Manila, 14 de agosto de 2018 – O embaixador dos EUA nas Filipinas, Sung Y. Kim, entregou um sofisticado sistema de vigilância e reconhecimento no valor de US$ 15,1 milhões para o secretário de Defesa Nacional das Filipinas, Delfin N. Lorenzana, na Base Aérea de Villamor, Pasay City, em 14 de agosto.

O Special Airborne Mission Installation and Response (SABIR) aumentará a conscientização do domínio marítimo das forças armadas filipinas, o comando e controle aéreo, o contraterrorismo e a assistência humanitária e recursos de alívio de desastre (HADR – Humanitarian Assistance and Disaster Relief).

O Embaixador Kim e funcionários do Grupo de Assistência Militar Conjunto dos EUA forneceram o sistema à Força Aérea das Filipinas (PAF) através do financiamento da Maritime Security Initiative (MSI), uma iniciativa dos EUA para construir a capacidade marítima das nações do Sudeste Asiático. O valor total da transferência é de PhP807 milhões (US$ 15,1 milhões), o que inclui o custo de treinamento, instalação e suporte de manutenção, além do próprio equipamento.

O sistema SABIR é um módulo aviônico adaptável para a aeronave C-130 Hercules. O sistema atualiza a aeronave com recursos avançados de comando e controle, comunicações, computador e vigilância e reconhecimento, sem sacrificar a principal função da aeronave como avião de carga.

Este sistema SABIR será operado pela 300th Air Intelligence and Security Wing (300th AISW) da PAF, na Base Aérea de Benito Ebuen, Mactan. A 300th AISW fornece à PAF recursos de inteligência, vigilância e reconhecimento em tempo quase real, tanto em aeronaves tripuladas quanto não tripuladas, incluindo o sistema SABIR, o sistema aéreo não tripulado Scan Eagle e os aviões C-208, todos doados pelo governo dos Estados Unidos no ano passado. A 300th AISW foi atualizada de um Grupo para Ala, em fevereiro de 2018, para atender às crescentes exigências de novas plataformas e equipamentos que chegam de programas financiados por doações dos EUA, como o MSI.

Os Estados Unidos, como antigo amigo, parceiro e aliado das Filipinas, continuam apoiando as Forças Armadas das Filipinas (AFP) por meio de assistência a subsídios e aceleraram as vendas de armas e munições para ajudar tanto a modernização da FAP a longo prazo quanto aos objetivos e requisitos urgentes de contraterrorismo e HADR.

Radar Elta ELM-2022 ML no lado direito do C-130T da PAF
Radar Elta ELM-2022 ML no lado direito do C-130T da PAF
Sensor Wescam MX-15 EO/IR no lado esquerdo do C-130T da PAF
Sensor Wescam MX-15 EO/IR no lado esquerdo do C-130T da PAF

FONTE: U.S. Embassy in the Philippines

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Walfrido Strobel

Por 15 milhões de dólares os EUA entregam um C-130 revitalizado e equipado para vigilancia marítima com bom radar israelense Elta ELM-2022 ML e sensor com camera de alta resolução Wescam MX-15 EO/IR, assim fica difícil concorrer.

Walfrido Strobel

Uma correção, 15 mi é o equipamento de vigilancia marítima, o avião foi doado em 2015, é um C-130T que se trata de um C-130H fabricado em 1984 e convertido para reabastecimento aéreo para os USMC e agora retirado estão sendo doados a países “amigos”.
Por este “amigos” entendam como paises que tem disputas com a China, uma forma de cutucar o Dragão.
. http://maxdefense.blogspot.com/2015/01/more-on-philippine-air-force-c-130t.html

Bueno

Vendo esta foto fico pensando na plataforma KC390 a flexibilidade de atualizações e verões que poderão ter.

BMIKE

Pouco a pouco a corda vai estrangulado a China. Agora, cercada de inimigos e a torneira do dinheiro sendo fechada… Novamente o império Chinês cai.

Antonio

Acabei de ler notícia de que as Filipinas querem comprar submarinos russos e Duterte falou que nem liga para as ameaças americanas.
E outra. A China já fornece material militar leve para as Filipinas há algum tempo.

Walfrido Strobel

Isso é só uma forma de cutucar o Dragão com um palito de dentes, as Filipinas não tem ou terão condições de enfrentar a China.

Renato B.

Isso é negócio, ganharam o avião, agora pagaram o equipamento e certamente vão pagar o treinamento e manutenção. Atende os interesses geopolíticos, o que é lindo. Mas também garante a grana entrado. Equipamento de defesa, um eufemismo para armamento, é um grande negócio.

Walfrido Strobel

O SABIR é um sistema que mexe muito pouco na aeronave, é um sistema que cabe em um palet com um console de um lado para o sensor com camera e nova porta com janela bolha e cadeira do observador e do outro lado outro console do operador de radar com radar fixado e nova oorta com cadeira do observador e janela bolha.
Basta ser conectado a fonte de energia capaz de sustentar os sensores, radar e consoles, pode ser adaptado a qualquer cargueiro por ser montado em palet padrão com a substituição das portas.
. https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSSDyG8qpIAosILVG-4Ca57djbO2VIm6ZR2KiSgMcsOh4TGFDuq

carvalho2008

Gosto de equipamento assim, que permitam a multifuncionalidade

Washington Menezes

??????BMIKE???????????? BMIKE ????????? BMIKE ????????

João Bosco

Interessante as adaptações simples feitas no C-130T para esse tipo de operação. Gostaria de ver, um dia quem sabe, um KC-390 com uma dessas plataformas.

Topol

Chineses precisam se apressar e instalar logo aqueles S-400 nas ilhas artificiais e que sabe alguns DF-21 também, só para aumentar o perímetro defensivo

Carlos Henrique Valente Campos

quem sabe o KC 390 venha substituir os P3, não sei qual o pensamento das Filipinas, tendo a China roubado parte de mar Territorial, eu ia para uma um ataque com tudo para cima daquelas ilhas artificiais, “a mais a China vai vencer uma possivel guerra” não é uma guerra é só tirar um invasor que acha que pode fazer o que quer no quintal dos outros, ninguém vai ficar do lado dos chineses, dava até para cutucar mais a china impedido o país de receber minerio de ferro e petróleo por uns dias. Filipnas, Tailandia, Vietnã, Malasia bando de… Read more »

Delfim

É desperdício usar cargueiros para outras tarefas que não transportar carga.

Carvalho2008

Não é bem assim

Quando o bicho pega você usa até colher e bombril

Até missão de bombeiros vc faz

Carlos Alberto Soares

Bom e barato em todos os sentidos.

carvalho2008

ou ainda…de bombardeiro

comment image

carvalho2008
Carlos Alberto Soares

Não há anv específico para essa e outras atividades, vide?
P 3
P 8
ATR
Spartan
G 550
Global Bombardier
Etc…..

Cada uma……

Wellington Góes

Quero ver na hora que começarem operar esse bichano. Para esta função, um Sherpa dava conta e por uma fração do valor.