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FAB continua tentando vender seus Mirage 2000

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A Força Aérea Brasileira anunciou novamente pela Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW) a venda de 11 caças Mirage 2000 desativados em 2013. A primeira tentativa foi feita em abril de 2016 pela Comissão Brasileira de Aeronáutica na Europa (BACE), mas nenhum lance foi realizado.

A oferta inclui nove Mirage 2000C monoplaces e dois Mirage 2000B bipostos, que estão estacionados na ALA 1 (Brasília-DF) e ALA 2 (Anápolis-GO). Os aviões não estão em condições de voo.

De acordo com o edital da CABW, qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer lances pelas aeronaves, desde que cumpra os requisitos. A venda também precisa ser aprovada pelo governo francês.

O lote de 11 aviões é avaliado em US$ 508,6 mil, sendo o mais barato (FAB 4944) avaliado em US$ 7.327,61 e o mais caro (FAB 4933) US$ 62.635,12.

A cerimônia de desativação dos Mirage 2000C/B da FAB ocorreu no dia 20 de dezembro de 2013, no 1º Grupo de Defesa Aérea  (1º GDA ou Esquadrão Jaguar) da Força Aérea Brasileira em Anápolis-GO.

O Mirage 2000 C/B foi a solução intermediária encontrada para substituir os velhos Mirage IIIBR, que prestaram bons serviços à FAB por mais de 30 anos.

Os Mirage 2000 usados foram sendo retirados, aos poucos, dos esquadrões da Força Aérea Francesa, submetidos a uma revisão geral e padronização e enviados ao Brasil. Foram adquiridos 10 monopostos do modelo C e 2 bipostos modelo B, que começaram a ser entregues em setembro de 2006 com os dois primeiros exemplares. Mais dois foram entregues em 2006, seguindo lotes anuais de 4 aeronaves, sendo 4 durante 2007 e mais 4 em 2008.

FONTE: Airway

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Thiago Telles
Thiago Telles
1 ano atrás

Meu Deus!…. Ta certo esses preços?! Ai q vontade…. Por na sala. Só falta ser rico.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

sendo o mais barato (FAB 4944) avaliado em US$ 7.327,61

Posso comprar ???? Manda o boleto que esse é meu se for isso ai!

Fábio Mayer
Fábio Mayer
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Mais barato que muito fusca em bom estado…

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Fábio Mayer
1 ano atrás

Eu compraria e entre 1 a 2 anos já recuperava o investimento e depois era só retirar os dividendos.
Pena que só pode comprar o lote e não 1 unidade apenas.

FERNANDO
FERNANDO
1 ano atrás

Vender pra Argentina, eles fazem qualquer negócio.
Well, com suaves prestações de R$ 300,00 em 30 anos, eu PAGO.

MK48
MK48
1 ano atrás

Interessante e curiosa a diferença de preço entre o FAB 4944 e o FAB 4933.

BILL27
BILL27
Reply to  MK48
1 ano atrás

Um é mono e o outro e´bi place.Mesmo assim ,não vale a diferença .Este 4933 deve ter alguma coisa a mais .

Gustavo
Gustavo
Reply to  BILL27
1 ano atrás

alguns foram canibalizados no final da vida operacional na FAB, esse provavelmente foi uma das unidades escolhidas para canibalização.

Flanker
Flanker
Reply to  MK48
1 ano atrás

Em caças usados isso é sempre assim. Um biplace vale 4 ou 5 monoplaces, por conta do menor número de células bi fabricadas. E o que o Gustavo falou também está correto.

jfontes
jfontes
1 ano atrás

Ah meu Deus se eu pudesse.E se meu dinheiro desse…. KKKK

R22
R22
1 ano atrás

Não está faltando uns zeros aí??? Se não já estou começando a economizar!

Matheus
Matheus
1 ano atrás

Por que não reativar eles e montar um esquadrão “Agressor”? Ou não possuem mais condições de vôo?

Tiago
Tiago
Reply to  Matheus
1 ano atrás

Pelo que li, eles estão em condições de vôo, mas não têm mais garantia/assistência técnica dos franceses.

São aviões que seriam mais úteis pra países que já operam os Mirage 2000, que já dominam seu ciclo de manutenção e não dependem mais da fabricante – algo como a FAB em relação ao F-5.

Rodrigo M
Rodrigo M
1 ano atrás

Eu quero!
Tenho um uno 96 em bom estado. Faço um consignado para inteirar o resto.
Podem reservar o 4944…
Ehehe

Leo Barreiro
Leo Barreiro
1 ano atrás

Pessoal

Desculpa a curiosidade, mas não serviria ao Peru/India? Para retirada de peças sobressalentes? Ou as versões não são compatíveis?

BILL27
BILL27
Reply to  Leo Barreiro
1 ano atrás

Acho q as peças a propria FAb canibalizou até o fim

Everton Matheus
Everton Matheus
1 ano atrás

A logística para colocar um deles no meu quintal/sala vai sair mais cara do que a própria aeronave.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
1 ano atrás

Me desculpe o pessoal da FAB responsável pelo processo, mas preços baixos como estes não condizem com aeronaves em condições de voo. O mais barato por exemplo deve ter sido canibalizado até o osso. Nesse caso o “em condições de voo” deve ser referir a “se você colocar as peças de volta ele deve voar…”. A unidade que se encontra no Musal deve estar melhor que esses daí, já que foi o último a voar. Me parece que eles estão vão tentar vender para as empresas que prestam serviço de Agressores para a USAF. Com certeza elas terão condições financeiras… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Clésio Luiz
1 ano atrás

Mas o texto fala que NÃO estão em condições de voo!!

Eduardo von Tongel
Eduardo von Tongel
1 ano atrás

É só não vender em lotes e sim de forma individual que venderão os 11. A únidade preservada irá para algum museu?

Flanker
Flanker
Reply to  Eduardo von Tongel
1 ano atrás

A célula preservada, o 4949, está no MUSAL desde 31/12/2013, tendo ido voando de Anápolis ao Campo dos Afonsos. Coloca no youtube que vc acha o vídeo do voo, feito pelo próprio piloto.

AntonioCV
AntonioCV
1 ano atrás

Já vi alguns vídeos de aeroportos no exterior onde eles usam motores de jatos desativados para secar pistas com más condições de drenagem que ficam fechadas depois de um longo temporal. Isso não poderia ser feito aqui? Não poderiam tirar os motores desses aviões, colocarem eles em chassis civis e usarem eles como “sopradores” em aeroportos como Congonhas, Guarulhos etc?

Overandout
Overandout
Reply to  AntonioCV
1 ano atrás

Vale mais a pena arrumar o sistema de drenagem da pista

Vovozao
Vovozao
1 ano atrás

Ofereçam para os Indianos, a pouco estavam comprando da França para recompor esquadrão e como repositor de peças.

Paulo Guerreiro
Paulo Guerreiro
1 ano atrás

Foram aposentados muito cedo numa atitude equivocada da FAB na época

fernandoEMB
fernandoEMB
Reply to  Paulo Guerreiro
1 ano atrás

Nossa… Você sabe de tudo mesmo para afirmar isso né? Mais que o pessoal da FAB.

João Ricardo
João Ricardo
Reply to  Paulo Guerreiro
1 ano atrás

Idade de avião não está ligado a ser cedo ou tarde para voar… Aeronaves, quando chegam a uma quantidade de ciclos, as obrigações de manutenção com as células são absurdas, como os mirage eram poucos e cumpriam um papel muito ativo em várias operações fez com que esses ciclos chegassem muito perto Ainda tem problemas dos motores SNECMA M53, que não são fabricados a muitos anos (inclusive os motores que nossos mirage tinham… Os mirage hoje em dia só são usados praticamente como reconhecimento, por terem perfil de radar baixo e boa velocidade (basicamente um f4 francês) mas assim como… Read more »

Angelo Chaves
Angelo Chaves
1 ano atrás

Menos de R$ 30.000 por uma Mirage desses?

Rodrigo
1 ano atrás

Puxa sei que 1 dos 12 adquiridos esta no Museu Aeroespacial ( e é bom ficar de olho pra não pegar fogo lá ) Não seria interessante preservar mais uma célula ?? por exemplo este de 7 mil dolar ?? espetar ele na entrada da Base em Anápolis, ou doar para algum outro museu, somos tão carentes de memória no Brasil, o que a FAB vai fazer com 30 mil Reais ?? mandar polir e passar pretinho nos F-5 ??

Gustavo Adolfo Franco Ferreira
Gustavo Adolfo Franco Ferreira
1 ano atrás

Galante – Por favor, por aqui o link para o edital (2018) a fim de compara com o edital do PIC 23-09

Grato- Franco Ferreira

Marcos10
Marcos10
Reply to  Gustavo Adolfo Franco Ferreira
1 ano atrás

Tú anda por onde, Franco?

Gustavo Adolfo Franco Ferreira
Gustavo Adolfo Franco Ferreira
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

São Paulo – Calado – Escondido – Com medo que me mandem outra vez pro hospital ou pro Céu dos Aviadores

Tiago
Tiago
1 ano atrás

Muito triste pois esses caças em condições de voo são muito superiores aos f-5 em utilização pela FAB. Descaso do nosso governo com a falta de recursos financeiros para manter essas aeronaves em utilização

Kássio
Kássio
1 ano atrás

Eu não entendo a aeronáutica do Brasil, os Mirage .2000 são bem mais novos e bem melhores que estes ferros velhos americanos F5, o que se gastou para modernizar os F5, era melhor ter modernizados os Mirages que são caças bem mais eficazes e vorazes que estes F5 (Pau-velo do Tio Sam) da época de 70, o comandante Rossato deve estar por fora…brincadeira, entregar caças do ano de 2.000 e ficar com caças de 1974…só no Brasil mesmo….

fernandoEMB
fernandoEMB
Reply to  Kássio
1 ano atrás

Depois do “vorazes” desisti… Tá fogo.

Flanker
Flanker
Reply to  fernandoEMB
1 ano atrás

Kkkkkkk…….x2, fernando! E ainda os Mirage são do ano 2000! Kkkkkk….vai ver que é pq é Mirage 2000!… kkkk

Coutinho
Coutinho
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Fernando e Flanker: Chorei de dar risada com os comentários de vocês. Essa matéria está sendo divertidíssima.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Kássio
1 ano atrás

Oi? Kassio e Tiago, Vocês deveriam ler mais na imprensa especializada ou pesquisar aqui mesmo no blog. Esses M-2000 apesar de serem mais novos em fabricação do que os F-5 tem a aviônica de 1985, sem datalink, etc. Os F-5 modernizados, apesar de serem de 1975, são muito mais operacionais e capazes, inclusive na arena BVR, o que os M-2000 da FAB não tinham. Usavam o míssil Super R-350 , ainda guiado por radar semi ativo, tendo a aeronave que iluminar o alvo com seu radar. Os M-2000 só ganhavam dos F-5 em velocidade. São lindo, vejo sempre no MUSAL,… Read more »

Renato
Renato
1 ano atrás

O que está incluso neste preço? Apenas a carcaça?

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Não está fácil vender estes ” Renault Mégane” dos ares..
Porém ainda acredito que acabarão sendo ” entregues quase de graça ” para as empresas que prestam serviço de Agressores para a USAF… Li uma matéria que a Índia se mostrou interessada, porém devido a aquisição dos sistemas S-400, a relação com os Estados Unidos não está lá aquelas coisas.
Em último caso, repassa-los para museus seria uma opção válida, apenas cobrando os baixos custos de estocagem aqui no Brasil.

Gilbert
Gilbert
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

rsrs aqui em Curitiba apareceu um anúncio da venda de um Mégane onde o cara na TV disse que vendia 4 rodas de liga leve com pneu seminovos e de brinde levava o megane, ele mostraram o vídeo, o cara é verde o o capô da frente só tem aquela mão de tinta preta de fundo

João Francisco
João Francisco
1 ano atrás

Lindos!!!!!!!! Pra mim são os aviões mais bonitos do mundo, ah, se eu pudesse…

ALEXANDRE
1 ano atrás

Por esse preço usa de mira para os gripens.

ivo
ivo
Reply to  ALEXANDRE
1 ano atrás

e quem iria pilotar os alvos?

colombellim
colombellim
1 ano atrás

Doa pra prefeituras. Teria mais utilidade em praças lembrando a FAB. Alô prefeito de Canoas, que tal mais uma praça do avião?

marcelo kiyo
marcelo kiyo
1 ano atrás

Poderiam um doar para o ITA e Faculdades de Engenharia do Estado de São Paulo, escanear 3D peça por peça e construir um(s) novinho (50) como um trabalho coletivo, simulando um esforço de guerra, como acontecia na Alemanha e Japão na Segunda Guerra Mundial .
Se os caças voarem e a França reclamasse, teríamos a desculpa que foi um desafio acadêmico, visando a melhora da mão de obra do país.

marcelo kiyo
marcelo kiyo
Reply to  marcelo kiyo
1 ano atrás

Para os alunos também seria um ótimo acréscimo no currículo:
– participei do programa nacional de defesa estratégia do Brasil (cópia Mirage 2000Br).

fernandoEMB
fernandoEMB
Reply to  marcelo kiyo
1 ano atrás

Só não entendi o motivo para gastar tanto dinheiro assim, como propõe?!?!?

marcelo kiyo
marcelo kiyo
Reply to  fernandoEMB
1 ano atrás

Adquirir conhecimento para o bem do país não é gasto, é investimento.
Além do mais a França já o o Mirage 2000 considera ultrapassado à pelo menos 20 anos, porém para nossas condições e dos países ao nosso redor do nosso é um bom caça (mach 2, capacidade para 6 mísseis + tanques extras, capacidade REVO, dois canhões 30mm).
Mesmo pagando uns 5 milhões de Euros como compensação para a Daussalt, por cópias ilegais, e comprando aviônica israelense ainda é um bom investimento.

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Que absurdo!
Porquê esses aviões não estão voando junto com os F-5M?
Porquê esses aviões não passaram por uma modernização de meia vida Mirage 2000-M?
Porquê não está sendo realizado engenharia reversa nesses aviões e nos Mirage III para desenvolvimento de um evolução nacional?
Como sempre digo, FAAs soberbas de uma republiqueta soberba sul americana.
Triste!

Flight
Flight
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Pq??
Pq é muito caro. Não valia a pena o retorno desse investimento.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Agora eu vou dormir!! Depois dessa pra mim já deu…..

DR. Mundico
DR. Mundico
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

P – Porquê esses aviões não estão voando junto com os F-5M?
R- Porque os F-5 são melhores.

P – Porquê esses aviões não passaram por uma modernização de meia vida Mirage 2000-M?
R – Porque não vale a pena gastar mais dinheiro do contribuinte neles.

P – Porquê não está sendo realizado engenharia reversa nesses aviões e nos Mirage III para desenvolvimento de um evolução nacional?
R – Porque a tecnologia deles já está superada, assimilada e não é razoável aprender nada de um sistema obsoleto e sem perspectiva de evolução ou aperfeiçoamento.

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

A se eu tivesse essa grana rsrsr !!!!

Zorann
Zorann
1 ano atrás

Off -topic, mas nem tanto:
.
Vendo o site do edital, achei lá que a OGMA venceu uma licitaçção para dar suporte a frota de C-130 da FAB…..Pelo resultado, respondendo a perguntas feitas em outros posts, a FAB deve ter ainda 12 C-130 em operação.

fernandoEMB
fernandoEMB
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Legal é a Embraer (OGMA) recondicionado os C130, e Deus os substituindo.

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

marcelo kiyo 9 de outubro de 2018 at 17:04 Poderiam um doar para o ITA e Faculdades de Engenharia do Estado de São Paulo, escanear 3D peça por peça e construir um(s) novinho (50) como um trabalho coletivo, simulando um esforço de guerra, como acontecia na Alemanha e Japão na Segunda Guerra Mundial . Se os caças voarem e a França reclamasse, teríamos a desculpa que foi um desafio acadêmico, visando a melhora da mão de obra do país. Parabéns Marcelo Kiyo você é mais um brasileiro com visão estratégica para um projeto de nação soberana e independente assim como… Read more »

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Nossa cara. Vcs dois são muito inteligentes mesmo.

Pq vcs não tentam ser candidados a presidente na próxima eleição?

Com uma inteligência tão grande como a de vcs certeza que vão ser eleitos no primeiro turno.

Aí acaba o problema nosso de vassalagem de países estrangeiros.

Com a ideia de vcs poderíamos ter uma frota de AMX2 stealth lift da FAB.

Poderíamos ter o Mirage 2000 de pouso e decolagem vertical tb.

Alooooooo FAB. Estão perdendo a oportunidade de ter 2 cérebros super mega inteligentes aí.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Pra vc ter um ideia os franceses queriam transferir toda a linha de produção e manutenção dos M 2000 para o Brasil caso este optasse pelo M 2000 5 na primeira ou segunda seleção do Fx felizmente nosso Brasil não topou !

Imagine toda a linha de produção com motores aviônica etc + a linha de manutenção de mais de 500 aviões em nosso território .

Alguns vão me chamar de louco eu sei-a mas isso aí vale mais que os Gripens .

Não pelo caça mas pela linha produção e manutenção .

Zorann
Zorann
1 ano atrás

Off-topic 2:
.
Ainda vendo o site do edital, com a tal venda dos Mirage, achei a intenção da FAB de comprar 1 767-300-ER com suporte logistico de 36 meses. 6 de novembro é a data para receber os encvelopes com as propostas.
.
Não sei se os editores do Poder Aereo viram isto. O edital é de hoje

Zorann
Zorann
Reply to  Zorann
1 ano atrás
Flanker
Flanker
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Acho que eles viram, porque isso já foi publicado aqui há alguns meses.

FERNANDO
FERNANDO
1 ano atrás

E quem quer voar, quero reformar para ir trabalhar com ele.
Deus, eu arrasaria na BR 116!! heheheheh
Imagina eu chegando no centro de Curitiba então!
Será que da tempo de reservar??

Capa Preta
Capa Preta
1 ano atrás

Nossa…para ficar mais ridículo (uma força aérea trocando sua historia por trocados) só falta anunciar na OLX

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Capa Preta
1 ano atrás

Capa Preta, não há nada de ridículo. Material militar sem uso é vendido no mundo todo. esses aviões só estão no osso e ainda por cima, pelas cláusulas contratuais assinadas pelos nosso inteligentíssimo Ministro da Defesa, Celso Amorim, tem que passar pelo crivo da França!

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Marcelo Andrade
1 ano atrás

Olhe os valores?! Isto e dinheiro de pinga para uma força aérea de uma das maiores economias do mundo. Esta células não tem mais capacidade de voo porem poderiam ser estudadas por alunos de engenharia do ITA, expostas em bases aéreas etc.
Isto nos expõe ao ridículo sim. Força aérea brechó.

Tonolucro
Tonolucro
1 ano atrás

Existem vários modelos de contratos de compra, esses 2000 5, foram fabricados no início dos anos 90, e foram desativados com um pouco mais de 10.000 horas de vôo, o contrato feito por eles, continha uma quantidade determinada de munição, manutenção avançada feita pelos franceses e treinamento de mecânicos da FAB, pois ele é totalmente diferente dos outros mirages da FAB, muito cara a manutenção, o sistema fly by wire, que os filhos da mãe Rússia costumam dizer que foram percursores em aeronaves de combate, na verdade já existia nesse projeto de 1972 e que incorporou uma novidade a época,… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Tonolucro
1 ano atrás

Até q enfim um comentário inteligente, além dos do Fernando EMB.

Flanker
Flanker
Reply to  Tonolucro
1 ano atrás

Só duas correções: eram Mirage 2000 C e B e não Mirage 2000-5. E os nossos foram fabricados entre 1983 e 1985 e não no início dos anos 90. De resto, é bem isso mesmo que vc escreveu. Essas aeronaves não eram mais economicamente viáveis de serem mantidas e menos ainda de passarem por modernização. Poderia ser feito? Claro, desde que o comando da FAB fosse maluco. A modernização não sairia por menos de 20 ou 30 milhões de dólares por célula. Os indianos pagaram em torno de 60 milhões de dólares por célula para modernizar os M2000 deles. Por… Read more »

Coutinho
Coutinho
Reply to  Tonolucro
1 ano atrás

Bela aula. Parabéns. Só lembrando que os nossos Mirage são do modelo 2000C e não 2000-5.

paddy mayne
paddy mayne
1 ano atrás

Eu também tenho a curiosidade de muitos aqui, então vou perguntar: por que os Mirage 2000 não foram considerados candidatos a um processo de atualização / revitalização nos moldes do F-5? Sem patadas, por favor.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  paddy mayne
1 ano atrás

Mestre Paddy Mayne, Existem varios fatores que levaram a conclusão de que não valeria a pena a atualização dos M2000. A 1a. delas esta relacionada a algo comum a geração dos caças FBW. Um caça FBW (Fly by wire) diferentemente de um caça de 3a. geração, tal como o F-5, é bem mais complexo. De maneira geral, não são conexões puramente higraulicas que realizem o comando mecanico de direcionamento e estabilidade. Trata-se de uma central computadorizada por meio de comando eletricos as superficies de controle, onde absolutamente todos, todos, todos os parametros de voo, com carga, sem carga, armas, altitude,… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Quanta …..

Meu coração não vai aguentar….

O PA traz todos os motivos dessa situação, pesquisem.

Lupa, canto superior direito.

Moacyr
Moacyr
1 ano atrás

Se já eram sucatas ultrapassadas em 2006, são apenas lixo em 2018. Por isso nenhum operador os quer, nem de graça (USD 7.000 por um caça!?!? Não paga nem o trem de pouso do nariz)

Sinforoso
Sinforoso
1 ano atrás

Seria legal fazer acordos com outros países para a troca de aeronaves desativadas. Aposto que os países do leste europeu possuem diversas aeronaves soviéticas em estoque, seriam excelentes aquisições para nossos museus aeroespaciais.

Bueno
Bueno
1 ano atrás

No edital anterior listava motores peças etc no pacote a ser vendido.
Acho que resta algumas horas de voo em algumas células, por isto estão vendendo.

Ramiro
Ramiro
1 ano atrás

Poderiamos guardar mais umas duas em bom estado e o restante trocar por outras aeronaves para o MUSAL…..

Marco
Marco
1 ano atrás

Só lembrando que esses foram os primeiros MIrage 2000C de série fabricados no mundo. Entraram em serviço na Armée de l’Air início no dos anos 80. Suas células estão esgotadas e seu radar RDM é de pouca eficácia hoje em dia tendo que iluminar o alvo enquanto seus mísseis se dirigem ao alvo. Se não me engano este radar originalmente foi construído para os MIrage F1 e equipou as primeiras unidades dos M2000C franceses. Essas aeronaves seriam desativadas já em 2011. A FAB conseguiu estender a operação até 2013. Seu tempo já passou. Simples assim.

Flanker
Flanker
Reply to  Marco
1 ano atrás

Só dois reparos, Marco: – o radar dos M2000 brasileiros era o RDI, mais moderno que o RDM. Os M2000P peruanos foram recebidos com o RDM. Realmente, os primeiros M2000C franceses foram equipados com o RDM, mas foram logo substituídos pelo RDI, que equipou todos os M2000C franceses, até que 37 células foram selecionadas e passaram por modernização ampla, que incluiu a substituição do RDI pelo RDY, muito mais capaz, transformando aqueles M2000C em Mirage 2000-5. Os M2000C e B recebidos pelo Brasil, foram fabricados entre 1983 e 1985; – a necessidade de iluminar o alvo para o míssil, não… Read more »

Marco
Marco
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Obrigado pelas correções Flanker. Pesquisando melhor verifiquei que você está correto. Abs.

Cangaceiro
Cangaceiro
1 ano atrás

O pessoal se assusta com a depreciação do valor, visto que até poucos anos atrás eram “caças operacionais”. Mas como já foi dito acima, apesar de um projeto mais novo que o nosso F-5 original, são inferiores ao F-5BR. Sem fornecimento de peças, podem até estar “aptos a voar”, mas não existe possibilidade de efetuar manutenção, e diferente de um automóvel, você não opera um avião até alguma peça “quebrar”, você tem que fazer uma manutenção extremamente complexa e rotineira antes que isso aconteça. Ou seja, mantê-los é inviável, assim como moderniza-los, visto que pela pequena quantidade de células, e… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Rui chapéu 9 de outubro de 2018 at 20:40 Nossa cara. Vcs dois são muito inteligentes mesmo. Pq vcs não tentam ser candidados a presidente na próxima eleição? Com uma inteligência tão grande como a de vcs certeza que vão ser eleitos no primeiro turno. Aí acaba o problema nosso de vassalagem de países estrangeiros. Com a ideia de vcs poderíamos ter uma frota de AMX2 stealth lift da FAB. Poderíamos ter o Mirage 2000 de pouso e decolagem vertical tb. Alooooooo FAB. Estão perdendo a oportunidade de ter 2 cérebros super mega inteligentes aí. Não fazemos isso caro Rui… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Ah, e tem mais: nas Forças Armadas NÃO EXISTE racismo! Existe meritocracia. O próximo Comandante da Aeronáutica, provavelmente, será um negro, TB Raul Botelho, meu instrutor na AFA nos idos de 1984. Você, como civil, não sabe tampouco tem idéia das besteiras que está postando. Bolsonaro passou pelos bancos escolares da ESPCEX e da AMAN, onde qualquer tipo de racismo é combatido com veemência. Não fale sobre aquilo que você não conhece.

Flanker
Flanker
1 ano atrás

O Gripen E/F é uma variante do Mirage? Só por ter asas delta, ser monomotor e ter FBW? Será que o J-10 chinês também é uma variante do Mirage 2000? Pelo amor de Deus! Assim, você se expõe ao ridículo!!
Quant o às citações políticas, nem vou falar nada, porque aqui não é lugar para as mesmas.

Delfim
Delfim
1 ano atrás

Dói no coração mas a verdade é que reformar os F-2000 não dá.
1 – São poucos;
2 – Sairia caro;
3 – O F-39 está chegando.
Se não fez há 5 anos atrás, agora que não dá.
Vai chegar um momento que será melhor vender pro ferro-velho. Triste mas verdade.

Overandout
Overandout
1 ano atrás

Se tiver limite no cartão de crédito vou comprar um e montar um simulador na garagem

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Flanker 10 de outubro de 2018 at 19:42 O Gripen E/F é uma variante do Mirage? Só por ter asas delta, ser monomotor e ter FBW? Será que o J-10 chinês também é uma variante do Mirage 2000? Pelo amor de Deus! Assim, você se expõe ao ridículo!! Quanto às citações políticas, nem vou falar nada, porque aqui não é lugar para as mesmas. Pelo amor de deus, quem está se expondo ao ridículo são vocês em várias áreas. Disse que o Gripen é uma “variação moderna do Mirage” por empregar conceitos e tecnologias de sucesso empregada no 2000. Ou… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Cara, nem vou discutir com você! Você, vez por outra, vem com essa história de oficial americano e aviões russo….nem aei do que vc está falando! Quando usei o exemplo do J-10, foi para dizer que o mesmo tem tanto a ver com o Gripen quanto o Mirage 2000, ou seja, nada!! E usando de suas palavras, o J-10 tb usa tecnolgias modernas, e os 3 itens que vc citou, e nem por isso tem bost@nenhuma a ver com Gripen ou Mirage 2000! Quanto a desenvolver um avião, baseado em algo bom, no caso do Gripen, esse se baseou no… Read more »

Flanker
Flanker
1 ano atrás

Escrevi a msg anterior com vários erros porque escrevi do meu smartphone, com teclado pequeno.

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Por fim meu caro, até eu faço um caça super sônico em casa com dinheiro e contratação de profissionais qualificados (ao menos a aeroestrutura). Pois empresas não são feitas de instalações e sim da capacidade técnica de seus profissionais. Lembro-me de lhe enviar um vídeo de uma competição internacional de RC, onde havia modelos em escala (sim, pois os rádio controles, nada mais são do que modelos em escala dos originais) de caças como SU-35, JAS-39, F-18, F-15 etc. Recentemente a MB testou em tanque de provas um modelo em escala dos SBR. Mas já perdi tempo de mais contigo… Read more »

Charly Diego
Charly Diego
1 ano atrás

Se fosse pra modernizar os f2000, talvez poderíamos ter modernizado os f 103… Pessoal alguém tem alguma informação de como estão nossos F5? Motor e estrutura, visto que muitos eram agressores? Todos os f103 viraram peças de museu? Já vi o pessoal dizer que alguns f103 tinham muitas horas de vôo pela frente. É só curiosidade, sei que não faria sentido atualizar o f103.