Home Aviação Militar Portões Abertos da Ala 1 reúne mais de 70 mil pessoas em...

Portões Abertos da Ala 1 reúne mais de 70 mil pessoas em Brasília (DF)

2909
9

Programação contou com exposição de aeronaves, apresentação da Esquadrilha da Fumaça e paraquedismo

Mais de 70 mil pessoas participaram da edição 2018 do Portões Abertos da Ala 1, em Brasília (DF), neste domingo (2). Durante todo o dia, o público conferiu de perto as atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), com uma programação que incluiu exposição de aeronaves, carros antigos, demonstrações aéreas, paraquedismo e shows musicais.

A principal atração foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Durante mais de 30 minutos, as sete aeronaves A-29 Super-Tucano do grupo realizaram suas manobras no céu da Capital Federal e surpreendeu a quem assistia.

A demonstração deixou o servidor público Orlando César Souza Lima e o filho Felipe, de 4 anos, impressionados. “O avião que eu mais gostei foi esse de hélice no nariz”, opinou o garoto, em referência ao A-29. “Uma ótima oportunidade para conhecer melhor a FAB”, completou o pai.

A réplica em tamanho real do Gripen NG, o caça sueco adquirido pela FAB, também atraiu milhares de pessoas para um dos hangares da Ala 1. Do lado de fora, o público também pôde conhecer aeronaves militares usadas na Defesa Aérea, como o caça F-5M; o avião-radar E-99, empregado na vigilância do espaço aéreo brasileiro, especialmente nas regiões de fronteira; e os aviões de transporte C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, VC-2 Embraer 190 e VC-99 Legacy. Para as crianças, foi montado um aeroporto com miniaturas de aviões militares da Força Aérea.

Apresentações da banda de música da FAB, dos cães treinados do Grupo de Segurança e Defesa da Ala 1, e as demonstrações de simulações de resgate completaram a agenda do domingo.

Paixão

Fascinado pela aviação, o pequeno Augusto Gomes de Matos Costa, de 6 anos, diz que esperou o ano inteiro para esse dia chegar. Ele conheceu de perto o avião da Esquadrilha da Fumaça e disse que ficou ainda mais convicto de que será um piloto quando crescer. “É difícil saber o que eu vi de mais legal aqui hoje”, falou.

A empresária Laila Serra também ficou empolgada com as atrações dos Portões Abertos, uma vez que, segundo ela, são raras as oportunidades de estar em contato com o mundo da aviação. “É muito apaixonante ver tudo de perto, poucas pessoas têm essa chance”, declarou.

Aproximação

O Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, acredita que esta é uma ocasião que a FAB possui para estar mais próxima da comunidade. “A nossa intenção, como acontece em todas as Alas, é trazer a sociedade para conhecer nosso trabalho, ver nossos aviões, nossas atividades em solo. São várias atividades diferenciadas que trazem o público para perto da Força Aérea”, disse.

Segundo o oficial-general, a grandiosidade do evento exigiu mais de quatro meses de preparação e, este ano, contou com parcerias com órgãos públicos do Distrito Federal para aprimorar o acesso da população até o local. “Até linhas de ônibus regulares conseguimos colocar aqui dentro para minimizar problemas de trânsito”, explicou.

Próximos eventos

A FAB realizará Portões Abertos durante todo o ano em diversas regiões do país. Na Ala 2, em Anápolis (GO), o evento ocorre no dia 8/9; na Ala 5, em Campo Grande (MS), no dia 9/9; na Ala 3, em Canoas (RS), no dia 12/10; e, na Ala 8, em Manaus (AM), no dia 14/10.

Também haverá Portões Abertos, no dia 30/09, no Parque de Material Aeronáutico (PAMA-LS), em Lagoa Santa (MG); no dia 20/10 no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP) e, por fim, nos dias 20 e 21/10, no Museu Aeroespacial, no Rio de janeiro (RJ). A entrada de todos os eventos é gratuita.

9
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
FlighthitoeraF - 5Fábio SéHenrique de Freitas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Papan
Visitante
Papan

Como sempre caças no chão, Nenhuma passagem, triste apenas a Esquadrilha da Fumaça se apresentar.

Solskhaer
Visitante
Solskhaer

Fui. Deu a impressão que tinha mais gente que ano passado, mas…. até a fumaça dos aviões estavam reduzidas e menos exuberantes!
Vou visitar pela primeira vez Ala 2.

Flight
Visitante
Flight

Fui na Ala 2, quando ainda era BAAN na Cruzex. Foi show. Dica, leve cash, pois sacar dinheiro por lá é muito complicado e ir para cidade de Anapolis não fica perto

Bruno H. Paes
Visitante

Quantos E-99 o Brasil possui? Qual número seria o ideal (supondo que não possua a quantidade ideal)?

Flight
Visitante
Flight

5 no total e 3 R

Henrique de Freitas
Visitante
Henrique de Freitas

Se alguem tiver a oportunidade, recomendo o Chicago airshow as margens do Lago Michigan.
É sensacional !!! Para quem gosta de aviação é um prato muito cheio !

Fábio Sé
Visitante
Fábio Sé

Boa tarde,

Qual a data do evento Portões Abertos em Salvador este ano?

F - 5
Visitante

O evento este ano teve algumas mudanças substanciais, mas destaco a atenção dada aos Spotters.
Pela primeira vez tivemos espaços para quem ama fotografar aeronaves: um logo a frente do grande público e outro entre as taxi ways, mais precisamente no heliponto.
A organização do evento foi fantástica em todos os aspectos, mas pela primeira vez o trabalho do spotter foi reconhecido e muito bem tratado.
Só tenho a agradecer a Ala 1 pela oportunidade e pela organização do evento.
Se quiserem posso disponibilizar fotos para o Poder Aéreo.

hitoera
Visitante

Todo ano é a mesma chatice! Tô fora!