General Atomics (GA-ASI) MQ-9B SkyGuardian

General Atomics (GA-ASI) MQ-9B SkyGuardian

General Atomics (GA-ASI) MQ-9B SkyGuardian
General Atomics (GA-ASI) MQ-9B SkyGuardian

Na noite de quarta-feira da semana passada, o protótipo General Atomics (GA-ASI) MQ-9B SkyGuardian pousou na base RAF Fairford na Inglaterra a fim de comparecer ao Royal International Air Tattoo.

Decolou dos EUA, da base Grand Forks AFB na Dakota do Norte 24 horas e dois minutos antes, realizando o primeiro voo transatlântico por um drone.

O controle do MQ-9B durante todo o voo foi realizado por uma Estação de Controle de Solo (GCS) em Grand Forks através do link de satélite Ku-band da aeronave, com duas equipes realizando turnos de 12 horas.

Um link de satélite de backup Inmarsat também foi montado para o voo, e um GCS de linha de visada foi estabelecido em Fairford para fornecer um backup para recuperação, bem como para assumir o controle da aeronave no solo na base inglesa, uma vez que ele tivesse parado na pista.

Cruzando a 27.000 pés (8.235 metros) de altitude, o MQ-9B voou para o nordeste de Grand Forks sobre o Canadá, então contornou o sul da Irlanda enquanto se aproximava do Reino Unido, passando por Aberporth no País de Gales.

O drone foi colocado em uma órbita de 9.000 pés por cerca de duas horas antes de aterrissar em Fairford. Após o show, o MQ-9B será transferido de volta para os EUA por um avião cargueiro.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo von Tongel

Essa geração atual de aeronaves tripuladas será a última, daqui pra frente só drones. Em 30 anos eles é que serão a realidade.

TJLopes

Disseram a mesma coisa nos anos 50.

Felipe Silva

Sim. Quando a tecnologia ainda não estava madura.

DOUGLAS TARGINO

Quer comparar hoje com 70 anos atrás? A tendencia são os países terem mais drones e menos caças com pilotos.

GripenBR

Pode me chamar de conservador, más eu não entro neste avião profético ai não! Talvez a próxima geração não se importe.

Bille

Esse é um dos problemas desta tecnologia: tirar o elemento humano e encher de passageiros. Embora as aeronaves hoje voem praticamente autônomas, tirar o piloto tem um efeito psicológico sobre os passageiros muito forte, e por isso ainda estão em estudando de que forma devem fazer isso.

Deve começar com cargueiros, acumular um bom número de horas de voo, depois pra transportes militares, e talvez depois pra aviação regular…

Torama

Concordo, Bille. Duvido que comecem uma operação em larga escala diretamente com aviões repletos de passageiros…
Até haver mais confiabilidade sobre a tecnologia – e dissipar o efeito psicológico negativo – é mais provável que o processo se inicie com cargas e aeronaves menores, aumentando gradativamente, até chegar nos grandes aviões de passageiros, daqui a vários anos ainda.

Tallguiese

Avião sem piloto? A vida está perdendo a graça! Custou tanto para o homem chegar aos ceus, era um sonho poder voar. É agora querem tirar as asas do homem. Acabou a graça vamos para o espaço logo então é criar naves gigantescas colocar tripulação é um capitão e explorar o sistema solar. Aí a graça de viver volta.

Delfim

Metrô não precisa de maquinista mas tem. Ninguém curte a idéia de entrar em um trem-fantasma.
CEO de fabricantes de aeronaves defendem a idéia mas voam de jatinho executivo com piloto.

Ivan

Piloto e copiloto…
…que os CEOs não são ‘bestas’.

Tadeu Mendes

Voo transatlantico sem REVO…..wow. Que motor economico. Talvez um tailwing tambem possa ter ajudado na economia de combustivel.

Muito interessante ver a desconfianca que muitos sentem com o continuo progresso dessa nova tecnologia. A era dos Drones autonomos vai se materializando rapidamente e paulatinamente vai substituir o homen e varias atividades repetitivas e exaustivas

Aerokicker

Quanta choradeira.

Aviões tripulados continuarão existindo ainda, e o homem continuará pilotando máquinas voadoras por muito tempo ainda. Drones são ótimas armas para determinadas tarefas, mas ainda não são melhores que o ser humano para tomar decisões.

Esses cenários distópicos de Terminator são apenas isso: distopia.