Home Aviação Militar SkyGuardian, primeiro drone a fazer a travessia transatlântica

SkyGuardian, primeiro drone a fazer a travessia transatlântica

3997
14
General Atomics (GA-ASI) MQ-9B SkyGuardian
General Atomics (GA-ASI) MQ-9B SkyGuardian

Na noite de quarta-feira da semana passada, o protótipo General Atomics (GA-ASI) MQ-9B SkyGuardian pousou na base RAF Fairford na Inglaterra a fim de comparecer ao Royal International Air Tattoo.

Decolou dos EUA, da base Grand Forks AFB na Dakota do Norte 24 horas e dois minutos antes, realizando o primeiro voo transatlântico por um drone.

O controle do MQ-9B durante todo o voo foi realizado por uma Estação de Controle de Solo (GCS) em Grand Forks através do link de satélite Ku-band da aeronave, com duas equipes realizando turnos de 12 horas.

Um link de satélite de backup Inmarsat também foi montado para o voo, e um GCS de linha de visada foi estabelecido em Fairford para fornecer um backup para recuperação, bem como para assumir o controle da aeronave no solo na base inglesa, uma vez que ele tivesse parado na pista.

Cruzando a 27.000 pés (8.235 metros) de altitude, o MQ-9B voou para o nordeste de Grand Forks sobre o Canadá, então contornou o sul da Irlanda enquanto se aproximava do Reino Unido, passando por Aberporth no País de Gales.

O drone foi colocado em uma órbita de 9.000 pés por cerca de duas horas antes de aterrissar em Fairford. Após o show, o MQ-9B será transferido de volta para os EUA por um avião cargueiro.

14
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
7 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
14 Comment authors
Bruno Vinícius CampestriniIvanToramaAerokickerTadeu Mendes Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Eduardo von Tongel
Visitante
Eduardo von Tongel

Essa geração atual de aeronaves tripuladas será a última, daqui pra frente só drones. Em 30 anos eles é que serão a realidade.

TJLopes
Visitante
TJLopes

Disseram a mesma coisa nos anos 50.

Felipe Silva
Visitante
Felipe Silva

Sim. Quando a tecnologia ainda não estava madura.

DOUGLAS TARGINO
Visitante
DOUGLAS TARGINO

Quer comparar hoje com 70 anos atrás? A tendencia são os países terem mais drones e menos caças com pilotos.

Roberto F. Santana
Visitante
Roberto F. Santana

Vai chegar o dia em que o sujeito vai entrar num avião de passageiros, e não vai ter piloto, talvez, alguns comissários com ‘noções básicas e muito elementares de pilotagem’.
A Malaysia Airliners com certeza vai ser a primeira a encomendar esses aviões.

GripenBR
Visitante
GripenBR

Pode me chamar de conservador, más eu não entro neste avião profético ai não! Talvez a próxima geração não se importe.

Bille
Visitante
Bille

Esse é um dos problemas desta tecnologia: tirar o elemento humano e encher de passageiros. Embora as aeronaves hoje voem praticamente autônomas, tirar o piloto tem um efeito psicológico sobre os passageiros muito forte, e por isso ainda estão em estudando de que forma devem fazer isso.

Deve começar com cargueiros, acumular um bom número de horas de voo, depois pra transportes militares, e talvez depois pra aviação regular…

Torama
Visitante
Torama

Concordo, Bille. Duvido que comecem uma operação em larga escala diretamente com aviões repletos de passageiros…
Até haver mais confiabilidade sobre a tecnologia – e dissipar o efeito psicológico negativo – é mais provável que o processo se inicie com cargas e aeronaves menores, aumentando gradativamente, até chegar nos grandes aviões de passageiros, daqui a vários anos ainda.

Tallguiese
Visitante
Tallguiese

Avião sem piloto? A vida está perdendo a graça! Custou tanto para o homem chegar aos ceus, era um sonho poder voar. É agora querem tirar as asas do homem. Acabou a graça vamos para o espaço logo então é criar naves gigantescas colocar tripulação é um capitão e explorar o sistema solar. Aí a graça de viver volta.

Delfim
Visitante
Delfim

Metrô não precisa de maquinista mas tem. Ninguém curte a idéia de entrar em um trem-fantasma.
CEO de fabricantes de aeronaves defendem a idéia mas voam de jatinho executivo com piloto.

Ivan
Visitante
Ivan

Piloto e copiloto…
…que os CEOs não são ‘bestas’.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Voo transatlantico sem REVO…..wow. Que motor economico. Talvez um tailwing tambem possa ter ajudado na economia de combustivel.

Muito interessante ver a desconfianca que muitos sentem com o continuo progresso dessa nova tecnologia. A era dos Drones autonomos vai se materializando rapidamente e paulatinamente vai substituir o homen e varias atividades repetitivas e exaustivas

Aerokicker
Visitante
Aerokicker

Quanta choradeira.

Aviões tripulados continuarão existindo ainda, e o homem continuará pilotando máquinas voadoras por muito tempo ainda. Drones são ótimas armas para determinadas tarefas, mas ainda não são melhores que o ser humano para tomar decisões.

Esses cenários distópicos de Terminator são apenas isso: distopia.

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante

Eu entraria em uma aeronave comercial não-tripulada com menos receio do que entro em uma com piloto e copiloto. Para se ter ideia, segundo a Boeing, 80% dos acidentes envolvendo a aviação comercial ocorrem por culpa do piloto.