Saab JAS 39E Gripen

Saab JAS 39E Gripen

Saab JAS 39E Gripen
Saab JAS 39E Gripen

LONDRES – O chefe da Força Aérea Sueca está pedindo ao governo que considere dobrar o tamanho da futura frota do Gripen NG (Saab JAS 39E Gripen) para reforçar as defesas aéreas do país.

Em entrevista ao jornal Dagbladet, da Suécia, o comandante da Força Aérea, major-general Mats Helgesson, disse que a Força Aérea precisa de 120 caças Gripen E, o dobro do número que a Força Aérea Sueca está programada para receber.

“Se não pudermos aumentar para 120 aeronaves, entraremos em desequilíbrios operacionais”, disse ele ao jornal, sugerindo que caberia aos políticos escolher quais partes do espaço aéreo do país não seriam defendidas se os caças não fossem comprados.

Seu pedido surge quando a Suécia se prepara para uma eleição geral em 9 de setembro.

A Suécia está no meio de aumentar seus gastos com defesa devido a preocupações com uma Rússia mais agressiva, do outro lado do Báltico.

Estocolmo tem atualmente uma frota de 90 Gripen C/D e os planos atuais seriam substituídos por 60 Gripen E, embora o governo esteja estudando opções para comprar mais 10 aeronaves para levar essa frota a 70 unidades.

“Mais aeronaves aumentariam muito nossa capacidade de cobrir a superfície da Suécia”, disse Helgesson. Ele também reconheceu que isso viria com um significativo desafio de infraestrutura, mão-de-obra e financiamento, com a compra de mais 60 aeronaves com um preço multibilionário em coroas.

A Saab disse em comunicado que estava acompanhando a discussão pública sobre os níveis de defesa suecos. Ela também disse que “a avaliação e as decisões subsequentes quanto aos níveis apropriados de equipamento, incluindo o Gripen E, são uma decisão para as autoridades de defesa e políticos, não para nós mesmos”.

“Nosso foco é a entrega do programa Gripen E, com sua contribuição vital para as capacidades de defesa suecas e brasileiras e benefícios econômicos mais amplos”, acrescentou o comunicado.

A Saab está se preparando para voar os segundo e terceiro protótipos do Gripen E nas próximas semanas, enquanto os testes de voo com a primeira aeronave, 39-8, que voou pela primeira vez em junho, continuam com a expansão do envelope e teste de transporte de armas, disse a empresa no Farnborough Airshow.

FONTE: Aviation Week

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tallguiese

Seria bom o Brasil também considerar dobrar seu pedido também.

Jr

Com que dinheiro? Do jeito que as contas públicas estão indo de mal a pior, tô até com medo de não termos dinheiro suficiente para pagar o empréstimo dos 36 que compramos

Zorann

Isto não vai acontecer….porque sabemos como a coisa funciona…..mas basta você cortar pessoal, que dá pra comprar… Não precisa de mais orçamento..precisa gastar melhor.

Gustavo

não é apenas cortar pessoal, é cortar contratações de serviços e empresas a preço maior que de mercado (vespeiro) em toda a esfera pública, cortar mordomias de um pequeno percentual dos servidores públicos que respondem por quase 60% de todo gasto com pessoal. Enfim, privilégios.

vinicius dc

O brasil nao precisa de mais q 36 caças. Nao estamos em guerra, nao existe essa possibilidade na regiao. manter e operar 36 caças gasta milhoes de reias por ano. Precisamos combate a corrupçao, investir em segurança publica e eduçacao. nada de gastar dinheiro com mais caças caros. Mais uma vez , nao estamos em guerra e nossos vizinhos sao países pacíficos. Abras os olhos brasileiros.

Stene Niton

Vizinhos igualmente palpérrimos, diga-se de passagem.

Thiago

Vinícius não tenha essa ideia na cabeça de que não precisamos, muitas guerras vieram sem uma mensagem antes dizendo “Oi! Só pra te lembrar que dia tal do ano tal, entraremos em conflito, ok?” Além do mais é sempre melhor ter e não precisar, do que algum dia, precisar e não ter

Junior Souza

Deixe me ver se entendi , devemos aguardar existir a eminência de um conflito para discutir a possibilidade de comprar armas ? Devemos supor que o quadro atual vai se manter pelos próximos 30 anos ? Devemos ter a menor força aérea do continente?

737-800RJ

Não é assim que deve ser tratada a Defesa, amigo. Você realmente considera a Venezuela, que está refém de uma ditadura socialista há muitos anos, um país estável? Uma guerra pode estourar de maneira muito rápida, sem que tenhamos tempo de reforçamos nosso arsenal. 36 caças para um país absurdamente grande como o Brasil é muito, muito pouco! Um bom exercício mental para testarmos a hipótese de ficarmos somente neste número de aeronaves é colocar um situação bastante exagerada, porém possível: e se a Venezuela aceitasse ter em seu território uma base destacada da Força Área Russa? Iríamos às pressas… Read more »

vinicius dc

Amigo , tenta entender os reias motivos que a força aéria sueca diz que precisa de mais caças. A empresa saab precisa vender e ganhar dinheiro. vc acha mesmo que 120 caças da conta da russia?????? Vamos voltar 35 anos no tempo , quantos caça a suecia tinha disponivel na guerra fria ?? vou chutar segundo seu raciocínio, 5000mil caças de combate para enfrentar a russia. rsrs pelos calculos da galera o necessário seria 10mil para enfrentar a russia . kkkkkkkk isso na guerra fria

RGuerreiro

A Suécia está preocupada com a defesa imdiata de seu território. Para o mais existe o backup da OTAN.
E nosso maior potencial inimigo não está nas Américas, mas no ecologismo europeu.
Noruega e Alemanha já intervem ativamente em solo nacional através de verbas para ONGs e políticos. A França está radicalizando seu ecologismo e em poucos anos, Charles, the Playboy, será o soberano inglês com todo seu poder de influência indireta.
Se quisermos manter nossa soberania sobrea a amazônia neste primeira metade de século, é bom irmos pensando em 300 caças, não em 30.

Alexandre Fontoura

Precisa sim. A Suécia é do tamanho de São Paulo, e diz que precisa de 120. Acha mesmo que dá para substituir os cerca de 120 caças da FAB (incluindo os 12 Mirage 2000 desativados em 2013), por apenas 36, mesmo que multifuncionais? Não bastasse isso, é bom lembrar que temos que justificar uma segunda linha de produção no Brasil, que é parte dos argumentos para o contrato de mais de SEK (Coroas Suecas) 66 bilhões. Para justificar essa linha de produção no Brasil, precisamos encomendar mais caças. Podem não ser mais dois lotes de 36, mas um novo lote… Read more »

vinicius dc

Amigo , tenta entender os reias motivos que a força aéria sueca diz que precisa de mais caças. A empresa saab precisa vender e ganhar dinheiro. vc acha mesmo que 120 caças da conta da russia?????? Vamos voltar 35 anos no tempo , quantos caça a suecia tinha disponivel na guerra fria ?? vou chutar segundo seu raciocínio, 5000mil caças de combate para enfrentar a russia. rsrs pelos calculos da galera o necessário seria 10mil para enfrentar a russia . kkkkkkkk isso na guerra fria

Gustavo

e a gente torcendo pra sair um segundo lote de 36 unidades… rs

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Eu só acredito em um segundo lote de Gripen NG, vendo!

Mas nada impede que Banânia adquira Gripens C/D usados da Suécia, a partir de certo momento, o que já seria alguma coisa… embora o ideal fossem uns 240 Gripen NG.

Aliás, a Suécia defende seu país com 120 caças, o Brasil com número igual ou pouco inferior. É certo que não há inimigos, etc.. etc… etc… mesmo assim, o Brasil tem pouquissima cobertura aérea!

Daniel

Eu também Fábio.
Só acredito vendo, afinal foram décadas pra comprar 36.

Humberto

A FAB quebra com 240 Grippens, não tem como manter nem a metade disto.
Particularmente acredito em novos lotes sim, mas não de 36, quem sabe em doses homeopáticas de 12 a cada período (imagino 5 anos).
O Brasil não tem inimigos a vista, se no século passado, tínhamos os Hermanos para nos preocupar, hoje esta preocupação não existe mais. Já a Suécia, tem o irmão urso cafungando no seu cangote, certo eles terem receio.

Gilberto Rezende

Eu só acredito no PRIMEIRO LOTE do Gripen E na configuração BR só vendo…
Pois como dito aí em cima só voou até agora o primeiro PROTÓTIPO do Gripen E com a configuração SUECA…
O Gripen E BR ainda é um avião no papel sem protótipo voando…

Alexandre Fontoura

Gilberto Rezende, o primeiro Gripen E na configuração FAB voa ano que vem. Não sei o motivo para tanta incredulidade.

Leandro Costa

240 caças? E de onde tirou que a Suécia usa 120? Na matéria dizem claramente que contam com 90 Gripens C/D.

Não sei de onde tirou esses números, mas certamente 240 caças para o Brasil é um desperdício impressionante.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Considere que 1/3 encontra-se sempre em revisão/manutençao, seriam 160 operacionais para um país de 8 milhões de km2. Tá, não nego certo exagero, até porque existem aeronaves que fazem a patrulha de fronteiras de outra maneira, como os AT29, mas mesmo assim, a defesa aérea do Brasil, nem dissuasória é…

Almeida

O seu ideal está LONGE do ideal da FAB, que é de 108 caças em 9 esquadrões.

Eu defendo um novo lote de gripens pra FAB, mas 240 é um exagero.

Alexandre Fontoura

Adquirir caças Gripen C/D usados da Suécia seria uma grande besteira. Logística diferente. Ao contrário do que pensam alguns, não vale a pena comprar lotes adicionais de 12 ou 16 aviões. Temos que manter e justificar a linha de produção no Brasil. Um único lote adicional de até 50 aviões é muito mais provável. Dá para entregar esses aviões até 2030, tranquilamente.

ADLER MEDRADO

Gastar uma grana pela ToT para depois comprar C e D usados? Não faz o menor sentido.

Antunes 1980

Se nem sistemas anti aéreos decentes nós temos, quiçá vetores acima das duas ou três casas decimais. Se bobear, o Brasil poderia ser até ser derrotado pela Venezuela em uma ofensiva área. Falando nisso, alguém sabe a real disponibilidade dos vetores F-5 e A-1?

Berkut

Imagina se essa “conta de padaria” tivesse alguma validade para definir a quantidade de caças necessários para defender um país e não fatores geopolíticos… o que seria de Israel com meros 20.772km2…

Rafael_PP

Cingapura…

vinicius dc

Amigo , tenta entender os reias motivos que a força aéria sueca diz que precisa de mais caças. A empresa saab precisa vender e ganhar dinheiro. vc acha mesmo que 120 caças da conta da russia?????? Vamos voltar 35 anos no tempo , quantos caça a suecia tinha disponivel na guerra fria ?? vou chutar baseado na instabilidade da região na época , 5mil caças de combate para enfrentar a russia. rsrs pelos calculos da de padaria o necessário seria 10mil para enfrentar a russia . kkkkkkkk isso na guerra fria

Carlos Alberto Soares

Roberto F. Santana 30 de agosto de 2018 at 14:06

Cálculo erroneo.

A conta não é tão simples assim.

O que se defende e onde (por pontos), essa é a cobertura.

Exclua o que está embaixo da terra e sob o mar.

A defesa aérea é combinada com a defesa em terra e mar.

Augusto L

Porque não compra logo os 120, e de praxe mordeniza os outro 90 C/D. 210 caças, perfeito.

Gilberto Rezende

Augusto só lembrando os Gripen E suecos já serão “modernizados” a partir dos atuais Gripens C/D mesmo que o que REALMENTE será aproveitado nem justificasse a destruição de uma aeronave operacional…
Aliás esta é uma discussão ainda em curso na Suécia pois a atualização dos Gripen C em E foi uma saída política para dar uma satisfação de “falsa economia” aos políticos suecos à época da aprovação DIFÍCIL do programa Gripen E numa época desfavorável anos atrás quando o inimigo russo não parecia tão ameaçador quanto HOJE…

Flanker

Não, não serão “modernizações ” de C para E. Os Gripen E suecos, assim como os brasileiros, serão novos de fábrica. Pode conferir no link abaixo, e pode conferir também quem fez o primeiro post naquele tópico:

https://www.aereo.jor.br/2014/06/13/na-suecia-parlamento-autoriza-governo-a-encomendar-cacas-gripen-e-novos-de-fabrica/

Walfrido Strobel

Realmente, esta ideia de desmontar C/D para fazer os E não vingou na Suécia.

Robsonmkt

Seria interessante se cogitassem incluir neste possível lote adicional, Gripen F, seja para conversão operacional, seja para missões específicas onde além do piloto um gestor de armas ou de sensores se faz necessário.

Gilberto Rezende

Robson MarKeT no dia que o Gripen F REALMENTE vier a existir.
SE o Brasil colocar dinheiro para o seu desenvolvimento…
SE o que SOBRAR da Embraer for capaz de fazer este desenvolvimento.
E o GRANDE, SE a Boeing permitir que isso venha a ocorrer SEJA opondo-se explicitamente ou sabotando o programa das sombras…

Se todos os “SEs” forem superados e um Gripen F BR realmente voar daqui TALVEZ em 7 ou 10 anos; TALVEZ os suecos possam considerar adquirir algumas unidades
Se a Embraer puder convertê-los para a configuração SUECA sem custo adicional para eles…

Tiago

Lembre-se, os Gripen suecos precisam ser parte de um sistema forte o bastante pra ter efeito dissuasor pra Rússia. Isso é muito diferente do que a FAB precisa enfrentar. Está numa escala completamente diferente, para falar a verdade.

Quero com isso insinuar que 36 caças são o suficiente? Não, de forma alguma. Mas não é porque a Suécia precisa de 120 que nós também precisamos.

Tiago

Seria ótimo se a Suécia realmente fechasse esse pedido. Quanto mais unidades forem vendidas, menores os preços dos pedidos subsequentes, o que aumenta as chances de compras adicionais pra FAB.

Zorann

Se eles podem comprar 120, por que não podemos ter os sonhados 108? Eles tem um orçamento que é 1/6 do nosso (SIPRI) e conseguem… nós não.
.
Esta é a pergunta que deveríamos estar fazendo. Antes de falarem de aumento do orçamento.

BILL27

nosso orçamento para aquisição tbm tem esta proporção ? esta é a qestão .

Humberto

Primeiro, tem que ter um certo cuidado nas comparações de orçamento, tem verificar se a comparação é justa. Com certeza a FAB é muito maior que a Flygvapnet, não somente em numero de militares mas também em aeronaves, se eles tem mais caças, temos mais transportes (C-130 e futuramente o KC 390, C-295, Bandeirantes (sim eles ainda voam), Brasilia , Cesna 208 e claro, a grande frota de transporte de autoridades). Não sei se a estrutura militar na Suecia, controla o tráfego aéreo civil, sem contar a quantidade de aeroportos que a FAB mantem, utiliza ou tem sobre a sua… Read more »

Gilberto Rezende

Sua conta piora se considerar a densidade populacional pois a maior parte destes km² suecos é pura neve sem gente.
Mesmo no teu cálculo cada Gripen E BR terá de cuidar mais de meia Suécia… Cáspita!!!

cicero pavei

Isso tudo é medo das do zapad 2018 com china?

Gustavo

A FAB fez um estudo no F-X 1 ainda, que o ideal seriam 120 caças, nem mais, nem menos. Conforme reportagem da revista Força Aérea lá pelos anos 2000. A FAB diz que esse número era compreendido pela total substituição da frota de F-5E (na época) e A-1A e Mirage 3, mais o adicional que eles consideravam necessários para manter o país soberano. Nunca mais a FAB falou em números totais, até onde eu li, mas realmente espero que o número de Gripen chegue a 70 – 80 caças ao menos. 120 para nosso país está em um patamar que… Read more »

GILMAR DE PAULA

Ufa! Até que enfim apareceu um comprador para esses teco-tecos.

Alexandre Fontoura

Que Teco-Tecos? Isso é para se comentar? Ou para se ignorar?

Gavião 15

A Flygvapnet tem atualmente 97 Gripen C/D. Não entendi, a intenção é ficar apenas com 60 “E”? e aposentar todos os C/Ds? ou os Es serão pra complementá-los? De qualquer forma no passado a referida Força Aérea já teve mais unidades de Gripens, e pelo parâmetro deles, 60 unidades é pouco mesmo. Lembrando que a Rússia é logo ali.

Gavião 15

Ahahaahh…Entendo que a situação da Suécia é totalmente diferente da nossa. Primeiro a Suécia é um país rico, sim rico mesmo, lá já resolveram problemas (saúde, educação, infra-estrutura, segurança etc.) que para nós parecem insolúveis. E tem outra, eles têm uma demanda por defesa diferente, pois a Rússia desde sempre foi uma ameaça, já que tomou 1/3 do território finlandês, em um passado não tão remoto.

Almeida

Galante, mais um motivo para a Suécia precisar de mais caças do que o Brasil. Eles tem muito menos soldados e território para perder, portanto, dependem muito mais do poder aéreo do que nós, assim com Israel.

Invadir o Brasil é um pesadelo logístico, tomar a Suécia não. Eles não podem se dar a esse luxo de perder território e revidar.

JT8D

Excelente observação

Clésio Luiz

Obrigado pelo lembrete Roberto. Quanto ao trecho selecionado, eu achei curioso por 2 motivos: 1- Ele diz que valoriza a curva instantânea sobre a sustentada, mas o Gripen é um fenômeno de curva sustentada, sendo o caça de 4ª geração com pior relação peso/potência mas ainda assim igualha vetores como o F-16 e Rafale, que são muito mais potentes. Então fica claro que eles conseguiram um ótimo meio termo entre manobra e arrasto com a asa adotada no projeto final; 2- Muitos comentam sobre a importância de apontar a aeronave para o oponente, mas quando os soviéticos alopraram nas apresentações… Read more »

Frederico Boumann

Se a economia permitir, a cadência deveria ser a seguinte: quando o primeiro Gripen E for entregue à FAB, encomenda novo lote de 36 unds; quando entregar o primeiro Gripen do segundo lote, encomenda mais 36 unds. Acredito que 108 é o número ideal, até porque daqui a 20 anos, a FAB já deve está pensando em caças de 5º geração ou até em caças de 6º geração.

Agnelo

Anota aí, teremos no máximo 54.

Silvio RC

Na minha opinião um esquadrão de caça da FAB deveria ter 18 aeronaves, tendo em vista o normal de terem um terço das aeronaves indisponiveis.
Partindo dessa premissa os nossos seis esquadrões de primeira linha, alinharião um número de 108 caças. Se formos reativar o Adelphi chegaríamos ao número de 126.
Pra mim o número de 126 é o que verdadeiramente deveríamos ter.

Fernando Ferraz

Concordo plenamente. Quem sabe com o tempo e melhoras no orçamento da união isso não ocorre né?!

sergio ribamar ferreira

Caso tenhamos 54 ou 72, já seria um grande avanço. Uma boa AA seria mais que necessário. na verdade, muita coisa tem de se fazer nas Forças Armadas. MB, EB, FAB. Defesa precisa de verba e boa gestão e uma política de Estado para se dar continuidade. Felicidades para todos.

Marcos

Porque todos os caças Gripen ficarão em Anápolis? Qual o tempo de resposta pra uma violação do espaço aéreo vindo da Venezuela, Bolívia, etc… Não seria ideal manter os caças mais perto das fronteiras ‘mais problemáticas’?

JT8D

Marcos, essa pergunta já foi respondida no blog várias vezes. Segundo o Cel. Nery, a concentração em Anápolis é por questões logísticas, otimização da infraestrutura necessária, treinamento, etc. E também segundo ele os caças operarão frequentemente desdobrados em outras bases, ou seja, não haverá prejuízo à cobertura do território nacional

Walfrido Strobel

Claro que haverá prejuizo, mas a falta de recursos foi mandatória, para equipar outra Ala que usa atualmente o F-5 para usar o Gripen custa caro.
Não é simplesmente trocar de avião, existe toda uma infra-estrutura para se utilizar o novo avião e dar manutençãonível base.
Se foi a melhor solução, o tempo vai dizer. Mas depois uma a uma outras Alas serão reformadas para poder operar os Gripen.

Dickson

Que seja substituído cada Mike, A1 e M2000 por gripens em sua totalidade.
É o minimo para se manter uma força aérea de um país como o Brasil.
Isso não significa que estaríamos “seguros” contra invasores, agressores que hoje possuem condições de projetar poder.

João Adaime

Não sei se os suecos nos revelariam como o cálculo de 120 aeronaves foi feito. Mas alguns fatores nós podemos saber que foram levados em consideração: 1) Tamanho do território. 2) Pontos estratégicos a serem defendidos. 3) Humor dos vizinhos. 4) Poder militar (aéreo, terrestre e naval) que estes vizinhos conseguiriam trazer até suas fronteiras. 5) Forças de defesa atuais (meios aéreos, terrestres e navais). 6) Mais os itens que só eles sabem. Não podemos esquecer que a Suécia, assim como a Suíça, é um país neutro e que há mais de século não se envolve em um conflito armado.… Read more »

Justin Case

Olá, amigos.
Não me surpreende a iniciativa de aumentar o número de aeronaves.
A Suécia tem motivo para tal, pois o aumento no poderio militar da Rússia é certamente uma ameaça.
Também creio ser possível que haja incremento e/ou atualização nos requisitos tecnológicos do caça sueco, que talvez venha a contar com capacidade operacional superior à versão que adquirimos.
Abraços,

Justin

vinicius dc

Amigo , tenta entender os reias motivos que a força aéria sueca diz que precisa de mais caças. A empresa saab precisa vender e ganhar dinheiro. vc acha mesmo que 120 caças da conta da russia?????? Vamos voltar 35 anos no tempo , quantos caça a suecia tinha disponível na guerra fria ?? vou chutar segundo calculos de padaria , 5mil caças de combate para enfrentar a russia. rsrs pelos calculos da galera o necessário seria 10mil para enfrentar a russia . kkkkkkkk isso na guerra fria

Justin Case

Olá, Vinícius.

No meu entender, para se obter dissuasão, não é necessário que um país seja capaz de vencer eventual guerra. Basta ter a força necessária para causar dano significativo, que seja politicamente insustentável para o adversário.
Abraço,

Justin

vinicius dc

Olá, Justin Case. Entendo seu ponto de vista. P q eu defendo que a Fab não precisa de um numero maior que 36 gripen, vamos olhar todas as situaçoes , a regiao é pacifica , a maoria dos países sul americanos mal tem recurso para manter suas forças armadas, imagina inicia uma guerra! Se fosse assim, israel era para ter quantos caça? 5mil F-35 ? Olha a realidade de israel , cercado de inimigos , regiao com ameças de guerra nuclear. Por isso falo que temos que olhar todo contexto, e não só o tamnho do territorio. Quais são as… Read more »

Robson

Acredito que se chegarmos a ter 72 aeronaves já estaremos no lucro… sinceramente não acredito que cheguemos a esses números…. Apenas 36 são claramente insuficientes… futuramente será necessário distribui-los pelo país para que cumpram alerta nas diversas regiões… pois não é possivel sair de Anapolis e interceptar alguem no sul do país por exemplo…