Embraer E-Jets

Embraer E-Jets

Segundo matéria de hoje do UOL Economia, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), cidade-sede da Embraer, é contrário à venda do setor de Aviação Comercial à Boeing e quer uma saída diferente e polêmica: a reestatização da empresa – privatizada na década de 1990.

Segundo Herbert Claros, diretor da entidade, essa seria a melhor alternativa para o futuro da empresa.

“Outras grandes empresas do ramo são estatais, como na Rússia e na China. Isso daria uma garantia maior de sustentabilidade à Embraer”, disse.

Para o sindicalista, o governo poderia comprar a Embraer de volta pagando os mesmos US$ 3,8 bilhões oferecidos pela Boeing.

No entanto, ele não soube dizer de onde sairia esse dinheiro, já que o governo tenta cortar gastos para equilibrar as contas públicas.

Outra sugestão do sindicato é a realização de um plebiscito popular para decidir sobre a venda da Embraer à Boeing. Segundo Claros, essa seria uma maneira mais justa de decidir sobre o assunto. “O povo deveria representar a União”.

Defendemos que o Brasil pense como potência, e não como colônia. Temos de acreditar no nosso potencial.

Herbert Claros, do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

Leia a matéria completa no UOL Economia, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

121 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Não entendo disso, mas na minha opinião de leigo, jamais faria o que estão fazendo. Deixa ela do jeito que está agora!

Gustavo

sim , “reestatizar” seria um erro, mas entrega-la para a boeing é um erro muito maior.
Veja o vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=g6Y8VJJy6KM

Kommander

Exatamente! A Embraer não deve ser vendida e tampouco privatizada! Quem pensa em reestatizar deve ser louco.

Kommander

Tampouco reestatizada.*

SmokingSnake ?

A Embraer é a terceira maior fabricante de aviões do mundo, a frente dessas da china e da russia que eles colocam como exemplo, para ver o nível de loucura desses sindicalistas!!

Sergio Peixoto

Coisas de SINDICALISTAS…..

Manock

Verdade. São tão loucos quanto os franceses que estatizaram um estaleiro pra impedir que caísse em mão italianas.

HMS TIRELESS

Aquilo foi uma medida pontual! Reestatize a EMBRAER e ela vai se tornar um antro de paternalismo, ineficiência e corrupção. Não vai mais projetar algo que preste e ficará pendurada no tesouro para vender um avião para uma empresa pequena da Bolívia.

Ricardo Luiz Cabral Lopes

Vai virar cabide de emprego desses partidos políticos que dividirão a Embraer em lotes partidários.

JT8D

Só faltou você comparar a situação socioeconômicada França e a do Brasil

Alex II

A diferença não é muita, um é a quinta economia do mundo e a outra a nona. Já foi a sexta, tem poucos anos.

RENATO

Amigão, Airbus se juntou com a Bombardier, este estão única que batia de frente com a Embraer no setor. Agora a concorrência está bem mais pesada. E para completar a Boeing também quer entrar no setor e quer se aliar a Embraer. Isso é bom. Ruim é a Embraer ficar sozinha contra Airbus e Boeing. Aí daqui uns dias a Embraer perde mercado e talvez até não consiga mais sobreviver no setor. E aí????esses 3,8 vi, viram 0. Parcerias são ótimas o mundo todo faz. Por causas de pensamentos estatizante que Venezuela não tem nem papel higiênico, as empresas que… Read more »

Otavio Costa

Se não conhece sobre o assunto não deveria dar opinião.

Humberto

Tudo errado. De onde sai o dinheiro? Vão passar o chapéu entre os sindicatos ou usar o dinheiro do imposto sindical para isto? D Ú V I D O. Fazer bondade com dinheiro dos outros é fácil. Não precisa de plebiscito, as ações estão no mercado, eles como sindicatos, deveriam ter pressionado os governos anteriores (em tese mais perto dos sindicatos) para manter ações dentro do braço do governo (BNDS, BB, Fundos de pensão), mas não fizeram nada, agora vem com mimimi. Este Governo, querendo ou não são os representantes legítimo do povo, pois foram eleitos pelo povo, podem falar… Read more »

Doug385

A bem da verdade, as ações da Embraer foram pulverizadas justamente no governo daquele que tanto favoreceu esses sindicatos, a saber, o atual presidiário.

Kublaican

Quem? O traficante construtor de aeroportos com dinheiro público em terras de parentes? Denunciado na lista da Odebrecht. E de ter contas na Suiça junto com uma irmã horrorosa.

João Adaime

Eu não entendo bem dessas coisas, mas estatizar seria a Empresa ser adquirida por algum estado?
Se for isso, caso o Rio de Janeiro, por exemplo, compre a Embraer, acredito que ela seja transferida para o Rio de Janeiro.
Neste caso, qual teria sido o ganho do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos?

Tomcat4.0

Seria ela voltar a ser totalmente do governo federal como Petrobrás.

João Adaime

Prezado Tomcat4.0
Eu estou sendo irônico. kkkkk
Abraço

PS: se ela não tivesse sido privatizada, hoje estaria fechada ou dando prejuízo e fazendo manutenção de Bandeirante e Brasília. Com 10.000 funcionários, 50 diretorias e por aí vai….

Tomcat4.0

Rs, verdade!!!kkk
Sds

Humberto

Só um pouco de preciosismo, a Petrobras não é totalmente do governo federal. A União possui pouco mais de 50% das ações ordinárias (ON = direito de voto) e não tem ações preferencias (PN).
Se não me falha a memória, a União possui menos que 30% das ações totais.

Vitor Rodrigues

Uai! Se tem só isso como é que os políticos conseguem roubar tanto dela?

Tomcat4.0

Meu caro Humberto ,sei deste tipo de sistema de empresa mixta com controle por parte do governo ,ações na bolsa etc, pois trabalho em uma(COPASA) aqui em MG.

Sds.

Acastro

O “Camarada” citou apenas a China e a Russia, “Ótimos exemplos de Democracia e livre comercio” Hoje sou totalmente contra os Sindicatos que temos ai, e a escoria do Pais, não fazem nada de produtivo, vivem para sugar o trabalhador e garantir o quinhão deles próprios.

Overandout

Tem que dar um prêmio de burrice a quem tem uma ideia dessas,

Nico 88

Deixemos de lado o ódio e a esquizofrenia ideológica. A Embraer nasceu estatal. É uma empresa estratégia ao país e a nossa defesa. Jamais poderia ter sido privatizada e muito menos ter sido doada a Boeing. Criminoso esse tipo de atitude. Independente de quem a defenda, essa tese é correta.

Humberto

Mais ou menos ne? Se continuasse estatal, difícil imaginar ela como uma empresa como é hoje. É só ver a qualidade dos serviços prestados pelo Estado. É melhor ter uma estatal deficitária, que não traz retorno a sociedade só para dizer que é nossa? No mais, se a sua lógica fosse verdadeira, você acredita que teríamos os serviços de telefonia que temos hoje? Sou do tempo que tinha pagar uma pequena fortuna para ter uma linha fixa e tinha que pagar também a taxa de ativação dos celulares. E mais, você acredita tanto assim na eficiência do Estado que utiliza… Read more »

Diogo Prado

Boing – Privada
Lockheed – Privada
Saab – Privada
Dassault – Privada (de uma unica familia ainda por cima)

Mas na Bananea, os Bananeos que nao gostam de trabalhar e ter milhares de beneficios que estao SEEERRRTOs. isso ai

Edu Hempel

Desculpe pela ignorancia Diogo, mas as companias citadas acima como privatizadas nao teriam como proprietarios cidadoes do pais de origem da empresa? Por mais que essas empresas sejam privadas, nao haveria um plano governamental de protecao a tais companias de modo que este tenha um certo “controle” a estas empresas, mesmo que privatizadas? Pois acredito que as empresas destacadas acima ditadas sao super importantes ao pais de origem.

Diogo Prado

Abre uma conta numa corretora que possa negocia papéis em Down Jones que você aqui em Bananea tambem pode ser proprietário de parte da Boeing. Bastar ter money. E acho que lá, assim como aqui, só a parte de defesa que jamais seria tocada. Cara, e no mais, o Brasil tem que diminuir essa burocracia, corrupção, altos impostos, justiça trabalhista do inferno. Melhorando o custo Brasil, é capaz da Boeing utilizar mais as instalações aqui para baratear seus produtos

Luis Fernando Curvo

Estas empresas tem ações negociadas em Bolsa de Valores , a qualquer cidadão de qualquer país, com quem mantenham relações comerciais, é permitido comprar . Nós como brasileiros , podemos comprar ações destas empresas, existem corretoras de valores que fazem isto de forma perfeitamente legal.

Rui Palmeira

esqueceu AIRBUS, 85% privada, 10% estado alemão, 11% frança e 4% espanha… alem de que golden share não existe

Jonh Doe

A Embraer estatal não teria sobrevivido aos anos 90. Aí ao invés de dar milhares de empregos às famílias da região, e trazer dividendos para o Brasil nos últimos 20 anos, teríamos um conjunto de prédios q não serviriam pra nada às margens da pista do aeroporto.

Everton Matheus

Esses Sindicatos tão perdendo a bocada. Jaja acabam.

Carlito

Que Deus te ouça!

Carlito

Se ao invés de bancar o luxo e as aventuras políticas de meia dúzia de cumpanhêros os sindicatos tivessem investido o dinheiro que ̶r̶o̶u̶b̶a̶r̶a̶m̶ arrecadaram dos trabalhadores por todos estes anos através da contribuição sindical em ações de empresas como a Embraer, eles teriam uma cadeira no conselho e poderiam participar de forma ativa das decisões da empresa.

Bogaz

Essa proposta ganhou o troféu do ano de idéia de girico…e olha que no Brasil esse prêmio é bem disputado.
“Vamos salvar a Embraer voltando a estatização que quase a condenou e ainda por cima nos moldes da Rússia e China que tem não possuem indústria aeronaútica de aviões comercias significativa”..brilhante idéia! os acionistas vão adorar ter os investimentos confiscados! Sem falar que precisaríamos de um ditador pra fazer isso.
Só rindo mesmo!

Adelino

será que a Lockeed Martin Corporation tem algo haver com isso? nesse mundo de negócios não duvido nada! kkkkkkkkk.

CignusRJ

Mais fácil a Airbus/bombardier. Eles sim seriam os que mais tem a perder.
A LM não compete com a boing/Embraer neste mercado.

Mauricio R.

Não existe isso de “Airbus/Bombardier”, a Airbus não comprou a Bombardier, nem assumiu seu controle acionário, comprou tão somente 50,01% do produto “C Series” atual A-220.

Ronaldo de souza gonçalves

Tem que estatizar sim a Boeing pagou uma mixaria de uma empresa que foi criada com o dinheiro do contribuinte Brasileiro e é a Espinha dorçal das forças armadas principalmente da FAB e MB.Que tem um contrato de transferência do grispen que será perdido. Os srs. vão ver que essa venda atrapalhará nos planos de defesa.

Diogo Prado

Nada de defesa será vendido, deixe de ser bananeo acomodado e procure se informar melhor

Rinaldo Nery

¨grispen¨…. Ai

Junior Marchi

Cel no grispen comecei a rir tanto que não consegui ler a’t o fim.

Marcelo

Pior foi o Dorçal….

Everton Matheus

e ele até me deixa otimista falando que a Boeing já pagou kkk

Vitor Rodrigues

Grispen? Tá resfriado? Saúde!!!

Marcos R.

Se ainda fosse estatal hoje teria o porte de uma Fadea… Se já não tivesse fechado as portas!

Tomcat4.0

Estou ainda buscando desacreditar que li o que está nesta matéria. Estatizar novamente ?
Mais cabide de empregos pro governo mamar e destruir a empresa?
Obrigado mas vai rolar não, melhor deixar como está mesmo, sem a Boeing é claro !!!

SmokingSnake ?

Tinham que mandar era esses sindicatos devolverem o dinheiro que sugaram por décadas dos trabalhadores sem o consentimento.

Bizarro como esse pessoal fica disposto a gastar todos esses bilhões de reais para comprar e estatizar a empresa, o que seria um retrocesso, mas nunca estão dispostos a gastar isso em encomendas de aeronaves militares da Embraer que é onde todo mundo ganharia.

Rinaldo Nery

Se Ciro, Marina, Boulos, ou Haddad ganharem a eleição (Deus me livre!), pode ser que essa asneira vingue.

Rui chapéu

O bom é que o nosso próximo presidente falou que vai é vender quase tudo que hoje é estatal.

É por isso que vou votar nele.

Melhor Jair se acostumando sem verbas sindicatos….

Lara

Nossa, esse próximo presidente deve resolver tudo na caneta. Ele falou e acontece.

Doug385

Na verdade a gente já teve um presidente que tirou milhões da pobreza com uma simples canetada. Não seria nada novo.

Alex II

Posso fazer propaganda politica aqui também?

Antonio

Eu li que o Presidente da Câmara afirmou que a venda terá de ser aprovada pelo Congresso.
Acho que a venda subiu no telhado.

HMS TIRELESS

Eu sou contra essa Join Venture com a Boeing na forma que está posta mas Re-estatizar a empresa seria um remédio ainda pior! De uma empresa inovadora e competitiva a Embraer passaria a ser paternalista, ineficiente e principalmente corrupta visto que estaria sujeita aos caprichos do grupo político de turno no poder. Agora de doer no fígado foi ele apontar como exemplos China e Rússia, o que mostra que apesar de ser sindicalista está muito mal informado. O melhor para a EMBRAER é permanecer como está, sem Join Venture com a Boeing e sem ser reestatizada. Deixa a Airbus se… Read more »

nonato

Isso mesmo.
O que o sindicato quer o governo pode fazer.
Vetar a venda.

Tomcat4.0

Isso, isso, isso !!!

Alessandro

HMS TIRELESS 20 de agosto de 2018 at 15:07

concordo em 100% com vc, tbm sou contra essa join Venture pois é claramente prejudicial a Embraer, mas reestatizar ? essa ideia só poderia vim mesmo desses esquerdop@tas que tomaram conta dos sindicatos, estão desesperados pois estão perdendo sua boquinha, então partiram pra essa tática, reestatizar tudo oq puderem pra colocar a cumpanhêrada

Vanessa Cioffi

Alessandro

Ok, você é contra a JV

Qual a sua sugestão para a Embraer continuar lider no segmento com um entrante tão superior ?? (Airbus e futuramente a Boeing irá entrar no segmento)

João Adaime

Embraer + Saab
É caso pra se pensar

Breternitz Vivaldo Jose

E mais umas boquinhas para os cumpanhero….

Wagner Guimarães

A Embraer jamais deve voltar às mãos do Estado. Não existe esta patifaria de “ain, é estratégica”, isso é conversa de gente que quer mamar nas tetas estatais. Não existe nada que o Estado faça, que a iniciativa privada não faça melhor; num momento em que nossas contas públicas estão em frangalhos, mais uma estatal para ser incluída entre as outras 144 que nós temos é um gasto desnecessário, temos gastos mais urgentes e básicos para pagar. Coloquem a Embraer nas mãos do Estado (governo) e em três anos a sociedade estará recebendo a conta desta aventura, especialmente com maiores… Read more »

Leandro Costa

Ao invés de choramingarem pelo negócio, por que então não fomentam a criação de outras empresas aeroespaciais que possam, com o tempo, preencher essa lacuna e criarem uma competição saudável dentro do país? Mas essas ações de longo prazo ninguém quer saber…

Mauricio R.

Arre égua, até que enfim alguém que pensa o certo!!!!
“Só pode se for Embraer”, nunca mais!!!!

nonato

Como é? Já temos uma grande empresa.
Aí você sugere que seja entregue a Boeing e nós vamos tentar aos trancos e barrancos criar outras novas empresas?
A Bombardier, que não é nenhuma novata, se estrepou
O governo brasileiro deu o pontapé inicial, deu certo.
Você sugere novas aventuras para que se por um acaso dêem certo, serem vendidas novamente?
Mais simples vetar.
A Golden Share é legítima e foi aceita na época da privatização.
A Golden Share tem mais poder do que as outras ações no caso de venda.

Carlito

De fato, tal iniciativa já existe. A prefeitura de São João da Boa Vista criou um polo industrial aeroespacial, e hoje há quatro fábricas instaladas no município. A maior e mais conhecida delas é a Octans (antiga Inpaer), que se prepara para lançar um aparelho certificado visando o mercado externo (até então, as aeronaves produzidas pela empresa se enquadravam na categoria “experimental”). A cereja do bolo foi a implementação do curso de engenharia aeronáutica na cidade pela Unesp.

Há vida fora da Embraer.

nonato

Que se multipliquem outras empresas.
Por enquanto, não passam de apostas.
Enquanto a Embraer é a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo.
Não é porque vez por outra aparece uma empresa, várias das quais quebram, que devamos abrir mão da Embraer.
Até porque o mercado não comporta dezenas de empresas.
Com a Embraer mantendo-se independente, essas outras empresas poderão inciusive prestar serviços a Embraer…

Nico 88

Até concordo que não se busque estatizar a empresa dado ao histórico recente de aparelhamento político e roubo desenfreado nas estatais. Os argumentos expostos foram razoáveis e eu aceito a tese. Discordo no entanto sobre a entrega do controle da empresa para a Boeing. Mesmo a aviação comercial e executiva. Sou contra a desnacionalização de empresas estratégicas do Brasil.

Anderson

Estatizar é o pior cenário, não existe nenhuma empresa de ponta no Brasil que seja Estatal. A EMBRAER praticamente faliu quando era estatal. Cabides de emprego, ineficência e por aí vai.

Acho que o valor negociado nos termos citados estão inferior ao viável e que a EMBRAER tem como conseguir mais. Porém a fusão na área comercial é inevitável.

Carlos

Se nao me engano, quando da privatizacao da EMBRAER a carteira de negocios era apenas uma aeronave!

Athos França

De que a empresa tem medo? Por que empresas da China , Rússia e Japão podem entrar no ramo de aviões comerciais e a Embraer tem que desfazer desta para sobreviver? A Nokia (famosa nos celulares) começou fabricando papeis e posteriormente entrou no ramo de madeiras , e depois cabos e telefones, televisores e celulares. Foi vendida para uma empresa e sumiu. A Embraer poderia fabricar além do aviões comerciais , aviões elétricos , drones e automóveis elétricos e hibridos. Tecnologia e nome no mercado não lhe falta. Pode ser a empresa que criaria um carro genuinamente nacional com um… Read more »

Carlito

Não, a Nokia não sumiu. Simplesmente decidiu concentrar suas atividades no setor de infraestrutura de telecomunicações, sendo uma das empresas líderes mundiais no setor. Algumas empresas gigantes do setor, como a Bell Labs e a Alcatel-Lucent são hoje subsidiárias da Nokia. Outra empresa que tomou um caminho semelhante foi a Ericsson, que deixou de fabricar dispositivos como celulares para se concentrar em infraestrutura, sendo esta hoje, assim como a Nokia, uma das gigantes do setor. Sobre a Embraer, resta apenas lembrar que nenhum negócio foi fechado, apesar de toda a choradeira. E sobre diversificar operações, isso é completamente inviável. os… Read more »

Zorann

Na minha opnião, a fusão é inevitável. . Dito isto, oque impede de se fazer uma negociação? Por que não podemos permitir uma fusão? Olha aí a Airbus, formada por um monte de fabricantes. . É só sentar à mesa e negociar….Quer manter empregos no Brasil? Negocie isto… Uma porcentagem fixa da produção de aeronaves (da empresa resultante) poderia ser obrigatoriamente montada aqui. . Enfim é negociar. . O pessoal é tudo 8 ou 80… com este papinho furado de “empresa estratégica”…. como se uma fusão não pudesse também nos beneficiar. A fusão pode ser excelente…. ou pode ser uma… Read more »

Jacinto

O Ozires Silva escreveu um artigo na Folha de São Paulo denominado “Juntos, somos mais fortes”. O Ozires Silva dispensa apresentações e a opinião dele, em se tratando de Embraer sempre merece respeito – lembrando que respeito não é concordância.

Salomon

Claro, se voltar para as garras do estado acaba a meritocracia, centenas de cargos serão distribuídos por políticos, propinas são distribuídas aos montes, um parafuso de R$ 0,56 vai custar R$ 181,95 etc…

Ozawa

A Embraer não será estatizada por demérito desse modelo, mas pela completa falta de conveniência e oportunidade, as quais todo ato administrativo discricionário se sujeita para satisfação do interesse público.

E ao ensejo, tenho tanta ou mais repulsa a um modelo de governo reacionário, que flerta com o autoritarismo, e resume o comando e controle das engrenagens públicas em palavras de ordem e chavões, representando a caserna de uma forma caricata e estúpida, a um modelo de governo estatizante . . .

Rinaldo Nery

Quem te disse que Bolsonaro é estatizante? Anda lendo muito Carta Capital, Veja, Foice de SP, assistiu ao debate no Roda Viva, Globonews? Representando a caserna de forma caricata? Por que? E você, Japa, sonha em ser militar. Ou não? Você já postou aqui esse desejo.
Vota no Boulos, Ciro ou Marina. Daí você vai ver o resultado. Não só será estatizada, como a camiseta vermelha será o uniforme.

Tomcat4.0

Falou tudo coronel Nery !!!
Brabo é ver pessoas instruídas comprando a ideia destes veículos midiáticos que mencionastes.

Ozawa

Sr. Nery, primeiro, se reler, caso queira, meu comentário com cuidado e atenção, verá que eu não associei Bolsonaro a nada estatizante, e sim estupidificante, é minha opinião, independente de qualquer veículo de mídia, e a reitero. Se ele lhe representa é um direito seu, e o meu dizer e reiterar o que disse sobre ele. Segundo, não expus anteriormente nada do que o senhor a mim atribui ter aspirado. Talvez tenha se confundido quando disse, sim, ter pertencido com muito orgulho e, modéstia à parte, distinção escolar, ao glorioso Colégio Militar do Rio de Janeiro. Hoje pertenço, também com… Read more »

Rinaldo Nery

Já vi que não aprendeu muito no CM. A não ser língua portuguesa.

Ozawa

E, infelizmente, o senhor não aprendeu absolutamente nada do que deveria ter efetivamente aprendido na caserna, nem sequer o respeito às idéias divergentes.

A verdadeira patente de um homem ou uma mulher não está fixada no ombro ou no braço, mas no caráter, e ele revela no agir, no falar e no pensar a verdadeira posição de hierarquia dessa pessoa, a despeito de traços, asas e laços de pano ou metal.

jota ká

Cel com este nível de linguagem? Deve ser fake, ou não se fazem mais cels como os de antigamente! 🙂

Alessandro

esquerdop@tas o ATRASO do Brasil! Depois essa gente tem a santa cara de pau de dizer que são “progressistas”

Vão trabalhar caramba!!

Marcelo Andrade

Cara, essa foi demais, não vou nem comentar!!!! Reestatizar? kkkkkk, a empresa fecha em dois anos!!!

Cada uma , é melhor ler isso do que ser cego!!!

Mas, em um país onde 32% das pessoas votariam em um ex-presidente preso, nada mais me espanta!

Lucas

As pessoas estao preocupadas com o mensageiro que esquecem completamente da mensagem….
Esquecam os preconceitos de “ESTATIZAR” a embraer…
A IDEIA eh uma COMPRA pura e simples…. a empresa tem 18 bi em carteira de vendas e um potencial absurdo… na verdade comprar a embraer por 3.8 bi eh o melhor negocio do mundo.
Por que as pessoas aceitam vender pra boeing mas nao para outro comprador?(no caso o governo)
por manter a Embraer uma empresa BRASILEIRA , eh na verdade uma OTIMA IDEIA!!

JT8D

Porque? Por que o governo vai transformá-la num cabide de empregos para políticos que vão saquea-la como fizeram com a Petrobrás. Mas a Petrobrás tem o monopólio do negócio de combustíveis no Brasil e só por isso não quebrou. A Embraer não tem monopólio nenhum, disputa um mercado com forte concorrência e se não for eficiente quebra ou vira uma Fadea da vida

Vitor Rodrigues

O Governo vai pagar com o quê? Bolsa família? Atendimentos no SUS?

Fabio Nogueira

Ou seja, o sindicalista quer usar o dinheiro dos impostos de todos nós para garantir o emprego dele e da curriola dele. Ah vai lamber sabão. Em que século esse cara vive?

Beto Santos

Me desculpe o meu comentário mas este tipo de notícia nunca deveria ser divulgada pois mostra o que temos de mais e de melhor no Brasil e isso realmente me da uma vergonha de ser brasileiro, um bando que só quer sugar o povo deveria ser cortada completamente a verba pra este tipo de instituição, quer dinheiro vão trabalhar de verdade e de forma a agregar valor ao país.

João Francisco

Bullshit, “jornalista” que não sabe falar sem colar do papel e gaguejando, entrevistando um esquerdopata, nossas universidades estão no LIXO por causa dessa ralé que defende estatismo, não querem perder a bocada, ganham muito e nada produzem, não escrevem livros nem publicam artigos relevantes, são só professores universitários e se bobear nem concurso público fizeram. Olha o sotaque no “professor”, percebe-se que nem sabe falar inglês. O valor da venda da JV da Embraer est´muito bom, o negócio é aprovado pelo Dr. Osires Silva, fundador da Embraer, esses “gênios” pensam que a Embraer vale centenas de bilhões de dólares, o… Read more »

fabio jeffer

HMS TIRELESS
Sua colocação foi perfeita

Nico 88

A grande questão é: o que acrescenta ao Brasil a venda de uma empresa tão importante para a área de defesa a uma empresa estrangeira? Porque vender essa empresa se é lucrativa e justamente agora desenvolveu um cargueiro miltar e fez uma parceria com a saab? O que o Brasil tem a ganhar efetivamente com a venda da Embraer? A título de reflexão. Será que o governo americano iria permitir a venda da boeing a uma empresa não americana? Esses são os questionamentos que temos que fazer. Temos que ser mais pragmáticos. Discursos liberais ou socialistas tendem a ser tomados… Read more »

sergio ribamar ferreira

A empresa deixa de ser estatal. Começa a dar lucro, possui capital, se associa para se beneficiar( visto ser privada) emprega e especializa mão de obra, pois com o tempo necessitará de mais mão de obra, pagará de acordo com a capacidade e determinação de cada funcionário para que algum sindicalista venha com uma proposta de reestatização? prefiro que a empresa entre na falência antes que isto aconteça. Certamente a reestatização é o maior retrocesso para o desenvolvimento de uma empresa, que dirá a estatização ser um retrocesso para o progresso de uma nação. Ideia atrasada, miséria sempre.

Alex II

A questão toda neste “acordo” e nesta “joint venture” (embromação, pura e simples compra do que interessa) , é que o que a Boeing quer levar da Embraer é 58% da empresa, a área civil. Só que esses 58% significam 90% do lucro dela. É logico que os 42% que ficarem, responsáveis por apenas 10% deste lucro, não terão qualquer condição de se manter. E será tudo engulido.

Tem quem goste. Especialmente aquele cidadão que sempre fala em “Brasil acima de tudo” e vai aos EUA bater continência pra Stars & Stripes.

Romp

Boeing, por favor, pega Embraer e leva embora, eu prefiro ver a Embraer vendida do que estatizada por essa praga que empreguinou o Brasil, para fazer mais uma empresa de balcão de negócios, cabide de empregos, indicações políticas, corrupção e depois fazer lavagem cerebral na população com discurso nacionalista. Então aceito tudo menos isso. Leva embora e salva a Embraer desse destino.

Canuto

Sindicato dos metalúrgicos???????
Kkkkkkkkk
Eita lote de chupa sangue……..

ODST

Reestatizar só em caso de a empresa estiver perto de quebrar. No mais, como já disse antes aqui, nenhum dos candidatos com chances reais de vitória pensam em ir para frente com esse acordo com a Boeing. O mais próximo seria o Bolsonaro, mas ele disse que quer manter a GS, só que a tal “parceria” vai pelo caminho contrário, o de justamente acabar com a ação especial.

Ney Jorge Hitos Ferreira

Vão fazer uma matéria sobre o novíssimo avião iraniano? Copia descarada do f5?

Zé Jorge

Devemos nos preocupar com o prejuízo das quase 5.500 câmaras de vereadores do país, isso sim. Possuem um custo fixo de quase 11 bilhões de reais ao ano, mais de dez vezes do lucro líquido da Embraer em 2017. Até 1988, vereador não recebia salário. Diga ao sindicalista pra exigir o fim do fundo partidário, eleitoral etc que custam quase 3 bilhões.

ADLER MEDRADO

Sindicalistas não produzem nada, mas querem ser donos de tudo.

Thiago Telles

Nuts!

André Bueno

Bom estatização não é um negócio exclusivo da esquerda, vide o Brasil “Ame ou deixe-o”. Mas não, não sou estatista. Eventualmente, um modelo estatal sem as amarras [garras!] comumente encontradas poderia não ser tão ruim, livre de indicações e com gestão profissional, apenas com profissionais indicados ao Conselho de forma a observar as boas práticas e interesses do Estado investidor. Interesses no bom andamento da gestão e não dos interesses peçonhentos de grupos partidários e/ou industriais. Mas esse último modelo não existe. Já escrevi isso. Não sou favorável a venda da Embraer mas falta a ela financiamento para suas vendas,… Read more »

Gilson Elano

Espero que não dêem ouvidos aos exploradores modernos das massas trabalhadoras, atualmente conhecidos como sindicalistas, pense em uma raça que me dá nojo.

Laerte Marcelli

Também não fiquei feliz, sigo a Embraer desde a sua inauguração, porém não há saída. A Embraer não conseguiria competir com a Airbus e a Boeng. É questão de poder econômico! Nós brasileiros temos que nos orgulhar dos nossos profissionais, isso sim! Um país de terceiro mundo com tudo contra, conseguiu através de sonhadores, construir uma indústria de ponta que fez a grande Boeng vir até ela pedir penico, mas não se iluda muito! Se a Embraer não fosse com ela, a Boeng rapidamente, com seu estrondoso poder econômico, esfaziaria os talentos da Embraer e a sufocaria com linhas de… Read more »

Otavio Costa

Se não conhece sobre o assunto não deveria dar opinião.A maioria dos que comentaram não são do ramo e estão mal informados. A Embraer já foi estatal e só não falou porque o Governo botou dinheiro. Parem com essa bobeira de segurança nacional pois a Embraer só está no nosso território, os acionistas são estrangeiros. A Embraer não tem mais como captar recursos para investimentos e irá à falência em dez anos. Haverá desemprego mas infelizmente é assim no mundo moderno, quem não faz junções com outras empresas desaparece do mercado. Informem-se mais, a Embraer não é mais brasileira faz… Read more »

romp

Pelo Amor de Deus, qualquer coisa menos estatizar. Boeing por favor leva Embraer embora, mas não deixa transformar mais uma empresa em centro de distribuição de cargos políticos, cabide de emprego, corrupção e depois fazer a lavagem cerebral no povo Brasileiro com propagandas nacionalistas. Prefiro a embraer vendida do que se transformar mais uma empresa corrompida.

Leonardo Araújo

Nova Petrobras.
Piada