Home Aviação de Treinamento Vídeo: Tucano 35 anos

Vídeo: Tucano 35 anos

3678
26

EMBRAER EMB-312. Tucano, 35 anos. O dia 29 de setembro de 2018 marcou os 35 anos de operação de um avião que se tornou um marco na história da Força Aérea Brasileira e de mais 15 nações no mundo que operaram o treinador turboélice avançado da EMBRAER.

Em alguns países serviu apenas como treinador, em outros também como plataforma de ataque e até mesmo caça garantindo a soberania do espaço aéreo. Já no Brasil, além de cumprir todas essas missões, serviu por quase 30 anos na famosa Esquadrilha da Fumaça.

​O Tucano mudou a forma de treinamento intermediário e avançado no mundo. Quando todos voavam jatos, a EMBRAER apostou num novo modelo de treinamento que seria mais eficaz e com custo muito mais baixo de aquisição e operação.

Entretanto, tinha assentos ejetáveis, com instrutor e aluno sentando um na frente do outro ao invés da configuração lado a lado. O aluno completava o curso avançado utilizando 20% a menos das horas de voo se comparado a um jato.

Tinha um cockpit semelhante aos dos caças de 3ª geração da sua época, o que facilitava em muito a conversão do piloto militar para a aviação supersônica. Através de simples procedimentos era possível fazer o acionamento do motor. Uma única manete controlava a sua potência. Era um turboélice com alma de jato!

A história do Tucano é contada através de um documentário de mais de 100 minutos de duração, feito por iniciativa do jornalista e fotógrafo João Paulo Zeitoun Moralez, que foi lançado e disponibilizado gratuitamente em alta resolução na internet em 29 de setembro de 2018 – 35 anos depois de entrar em serviço na Força Aérea Brasileira.

Um time de ases como o Coronel Aparecido Camazano Alamino, Ary Guilherme Leber, Celso Luis Cardoso Vilarinho, Ruy Flemming e Ozires Silva estão presentes no documentário.

Para assistir ao vídeo, acesse www.tucano35.com

YT-27 Tucano no primeiro voo
YT-27 Tucano no primeiro voo
Publicidade do Tucano no ano de seu primeiro voo
Publicidade do Tucano no ano de seu primeiro voo

26 COMMENTS

  1. O vídeo ficou espetacular. Justa homenagem ao Eng Kovacs, que estava presente na cerimônia de lançamento, realizada no último dia 27, no Cinema da AFA.
    Orgulho de ter contribuído na empreitada do João. Parabéns a todos os envolvidos.

    • Concordo… Rinaldo.

      Também tenho orgulho em ter feito parte. Nem tanto deste projeto, mas muito mais do livro que conta a história do EMB-312.

  2. Havia um Tucano nestas cores ontem em Lagoa Santa MG no Portões Abertos,o qual estava lotado. Pra um local que não fazia parte,até então, do calendário da FAB no evento, até me surpreendi com um AH-2 Sabre lá,mas muitas aeronaves não foram(AMX, F-5, C-105 Amazonas, Sea Hawk, H-225 etc ). Mas ver o EDA não tem preço.

  3. Espetacular!!! Como um projeto simples e arrojado ao mesmo tempo, surgido no time correto, conquistou o mundo!! parabéns ao que projetaram, construíram e o pilotaram e o pilotam até hoje!!!!

    E o seu inconfundível ruído da PT-6!!

  4. Agora, quem sabe, o pessoal vê o porque eu fico com ódio de ver o que esses lixos estão fazendo com a EMBRAER.
    Eu já conhecia a história, assim como do Bandeirante e AMX, mas o Tucano talvez seja a mais gloriosa e apaixonante.
    Brasil!

  5. O Brasil e suas empresas são o resultado de seu povo. E que pelo jeito não vão bem. Esse ranço ideológico nunca levou ninguém a lugar nenhum.

    • Não fui eu quem escreveu. Kovacs é o projetista da aeronave, bem como do T-25 Universal. Na FAB todos sabem.
      Espero que agora, com a minha entrevista, alguns parem de chamar de troll.

      • (risos) Caro Nery, o coronel a quem me referia era o Ozires, que em sua fala no documentário reduziu a “ajuda” o papel fantástico do Kovacs na empreitada. Todos sabem da visceral atuação dele no projeto e toda a expertise ali debruçada, que vinha desde a época de braço direito do Henrich Focke.

        Me escuse de qualquer mal entendido, minha bronca pública foi ao Ozires que, grande homem que é, comete pecadilhos movido pela vaidade. Quem de nós não?

        Um grande abraço.

  6. Muito bem feito! Precisamos de mais documentários deste tipo sobre a história da aviação brasileira, o T-27 é um ícone da instrução mundial e todos aqueles que fizeram parte do desenvolvimento merecem muito esta homenagem.

    E que venham mais!

  7. Acabei de assistir. Fantástico! Muito bonito mesmo. Espero que seja possível que alguém coloque as legendas em inglês para eu compartilhar com meus amigos gringos. Muito bonito, muito bem produzido, informativo e as imagens aéreas são LINDAS! Parabéns!

  8. Ozires Silva é um dos Brasileiros mais importantes do século 20. Sua história, e a da Embraer, deveriam ser até ensinadas para os adolescentes no ensino médio, uma referência de engenhosidade, empreendedorismo, dedicação, visão e também ética e moral. Outros tantos também são pois ele não fez o que fez sozinho, um país precisa de referências do passado para ter futuro. E as temos!

    Parabéns pelo vídeo a todos que participaram, ficou claro que o Tucano é mais do que uma máquina.

    • Nesse bojo, e talvez fonte de inspiração do homenageado, tem o Casimiro Montenegro e o Paulo Victor. Sugiro pesquisar também. Brasileiros com “B” maiúsculo.

  9. Quanto custa o motor do ST? Existe algo similar em russia, ucrania ou china? Existe outro motor similar? Qual a porcentagem de nacionalizacao de um novo projeto similiar?

  10. Caro Cmte Rinaldo! Espetacular! Gostei muito de conhecê-lo no vídeo! Permita-me dizer que o senhor é muito mais novo do que eu achava! Rsrsm

  11. Tanto os tucanos como ST usam variantes da PT-6 que é muito usado até no meio civil..e até foi usada em um Lotus de fábrica…já teve maluco que “botou” um turbina de helicóptero em uma “moto”…. Acredito que o custo para produzi-las aqui seja mais cara que importa-las, por causa da escala de produção ser muito pequena se comparamos a produção em outros países.

  12. Show de bola. Muito bonito o vídeo comemorativo. Tive o prazer de trabalhar com eles numa esquadrilha que não existe mais (Segunda ELO). Realmente uma aeronave magnifica.

  13. Só espero que a história do Tucano não esteja nem perto do fim, pelo contrário, espero que apenas o atualizem e que continue fazendo parte da história da aviação brasileira…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here