KC-130H

KC-130H

KC-130H
Lockheed KC-130H Hercules da FAB

Por Roberto F. Santana

No dia 30 de outubro de 1975 pousava na Base Aérea dos Afonsos o primeiro Lockheed KC-130H Hercules (FAB 2461), versão do cargueiro americano para reabastecimento em voo de aeronaves.

A segunda aeronave (FAB 2462), veio em seguida, chegando em 18 de dezembro de 1975, compondo então, parte do 2º/1º Grupo de Transporte de Tropa, na tarefa de prestar o reabastecimento aéreo para os Northrop F-5E da FAB.

A revista Aero Vol. 2 no.4 dá como data de chegada da primeira aeronave o dia 3 de outubro de 1975.

A foto do Arquivo Nacional informa como data de chegada o dia 30 de outubro de 1975.

O site “História da Força Aérea Brasileira” de Rudnei Cunha, informa como data de recebimento de ambas as aeronaves (2461 e 2462) o dia 19 de janeiro de 1976. Esta data, muito provavelmente, seja a data de entrada no serviço operacional no esquadrão.

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ERIKSON DINIZ BENETTI

Quantos KC a FAB chegou a operar?

Marcelo Andrade

Dois, os quais são os mesmos dois até hoje, modernizados para KC-130M. Mas fazem parte agora do 1. GTT, que foi para Anápolis-GO e será o primeira esquadrão a receber o KC-390.

Luiz Trindade

Foi um grande salto operacional para época. Agora o futuro nos espera com o KC-390. Isso é se o Tio SAM deixar né?!?

alex

Luiz Trindade,
E por qual motivo Tio Sam não iria deixar? Você sabe de alguma informação que não sabemos?

Daglian

O que os EUA têm a ver? Se a Lockheed tem interesses contrários, a Boeing tem interesses a favor do KC-390, e os americanos não irão impedir nada. Por que tamanho medo dos americanos? Chega a parecer esquizofrenia.

Marcelo Andrade

Cara, já está dando no s…….. !!!!!

maro aurelio

28 + 1

GUPPY

Prezado Roberto F. Santana,
O senhor poderia, por favor, falar um pouco sobre os A-26 Invader, na FAB? Por que o senhor considera-os uma das melhores aquisições já feitas pela FAB?
Até 1976 eu morei em Recife-PE, minha cidade natal, e sempre via esses aviões passando por sobre a minha casa que ficava num bairro bem na direção da pista do aeroporto dos Guararapes, após a perna do vento. Lembro com muita saudade dos A-26 e de outros aviões da época como os C-47, C-45, Bufalos, Tracker, os próprios Hercules, One-Eleven, C-118, C-119 e tantos outros.
Obrigado.

Rondom

Poxa, o q falar do A-26? Antes desse textão eu nem conhecia… Agora gosto dele pacas kkkk

Alexandre Fontoura

Roberto, acrescento ao seu texto que o A-26 Invader foi a primeira experiência da FAB com modernização de aeronaves.

Alexandre Fontoura

Roberto, Acrescento que o A-26 Invader foi a primeira experiência da FAB com uma modernização de uma de suas aeronaves. NA FAB, acabou substituído pelo AT-26 Xavante que, apesar de sua importância, não chegava aos pés do A-26 no que se refere à capacidade de ataque, como você bem destacou. Na história da FAB, além do A-26 e do KC-130, que você citou, listo o T-6 também. No que se refere aos aviões de combate, o P-47D e o F-5E foram as aeronaves mais importantes, superando o Gloster Meteor e o Mirage IIIE/D. Alguns podem estranhar eu destacar o F-5,… Read more »

sergio ribamar ferreira

Infelizmente esta aversão de que tudo que é americano seja ser paranoico. O que tem de conspiratório ou que alguns comentam que somos subservientes aos que de certa forma são os que mais nos auxiliam em armamentos e tudo que possuímos. faço uma pergunta: alguém por acaso não usa jeans, ou produtos que utilizamos que surgiram nos EUA. qual é o problema afinal. esta aversão xenofóbica de que tudo que vem dos EUa para invadir nosso país, buscar nossas riquezas etc… por favor, leiam, ilustrem-se. procurem conhecer um país. Há vários programas que relatam sobre os estados Unidos, suas florestas,… Read more »

Guilherme

Sergio Ribamar Ferreira parabéns e obrigado pelo seu comentário.
Penso de maneira semelhante.

sergio ribamar ferreira

Concordo com os Srs. Roberto F Santana, Daglian e Marcelo Andrade. falta de leitura, de se ilustrar , de buscar conhecimento sobre o país. Não precisar viajar, basta a pessoa obter conhecimento sobre o país. geografia, um pouco de história. Recomendo além dos livros, Natinal Geografic, Discoveri, History Chanel. Canis que divulgam o que quiserem sobre países em questão. Criticar por mera ironia sem argumento seja a ser ridículo.

sergio ribamar ferreira

Errata:…canais que divulgam…Geografia , um pouco de História. Livros que possam dar uma boa leitura e conhecimento. Os americanos são nossos parceiros econômicos e militares. Temos uma boa relação se soubermos ter o que podemos chamar de diplomacia. a China é uma parceira econômica, porém seus métodos de negócios são bem mais duros de lidar do que os americanos. Se quisermos ter interesses maiores temos de ser duros e largarmos nosso protecionismo e avançarmos. Toda nossa produção têxtil, siderúrgica, alimentícia foi nos fornecido pelos americanos. Chega a ser cultural nosso intercâmbio. Com a maioria dos países europeus idem. Abraços. criticar… Read more »

Charly Diego

Vi algumas vezes a mais Hércules na região esse ano, mas o 1 gtt já foi de fato transferido? Achei que eram apenas operações da FAB e EB.

Flanker

O 1° GTT foi transferido do Galeão para Anápolis, mas sem as aeronaves. Será reequipado com o KC-390. Todos os C-130 ainda operacionais ficaram no Galeão, equipando o 1° GT.

Raimundo

Os primeiros C 130 chegaram em 1965.

Fellipe

Pergunta : não seria necessário a FAB dispor de um esquadrão “Super Super” dotado de aeronaves de grande porte como G-5 Galaxy ou IL-76/78 … Penso em 6 aeronaves que seriam o superlativo na questão dos transportes ! Posso estar falando bobagens, mas para mim seria internas ver o IL-76/78 nas cores da FAB .

Marcelo Andrade

Fellipe, são aviões caros de manter e suas missões seriam muito poucas para manter uma aeronave dessa.

Sou mais revivermos o Projeto KC-X com os B. 767 ou KC-30, para voos mais longos , complementando os KC-390. Até o A400M, mas acho que , apesar de adorar este avião, ele tem uma operação cara e ainda não se livrou dos problemas que apareceram.

elton

interesante o padrao de pintura inicial dos c-130 brasileiros ser igual ao dos cargueiros da usaf da epoca

Paulo Maffi

Bons serviços prestados! Mas chegou a hora de passar o bastão! Bem vindo KC-390.

Salomon

Foi um cargueiro com essa pintura que levou Zé Dirceu..

JOSE SIMAS

O que faz muita falta sao os dois Boeing 707 tipo revo que foram desativados e nao foram substituidos ate’ hoje…

GUPPY

Prezado Roberto F. Santana, Muito obrigado pelo seu rico relato sobre os Invader A-26 da FAB, em resposta ã minha solicitação. O senhor esclareceu uma dúvida que eu tinha que era se B-26 ou A-26, porque eu só lembro da designação B-26 mas no seu primeiro comment o senhor usou A-26. Agora, na sua resposta ao meu pedido o senhor esclarece. Lembro que alguns possuíam uma área envidraçada na parte frontal e outros, não. Em um livro que o prestigiado comentarista Dalton, do Poder Naval, indicou-me sobre a batalha de Midway, Shattered Sword, os americanos usaram Marauder B-26 para atacar… Read more »

ANTONIO EUGENIO RIBEIRO NETTO

As duas designações foram usadas. Mas o avião é o mesmo

Rafinha

O B-26 Marauder é outro avião. O A-26 Invader teve sua designação mudada para B-26 Invader após a criação da USAF em 1947 e sua inclusão no inventário desta força, já que deu-se baixa ao Marauder.

Luiz Floriano Alves

Os Douglas Invader foram substituídos pelo Camberra (B-56) na USAF. A Argentina chegou a usa-los nas Malvinas, mas, como eram poucos foram suplantados pelos próprios fabricantes, os ingleses.

Marcelo Andrade

Luiz, foi o Martin B-57 (Camberra construído sob licença nos EUA)

GUPPY

Agradeço aos comentaristas ANTONIO EUGENIO RIBEIRO NETTO e Rafinha pelas comentários em resposta à minha pergunta, no final do meu último comentário.

Eduardo silveira

Lembrando aos Prezados aqui que existiu um “outro” B-26 versão executiva que foi apreendido la pelas bandas de Porto Velho e transferido a seguir para a FAB onde voou pouco e virou spare parts na sequencia. A apreensão foi ocasionada por muamba num período pré drogas como nos tristes dias atuais.