fluxo de exclusividade do brasileiro. O resto do mundo também o faz.

A Helobras desenvolveu sim produtos para atenderem sim certas demandas das FFAA. Confira. Pode não ter elaborado o tão sonhado projeto nacional de asas rotativas, mas fez.

Abraços.

Defensor da liberdade
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Defensor da liberdade

Esse negócio deve ser muito barato, dava para utilizar para patrulhar nossas fronteiras, colocando duas .50 e a eletrônica made in ocidente, se o bicho fedesse entrava os Sabres e os super tucanos.

Bardini
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Bardini

Deus do céu… Pq precisamos torrar um grana preta em um helicóptero de ataque para fazer patrulha de fronteira?
.
Quantas vezes o poder de fogo dos Sabres foi empregado na fronteira, tirando nenhuma?
.
Com a grana dos Sabres, que foram comprados com essa desculpa de “combater o narcotráfico”, quantos helicópteros utilitários nós poderíamos ter a disposição da FAB?

Agnelo
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Agnelo

Bardini

Este foi o deserto q deu pra ser providenciado para este camelo entubado pelo Celso Amorim…

jorge Alberto
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jorge Alberto

Tem certeza Bardini?

Pq ate vir a publico, ninguem sabia da “missao do rio traira”… E tantas outras que ocorreram e ocorrem que “nao sabemos”…

Sabes que ha lugares de fronteira que os pilotos da FAB trabalham sem insignias e q vao e voltam dos hangares com capacetes e as viseira abaixadas ne?

Podes ter certeza, que os “Sabres” nao ficam estacionados nos hangaretes ou “passeando” em desfiles… muita municao ja foi utilizada…

Paulo Prado
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Paulo Prado

Esquilos armados e pronto.. vigilancia. retaguarda tucanos e os sabres. Assim penso.

Para que canhoes?… nossos amigos vivem falando de contra insurgencia… nao tem coragem de enfrentar inimigos externos armados?estamos querendo um ataque interno? Paranoia.

Bardini
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Bardini

Aliás, como na China nada se inventa, tudo se copia… O WZ-10 tem uma grande “inspiração” no Rooivalk, da África do Sul.
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Foxtrot
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Foxtrot

O melhor mesmo seria adquirir uns Abrams né Bardini? Usando de suas palavras “Deus do céu, quantas vezes o CFN utilizou seus SK-105 em combates reais? Estou usando esse parâmetro de comparação, para mostrar que não precisamos de armamentos para ontem. Cabendo as FAAs se munirem de pequenas quantidades e esperar um desenvolvimento local ou nacionalização (caso nosso equipamento não atenda a contento as necessidades das mesmas). Uma boa opção está sendo tomada pelo EB, armando seus Esquilos com mísseis Spike (se não me engano). Solução simples, lógica e prática. Quem sabe até ter a versão solo/ar do MSS 1.2.… Read more »

Fred
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Fred

A mim também cria por igual imenso desânimo, caro F.

Mas empresas de tecnologia aeroespacial não fabricam nada por si. Como escrevi, necessita da demanda. E quem compra helicóptero de ataque não é o mercado. Para o mercado, a Helibrás tem produtos adequados.

A comparação da padaria poderia ser feita dessa forma;
Estão esperando aquele cliente com um bom dinheiro para colocar em prática aquela receita infalível de Ciabatta. Enquanto isso, vende-se baquetes.

Abraço.

Ronaldo de souza gonçalves
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Ronaldo de souza gonçalves

O Brasil deve comprar o supercobra depois comprar os zíper novos é está formado os helicópteros de ataque do Brasil,é pena que o EUA não nos tranfira tecnologia pois os zíper poderia ser fabricado aqui sob licença.

Cláudio Severino da Silva
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Cláudio Severino da Silva

Estranho é que os EUA ofereceram o supercobra ziper ao Paquistão (depois desistiram da oferta) e para o Brasil estão oferecendo somente a versão W+plus. Porque não oferecem a versão estado da arte, a Z? Será que não é para desequilibrar o cenário militar da América do Sul? Apesar de terem oferecido o Lockheed Martin F-16 ao Chile…
Abraço.

Mikhail Bakunin
Visitante
Mikhail Bakunin

Será por que o Brasil está falido e talvez só possa adquirir equipamentos por valores “simbólicos”?

Cláudio Severino da Silva
Visitante
Cláudio Severino da Silva

Correção: o Lockheed Martin F-16 “Viper” o Chile já tem! A Lockheed está oferecendo ao Chile o F-35.
http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/125323-o-f-35-esta-totalmente-disponivel-para-o-chile-diz-lockheed-martin/

Cláudio Severino da Silva
Visitante
Cláudio Severino da Silva

Correção: o Lockheed Martin F-16 “Viper” o Chile já tem! A Lockheed está oferecendo ao Chile o F-35.
http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/125323-o-f-35-esta-totalmente-disponivel-para-o-chile-diz-lockheed-martin/

Abraço.