Assista acima ao incrível vídeo de lançamento do icônico caça F-14 Tomcat da Heatblur Simulations para o simulador de voo Digital Combat Simulator World.

O Grumman F-14 Tomcat era um caça naval de superioridade aérea de geometria variável, de dois tripulantes, que serviu com a Marinha dos EUA por 32 anos e continua a servir com a Força Aérea do Irã (IRIAF). O F-14 foi o caça da linha de frente da Marinha dos EUA desde a década de 1970 até meados dos anos 2000. Ao longo de sua longa vida útil, tornou-se também a principal plataforma de ataque ao solo de precisão da Marinha dos EUA e o único recurso de reconhecimento aéreo aerotransportado.

As características proeminentes da aeronave são a configuração de asa móvel, dois tripulantes, e o poderoso sistema de controle de armas (WCS) AN/AWG-9 e radar. O AWG-9 permite o emprego do poderoso míssil ar-ar AIM-54 Phoenix, enquanto o pod LANTIRN permite a capacidade de realizar ataques terrestres de precisão usando bombas guiadas a laser.

O F-14 Tomcat esteve presente durante muitos momentos históricos importantes, como os dois incidentes do Golfo de Sidra, a Operação Tempestade no Deserto no Iraque, o conflito na Iugoslávia, a Operação Liberdade Duradoura no Afeganistão e a Operação Liberdade do Iraque. Ele também foi imortalizado no filme icônico, Top Gun, e estrelou vários outros filmes, incluindo The Final Countdown, Executive Decision, entre outros.

Além disso, o Tomcat também foi um jogador vital na guerra Irã-Iraque durante os anos 80, voando para a Força Aérea da República Islâmica do Irã, que havia adquirido o F-14A dos EUA antes da Revolução Islâmica de 1979.

O F-14A/B Tomcat da Heatblur Simulations visa simular esta aeronave icônica como um módulo de alta fidelidade para o DCS, sendo o culminar de vários anos de pesquisa, programação e modelagem.

Pontos especiais de consideração entre as muitas características são o modelo gráfico externo e interno criado usando escaneamento a laser e fotogrametria de verdadeiros Tomcats em vários museus, o detalhado Modelo de Voo Externo (EFM) desenvolvido ao longo dos últimos anos e verificado por verdadeiros pilotos de F-14, a modelagem detalhada do sistema AN/AWG-9 e a capacidade de voar como uma aeronave de dois tripulantes no modo multiplayer.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruce_D

Já garanti o meu

Marcelo

vou comprar com certeza, já tenho o F-18.

JT8D

Ao lado do Viggen, um dos caças a jato mais bonitos que já existiram

Wilter

Entendi direito? Eu posso jogar como operador de radar e armas no segundo assento on line com o piloto? tem que haver muita simetria entre os dois para não dar confusão.

Leandro Costa

Sinceramente queria ter máquina para rodar isso. E grana para comprar o módulo também, claro hehehehe

André

DCS: Digital Combat Simulator World. O melhor simulador de aviação de combate que existe para computadores domésticos. O A-10C, em especial, é uma das aeronaves mais realista contido também neste simulador na minha opinião. Você leva uns 8 minutos para ligar a aeronave rss.
Quando você simula online o consumo de memória RAM aumenta muito, devido a grande quandidade de pessoas que simulam online. No mínimio, para simular online, tem que ter pelo menos 16GB de ram.

TARCISIO RIBEIRO DOVALE

Onde poderia comprar esse simulador. Com certeza, marcou a adolescencias de muitos quarentões e cinquentões de hoje!! O F!$ era uma avião fantástico para sua época!!!

João Francisco

Esse caça era uma máquina de combate, e, na minha opinião, não foi substituído à altura. Pra mim continua sendo imbatível, o soberano dos céus, se ainda estivesse voando com os mísseis da atualidade e o radar AESA do F-22, não ia ter pra ninguém! Infelizmente aposentaram ele cedo demais, os custos se tornaram proibitivos, no final tudo se resume a custos.

Nilton L Junior

Eu prefiro o Su-27, mas ai é questão de gosto, mas jogar sem TrackIR é complicado, é uma aeronave icônica pena que não pode ser continuada.

Nilton Reis Jr.

Endosso. Exceto o F5, meus módulos são todos orientais. O Mig 15 é uma maravilha de voar.
Parei de jogar ano passado, exige muito estudo. Ano que vem recomeço no yak e no L39.

Sidney

O simulador DCS é certamente o mais avançado simulador doméstico de aviação de combate já criado. E está sempre em evolução. Por mais realista que pareça e por mais recursos que existam, a própria DCS só considera finalizado um módulo, que é o F-86 Sabre. Os demais ainda estão em construção e aperfeiçoamento. A cada módulo há mais realismo, mais complexidade e um aumento exponencial do tamanho dos manuais que pode passar de 800 páginas (mas não se assustem, há resumos dos manuais e na comunidade há um saudável costume de compartilhar o que se sabe e dedicar tempo para… Read more »

Leandro Costa

Sidney, por acaso você não seria o mesmo Sidney do Jambock.com, seria?

Sidney

Não Leandro, não sou.

Sidney

Não Leandro, eu não sou e não fiz parte desse grupo.

Leandro Costa

Ah sim, obrigado, Sidney. Seu homônimo era um cara muito legal. Me deu uma excelente dica sobre um livro a mais de década atrás. Tenho um amigo ex-RAF que fez os mesmos elogios que fez ao DCS.

Infelizmente aqui no Brasil ainda é difícil de encontrar Track IR nas lojas especializadas, e quando encontro os preços são absolutamente abusivos. O jeito é sempre comprar lá fora mesmo.

fabio jeffer

O F-14 é muito mais que um caça, é ao lado do Flanker uma obra de arte voadora.
Como disseram os alemães ao observarem a beleza do Bf-109 voando “Der flierger meisterwerk”

Ozawa

Parafraseando Raquel de Queiroz, quando se houverem acabado as aeronaves de caça no mundo – quando reinar a paz absoluta – que voem pelo menos os Tomcat como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram!

Tomcat4.0

Com o Tomcat sempre há muito amor envolvido,um ícone da aviação militar imortalizado atravéz de Top Fun.

Yluss

Na boa… nego acertou (lá no filme) quando escolheram a musica Take my breath away… pois assistir essa demo quase me infartou! 😀

Luciano Clemente Cavalcante da Silva

Destaca-se demais os sistemas aviônicos dessas aeronaves.