Home Aviação de Transporte Pouso de emergência de aeronave C-130 Hércules da FAB

Pouso de emergência de aeronave C-130 Hércules da FAB

47659
47
Aeronave C-130 durante a Operação Laguna

Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), com 45 pessoas a bordo, realizou um pouso de emergência nesta quinta-feira (06/09), em Anápolis (GO).

A ocorrência foi por volta das 19h20 (horário local). O pouso foi realizado com sucesso na pista da ALA 2. Não houve feridos.

A aeronave apresentou uma falha técnica durante voo de Manaus (AM) para Brasília (DF). A Força Aérea Brasileira vai investigar os fatores contribuintes para a ocorrência.

Brasília, 06 de setembro de 2018.

Brigadeiro do Ar Antonio Ramirez Lorenzo
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

C-130 da FAB que fez pouso de emergência em Anápolis (GO)
C-130 da FAB após o pouso de emergência em Anápolis (GO)
Subscribe
Notify of
guest
47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flanker
Flanker
1 ano atrás

Pelo que li em outros locais, um dos trens principais não “baixou”, então a aronave fez várias órbitas sobre Brasília até receber ordem para alternar Anápolis, onde fez outras órbitas até decidirem realizar o pouso de barriga. Pousos assim, normalmente, danificam bastante a fuselagem inferior. Via de regra, salvo maiores danos, aeronaves que realizam pousos assim podem ser recuperadas. Menos mal que não houveram vítimas. A entrada em serviço do KC-390 se mostra cada vez mais necessária.

Tiozão do Del Rey
Tiozão do Del Rey
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Vi pela primeira vez o KC-390 hoje, rapaz, o bichão impressiona.

Rafael
Rafael
Reply to  Tiozão do Del Rey
1 ano atrás

Onde?

Tiozão do Del Rey
Tiozão do Del Rey
Reply to  Rafael
1 ano atrás

Desfile de 7 de setembro aqui em Brasilia.

Gustavo
Gustavo
Reply to  Flanker
1 ano atrás

foi o trem de pouso do lado esquerdo, era o C-130 H, ele ficou quase uma hora orbitando Anápolis para pousar. Recolheu os demais trens de pouso e pousou. Graças a Deus, tudo bem.

Leandro Costa
Leandro Costa
1 ano atrás

Felizmente todos bem. Parabéns aos pilotos e tripulação pelo pouso bem sucedido. Agora é aguardar o resultado da investigação.

Tiozão do Del Rey
Tiozão do Del Rey
1 ano atrás

Não houve passagem de caças f-5 nem do kc 130 hoje no desfile aqui em Brasilia, sendo que vi eles fazendo o treinamento da passagem na quarta feira aqui na esplanada. Alguma relação com esse caso?

JetBlast
JetBlast
Reply to  Tiozão do Del Rey
1 ano atrás

Sim, o C-130 ainda está na pista em Anápolis, ainda sem previsão de retirada. Os F-5 não decolam da auxiliar de SBAN por ser curta para eles, mas os T-27 e os A-29 sim, por isso só decolaram eles hoje para o desfile aéreo.
Nos Portões Abertos amanhã em Anápolis os F-5 também não voarão pelo mesmo motivo.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
1 ano atrás

Alguém sabe me informar quantos C-130 compramos e quantos estão disponíveis hoje?

Rosemberg Araujo
1 ano atrás

Força Aérea Brasileira está de parabéns pelos profissionais de vôo que fazem o que que tem de melhor, conduzir vidas em segurança. PARABÉNS!

Papan
Papan
1 ano atrás

É bom saber disso, estava me preparando para ir mais uma vez para Anápolis, moro em Brasília e vou todos os anos, mas sabendo disso ficarei aqui mesmo. Para acompanhar Portões abertos com aviões apenas no Pátio fico por aqui mesmo. Valeu pela dica JetBlast.

JetBlast
JetBlast
Reply to  Papan
1 ano atrás

Pois é, de fato os mais legais, que são os caças, vão ficar no solo mesmo.
Terá Esquadrilha Fox (3 aeronaves civis acrobáticas) e EDA. Eles operam da auxiliar ou mesmo direto de Brasília e voltam. Em todo caso, achei interessante divulgar a informação. Grande abraço!

Tiozão do Del Rey
Tiozão do Del Rey
Reply to  JetBlast
1 ano atrás

Muito obrigado pela informação mestre.

Victor F.
Victor F.
Reply to  Papan
1 ano atrás

Lembro de quando eu era adolescente e os desfiles de 7 de Setembro aconteciam próximos ao QGEx. Como era fascinante ver os caças passando baixo, as arquibancadas lotadas e vibrantes. Desde que o desfile foi transferido para a Esplanada dos Ministérios, não há mais caças (desde que um rasante quebrou os vidros do STF), menos gente comparece, e há cada vez mais civis desfilando que qualquer outra coisa. Até o número de viaturas este ano foi muito reduzido.

ANTONIO EUGENIO RIBEIRO NETTO
ANTONIO EUGENIO RIBEIRO NETTO
1 ano atrás

Mas o trem recolheu durante o pouso?

Tallguiese
Tallguiese
1 ano atrás

Rapaz a nave ficou certinha na pista é não empenou ora lado nenhum. Se brincar vão colocar ela pra voar de novo!

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Tallguiese
1 ano atrás

Se fossem voar por mais muito tempo com certeza valeria a pena recuperar, com o KC-390 chegando este C-130 pode virar suprimento.

Flanker
Flanker
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

O KC-390 ainda vai demorar 1 ano para ter o primeiro exemplar entregue. O número de células disponíveis do C-130 é baixo. Os danos, aparentemente, não foram de grande monta. Considerando isso e, sendo possível, acredito que essa célula poderá ser recuperada, mas isso é apenas minha opinião. Aguardemos o que irá ocorrer.

willhorv
willhorv
1 ano atrás

Era uma das modernizadas né?
Que pese o fato que não houveram vítimas!
Mas é mais uma comprometida.
E assim caminha a nossa humanidade.
Triste por isso.
Será que um presidente de extrema direita daria jeito em determinar um percentual do PIB fixo, e atraente para as FAAs? E teria o saco roxo pra bater na mesa e fazer acontecer a reforma nas mesmas?
Acredito que só assim teríamos uma força militar condizente com este país!
País…pq o Zé povinho só pensa no seu umbigo, levar vantagem em tudo, futebol e carnaval!

Vani
Vani
Reply to  willhorv
1 ano atrás

willhorv 👋👋👋👋você tem toda razão 👍❗

Zorann
Zorann
Reply to  willhorv
1 ano atrás

Se Deus quiser percentual fixo de PIB não!! Isto beira a irresponsabilidade. Istio não vai resolver o problema de forças armadas que gastam tanto com pessoal.
.
Uma reforma da previdencia sim, ajudaria demais.

sergio ribamar ferreira
1 ano atrás

C 130 Hércules, excelente avião. digam o que quiserem. Quanto ao KC390 espero só vitórias.

André Lopes
André Lopes
1 ano atrás

O que aconteceu?

Aerokicker
Aerokicker
Reply to  André Lopes
1 ano atrás

Nada mais justo em se tratando da antiga província, estado, e agora unidade federativa rebelde nós assegurarmos eles.

E mesmo desconsiderando o fator histórico com o qual brinquei acima, deveria mesmo ser nossa obrigação tomar conta mais atentamente da costa uruguaia, já que é daquele lado que vêm os pesqueiros chineses para promover ladroagem dos nossos recursos.

Rommelqe
Rommelqe
1 ano atrás

Fotos divulgadas mostrando a aeronave em voo indicaram que o trem de pouso esquerdo estava acionado. Na foto do post o mesmo aparentemente foi recolhido, configurando uma situaçao menos perigosa, pemitindo, inclusive que as helices e turbinas da asa direita fossem preservadas. Parabens aos pilotos!!!! Venham logo KC390s

Renan
Renan
1 ano atrás

O 2474 veio da Itália e foi o primeiro a ser modernizado, em 2005.

Gustavo
Gustavo
1 ano atrás

Os C-130 H já foram duas “perdas”, uma na Antártida e um ontem em Anápolis.
Quantos será que estão operacionais agora?

Lucas Emanuel
Lucas Emanuel
1 ano atrás

Numa situação como essa, em que Anápolis fica fechado, como fica a situação do alerta de defesa aérea?

BILL27
BILL27
Reply to  Lucas Emanuel
1 ano atrás

Pelo visto não fica rs

Piloto de Combate
Reply to  BILL27
1 ano atrás

Tenha certeza que fica!

Justin Case
Justin Case
Reply to  BILL27
1 ano atrás

Olá, amigos. No caso de interdição da pista principal, a pista auxiliar pode ser utilizada. Listo as características dessa pista auxiliar, conforme o site AISWEB do DECEA (FAB) https://www.aisweb.aer.mil.br/?i=aerodromos&codigo=SBAN 06R – L12 – ( 2233×22.50 ASPH 39/F/B/X/T L14 , L15 ) – L12 – 24L Embora seja restrita para operações de F-5 em treinamento, por ser mais estreita e mais curta, é possível uutilizar essa pista para operações reais de defesa aérea. A decolagem não é problema, mas as operações de pouso têm mais risco, principalmente em condições de aproximação por instrumentos. Nesse caso, pode-se recolher a aeronave para Brasília… Read more »

Justin Case
Justin Case
Reply to  BILL27
1 ano atrás

Ainda, conforme a mesma fonte, via NOTAM, a previsão é de que a pista principal só seja liberada no dia 11/09.

Justin

Laís Goulart
Laís Goulart
1 ano atrás

Meu pai estava nesse voo. Foram momentos tensos. Realmente os freios não desceram. Eles foram MT bem tratados em Anápolis e de lá seguiram para Brasília hoje pela manhã. Ainda pouco eles chegaram no Rio de Janeiro que era o destino final. Alguns passageiros optaram por pegarem voos comerciais. Deixo aqui meus parabéns aos oficiais a bordo que conduziram MT bem o pouso de emergência sem deixar nenhum ferido. Inclusive aqueles que já estavam preparados na pista caso precisassem de atendimento, corpo de bombeiros e outros.

rdx
rdx
1 ano atrás

Segundo o site Scramble são 10 C-130 e 02 KC-130 ativos.

Dan01
Dan01
1 ano atrás

off topic

França acusa Rússia de tentar espionar satélite que contém informações militares
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/07/franca-acusa-russia-de-tentar-espionar-satelite-que-contem-informacoes-militares.ghtml

Flanker
Flanker
1 ano atrás

A FAB chegou a ter 23 C-130 em seu inventário, após ter recdbido os 10 ex-AMI. Alguns anos depois, os 5 C-130E que ainda operavam, e que haviam passado por uma atualização (não uma modernização), que teve como principal item a substituição de seus motores, passando a serem os mesmos da versão H, foram desativados (inclusive um deles, o 2453, está no MUSAL). Paulatinamente, os mais antigos da versão H também foram sendo desativados. Hoje, a FAB conta com 10 C-130, incluindo esse da matéria, sendo que todos passaram pelo processo de modernização.

Eberson Rocha
1 ano atrás

Olá a todos, uma dúvida como fasso para pesquisar este c-130 no flight radar 24, alguém sabe o número de voo desta aeronave.

Oscar Pitthan
Oscar Pitthan
1 ano atrás

Eu assistir o final do C 130 prefixo 2457 que se acidentou ao tentar pusar na Base Área de Santa Maria no dia 24 de junho de 1985, ano em que eu entrei para o serviço na FAB. Fui um dos que foram representar as famílias no velório dos 7 tripulantes que infelizmente pereceram naquele acidente!

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Chegamos a ter 29 ou 28 células do C 130.

“Pau para todas obras”.

A FAB vai sentir falta.

Flanker
Flanker
Reply to  Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

No total, a FAB recebeu exatas 30 células de C-130, sendo as primeiras em meados da década de 1960 e às últimas, as 10 ex-AMI, mas nunca operamos 28 ou 29 ao meso tempo. O máximo foram 23, logo depois do recebimento das 10 italianas. As matrículas foram do 2450 ao 2479, sendo que os KC-130 são o 2461 e o 2462 e os ex-AMI são do 2470 ao 2479.

Juarez
Juarez
1 ano atrás

Hoje, a FAB tem 8 células disponíveis para voo com os dois KC 130. Depois do Haiti, nunca mais se recuperou a diagonal de manutenção do C 130.

AL
AL
Reply to  Juarez
1 ano atrás

Juarez, sou leigo no assunto. Sempre vejo você falando de diagonal de manutenção, o que seria?

Juarez
Juarez
1 ano atrás

AL, a diagonal de manutenção envolve todo o planejamento que procede as inspeções e os cheks e depois a execução destes dentro das escalas estabelecidas por este planejamento. Quando se atropela este com missões de longa duração sem o devido respeito a escala de utilização de horas de voo de cada célula acontece isto aí que você está vendo.

AL
AL
Reply to  Juarez
1 ano atrás

Obrigado Juarez!!!!

Fulcrum
Fulcrum
1 ano atrás

Também vi o kc bem perto passando por cima do plano, bem silencioso.

Juliano Lisboa
1 ano atrás

O C130 foi retirado da pista hj por volta das 17:30, foi apenas levantado e teve os trens baixados e travados manualmente. Após isso, taxiou sozinho sem reboque e sem nada e parou ao lado dos outros 2 C-130 q estavam lá.

Guto
Guto
1 ano atrás

Pelo que entendi a aeronave não sofreu danos sérios?