Home Aviação de Ataque AVIC apresenta primeiro caça leve FTC-2000G

AVIC apresenta primeiro caça leve FTC-2000G

15186
55
FTC-2000G
FTC-2000G

A AVIC apresentou o primeiro FTC-2000G, uma variante de combate leve do seu treinador FTC-2000

A fabricante chinesa de aviões informou que a montagem da aeronave começou em fevereiro na fábrica de Anshun da unidade Guizhou Aviation Industries Co. Ele está programado para fazer seu primeiro voo no final de setembro, e também será exibido no show aéreo de Zhuhai em novembro.

Com base na célula do treinador FTC-2000, a nova variante mantém a configuração de duplo assento em tandem, mas tem um aumento de 1,2t no peso máximo de decolagem para 11 toneladas.

Embora ainda possa ser usado como um treinador militar, a AVIC tem como alvo a aeronave focada na exportação nos papéis de caça leve/ataque ao solo e missões de reconhecimento. Ele pode carregar uma carga máxima de 3t de armas e casulos de reconhecimento em seus sete pontos duros externos.

O FTC-2000 é em si um desenvolvimento focado na exportação do treinador Guizhou JL-9 usado pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular.

JL-9
Treinador JL-9, baseado no MiG-21

SAIBA MAIS:

55
Deixe um comentário

avatar
25 Comment threads
30 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
38 Comment authors
DekkoRinaldo NeryCarpophorusTadeu 54sergio ribamar ferreira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antonio
Visitante
Antonio

Boa notícia. Que continuem avançando.

Flanker
Visitante
Flanker

Boa notícia pra quem? Pra mim, brasileiro, que não tenho nada a ver com porr@ de chinês nenhum, essa informação e nada, pra mim, é a mesma coisa.

Carlos Batista
Visitante
Carlos Batista

Bem colocado amigo Flanker……

Boa notícia para nós brasileiros vai ser quando tiver a seguinte manchete: “EMBRAER apresenta o primeiro Gripen BR para a FAB”

JPC3
Visitante
JPC3

Deve ser boa para Rússia….

Balbino
Visitante
Balbino

Excelente noticia. Quanto mais os chineses crescem em seu arsenais, mais o tio sam enfia o rabinho entre as pernas.

Pedro Pinto
Visitante
Pedro Pinto

Honestamente, queria saber de onde vem todo esse anti-americanismo…
Será que essa turma toda acredita mesmo que Russos, Chineses, e Europeus em geral são os “bonzinhos”, ou é só o resultado do aparelhamento do sistema educacional?

Stenio
Visitante
Stenio

Aparelhamento do sistema educacional blá blá blá… Tudo pra essa galera é isso. Cara, se China e Rússia não são mocinhos, tão pouco os EUA. Coerência, pô…

rodrigo
Visitante
rodrigo

os EUA destruiram o Oriente Medio e Norte da Africa, espalhando o terrorismo islamico pelo mundo.

Sagaz
Visitante
Sagaz

Os EUA decidiram a 2ª guerra mundial, e este país com a sua liberdade foi o berço para, no mínimo dentro de um chute bem baixo meu, metade de tudo que houve de progresso nos últimos 100 anos existisse, inclusive os smartphones e computadores que os fãs de regimes totalitários e idólatras de ditaduras de miséria estilo Cuba e Venezuela apreciam.

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

Este é um caça para países com pouco orçamento como Uruguai, Paraguai ou Bolívia, não é para ser usado pela China.

Matheus Parreiras
Visitante
Matheus Parreiras

De fato, pode fazer algum sucesso na Africa e América Latina. De resto nada demais nesse aviãozinhu.

Dekko
Visitante
Dekko

E pior fica a tensão internacional…hehe

AL
Visitante
AL

Achei as entradas de ar muito estreitas…

Márcio
Visitante
Márcio

China 10 x 0 Brasil. Como diz a música…..” agente somos inúteis”

Matheus Parreiras
Visitante
Matheus Parreiras

Só se for você, nada de mais esse avião china, entre um desses e um ST, prefiro muito mais um ST, povo gosta de falar mal do seu país a toa.

Marcos Cooper
Visitante
Marcos Cooper

Será que o Márcio não leu lá que está traquitana aí é um MiG-21U muito,mas muuuuuito maquiado?

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

Ai não heim….este caça é similar a um Mike zero km de fabrica pelo preço de um ST….supersonico e BVR….parece que é beberrão por conta do motor antigo…mas pelo preço que é….tá bom pacas…

Marcio
Visitante
Marcio

Difícil a compreensão….! Eu quis dizer que, lá na China eles fazem, bom ou ruim eles fazem, enquanto aqui é so blá…blá…..blá. …!

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Esse vetor não representa absolutamente nada no mundo moderno. Não vale nem uma saca de soja. Ele pode ser ser abatido até por um ultraleve com o piloto atirando seu revólver 38.

Maurício.
Visitante
Maurício.

Isso me lembrou uma historia, em 2003 alguns fazendeiros iraquianos supostamente derrubaram um helicóptero Apache AH-64, eu lembro que na época saiu até na revista tecnologia e defesa.

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

Vá lá o atacar com um ultraleve….
Ele não é avião para enfrentar um F-16 ou Gripen, mas tem seu valor para pequenas Forças Aéreas.

Rui chapéu
Visitante
Rui chapéu

Isso é excelente para interceptar avião de narcotráfico, além de enfrentar uma guerrilha (tipo FARC).
Eu vejo com bons olhos esse tipo de avião, que se for ver bem é como se fosse um F-5 0km.
Existem muitos países que não precisam de f-35.
Esse aí vai vender bem ainda, eu aposto.

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Essa aeronave mostra como poderia ter os soviéticos evoluído o MiG-21 na década de 1960. Após a correria que foi a década de 1950, ficou bem claro que os ganhos obtidos com a tomada de ar frontal não valiam a pena, vide os concorrentes do MiG-21 todos terem abandonado esse padrão. O MiG-21R, no máximo o -Bis, poderiam ter se beneficiado dos aperfeiçoamentos efetuados pelos chineses, i.e, as asas duplo delta e tomadas de ar lateral, ambas perfeitamente concebíveis ainda na década de 60 (menos o DSI da tomada de ar, obviamente). E sim, eu tenho conhecimento do YE-8. E… Read more »

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

Muito bem colocado…..o mig-23 não resultou o que se esperava…..

MBP77
Visitante
MBP77

Muito bem colocado, Clésio!
Nunca considerei o MIG-23 à altura da diversidade operacional ofertada pelo seu predecessor, o clássico MIG-21 (como citou também o colega Carvalho).
Também acho que faltou visão aos dirigentes soviéticos nesse sentido.
Aliás, em referência ao protótipo citado, curiosa a semelhança de design geral entre o YE-8 e o Eurofighter.
Uma pena que a URSS desistiu do projeto tão prematuramente, parecia ser uma aeronave muitíssimo promissora.
Sds.

Nilton L Junior
Visitante
Nilton L Junior

Falta na FAB esse tipo de vetor para aperfeiçoar ainda mais nossos pilotos, os Chineses são sabedores que para ter a capacidade de defesa aérea vai ser preciso alem de aeronaves, pilotos aptos para esse propósito.

Overandout
Visitante
Overandout

Falta? Por que? Quão inaptos são nossos pilotos? No que se baseiam essas afirmações? Os caçadores da FAB não são treinados? A FAB desconhece essa informação ultra ssecreta que possuem os chineses, de que aeronaves de combate precisam de pilotos aptos ao combate?

Certamente você deve possui vasta experiência e bagagem para responder essas perguntas e explicar suas afirmações.

Nilton L Junior
Visitante
Nilton L Junior

Certamente você tem problemas de interceptação de texto, ou então é o staff do Cmte da Escola de Cadete da FAB que ficou indiganado ou então sei la, lobista da Embraer que não quer colocar em sua carteira jato de treinamento, em fim cada um viaja na batata que mais gosta.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

¨Escola de Cadete¨chama-se Academia da Força aérea. Sabe aonde fica? Continuou sem responder ao Overandout.

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

Isso é um Mig-21 com novo nariz e entradas de ar para acomodar o radar com antena maior e aviônicos mais novas asas otimizadas para voar a baixa velocidade, mais seguras na instrução.
Até o motor é o antigo, mesmo do Mig-21, produzido sob licença na China, o Liyang WP-13 que é o Tumansky R-13 turbojet do Mig-21.

Roberto F. Santana
Membro
Famed Member
Roberto F. Santana

O término da União Soviética em 1991 trouxe uma certa perda para o entusiasta da aviação. Obviamente, não falo sobre o aspecto político, não obstante, representou o fim do principal difusor da hedionda doutrina marxista no mundo. Infelizmente, esta não morreu, mas ainda assombra, enraizada já nas mentes e corações de pessoas nos muitos países mundo afora. Entretanto, no meu caso em particular, houve um engessamento no gosto e na pesquisa na aviação militar, um quase que completo desinteresse em projetos desenvolvidos no Pós- Guerra-Fria. No tocante à aviação na China comunista, eu cristalizei minha biblioteca justamente no Chengdu Aircraft… Read more »

Roberto F. Santana
Membro
Famed Member
Roberto F. Santana
cwb
Visitante
cwb

O avião segundo alguns é bom,mas a opinião deve ser baseada no automóvel chinês que todos nós temos em nossas garagens.
Sugestão aos responsáveis pela trilogia:
Faz um questionário sobre armamentos e a partir daí se o sujeito acertar ele opina,senão se contenta em ler e aprender
ou perguntar como muitos aqui tem a humildade de fazer.
(dava para abrir uma joalheria com as pérolas soltas aqui..)

Delfim
Visitante
Delfim

Eu não tenho carro chinês. Sai fora.

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

Muito bem colocado…..o mig-23 não resultou o que se esperava…..

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

O MIG-21 era contemporaneo ao F-5 e mirage III…..a trilogia iconica da guerra fria….todos aviões com forte caracteristica de caças de defesa de ponto. pequenos, leves, economicos, pouco alcance, rapidos e de extrema manobrabilidade…. Algumas destas caracteristicas são parelhas dos aviões atuais de 4a geração até hoje…. A Taxa de subida do MIG-21 era invejavel e já foi objeto de admiração e palestra de um Cel Americano descrevendo um simulado em que ele num F-15 foi surpreendido por um MIG-21 ascendente….de onde o ” f d p saiu???!!!”…ele estava com um casulo interferidor….e na subida é dificil pegar o bicho…… Read more »

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

Ele usa um motor de concepção antiga Turbojet WS-13 cópia autorizada do Tumansky R-13 do Mig-21, mas tem seus motivos, é um motor mais que testado e aprovado e fabricado 100% na China e barato, a única desvantagem é um consumo maior por não ser um Turbofan mais moderno.

J-20
Visitante

Só uma detalhe: os motores turbojet na China usam o codinome WP, enquanto os turbofan usam WS. Além disso, o WS-13 é uma versão licenciada da família Klimov RD-33

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

Correto, obrigado por corrigir, o motor do FTC-2000 é o Guizhou Liyang WP-13 afterburning turbojet.
. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQST1nleZGC6PRICxfeERm8K5Of7z39Bztz2qU3VajmbO2h5mPuSyJCVlwk

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

rapaz…sabe que tambem tinha ficado na duvia e lembrado disto….facil de confundir…mas tava de smartphone e voltar para pesquisar se era mesmo WS ou WP deu preguiça….mas é isto ai…bem colocado amigos…enorme diferença por uma letra….

Walfrido Strobel
Visitante
Walfrido Strobel

A WS-13 é a versão chinesa das Klimov RD-93 da família RD-33, uma versão mais potente que teve a TBO sacrificada com redução do seu tempo em virtude do maior desgaste em função da maior potencia, o JF-17 Thunder começou voando com o motor russo e depois recebeu o chinês, os dois protótipos dos J-31 atualmente voam com os RD-93 e depois vão receber os WS-13

Joao Moita Jr
Visitante

Que palhaçada. O projeto é chinês? E daí? E se fosse francês, israelense ou americano? Seria muito interessante para o Brasil entrar em como parceiro em um projeto desses, assim aprendendo a construir seus próprios caças. Hoje em dia já não existe esse negócio de “só compro do Oeste”. Existe a necessidade de tentar sair adiante como seja possível. Outro bom exemplo é o Tejas da Índia. Mesmo que muitos fiquem debochando e jogando pedras, é um caça que, mesmo não sendo perfeito foi projetado e fabricado em casa na sua totalidade. Com o decorrer do tempo, e o know… Read more »

Claudio PQDT
Visitante
Claudio PQDT

Se analisarmos friamente é um f-5 modernizado(0 km), até mesmo pela aparência.

cipinha
Visitante
cipinha

Existe um grande mercado para esse tipo de aeronave, inclusive para os nossos vizinhos.

Carvalho2008
Visitante
Carvalho2008

Os chineses os estão empregando de forma muito satisfatória na Plaaf Pela robustez comprovada de projeto, simplicidade, provou ser a melhor alternativa e mais rápida de implementação para a formação dos pilotos navais pois eles têm uma pressa enorme de formar sua doutrina naval Suplantou na escolha o muito mais moderno L15 justamente por estas características Ele vive decolando da skijump do campo de treinamento aeronaval chinês Havia ideia de futuramente até ser empregado em treino embarcado mas havia dois problemas ainda a solucionar A primeira parece que teriam identificado a fadiga precoce da estrutura de pouso enganchado O segundo… Read more »

Ivanmc
Visitante
Ivanmc

É um caça leve e tático. Uma proposta modesta e racional. Para quem desenvolve é muito bom. Tem empresas multimilionárias que não desenvolve um parafuso só monta. Parabéns para a AVIC.

Luiz Floriano Alves
Visitante

Nos aviões modernos o que mais pesa é a aviônica e o consumo do motor. Esse Mig21 tunado serve para quem não tem cacife para comprar coisa melhor ( F18, Rafale, Thyphon, Grippen, etc…). Com missil BVR pode fazer muito estrago. Países da Africa seguramente vão comprar em quantidade. Três toneladas de carga bélica é poder de fogo suficiente em conflitos assimétricos. Poderia complementar nossos AMX de ataque leve se tivesse motor turbofan econômico.

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

Não digo AMX, F-5 e muito menos nossos novos Gripens NG…pois todos estes tem de ser cobertos e trocados pelo NG….mas existem os 84 ALX…..e uma fração deles poderia ser ocupada por um vetor assim….algo assim do tipo manter 46 ALX e trocar/substituir os 38 restantes por FTC2000 compreendem? Não é trocar qualquer nos caças atuais ou futuros por ele, mas sim uma fração dos ALX….afinal, pelo mesmo preço (de forma generica), voce substitui um turbo helice por um caça supersonico de desempenho similar ao F-5 ….o custo da hora voo não deve ser grande….mas de fato subiria…….. é um… Read more »

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Até o tanque de combustível é muito parecido com o do mig-21!

Thiago Telles
Visitante
Thiago Telles

Isso aí tem muito valor para mercado africano. Acho vai vender.

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

Não sei hoje nesta exata data….mas até uns dois anos atras, existiam mais caças da familia MIG-21 voando do que F-16 no mundo…

isto mostra o quanto a pernada do F-5, Mirage, kfir ainda poderiam render uns aninhos a mais…hoje ja são cansados e realmente tem um tempo de vida bem limitado pelas inovações…mas uns 15 anos atras….

Delfim
Visitante
Delfim

Diria que é um rival para o FA-50 sul-coreano.

sergio ribamar ferreira
Visitante

Este caça dará lucro à AVIC. Dependendo do preço, países com baixo orçamento poderão adquiri-lo. Bom para os Chineses. Concordo com o Sr. João Moita Jr.

Tadeu 54
Visitante

Para países com poucos recursos financeiros pode ser uma ótima opção, desde que a manutenção seja adequada.

Carpophorus
Visitante
Carpophorus