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43 anos do Lockheed KC-130H Hercules na FAB

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KC-130H
Lockheed KC-130H Hercules da FAB

Por Roberto F. Santana

No dia 30 de outubro de 1975 pousava na Base Aérea dos Afonsos o primeiro Lockheed KC-130H Hercules (FAB 2461), versão do cargueiro americano para reabastecimento em voo de aeronaves.

A segunda aeronave (FAB 2462), veio em seguida, chegando em 18 de dezembro de 1975, compondo então, parte do 2º/1º Grupo de Transporte de Tropa, na tarefa de prestar o reabastecimento aéreo para os Northrop F-5E da FAB.

A revista Aero Vol. 2 no.4 dá como data de chegada da primeira aeronave o dia 3 de outubro de 1975.

A foto do Arquivo Nacional informa como data de chegada o dia 30 de outubro de 1975.

O site “História da Força Aérea Brasileira” de Rudnei Cunha, informa como data de recebimento de ambas as aeronaves (2461 e 2462) o dia 19 de janeiro de 1976. Esta data, muito provavelmente, seja a data de entrada no serviço operacional no esquadrão.

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ERIKSON DINIZ BENETTI
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Quantos KC a FAB chegou a operar?

Marcelo Andrade
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Marcelo Andrade

Dois, os quais são os mesmos dois até hoje, modernizados para KC-130M. Mas fazem parte agora do 1. GTT, que foi para Anápolis-GO e será o primeira esquadrão a receber o KC-390.

Luiz Trindade
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Luiz Trindade

Foi um grande salto operacional para época. Agora o futuro nos espera com o KC-390. Isso é se o Tio SAM deixar né?!?

alex
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alex

Luiz Trindade,
E por qual motivo Tio Sam não iria deixar? Você sabe de alguma informação que não sabemos?

Roberto F. Santana
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Roberto F. Santana

Bom comentário.
Eu considero o KC-130H junto com Douglas A-26 Invader, talvez a melhor aquisição que a Força Aérea Brasileira já fez, levando em consideração a eficácia da aeronave, a época e a nossa região. Nos anos setenta, O KC-130H, junto com o A-4M Shyhawk II e o Sikorsky CH-53 dariam uma excelente capacidade tática e até mesmo estratégica.
Sem dúvida, foi um salto operacional importante para uma época em que muitas forças aéreas ainda operavam o Douglas C-47. Os argentinos só viriam a receber ‘tanqueros’ KC-130H em 1979.

Daglian
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Daglian

O que os EUA têm a ver? Se a Lockheed tem interesses contrários, a Boeing tem interesses a favor do KC-390, e os americanos não irão impedir nada. Por que tamanho medo dos americanos? Chega a parecer esquizofrenia.

Marcelo Andrade
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Marcelo Andrade

Cara, já está dando no s…….. !!!!!

maro aurelio
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maro aurelio

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GUPPY
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GUPPY

Prezado Roberto F. Santana,
O senhor poderia, por favor, falar um pouco sobre os A-26 Invader, na FAB? Por que o senhor considera-os uma das melhores aquisições já feitas pela FAB?
Até 1976 eu morei em Recife-PE, minha cidade natal, e sempre via esses aviões passando por sobre a minha casa que ficava num bairro bem na direção da pista do aeroporto dos Guararapes, após a perna do vento. Lembro com muita saudade dos A-26 e de outros aviões da época como os C-47, C-45, Bufalos, Tracker, os próprios Hercules, One-Eleven, C-118, C-119 e tantos outros.
Obrigado.

Roberto F. Santana
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Roberto F. Santana

Guppy. O Douglas Invader chegou na fase final da Segunda Guerra Mundial, ainda assim, atuou na Europa e no Pacífico. Era avançado, possuía uma asa de perfil laminar, era rápido, possuía bom alcance e ótima carga de armas. Suas torres de metralhadores, bem avançadas, as mesmas da B-29, possuíam controle e mira remotas. Na Guerra da Coreia aeronave alcançou grande notoriedade, era capaz de combinações de armamento de alta capacidade de destruição, como, por exemplo, ter mais de uma dúzia de metralhadores .50 de tiro frontal. Assim, uma só esquadrilha de Invaders era capaz de devastar selvas, comboios, bases, acampamentos… Read more »

Rondom
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Rondom

Poxa, o q falar do A-26? Antes desse textão eu nem conhecia… Agora gosto dele pacas kkkk

Alexandre Fontoura
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Alexandre Fontoura

Roberto, acrescento ao seu texto que o A-26 Invader foi a primeira experiência da FAB com modernização de aeronaves.

Alexandre Fontoura
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Alexandre Fontoura

Roberto, Acrescento que o A-26 Invader foi a primeira experiência da FAB com uma modernização de uma de suas aeronaves. NA FAB, acabou substituído pelo AT-26 Xavante que, apesar de sua importância, não chegava aos pés do A-26 no que se refere à capacidade de ataque, como você bem destacou. Na história da FAB, além do A-26 e do KC-130, que você citou, listo o T-6 também. No que se refere aos aviões de combate, o P-47D e o F-5E foram as aeronaves mais importantes, superando o Gloster Meteor e o Mirage IIIE/D. Alguns podem estranhar eu destacar o F-5,… Read more »

sergio ribamar ferreira
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Infelizmente esta aversão de que tudo que é americano seja ser paranoico. O que tem de conspiratório ou que alguns comentam que somos subservientes aos que de certa forma são os que mais nos auxiliam em armamentos e tudo que possuímos. faço uma pergunta: alguém por acaso não usa jeans, ou produtos que utilizamos que surgiram nos EUA. qual é o problema afinal. esta aversão xenofóbica de que tudo que vem dos EUa para invadir nosso país, buscar nossas riquezas etc… por favor, leiam, ilustrem-se. procurem conhecer um país. Há vários programas que relatam sobre os estados Unidos, suas florestas,… Read more »

Guilherme
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Guilherme

Sergio Ribamar Ferreira parabéns e obrigado pelo seu comentário.
Penso de maneira semelhante.

sergio ribamar ferreira
Visitante

Concordo com os Srs. Roberto F Santana, Daglian e Marcelo Andrade. falta de leitura, de se ilustrar , de buscar conhecimento sobre o país. Não precisar viajar, basta a pessoa obter conhecimento sobre o país. geografia, um pouco de história. Recomendo além dos livros, Natinal Geografic, Discoveri, History Chanel. Canis que divulgam o que quiserem sobre países em questão. Criticar por mera ironia sem argumento seja a ser ridículo.

sergio ribamar ferreira
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Errata:…canais que divulgam…Geografia , um pouco de História. Livros que possam dar uma boa leitura e conhecimento. Os americanos são nossos parceiros econômicos e militares. Temos uma boa relação se soubermos ter o que podemos chamar de diplomacia. a China é uma parceira econômica, porém seus métodos de negócios são bem mais duros de lidar do que os americanos. Se quisermos ter interesses maiores temos de ser duros e largarmos nosso protecionismo e avançarmos. Toda nossa produção têxtil, siderúrgica, alimentícia foi nos fornecido pelos americanos. Chega a ser cultural nosso intercâmbio. Com a maioria dos países europeus idem. Abraços. criticar… Read more »

Charly Diego
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Charly Diego

Vi algumas vezes a mais Hércules na região esse ano, mas o 1 gtt já foi de fato transferido? Achei que eram apenas operações da FAB e EB.

Flanker
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Flanker

O 1° GTT foi transferido do Galeão para Anápolis, mas sem as aeronaves. Será reequipado com o KC-390. Todos os C-130 ainda operacionais ficaram no Galeão, equipando o 1° GT.

Raimundo
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Raimundo

Os primeiros C 130 chegaram em 1965.

Fellipe
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Fellipe

Pergunta : não seria necessário a FAB dispor de um esquadrão “Super Super” dotado de aeronaves de grande porte como G-5 Galaxy ou IL-76/78 … Penso em 6 aeronaves que seriam o superlativo na questão dos transportes ! Posso estar falando bobagens, mas para mim seria internas ver o IL-76/78 nas cores da FAB .

Marcelo Andrade
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Marcelo Andrade

Fellipe, são aviões caros de manter e suas missões seriam muito poucas para manter uma aeronave dessa.

Sou mais revivermos o Projeto KC-X com os B. 767 ou KC-30, para voos mais longos , complementando os KC-390. Até o A400M, mas acho que , apesar de adorar este avião, ele tem uma operação cara e ainda não se livrou dos problemas que apareceram.

elton
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elton

interesante o padrao de pintura inicial dos c-130 brasileiros ser igual ao dos cargueiros da usaf da epoca

Paulo Maffi
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Bons serviços prestados! Mas chegou a hora de passar o bastão! Bem vindo KC-390.

Salomon
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Foi um cargueiro com essa pintura que levou Zé Dirceu..

JOSE SIMAS
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JOSE SIMAS

O que faz muita falta sao os dois Boeing 707 tipo revo que foram desativados e nao foram substituidos ate’ hoje…

GUPPY
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GUPPY

Prezado Roberto F. Santana, Muito obrigado pelo seu rico relato sobre os Invader A-26 da FAB, em resposta ã minha solicitação. O senhor esclareceu uma dúvida que eu tinha que era se B-26 ou A-26, porque eu só lembro da designação B-26 mas no seu primeiro comment o senhor usou A-26. Agora, na sua resposta ao meu pedido o senhor esclarece. Lembro que alguns possuíam uma área envidraçada na parte frontal e outros, não. Em um livro que o prestigiado comentarista Dalton, do Poder Naval, indicou-me sobre a batalha de Midway, Shattered Sword, os americanos usaram Marauder B-26 para atacar… Read more »

ANTONIO EUGENIO RIBEIRO NETTO
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As duas designações foram usadas. Mas o avião é o mesmo

Rafinha
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Rafinha

O B-26 Marauder é outro avião. O A-26 Invader teve sua designação mudada para B-26 Invader após a criação da USAF em 1947 e sua inclusão no inventário desta força, já que deu-se baixa ao Marauder.

Luiz Floriano Alves
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Os Douglas Invader foram substituídos pelo Camberra (B-56) na USAF. A Argentina chegou a usa-los nas Malvinas, mas, como eram poucos foram suplantados pelos próprios fabricantes, os ingleses.

Marcelo Andrade
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Marcelo Andrade

Luiz, foi o Martin B-57 (Camberra construído sob licença nos EUA)

GUPPY
Visitante
GUPPY

Agradeço aos comentaristas ANTONIO EUGENIO RIBEIRO NETTO e Rafinha pelas comentários em resposta à minha pergunta, no final do meu último comentário.

Eduardo silveira
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Eduardo silveira

Lembrando aos Prezados aqui que existiu um “outro” B-26 versão executiva que foi apreendido la pelas bandas de Porto Velho e transferido a seguir para a FAB onde voou pouco e virou spare parts na sequencia. A apreensão foi ocasionada por muamba num período pré drogas como nos tristes dias atuais.