Na terça-feira, 2 de outubro de 2018, o General Philippe Lavigne, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Francesa (CEMAA), viajou à Base Aérea 709 “Comandante Menard” em Cognac-Châteaubernard para marcar a introdução do novo avião de treinamento do Armée de l’air: o Pilatus PC-21.

Com essa aquisição, a França se torna a segunda nação europeia depois da Suíça a receber essa aeronave multifacetada e abre um novo capítulo na história de suas escolas de aviação. A longo prazo, esses novos aviões de treinamento da força aérea substituirão os 30 Epsilon TBs atualmente operados em Cognac, bem como os Alphajets baseados em Tours.

Graças às suas qualidades de manobra (-4, + 8G) e seus aviônicos de última geração, o PC-21 permitirá a modernização de como as tripulações de caças são treinadas. As funcionalidades do sistema PC-21, como a simulação embarcada e a qualidade de seu simulador, permitem uma profunda revisão do currículo de treinamento, em direção a um programa mais representativo das operações atuais, simplificando e permitindo a aquisição de controle básico e a aprendizagem de um sistema moderno (da pilotagem à gestão de um sistema de armas).

Um total de 17 aeronaves turboélice monomotor Pilatus PC-21 e seus simuladores serão entregues à Força Aérea no início de 2019. Eles serão posicionados na Escola de Treinamento de Voo da Força Aérea (EPAA) “General Jarry”, que treinará futuros pilotos para o benefício da aviação de combate francesa: 30 pilotos e dez navegadores/operadores de sistemas de armas para a Força Aérea, dez pilotos para a Marinha e dez instrutores de simulador.

Para sua primeira visita oficial à Base Aérea 709, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea quis conhecer os vários atores envolvidos na implementação do sistema modernizado de treinamento de pilotos de caça e conhecer os pilotos de Charentais.

A aviônica avançada do PC-21
A aviônica avançada do PC-21

Recebido na chegada pelo Coronel Arnaud Gary, comandante da base de Cognac, esteve no coração do edifício do simulador chamado “Major Laurent Pauc”, onde o General Lavigne começou sua visita, antes de tentar uma simulação de voo.

A pedra angular do sistema de treinamento de tripulantes PC-21, o simulador fornecido à Força Aérea pela Babcock, é o lar de dois Simuladores de Missão Completa (FMS) e três Treinadores de Tarefas Parciais (PTT), todos equipamentos na ponta da tecnologia que operam em rede e oferecem realismo impressionante.

Uma exposição estática comentada pelos primeiros instrutores pilotos da EPAA, treinados na Suíça e uma evolução dinâmica do Pilatus PC-21 também permitiram aos visitantes apreciar as múltiplas capacidades e manobrabilidade da aeronave.

“Na Escola de Treinamento de Voo da Força Aérea, você treina futuras equipes de combate e mantém nossa especialidade aeronáutica. Essas fundações serão essenciais para que elas adquiram um bom nível operacional. Juntas, transmitimos nosso conhecimento, nosso know-how e nossa expertise para nossos alunos. Preparar um futuro sólido é explorar o novo potencial que o PC-21 traz para a Força Aérea, uma formidável ferramenta de treinamento, um sistema totalmente baseado em simulação terrestre e a bordo, que abre novas perspectivas. “O serviço é um forte símbolo da política de inovação da Força Aérea”, disse o general Lavigne durante seu discurso às autoridades civis e militares e à equipe da escola antes de agradecer a todos os atores que contribuíram para o projeto PC-21.

O CEMAA continuou sua visita à EPAA, onde pôde intercambiar com o pessoal civil e militar, incluindo representantes das diversas categorias de aviadores da base. O dia terminou com o esquadrão drone 1/33 “Belfort”, a segunda unidade estacionada na base, que está ganhando força com a recepção planejada em 2019 de seis drones adicionais General Atomics MQ-9 Reaper, um número de aumentará significativamente até 2020.

“Preparar-se para o futuro nesta base aérea também está impulsionando nossas capacidades de drones dentro do esquadrão, que agora são de vigilância e reconhecimento, e logo atacarão também”, concluiu o general Philippe Lavigne.

FONTE: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando "Nunão" De Martini

Quem acompanha o Poder Aéreo há mais tempo sabe que esse namoro com o PC-21, agora consumado em casamento, tem pelo menos 5 anos:

https://www.aereo.jor.br/2013/12/21/capitao-frances-formou-se-em-pc-21-visando-novo-sistema-que-reduzira-voos-no-rafale-de-parte-dos-pilotos/

Tomcat

Provavelmente usaram parte desse tempo para estudar o caso da USAF, que usa o Beechcraft T-6 Texan II (desenvolvido a partir do Pilatus PC-9)

Rommelqe

Ē impressão minha ou, no video, o rafale esta com slguma dificuldade (baixa velocidade
) para acompanhar o PC-21?
Tenho curiosidade de saber mais detalhes a respeito da comparaçao da efetividade no treinamento entre o A-29 e o PC-21; temos comparativos entre desempenho da aeronave em si, mas a respeito dos sistemas embarcados visando o desempenho e assertividade no treinamento é algo menos divulgado.

Clésio Luiz

Caças supersônicos nunca voam nivelado ao lado de aeronaves mais lentas, mesmo no caso do PC-21, que pode facilmente passar dos 500 km/h. Alias, os Tu-95 soviéticos tinham grande vantagem em voo lento à grandes altitudes, onde caças ocidentais sofriam quando um piloto soviético entediado resolvia deixar a coisa interessante. Os Tornado F3 que o digam.

No caso do Rafale do vídeo, ele portava 3 tanques externos, carga que nada ajuda no voo lento. E se você acha que estava difícil ali, saca só como é acompanhar biplanos:

https://www.infobassin.com/wp-content/uploads/2014/05/photo-avions-cazaux.jpg

Heli

Se voce assistir videos de REVO a partir do C130 verá que dá bastante trabalho aos caças , e no caso do Rafale, apesar de possuir CCV e FBW, o fato de ter asas em delta pode ser um fator complicador.

Gilbert

O Tucano deveria ter uma versão New Generation (NG) Tipo tentar baratear o Tucano e colocar painéis modernos motor mais econômico e lançar 2 protótipos para alavancar alguma venda.
O Super Tucano serve para COIN
O Tucano para treinamento mesmo
mas agora isso é passado a EmbraBoeing não gasta dinheiro em pouca coisa

Leandro Costa

Será feita uma atualização no Tucano sim, para modernizar o treinamento e extender a vida útil, salvo engano. A Colômbia já fez isso, com apoio da EMBRAER, nos Tucanos deles. Se procurar aqui no Poder Aéreo, vai encontrar matéria sobre isso.

Luiz Floriano Alves

Esses caras copiaram o Tucano/ST? É muita coincidência o traçado das linhas destes aviões. But… o nosso foi comprado pela USAF, o cliente mais exigente quando se trata de aviação.

Flanker

Luiz Floriano, a Pilatus desenvolve aeronaves de treinamento há décadas. O primeiro, nessa linha de assentos em tandem e motor turboélice, é o PC-7, cujo primeiro voo ocorreu em 1966. Evoluiu para o PC-9, que voou pela primeira vez em 1984. Essa última versão, bem mais evoluída, o PC-21, voou pela primeira vez em 2002. Em linhas gerais, turbohelices de treinamento tem slgumas semelhanças, independente do fabricante. Mas, olhando mais atentamente, o A-29 e o PC-21 são bem diferentes…..olha a diferença de desenho e tamanho da fuselagem traseira, após o canopi. Asas bem diferentes….profindores bem diferentes…..deriva bem diferente……trem de pouso?… Read more »

Rinaldo Nery

Meus Deus! A Força Aérea Francesa usando turbo hélice para formar caçador? Passar do PC-21 direto pro Rafale? Mas que absurdo! Cadê o LIFT? Hahahahahha
Onde estão os especialistas agora? Roberto Santana, cadê você?

Marcelo

hehehe

cfsharm

Pois é… cada o pessoal do mantra do LIFT???? Até o universo conspirou contra nessa. Não sou ispexialista na área – mas costumo ler as resenhas de quem é.
Sds.

Eduardo von Tongel

Sempre achei essa história do LFT perda de dinheiro!

Clésio Luiz

Ao passar de um treinador desses para um caça de 4ª geração, o piloto (ao meu ver) está indo para um vetor de pilotagem mais segura e simples. O Mirage 2000, tem um sistema que, ao soltar o manche, a aeronave automaticamente engaja o autopiloto, mantendo nivelado e voando a última proa e altitude. Imagino que o Rafale tenha sistemas ainda melhores, incluindo um botão que ao ser acionado, retorna a aeronave ao voo nivelado, em caso de perda de consciência situacional do piloto. Aliás, um dos eurocanards (acho que o Gripen) tem um FBW tão bom, que estavam pensando… Read more »

Luiz Trindade

Galante,
É verdade? Graças às suas qualidades de manobra (-4, + 8G)? 8G não é muito para esse turboélice?!? E enquanto ao A-29? Vai também até 8G?

Marcos10

-3 +7

Luiz Floriano Alves

Cada força com a sua doutrina. quem mais entra em combaate é quem tem melhor “expertize” para selecionar o equipamento de voo. A USAF escolheu, recentemente um treinador a jato produzido pelo consórcio Boeing/Saab. A França foi na direção oposta e aposenta seus Alfa Jets de longa vida no serviço. Cada um com seus objetivos. Tio Sam sempre preferiu ter milhares de pilotos, mesmo na reserva, (Air Guard) voando só em jatos. Utilizaram: T-33, Cessna T-37, Northrop T-38, Grumann Buckeye, etc…