Desde que surgiram no campo de batalha contemporâneo, no início da Segunda Guerra Mundial, Aeronaves de Alerta Antecipado e Controle (também conhecidas pelas siglas AEW&C e AWACS) tem estado presente nos mais influentes conflitos aéreos, sendo reconhecidamente responsáveis por grande parte dos seus resultados.

A importância do conceito tem proporcionado que uma quantidade crescente de Forças Aéreas resolva adotar este tipo de aeronave nas suas ordens de batalha. Entretanto, a literatura específica publicada em português é quase inexistente.

Sérgio Santana, autor de livros e artigos sobre Aviação e Defesa publicados no Brasil e exterior e também pesquisador do Núcleo de Estudos Sociedade, Segurança e Cidadania da Universidade do Sul de Santa Catarina (NESC-UNISUL) se propõe a preencher essa lacuna ao publicar “AWACS-Aeronaves de Alerta Antecipado e Controle”.

O livro é resultado da sua pesquisa no assunto, que já produziu outros trabalhos (“Embraer EMB-145 ISR, Programa-Versões-Operadores-Emprego”, publicado em 2012 e utilizado por cadetes da Academia da Força Aérea Brasileira, e “Beyond the Horizon – The History of AEW&C Aircraft”, lançado dois anos depois).

O novo livro, entretanto, além de ser inteiramente em Português, traz material inédito, tanto em imagens quanto em texto, abordando as origens, evolução e emprego operacional deste tipo de vetor, sendo parcialmente baseado no seu Trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Ciências Aeronáuticas pela UNISUL. A obra estará disponível nos próximos meses.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
WVJ

E-99 = Ponto pra nós

Sérgio Santana

De fato, WVJ…

Luiz Floriano Alves

A nossa bibliografia neste segmento é quase inexistente. O pouco volume de livros disponíveis e a facilidade da consulta ma Internet, sempre atualizada são barreiras a estas iniciativas. Mas, o autor merece nosso apoio, eis que esta obra agrega conhecimento numa área vital aos nossos militares e técnicos na matéria. Qe venham mais obras deste prestigioso autor.

João Francisco

Muito bom, comprarei!

Andre Bueno

Aeronaves imprescindíveis para uma real vigilância e proteção do espaço aéreo.Sem eles estaríamos dois passos atrás.

Eduardo Lima

E quanto ao Flanker sairá no mesmo período

Sérgio Santana

Mais ou menos na mesma época…

Ivan

Sérgio,
Parabéns!
.
Mais uma vez…
.
Forte abraço,
Ivan, do Recife.

Ivan

Quando e onde os livros estarão disponíveis para compra?

Sérgio Santana

Ivan, mais ou menos na mesma época no site da editora e noutros pontos, como a Saraiva…Grato pelas palavras, outro abração !

Rinaldo Nery

Não recebi meu exemplar de Beyond the Horizon.

Sérgio Santana

Vai receber, tá em falta por aqui…E vai ser autografado…

Rinaldo Nery

Grato.

Demóstenes

O livro “Flanker” do Sérgio já foi lançado e onde podemos comprar pela internet? Se eles estivessem na Saraiva seria um ótimo veículo para venda, ela tem um poder de espalhar estas preciosidades pelo país inteiro.

Sérgio Santana

Nenhum dos livros foi lançado ainda, Demóstenes. Avisarei aqui…

Leandro Costa

Por favor avise mesmo, Sérgio. Parabéns pelo trabalho e certamente esses livro, assim como os anteriores, vão figurar na minha estante.

Sérgio Santana

Pode deixar Leandro Costa, grato pelas palavras, exigem ainda mais responsabilidade da minha parte…

Joel Soares

Prezado Sr. Sérgio Santana o PHM Atlântico é capaz de operar uma aeronaves de alerta antecipado e controle, não tripulada de grande autonomia e alcance?

Sds
Joel Soares

Sérgio Nunes

Para isso, precisaria de uma catapulta. Cadê ela?

Walfrido Strobel

Só helicoptero AEW&C.

Eleazar Moura Jr.

Por falar nisso, como está a modernização dos E-99 na EMBRAER?

Sérgio Santana

A passos lentos…

Carlos Alberto Soares

Não está, senão seria notícia.

Walfrido Strobel

Justamente por ser a passos lentos é que não está sendo divulgado nada.
Ainda estão trabalhando no primeiro que não tem data divulgada para entrega.

Gustavo

Aproveitando, sobre a modernização do E-99, alguma novidade?

Dr.Telemaco

Com o perdão de eventual ignorância,mas a sigla AWACS não se refere especificamente ao sistema AEW&C da USAF? Tinha para mim que essa sigla era específica da USAF para designar a sua aeronave AEW&C.
E que essa , AEW&C, seria a sigla genérica para esse tipo de aeronave.

Walfrido Strobel

Sim, vc está correto, mas muita gente usa o designativo AWACS para todas as aeronaves, o mais correto é mesmo AEW&C.

Sérgio Santana

Eu já havia usado “AEW&C” no subtítulo do livro publicado em 2014, então quis variar, também aproveitando a popularidade do termo “AWACS”, que curiosamente resume a essência do conceito antes mesmo que fosse inventado numa concorrência da USAF que resultou no E-3.

Sérgio Santana

Sim, correto. São duas siglas para as mesmas funções e “AWACS” é a mais popular delas…

Rommelqe

Prezado Sergio, realmente é um tema fascinante. PARABÉNS. Vou ler. Obrigado por compartilhar esse conhecimento. Abraços.