Conceito do caça Tempest

Mockup do caça Tempest

Governo vai gastar 2 bilhões de libras para desenvolver aeronaves entre hoje e 2025

O secretário de Defesa do Reino Unido, Gavin Williamson, revelou planos para um novo jato de combate da RAF, o Tempest, que eventualmente substituirá o Eurofighter Typhoon.

Falando no show aéreo de Farnborough, Williamson revelou um modelo do jato de combate de sexta geração que o Ministério da Defesa (MoD) espera emergir de sua nova estratégia aérea de combate, projetada para manter o status do Reino Unido no chamado “primeiro nível” (Tier 1) de poder militar após o Brexit.

“Esta é uma estratégia para manter o controle do ar, tanto em localmente como no exterior, para permanecer um líder global no setor”, disse Williamson.

Ele disse que queria que o Tempest estivesse voando ao lado da atual frota de Typhoons e dos F-35s fabricados nos EUA até 2035.

O governo disse que gastaria 2 bilhões de libras esterlinas para desenvolver a aeronave entre agora e 2025, usando dinheiro reservado em 2015 para as futuras tecnologias de combate aéreo.

O jato será potencialmente capaz de operar de forma não tripulada, de acordo com os planos divulgados pelo MoD, e terá a próxima geração de tecnologia a bordo, projetada para lidar com as ameaças modernas.

Isso incluirá a tecnologia de “enxames” que usa inteligência artificial e aprendizado de máquina para atingir seus alvos, bem como armas de energia dirigida (DEW), que usam feixes concentrados de energia de laser, microondas ou feixe de partículas para causar danos.

O Tempest será construído por um consórcio composto pela empresa britânica de defesa BAE Systems, pela fabricante de motores Rolls-Royce, pela empresa aeroespacial italiana Leonardo e pela fabricante de mísseis pan-europeia MBDA.

No entanto, não haverá confirmação da falange dos fornecedores necessários para a construção do jato até 2025, com capacidade operacional que deverá seguir uma década depois disso.

Williamson disse que a estratégia aérea de combate do governo ajudaria a garantir que o Reino Unido fosse um líder mundial no setor aéreo de combate, que apoia 18.000 empregos no Reino Unido.

“A indústria britânica de defesa é um grande contribuinte para a prosperidade do Reino Unido, criando milhares de empregos em um setor próspero de manufatura avançada e gerando uma capacidade soberana do Reino Unido que é a melhor do mundo”, disse ele.

FONTE: The Guardian

Subscribe
Notify of
guest

179 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ECosta

Interessante como os europeus estão desunidos com relação ao caça de 5ª e 6ª geração.
França e Alemanha de um lado, Britânicos do outro, Itália e Espanha e outros também com F35.
Não vi onde a SAAB entra nisso com os Britânicos.

Off-topic:
Por que no nordeste não possui caças supersônicos ? Qual seria o tempo de reação no caso do sequestro de um avião a jato em voo no nordeste ?

Sérgio Santana

Boa pergunta, ECosta…Como morador da região também me pergunto isso…Com a palavra algum fabiano…

Fabiano WVJ

Ter seu nome confundido com quem prega o socialismo dos meios de produção na mão do povo é difícil, viu. Não acho mesmo que seja a melhor forma de gerir um negócio qualquer.
Mas, por Deus, o que tem a ver a falta de caças no NE com os governos de Dilma e Lula?

Carlito

Creio que quando o colega escreveu “fabiano”, referiu-se a algum dos comentaristas que frequentam este espaço que pertencem ou pertenceram à FAB, e não a “socialistas fabianos”. Ao menos foi isso que pude interpretar de seu comentário…

Antonio

O problema é que a internet tornou-se um ambiente propício para pessoas escreverem o que bem entendem, mesmo que sua fonte de pesquisa seja o Google. Daí, encontramos essas pérolas.

Rui Chapéu

eioaioehaioehiohaea

desculpa mas eu ri da confusão.

Já é caso pra ir no médico essa perseguição ai eahoeiahaeiheaeoiea

Walfrido Strobel

A FAB promoveu uma desativação de sua estrutura no nordeste, estão inativas a BAFZ, BARF, BASV e PAMA-RF.
Hoje o que sobrou está concentrado em Natal, é uma única ALA operando em todo o Nordeste, eu até comentava com colegas de turma que achaba que haveria alguma movimentação por parte dos políticos e imprensa contra esta desativação, mas não houve nada, preocupados com seus ganhos pessoais nem notaram o desmanche da FAB no Nordeste.

Augusto L

Graças a Deus, sem politicagem na decisão da FAB de otimizar os gastos.

MigBarSan

Boa Augusto, obrigado !!

Everton Matheus

Mais estranho seria um politico brasileiro, formado em Distribuição de Cargos, ir opinar na estrutura da FAB kkkk, ah claro, eu esqueci que as FAs existem para atender a politicagem e proselitismo politico de algumas classes. Esses seus comentários apaixonados, bairristas e essa visão que só enxerga em ângulo agudo presta um desserviço ao bom trabalho das FAs e até mesmo dos artigos escritos aqui.

Walfrido Strobel

Os militares estão sim subordinados as decisões políticas, e queiram ou não devem satisfação a eles de suas atitudes, a ditadura militar ja acabou a um bom tempo.
Qualquer maneira obrigado pelos “elogios”.

Gil

Para ditadura, a que temos agora.

Naquela época eramos livres de ir e vir sem medo a perder a vida, tambem eramos todos brasileiros.
Não como agora, onde somos afro brasileiro, euro brasileiro e nativo brasileiro.

Essa resposta não busca entrar pela vereda da politica, somente botar os pingos nos iiiis para aqueles que não tiveram o privilegio (como eu tive) de viver nos anos 60 e 70 e pensam que aquela foi uma mã epoca. O inferno chegou a meado dos 80.

A agua clara e o chocolate espesso.

Adriano RA

Enquanto a FAB estiver religiosamente operando os jatinhos que levam e trazem os políticos de e para Brasília, não haverá mesmo qualquer interesse da parte da classe política.

Mudando de assunto, esse plano de novo
caça me parece mais uma jogada de puro despeito e pirraça dos britânicos por terem sido colocados para fora do Galileu, entre outros planos europeus. Eles não terão dinheiro para desenvolver isso sozinhos.

Everton Matheus

Muito dinheiro para fazer pirraça, acredito que os Britânicos são sérios demais para isso.

Carlito

Houve em 1982 a interceptação de um jato Il-62 da Cubana de Aviación que invadiu espaço aéreo brasileiro pela região norte. Esta aeronave foi interceptada por caças Mirage baseados em Anápolis. Creio este episódio possa oferecer alguma boa base de dados para termos uma ideia do tempo de reação caso ocorresse algum incidente em céus nordestinos.

MigBarSan

Hoje ele seria interceptado nas proximidades de Manaus pelos “Pacau” 1º/4º GAV operando o F-5.

– Mas, sim, acho que deveria ter jatos entre Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte. Por onde passam as rotas.

Ricardo da Silva

Pelo que me lembro, os britânicos em suas parcerias sempre seguiram a política do “follow me”.
A única exceção que consigo lembrar foi no “F-35 Aardvark II”, dá até pra entender porque eles preferem liderar os programas.

HMS TIRELESS

Engraçado mas no último RIAT, a despeito de das declarações de Pierre Sprey segundo as quais o F-35 seria um “Lemon” o que vimos foi um aparelho com boa capacidade de manobra como podemos ver no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=vdhGjqSA2ls

Ao mesmo tempo o aparelho já foi usado em combate por Israel. Aliás, um ataque desfechado pela Heyl Ha’Avir em Al Harra, na fronteira da Síria com o Iraque no qual teriam morrido 20 integrantes de uma milícia Xiita iraquiana aliada do Irã, teria sido executado justamente pelos F-35I.

Humberto

E qual a serventia de um caça em caso de um avião ser sequestrado? Escoltar não tem sentido, só irá gerar estresse com o sequestrador. Forçar a descer em um aeroporto não me parece factível, pois se está sequestrado, não vai obedecer muito uma ordem. Mesmo que forçar a descer fosse uma opção, vai fazer o que se não obedecer? Vai abate-lo?
Quanto a não ter caças no nordeste, não vejo (mais) problemas, de onde virá um potencial perigo? Norte, Centro Oeste e Sul (que possui fronteiras com outros países) tem todo o sentido.

ALYSSON DA CUNHA CAMPOLINA

Uai, o mais responsável é abate-lo em nome do menor dano… Melhor 150 mortos q 1500.

BILL27

Qual serventia ? Vc ta de brincadeira né ? Todo avião que não responde via radio acaba sendo interceptado por um caça ,imagina em caso de sequestro ….Se for preciso , dependendo da ameça ,pode ser derrubado sim

Walfrido Strobel

Antes de 11 de setembro de 2001 não teria razão abater um avião sequestrado, depois disso faz todo o sentido abater um avião sequestrado antes que chegue a um grande centro urbano.

Ricardo Bigliazzi

No NE não existem destacamentos fixos de caças por causa da inexistência de potenciais inimigos em bases fixas.

Sequestro? Bem se forem malucos não haverá jeito o avião se acidentará. De resto é só esperar descer para depois agir como os Israelenses em Entebbe.

ECosta

Pelo que entendo tem que ter uma resposta sim.
Uma aeronave sem obedecer as orientações dos controladores de voo, em qualquer país a defesa aérea tem a responsabilidade chega junto e tomar par da situação.
Como em toda a parte do país, temos pontos de segurança nacional no nordeste, como exemplo hidroelétricas e termoelétricas… Sem falar passibilidade de atingir áreas densamente povoadas ou represas.
Esta lacuna da FAB não parece fazer sentido.

Ricardo Bigliazzi

Olhe apenas para o mapa, não haveria chance de algum inimigo potencial chegar via mar ou Guiana, sem antes ter sido detectado, a Base em Anapolis serve para o Alerta nacional, basta um reabastecimento para o Gripen chegar e dar conta do recado. basta um KC390 em Recife ou Natal

Rui Chapéu

E a Europa continua a nunca entrar em consenso com um caça só.
Cada país quer fabricar o seu e nunca há a integração que sempre almejam.

Quero ver se existe cliente pra esse avião ou para os outros caças europeus que estão a pipocar por ai.

HMS TIRELESS

Mas ao lançar um Mock Up realista o fato é que os britânicos já saem na frente e colocam pressão em França e Alemanha.

Jr

Amigo, quer apostar comigo que esse caça não vai para frente se a Grã Bretanha não arranjar um ou mais parceiros para transformar esse mock up em realidade. A Grã Bretanha não suportaria tocar um projeto dessa magnitude sozinha. Isso ai me parece mais uma resposta ao caça europeu do que qualquer outra coisa. Mok up por mock up a Grã Bretanha se quisesse podia apresentar o mock up do Bae replica que também era tido como um suposto projeto de caça de 5 geração e no final acabou por parar no mock up e não foi para frente

HMS TIRELESS

Não se esqueça que os britânicos assinaram um acordo nesse sentido com o Japão e existem tratativas com a Suécia. Ou seja, eventualmente tais países podem ajudar a bancar o projeto.

André Bueno

Além dos 2 Bi de liras esterlinas, que deve chegar perto de R$10 bi. Nada mau…

HMS TIRELESS

Lira era a moeda italiana que não existe mais…rs!

Roberto Lobo

Andre Bueno.
2 Bilhões de Libras é muito dinheiro, mas isto é referente a 5%. 10% ou 20% de um projeto desta magnitude.
No projeto do F 35 os EUA e seu parceiros gastaram quantos Bilhões de dólares? E o caça ainda tem alguns problemas a serem corrigidos. que é normal para um projeto como este, e nos estamos vendo alguns destes operacionais em alguns países, porém ainda vai alguns bilhões de dólares para ficar 100%.
A Russia referente ao SU-57, esta tendo dificuldades para manter o projeto, falta dinheiro.
manter um projeto deste sozinho é complicado.

André Bueno

Pô HMS Tireless, erro de grafia! 😀

Concordo Roberto Lobo.

HMS TIRELESS

André, Zoeira never ends….rsss!

Rui Chapéu

Mock ups a parte, o Irã seria o campeão heim!

Qaher-313 mandou lembrança! eiaheioaheaioheaioae

Victor Moraes

Eu ia falar a mesma coisa… mockup por mockup eu achei o do Irã muito mais assustador…

Bosco

A diferença é que a do Irã era tido como uma aeronave pronta e não como um mockup. Alguns dias depois mostraram até ele voando. Teve muita gente que acreditou e ai de quem duvidou. https://www.youtube.com/watch?v=KtQU_omikVY

Augusto L

Enquanto a França e a Alemanha usar os projetos para fazer bullying e impor suas visões distorcidas do futuro europeu sobre outros países europeus que podem ser potenciais parceiros, o resultado será essa ai, fragmentação.

Victor Filipe

2 Bilhões de libras vão ser usado só pra começar os desenhos na prancheta.

Davi

É isso mesmo. Quando se desenvolve tecnologia, só é possível estimar o custo e para não assustar os contribuintes, a régua está sempre embaixo. Os projetos dobram ou triplicam de preço. Mas este é o “custo” a ser pago por desenvolver tecnologia.

Tiago

Na verdade, eles ganham um baita impulso por terem em mãos o F-35. Apesar de não ser a mesma coisa que receber transferência de tecnologia ou se apropriar de tecnologias patenteadas, ter pessoal próprio com a possibilidade de estudar de perto o caça já é uma forma de não começar do zero.

Petardo

Daqui a pouco vem aquele comentarista que todo mundo sabe quem é dizer que não entende como desenhar um avião pode custar 10 bilhões de reais. É só fazer uns desenhos e simular no Paint e pronto. “Hoje em dia é muita frescura e desperdício”, diria ele.

HMS TIRELESS

Se os trabalhistas como de costume não fizerem suas besteiras de estilo (vide o TSR2) agravado pelo fato do atual lider dos Labours ser Jeremy Corbyn, jurássico representante do trabalhismo sindical que julgava-se extinto desde os anos 80 após a ofensiva de Margareth Thatcher contra os então poderosos sindicatos britânicos, é uma notícia excelente visto que coloca o Reino Unido de volta ao papel de player de peso no mercado. E tal como previsto a liderança britânica na Europa no que tange à furtividade, cristalizada em protótipos como o BAe Replica e o BAe Taranis assim como o trabalho no… Read more »

Marcelo

Não vejo diferença entre um mock up e as projeções mostradas pela Dassault, serviço de carpintaria apenas. Quanto à Saab, não acredito que vão embarcar nesse projeto inglês, pois o Gripen E/F é muito recente e nem está pronto! A sua birra com os franceses chega a ser engraçada, aceite que os alemães escolheram ficar com a Europa, quem quis sair foi o Reino Unido (aliás a Inglaterra, a Escócia votou para ficar). Os ingleses fazem questão de liderar o projeto, assim como os franceses, e não vejo problema nisso, haverá mais trabalho qualificado de engenharia nos integradores e nos… Read more »

HMS TIRELESS

Caro Marcelo, vamos aos fatos: – Uma coisa é você fazer projeções sem ter experiência alguma, outra é você fazer um Mock Up tendo já desenvolvido diversos protótipos e ser parceiro nível um no desenvolvimento de uma aeronave multifuncional de 5ª Geração; – Ainda que o Gripen E/F não esteja pronto ele precisará ser substituído lá pelos idos de 2040, e uma vez que a Suécia não deseja abdicar de sua posição como fabricante de aeronaves e também pelo fato da Rússia estar se mostrando mais agressiva aliado ao fato que é muito caso desenvolver um caça de nova geração… Read more »

Augusto L

HMS a SAAB deve participar dos 2 projetos, franco-germânico e britânicos, juntar know-how e fazer caixa, depois com isso fazer seu próprio caça de acordo com as especificações do governo sueco.

Tiago

O Gripen E/F foi criado pra ser atualizado e receber upgrades com facilidade, graças a ser em grande parte, um caça modular – algo que a Inglaterra almeja pro Tempest também (pelo menos segundo o PowerPoint que tem na reportagem). Pra se ter uma idéia, o ciclo de atualização de software do Viggen era de 18 meses. Algo considerado muito demorado atualmente. O F-35 pode receber atualizações OTA, praticamente como acontece com um smartphone (o que também abre portas pra polêmicas, como o caça “espionando” a força aérea norueguesa). Quando o sucessor do Gripen – e de muitos dos caças… Read more »

Ricardo da Silva

Um faz Mock up e não vala nada
Outro faz um Mock up já é meio caminhp andado.
Quanta imparcialidade.

HMS TIRELESS

Quer comparar a indústria britânica com a marcenaria Teerã?

Agora se a comparação for com o proposto caça franco-alemão cumpre lembrar que sequer é um Mock Up e sim um esboço, e também que nenhum desses países tem experiência com aeronaves furtivas e sequer participou do desenvolvimento de uma.

Augusto L

O RU não saiu da Europa, contínua lá e nem à deixou de lado, somente foi contra à essa União Europeia hipócrita e injusta.
Você tem que lembrar que essa UE de hoje, assim como, a Europa democrática de hoje, só existe pq os Britânicos nunca se rederam e lutaram e venceram as guerras mundiais e napoleônicas.
Os europeus deveriam lamber os britânicos.

Walfrido Strobel

Só lutaram porque seriam invadidos e derrotados na sequencia do avanço de Napoleão ou Hitler se não o fizessem, não queira os transformar em benfeitores da Europa, lutaram em benefício próprio.

Mercenário

Walfrido,

Eles lutaram. Alguns outros preferiram a rendição.

Mas concordo que a luta nunca é simplesmente em favor dos outros.

Theo Gatos

Walfrido, mas qual país lutou apenas pra se tornar “benfeitor” e não por interesses próprios sejam eles quais forem? Entendo o que quis dizer, mas de um jeito ou de outro eles se saíram vitoriosos em cenários europeus tanto sobre a Espanha em 1588 e Napoleão em Trafalgar e depois Waterloo quanto nas duas grandes guerras… Não podemos menosprezar isso…
.
Sds

Augusto L

O que importa é que nesses conflitos foi a Grã Bretanha que representou o Ocidente e seus valores, coisa que a UE representa hj, e só representa hj ,por causa dos britânicos. Desde as guerras napoleônicas o RU já era um democracia ocidental, coisas que os outros não eram! Portanto a UE reivendicar pra si mesmo e exclusivamente a unica capaz de representar o modelo ocidental na europa e que deixa-la e ir contra uma europa unida e ocidental é hipocrisia e visão distorcidas dos fatos. Quanto a questão de interesse nacional, eus comentários são errados, o RU lutou sim… Read more »

SmokingSnake ?

Mas tem gente que jura que o F-35 matou a indústria britânica, ainda falei que, com a participação que as empresas britânicas tem no programa do F-35, era capaz do reino unido desenvolver um caça de próxima geração antes da Alemanha e França.

Hélio

Depois da especulação de parceira com o Japão e a Suécia a parceira é firmada com os italianos, que coisa. Resta saber como o pequeno número de países parceiros vai impactar nos custos de desenvolvimento.

Carlito

Digamos que caso o projeto demonstre alguma viabilidade, uma ampla gama de países poderiam demonstrar algum interesse em participar de alguma forma deste programa. Reino Unido e Suécia sempre tiveram ótimas relações, e acredito que este seja um caminho viável. Itália? Minha percepção durante o tempo em que estive trabalhando por lá é que os italianos não andam muito felizes com a União Europeia. Dependendo dos rumos que forem tomados no Brexit, eu não ficaria surpreso que em breve outros países venham a abandonar o barco. Como eu costumo dizer, tudo pode acontecer, inclusive nada.

Mercenário

Não tem nada de parceria com os italianos.

Acontece que a Leonardo adquiriu o controle da Selex e, portanto, possui unidade no UK.

Existe, inclusive, de parte dos japoneses e dos turcos uma aproximação com a BAe para auxiliar nos novos caças locais. Basta procurar um pouco as notícias que encontrará.

O Reino Unido certamente se beneficiará tecnologicamente por ser o único parceiro Tier 1 no programa F 35.

Fox-2

Acho que o povo da terra de “vossa magestade” tá viajando.
Se os EUA gastaram trilhoes em conjunto com varios paises para desenvolver um caças de 5 geração meia boca, cheio de problemas e Recal. Agora o Reino Unido vai desenvolver um de 6 geração por 2 bilhoes.
Fanfarão !!!

nonato

Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Se fosse pensar assim, não existiria Embraer.
A Embraer não fabricaria nada.
Por que lançar jatos executivos melhores ou o KC 390, se a LM não o fez antes?
Os problemas do F35 são decorrentes de “burrice” técnica e administrativa…

Almeida

Trilhões? Até onde se sabe a projeção de gastos do F-35 é de 1.4 trilhão de dólares para o programa INTEIRO; desenvolvimento, produção de mais de 2 mil aviões de 3 versões, operação e manutenção durante 40 anos.

Quem tá viajando aqui nos custos é você.

Augusto L

Nao sei aonde o F-35 é meia boca, só no seu mundinho

HMS TIRELESS

Os soldados iranianos e milicianos Xiitas mortos na fronteira da Síria e do Iraque discordam da sua assertiva segundo a qual o F-35 seria “meia boca”

Robsonmkt

Reação rápida dos ingleses. Já possuem um leiaute básico (ainda que seja apenas conceitual), um nome definido e empresas britânicas escolhidas para tocar o projeto. Tal rapidez parece indicar que já trabalhavam neste jato de forma autônoma antes mesmo do anúncio da parceria entre entre França e Alemanha. Talvez estivesse sendo pensado como uma proposta para um caça pan-europeu, mas o Brexit pode ter levado a mudarem de ideia. Caso se associem com a Saab neste projeto, está claro (como aliás, já havia sido noticiado) que a ideia dos ingleses é serem os protagonista do projeto, mas há espaço para… Read more »

HMS TIRELESS

Excelentes colocações as suas! Quanto ao interesse sueco penso que a crescente agressividade russa aliada à possibilidade de usufruir de benefícios econômicos e tecnológicos pode pesar a favor de uma aliança com os britânicos.

Robsonmkt

Obrigado Tireless! Quanto aos suecos, seria uma mudança de paradigmas muito grande, visto a muitas décadas utilizarem na sua aviação de caça aviões 100% projetados no país ou que tenham o protagonismo do projeto. Outra mudança profunda seria na opção de contarem com um único vetor ao invés de um binômio hi-lo. No atual momento, eles conviverão com dois caças distintos, embora derivado um do outro: o Gripen C/D e o Gripen E. Creio que o governo sueco pensa a médio prazo padronizar sua frota unicamente com Gripens E e manter alguns D para conversão operacional. Não sei se há… Read more »

Clésio Luiz

Esse negócio aí não foi criado do dia pra noite. Imagino que a BAE já tinha seus estudos sobre aeronaves de combate e quando o MOD britânico bateu na porta deles, depois de terem porta fechada na cara deles no continente, a BAE tinha algo pronto para mostrar. Alguns meses atrás eu li uma notícia de que a RR estava gastando uns trocados no desenvolvimento de motores de nova geração e evolução do EJ200. Uma coisa que me chamou a atenção foi o conceito de um alternador embutido entre os rotores do motor. Assim se consegue redução de volumosos acessórios… Read more »

Clésio Luiz

Achei a entrevista, é com um engenheiro chefe na RR e é no mínimo interessante ver o que a indústria planeja para o futuro:

“If we can offer a slimline, power dense, propulsion system because we’ve cracked distortion tolerance, and with electrical energy that’s generated at the heart of the gas turbine – and not generated via generators mounted on the pad like at the moment – then everyone wins and you have a much more efficient system,” he says.

https://www.flightglobal.com/news/articles/interview-r-r-engine-expert-discusses-future-fight-445940/

Luis Galvao

Uma folha de papel aceita qualquer coisa que se escreva. Vamos ver se pelo menos metade do que está sendo proposto para este caça será realidade.

Pessoalmente não acredito que o RU tenha bala na agulha para bancar um projeto como esse.

HMS TIRELESS

Talvez se soubesse que o Reino Unido tem um papel de liderança na Europa no que tange à furtividade como bem atestam prototipos como o BAe Replica, o BAe Taranis e a participação no programa JSF como parceiro nível 1 acreditaria que eles têm capacidade, principalmente tecnológica, de levar um projeto dessa magnitude adiante. Quanto à questão financeira cumpre lembrar que anteriormente já haviam celebrado contrato de colaboração na área com o Japão e mais recentemente houveram tratativas com os suecos. Ou seja, tais países poderiam eventualmente bancar parte do desenvolvimento do aparelho sem falar que a expertise da SAAB… Read more »

Clésio Luiz

Pois é Luis. Para quem está cortando o orçamento militar à machadadas por mais de 10 anos, inclusive vendendo boa parte do que tem, anunciar a construção de um caça de “6ª geração” sozinha cheira a notícia do Sputnik 🙂

Antonio

Hoje saiu uma reportagem no Estadão sobre a penúria em que vive o Reino Unido de dez anos para cá. Até o número de policiais diminuiu.
E a reportagem destaca que as dificuldades vão aumentar com o Brexit. Inclusive o atual Governo está se desmanchando.
Sinal de tempos mais difíceis pela frente.

Bosco

Por quê? O PIB do RU é o dobro do russo e eles têm uma população quase 3 x menor que a da Rússia. Se a Rússia dá conta por que o RU não daria??

Luis Galvão

E com esse PIB todo, o que estão fazendo com a marinha deles ? Cadê a RN ? Basta ler os blogs ingleses e você verá o que se percebe e o que se comenta sobre este assunto. Nao Há dinheiro.

Ivan BC

Luis, com esse PIB todo o reino unido está com 2 porta-avioes novos (coisa que nenhum europeu tem), compra de f35, projeto de novos submarinos nucleares, construção de fragatas type26 e type31, 4 navios tanques, compra de centenas de blindados novos nos últimos anos (há 2 semanas o forte anúncio uma nova família de blindados da BAE…uma só plataforma para diversas versões). Na outra ponta o gasto russo de defesa é maior do que o ingleses, os russos gastam mais de 5% do PIB com defesa…dobro dos ingleses. Apresentaram o armata, o boomerang entre outros blindados, mas quantos efetivamente foram… Read more »

Luis Galvao

Olá Ivan, boa tarde. O meu comentário foi muito suscinto e acabou que não expressou em sua totalidade o que eu penso. Vou outra vez, pegando o gancho do que você escreveu (rsrsrsr) : Não há dúvidas que o RU, depois dos EUA, é o país que mais aporta dinheiro na OTAN, que está lançando 2 porta-aviões, que está comprando vários F35 (inclusive participa do projeto), que já está projetando sua nova classe de SSBN´s, etc etc, o que demonstra mais uma vez o seu poderio e conhecimento tecnológico. O que eu quis dizer foi que para se desenvolver uma… Read more »

Bosco

O problema do Ocidente não é falta de verba mas sim a liberdade de expressão. De técnico de futebol a estrategista nuclear todo mundo dá palpite e sempre, pra critica e nunca para elogiar. Simplesmente não há nada que o Ocidente faça na área de Defesa que não seja motivo de críticas. Tudo! Absolutamente tudo, é tido como equivocado. Quem não erra são só os orientais. Querem resolver os problemas do Ocidente? Instituam um controle da mídia e da liberdade de expressão como ocorre nos países idolatrados pelos russófilos antiocidentais. De uma hora pra outra o Ocidente vai virar uma… Read more »

Defensor da Liberdade

Kkkkkkkkkk como se os EUA já não fossem um país policialesco. Caso Snowden manda lembranças…

HMS TIRELESS

O problema é quem critica os EUA por causa do Snowden mas acha bonito e aceitável que Rússia e China façam pior….

Defensor da Liberdade

E quando foi que eu defendi a China e a Rússia pelo seu governo semi-ditatorial? Esse tipo de desvio moral de tratar as coisas com dois pesos e duas medidas quem tem são vocês desse lado aí…

Alexandre Santos

Bosco o RU é bom de lavar dinheiro…. A grande maioria das lavanderias do mundo estão direta ou indiretamente sob guarda ou proteção do RU. A Inglaterra vive é dinheiro!!!! o que é que eles produzem?? Caros!, Telefones! Eletrodomésticos! Commodities???? etc. Vivem isso sim do mercado financeiro, que está próximo de ir pro brejo.

Bosco

Realmente! De lavar dinheiro o brasileiro entende! Nós devemos ser os maiores clientes deles.
Mas pelo que me lembro eles também fazem aviões, caças, submarinos nucleares, porta-aviões nucleares, motores aeronáuticos, satélites, obuseiros, canhões, fragatas, mísseis, armas nucleares, aviônica, radares, fuzis, etc.
E dão conforto, segurança e dignidade aos seus cidadãos.

Fox-2

Bosco,
Nem se compara o conhecimento tecnologico do RU com o da Russia. O RU só tem alguma coisa graças ao suporte tecnologico dos EUA.
Sem os EUA eles mal fariam uma pipa.

Bosco

Fox,
Você está completamente equivocado.Pelo menos 3% do F-35 é britânico. Só pra você ter uma ideia, o sistema VTOL do F-35B é da Rolls Royce.

Bosco

Quis dizer 30%.

Ivan BC

Fox-2, você está brincando? RU é um dos países mais prósperos na ciência. Seu comentário é um absurdo! Ontem e hoje o Reino Unido é pioneiro nas principais ciências, além de ser sede de grandes centros de pesquisa, grandes universidades que atraem jovens do mundo inteiro, pólos de startups, sedes de multinacionais e nível de ensino e carga cultural das mais fortes do mundo. Seu comentário é mais adequado para o Brasil, nós sim não produzimos nada em relação a grande territorial e populacional do país. Acabamos de comprar um porta-helicopteros do RU porque não conseguimos fazer…tanto pela desculpa de… Read more »

Thiago

Não que seja importante e revelador da capacidade ou menos do Reino unido de gerenciar projetos de tal envergadura e alta tecnologia , mas oPIB (PPC) dos russos supera abundantemente o do Reino Unido. Quanto a competência técnica deles ninguém dúvida penso , a questão é financeira. Parece-me que o caça de quinta geração russo não seja tão sofisticado quanto o F-35 ( o que não quer dizer que seja menos eficaz, quem sou eu para duvidar) , e esse projeto ( como os rivais europeus) tem cara de ser bem mais complexo com pretensão de superar o caça norteamericano.

HMS TIRELESS

O critério de aferição do PIB por PPC, sujeito que é a manipulação, é altamente discutível! Só serve mesmo aqui para colocar o PIB russo à frente do britânico.

Thiago

HMS,o critério de PPC não é ideológico ou partidário. O PiB nominal não sempre é suficiente ou preciso e cria distorções. Será que a Rússia paga suas matérias primas, seus engenheiros, profissionais e técnicos em dolares ?Será que o custo da vida é o mesmo ? Será que o salário de um engenheiro inglês é equivalente ao seu colega russo ?

HMS TIRELESS

Thiago, eu não afirmei que o critério de PPC era ideológico ou partidário mas sim que está sujeito a distorções. E na verdade além de criar distorções ele as demonstra. Dou um exemplo caro: os dois mais famosos fuzis de assalto do mundo (M-16 e AK-47) foram criados, respectivamente, por Eugene Stoner e Mikhail Kalashnikov. Embora a fabricante do M-16, a Colt, tenha ficado com a esmagadora maioria dos lucros da produção e venda do fuzil Stoner teve razoável retribuição pelo seu trabalho inventivo tendo acumulado razoáveis recursos em sua vida. Por outro lado Kalashnikov morreu pobre, em um pequeno… Read more »

Antonio

Até que enfim a Inglaterra mostra ao que veio.
Apesar da decadência e penúria dos últimos anos, acentuadas nos 10 anos mais recentes, acho que teria condições de desenvolver algo de respeito.
A Inglaterra sempre teve voz ativa no setor, pelo menos até a 2 G.M.
Agora, a pergunta que fica: Será que Trump está satisfeito?

Bosco

O Trump não é o Putin, nem o Xi Jinping, nem o Kim Jong-Un e nem o Maduro. Daqui dois anos eles escolhem outro! Se é que não o tiram antes!

Antonio

Trump, ontem, falou que vai se candidatar de novo.
E hoje, declarou juras de amor a Putin e à Rússia.
Com a votação expressiva de Putin e uma, quem sabe, reeleição de Trump teremos um futuro dourado pela frente.
Tudo dentro dos conformes.

Juscelino S. Noronha.

Trump e Putin, contra George Soros é a Nova Ordem Mundial.

Juscelino S. Noronha.

*e a Nova Ordem Mundial.

HMS TIRELESS

Um fanfarrão e um déspota corrupto contra um inimigo imaginário…,

SmokingSnake ?

Você insistia em dizer que a indústria aeroespacial do Reino Unido morreu com a compra do F-35, agora já mudou de discurso? rs

Antonio

Pelo jeito quer renascer.

HMS TIRELESS

Troque o “quer” pelo “precisa” que eu concordo com você! Até curtiria seu comentário se tivesse a ferramenta aqui.

Bosco

Trem de pouso dianteiro com duas rodas pode sinalizar que será utilizado nos porta-aviões utilizando o modo “pouso e decolagem curtos” (SRVL). (???)

Algumas elucubrações de uma mente doentia:
Será que tem canhão?
Será que é hiperultra manobrável?
Será que vai privilegiar o combate aproximado em detrimento do BVR?
(pelo menos o míssil que está em evidência é o Meteor, enquanto o ASRAAM parece nem foi colocado). Esqueceram de combinar com os britânicos que a ECM DRFM russa acabou com a doutrina de combate BVR furtivo?

Clésio Luiz

Qual a diferença para a doutrina atual deles com o Typhoon? Nenhuma. Desde a década de 90 que a RAF acredita que é melhor soltar um míssil e passar voando longe do adversário do que engajar em dogfight. O Typhoon foi feito em cima dessa filosofia.

Aliás, bem diferente do que os americanos fizeram com o F-35 e sua alta taxa de curva instantânea.

Bosco

Essa pergunta pra mim não procede? Você deve fazê-la aos que apregoam que é inevitável o combate WVR e daí o “modelo” russo de combate ar-ar (que tem sua expressão máxima no Su-35) ser o que de melhor há no segmento. Eu não faço parte desse clube.

Telemaco

Mas é você que está incluindo a Rússia no assunto. A despeito do tema da notícia.

Bosco

Telemaco,
A Rússia está implícita no assunto . Não há como ver qualquer iniciativa da OTAN-EUA sem levar em conta a Rússia.

HMS TIRELESS

Só que os britânico também apostaram que curvas em alto “G” seriam necessárias para dar ao aparelho alguma chance de escapar de mísseis altamente manobráveis com grande NEZ. Por essa razão o Typhoon, tal como o Rafale, é muito manobrável o que aliás é uma características dos Eurocanards.

Maurício.

Essa história de nova aeronave européia ainda vai gerar muita “briga” de ego entre britânicos e franceses.

Augusto L

Quem dera se fosse só de ego .

42 Commando

Se for para frente, então adeus Royal Marines…

ALEXANDRE

Caramba,ta chegando no nivel star wars .

Ivan BC

A Leonardo é italiana, fiquei surpreso com o fato da empresa fazer parte do consórcio. Lembram que semana passada a Itália estava interessada em não comprar mais lotes de f-35? Apenas aqueles que estavam previstos… Agora aparece essa notícia da Leonardo nesse projeto britânico. Eu acho que pode acabar dando Reino Unido, Itália e Espanha (estava próxima da Itália) e mais alguns outros como a Suécia. Acho que a Itália pode acabar focando apenas em aeronaves de decolagem vertical (f35) para atender porta aviões e porta helicópteros… Isso não tem nada a ver com brexit, nada mesmo! Antes do brexit… Read more »

Juscelino S. Noronha.

Concordo perfeitamente, globalistas e adeptos a Nova Ordem Mundial.

Antonio

Ontem: Su-57 micou
Hoje : Su-57 testa novos sistemas.

Ontem: Itália desiste de novos F-35.
Hoje: Pode participar de novo projeto.

E viva a internet!

Ivan BC

Antonio, a Itália não desistiu do f35, não sei de onde você tirou essa ideia. A Itália é um dos principais compradores e parceiros do F-35…tem fábrica da LM na Itália. Não confunda “não comprar novos lotes de F-35” com “desistir” do F-35. Até porque não se desiste de um dos mais modernos caças do mundo. A Itália opera 1 ou 2 porta-helicopteros, está construindo outro que irá substituir um dos antigos. O f-35 de decolagem vertical atende perfeitamente essas 2 embarcações da mesma forma que atende os 2 porta aviões do Reino Unido. Não há nada confirmado entre britânicos… Read more »

Antonio

Em resumo, acho que vc entendeu o que eu quis dizer.

Sérgio Luís

Já não era sem tempo!!
Tem também o projeto Franco-alemao!

Sérgio Luís

Nossa mas como é feio esse tempest! Horrorendo!

Marcelo

Pois é! Ingleses sabem fazer aviões feios mesmo…esse nariz de SR-71, bem feioso. Mas avião de guerra não tem que ser bonito, tem que cumprir os requisitos.

Luiz

Se um Typhoon custa o olho da cara imagina quanto vai custar esse Tempest aí….rsrs

Filipe Prestes

Ué e o caça 5G que queriam desenvolver com a SAAB? Fedeu pros suecos? Por consequência, vai abaixo a (hipotética) vontade do Brasil de integrar esse projeto.

Defensor da Liberdade

Sem reforma da previdência antes? Impossível!

Luís Henrique

Bosco, Eu acredito que o Reino Unido dê conta sim. E até gostaria que o Brasil participasse deste projeto, podemos aproveitar que o Reino Unido deixou a União Europeia e fazer mais parcerias com eles. Mas sobre PIB e orçamento em comparação com a Rússia, tenho que discordar. Convertendo em dólares o RU possui PIB maior que a Rússia. Mas isso não diz quase nada, uma vez que a Rússia compra seus caças e armamentos EM CASA, e em Rublos. Portanto na Paridade do Poder de Compra o PIB russo é Maior que o PIB do Reino Unido. São U$… Read more »

Ivan BC

Luís, você esquece do principal: não é o tamanho do orçamento, mas como ele é gasto. Um exemplo interessante é o orçamento brasileiro, é um orçamento volumoso, porém, pouco se faz. Tanto Rússia quanto Brasil tem algo em comum. Ambos tem muitos militares, além disso, no caso russo as FA são naturalmente grandes da herança soviético…efetivo enorme. O grande gasto russo é com a manutenção dessa força militar que em grande parte é ultrapassada e com isso o custeio e a folha de pagamento. Quanto a sua análise da paridade de poder de compra, isso é muito difícil, são estimativas,… Read more »

Luís Henrique

Ivan, consegue responder porque o Reino Unido possui 400 MBT e a Rússia possui Milhares? Porque o RU possui pouco mais de 200 caças e a Rússia mais de 1.000? Porque o RU possui 11 submarinos e a Rússia mais de 60? Porque o RU não possui bombardeiros estratégicos e a Rússia possui dezenas e dezenas? Eu sei a resposta: Esqueça a Conversão para o dólar. Pegue o PIB PPC de U$ 4,1 tri da Rússia e aplique aproximadamente 5%. São U$ 205 bilhões de Orçamento Militar. Pegue o PIB PPC do Reino Unido de U$ 3 tri e aplique… Read more »

HMS TIRELESS

Nada a ver….. Você está usando um critério discutível de aferição do Produto Interno Bruto para tentar justificar algo que não encontra resposta apenas nos números mas principalmente na política pois enquanto a Rússia é uma autocracia a Grã-Bretanha é uma monarquia constitucional portanto uma democracia. Na Rússia não há liberdade de imprensa, o judiciário e o legislativo devem obediência ao Kremlin e portanto quem decide como e quanto do dinheiro será gasto é justamente o déspota que ali ocupa. Por seu turno a Grã-Bretanha possui um parlamento composto por representantes eleitos pelo povo que determinam como e quanto será… Read more »

Luís Henrique

Não estou entrando no mérito se uma nação é democrática e a outra não. Não sou russo, sou brasileiro. Apenas analiso os números e compartilho minhas opiniões, sem paixões. Qualquer analista militar sério dirá que o poder militar da Rússia supera o do Reino Unido por uma grande margem. E utilizando o Dólar Americano, como você sugere, você encontra ambos os países com Orçamentos Militares muito parecidos e capacidades militares muito distantes. O que explica essa desproporcionalidade? O que eu acabei de explicar, o orçamento em Rublos na Rússia é muito maior que o orçamento militar em libras esterlinas no… Read more »

HMS TIRELESS

Você continua fazendo Super Trunfo e insistindo no PPC como fórmula mágica a explicar a diferença entre as forças russas mas passando bem ao longe do que realmente importa, que é a política. E sim, entrar no mérito se uma nação é democrática ou não explica muita coisa, senão tudo….

HMS TIRELESS

Usando um critério para lá de discutível para avaliar o PIB, já que pode sofrer manipulação dos respectivos países, fica fácil colocar o PIB russo à frente do da Grã-Bretanha.

A propósito Londres não gasta menos de 2% do PIB com defesa. Na verdade gasta entre 2% e 2,2% e a tendência é aumentar tendo em vista o Brexit e também uma advertência norte-americana.

Luís Henrique

O PIB Paridade do Poder de Compra, não é feito pela Rússia.

O FMI Fundo Monetário Internacional é a minha fonte.

O PIB por Conversão de Moeda para Dólares Americanos é muito pior para análises.
Não é raro o PIB de um país variar em 50% de um ano para o outro, como aconteceu com o Brasil.
E isso esta muito longe da realidade, apenas demonstra uma forte variação CAMBIAL, e não representa a verdade que aquele determinado país produziu 50% menos de um ano para o outro.

HMS TIRELESS

Eu disse que o critério foi feito pela Rússia? afirmei, e reafirmo,que trata-se de um critério altamente discutível visto que pode sofrer manipulação,aliás com muita facilidade. E a melhor maneira de você tentar enxergar com clareza o montante real de riqueza produzido por um país é usar um índice mais ou menos comum, e uma vez que atualmente o Dólar é a moeda de reserva mundial nada mais lógico.

Ps: não escreva em maiúsculas
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luís Henrique

Eu não escrevo em maiúsculas. Coloco uma ou outra palavra para destacar, uma vez que não encontrei o recurso de colocar uma palavra em negrito. Este método é utilizado pelo FMI e Banco Mundial. Eles utilizam um estudo profundo sobre a economia de todos os países para, justamente, fazer uma análise mais próxima da realidade. Uma vez que converter para dólar americano não mostra o que um país produziu, sendo que muitos países possuem suas respectivas moedas ou muito valorizadas em relação ao dólar americano ou muito desvalorizada. Então vamos imaginar que em Janeiro de 2019, o Lula seja eleito… Read more »

Augusto L

Luiz, PPP pouco importa em classificação de riquezas, não vivemos numa dicotomia clássica, variáveis como o câmbio afetam a riqueza, então excluir eles numa comparação é errado. Outra coisa o modelo de negócios das empresas britânicas é diferente das da Russia, que se baseiam em exportação, enquanto as britânicas se baseiam em adquirir empresas de paises aliados e amigos para se aproveitarem de seus complexos militares, assim expandindo sua receita e portfolio, portanto sua comparação de fluxo de dinheiro é totalmente errada, o certo seria compara o valor das empresas e suas receitas. Se você pegar o top 10 das… Read more »

Segatto

O PIB Nominal vai demonstrar a riqueza de uma nação dentro do poder de compra a nível internacional, já que no comércio internacional simplesmente se converte o preço de um produto em uma moeda para a outra. Agora o PPC é melhor para se avaliar sim a real riqueza e qualidade de vida de uma nação, tanto que é o dado utilizado pela ONU para se calcular as variáveis econômicas e o IDH. Como o Luís bem expôs, o PIB nominal pode fazer a economia parecer que entrou em colapso ou ter explodido sem que a produção de recursos tenha… Read more »

Marcelo

Mais uma vez a Europa mostra que não existe cooperação nenhuma no quesito Defesa e que a UE é somente com relação ao comércio mesmo! Novamente, França e Inglaterra irão desenvolver cada um o seu próprio caça, tentando levar algum outro país na rabeira. Aconteceu isso com Rafale e o Typhoon e agora com esse caça de 6a. geração. Acho uma tremenda falta de sinergia e muito dinheiro do contribuinte jogado fora. Se unissem forças, os custos de desenvolvimento seriam menores e as chances de exportação, maiores. O que o Rafale tem de tão diferente assim do Typhoon que justificasse… Read more »

Marcelo

Você se esquece da geração de empregos de alta tecnologia, França, Inglaterra e Suécia não querem perder a expertise de projetar e construir caças, e tratam isso como prioridade em seus orçamentos. Nem tudo deve seguir a lei do mercado de ser mais barato, há outras variáveis também.

Augusto L

Com uma europa cada vez mais divida em como agir, cada vez mais essa separação será evidente, é muito mais que uma guerra de egos e pura geração de empregos.

ECosta

Parece ser muito bom para o Brasil que exista esta diversidade de caças de 5ª e 6ª geração. Em um desses projetos o Brasil pode acabar entrando.
Muito melhor do que se só existisse duas opções, o F35 e o PAKFA.
Isso tende a tornar mais acessível aos países em desenvolvimento.

ECosta

Pelo que andei vendo o A400 teve muitos problemas devido ao envolvimento de vários países europeus querendo que suas industrias participassem do projeto.
Acho que isso justifica que preferem fazer seus caças sozinhos ou com poucos parceiros.

Marceo

Concordo! Ao menos deve ter um líder claro. A Alemanha e França chegaram nessa conclusão e estão definindo a liderança dos novos programas conjuntos de acordo com quem entende mais do assunto (caças França, tanques Alemanha)

Juscelino S. Noronha.

Vou viajar um pouco rs. O desenho do BAE Tempest lembra um pouco o Saab Draken em suas asas com duplo delta. Quem sabe a Saab poderia colaborar de alguma forma a partir do desenho do Draken fora lógico a atual eletrônica embarcada. De antemão já pensando no futuro, seria uma boa o Brasil participar de tal projeto. Não esqueçamos da proximidade Brasil – Reino Unido (atuais e futuras compras belicas por parte do Brasil), e Brasil – Suécia (projeto Gripe NG e outros). Fé no Brasil!!!

Delfim

Me chamou a atenção ser um delta puro, sem canard.
Jaca stealth ?
Pensei que deltas puros estivessem fadados ao desaparecimento, com o fim do M2000 e o Tejas meia-boca.
.
E se a May resolveu fazer seu 5G foi pq o Trump não é o mais gentil dos aliados. Não chamou pra tomar um chopp, jantar, espumante. E ainda a desdenhou.
.
Leonardo vai entrar nessa ? Isso explica pq os italianos estão pulando fora do JS

Delfim

“Pulando fora do JSF”.

Augusto L

Se ela, ou melhor, o governo britânico decidiu isso, foi pq os europeus os fecharam as portas.
O Stealth americano britânico, ta ai, com nome de F-35.
Não se esqueça quem excluiu o RU do seu complexo militar foi a Europa não os EUA.

Rommelqe

Tambem nao esquecer de frisar, mais enfaticamente, a grande colaboraçao entre a BAE e a SAAB no proprio desenvolvimento do Gripen. Para mim nao ha duvidas que a psrticipaçao nesse grupo deveria o ser uma das mais importantes metas do Brasil. A, e isso sem dizer que a Leonardo tambem tem uma grande contribuiçao a agregar, inclusive em termos de trabalhos ja executados em conjunto com o Brasil. Para aqueles que subestimam as competencias do RU nesta area, sugiro visitar Londres. Va em um ou dois dos museus ….depois, como o Bosco acima citou, da uma olhada nas turbinas inglesas….e… Read more »

Marcos10

“Para mim não há duvidas que a participação nesse grupo deveria o ser uma das mais importantes metas do Brasil.”

Resta saber se eles querem, já que o Brasil foi expulso de dois projetos de custos bem menores: o primeiro da ISS e, o segundo, do Telescópio no Chile.

Marcos10

Por falta de pagamento, é claro.

Juscelino S. Noronha.

Acredito que virá tempos de bonança nesta área depois das eleições 2018, dependendo dos governantes, iram apoiar tais projetos.

HMS TIRELESS

Qualquer governante que assumir em 2018 vai ter que fazer um ajuste fiscal para lá de rigoroso tendo em vista a situação precária das contas públicas, então pode esquecer!

Marcos10

É preciso entender que o Brasil está comprometido com o bem estar de seu povo e não em jogar dinheiro fora com armas. Somos da paz.
(modo irônico)

Delfim

Eu olho para o RU tomando patada tanto da UE quanto dos EUA e lembro de uma fábula.
Sobre uma cadela pastora que foi seduzida pelos lobos, que se aproveitaram para atacar as ovelhas. Os pastores expulsaram a cadela, que também não foi aceita pela alcatéia. Ela ficou entre ambos ganindo até morrer.
A moral ? Escolha bem com quem ficar e seja leal.
Se os EUA vão tratar o RU tão bem quanto este espera por ter abandonado a UE, esta é uma incógnita.

Augusto L

O RU não tomou patada dos EUA, quem tem feito Bullying aos britânicos é a UE, que tá com medo do RU pós-brexit dar certo e outros quererem seu próprio Brexit, quanto aos EUA eles só não tem dado o apoio que os britânicos achavam que eles iam dar mas isso ta longe de ser uma patada.
Inclusive os EUA permite que empresas britânicas fazerem parte e aproveitarem, do seu complexo militar, inclusive participando e ganhando competições, que que a UE proibiu.

Delfim

Ora alguém pede pra sair da casa alheia e ainda fica ofendidinho de não ser mais convidado ?
Pediu pra sair, seu desejo é uma ordem.

Augusto L

A Europa não é a casa unica e exclusiva da UE, e o RU continua sendo parceiro da organização, assim como é dos EUA.
Vc não ver os EUA expulsando o RU, pq eles não querem ser 50° estado americano.

Delfim

Todo mundo nos anos 1960 achava “improvável” que aeronaves 3G com mísseis e sem canhão pudessem ser abatidas por aeronaves 1G só com canhão.
Mas os MiG-17 surpreenderam muito no Vietnam e só não foram tanto no Oriente Médio pq os israelis tinham os Mirages e desenvolveram táticas para enfrentá-los.

Alfredo Araujo

Roberto Lobo… Na minha opinião… Depende !
O projeto F-35 é caro por que, além da célula do avião, (quase) tudo que vai dentro dele está sendo criado para ele !
Imagine um projeto de avião de 5º geração… que considere, ao menos em sua maioria, soluções de hardware que já possuam desenvolvimento em fase avançada, ou quiça concluída.
Não vou ser leviano para afirmar isso… Mas será q os custos não seriam BEEM inferiores ? Algo como a SAAB faz com o Gripen E.

Ricardo Bigliazzi

Queria ver o sorriso na cara do Tio Trump, ele deve ter pensado: “ufa, ainda bem que não estamos sozinhos nessa parada”.

Segue o jogo, fica a torcida para o projeto vingar

Ricardo Bigliazzi

Pensando bem, talvez o avião seja mais uma hyper arma (nem vou falar Putiniana) passível de ser extremamente perigosa no papel…

Bispo

Alguém realmente acredita que esse ..novo caça…algum dia será produzido em série????

EUA .. mandam na Inglaterra… FATO!!!

Bosco

O RU e os britânicos gostam assim… FATO!
Gostam de ser rabo de tubarão… FATO!.
Só quem adora ser cabeça de minhoca é brasileiro … FATO!
Só quem se preocupa com a soberania alheia somos nós, brasileiros, que sequer damos conta de eleger políticos honestos, sendo nós governados por quadrilhas e quadrilheiros, mas como sempre, apesar dos pesares, com altos índices de corrupção e má gestão e com péssimos servidores públicos e piores serviços públicos, comemos mortadela e arrotamos caviar e nos preocupamos com a soberania alheia.

Luiz

Verdade Bosco…. eu não entendo esse pensamento antagonista em relação a tudo que envolve os EUA, quem sabe um dia esse estratégia não mude e possamos nos tornar pelo menos um pedaçinho da barbatana de tubarão.

Delfim

Bosco.
Os EUA foram cabeça de minhoca muito tempo. Doutrina Monroe define.
Só quando venceram a guerra com os espanhóis em 1898 que se projetaram ao mundo. Até lá ficaram no seu canto.

Gil

Nunca foram cabeça de minhoca, nasceram como 13 diminutas colonias no leste e chegaram com o tempo ao Pacifico – California (algo que o Brasil não soube fazer) e logo ao meio do Pacifico – Hawaii, conquistado cada centimetro da suas terras das nações indinegas, do Mexico com uma guerra civil pelo meio e sobrando tempo ainda para comprar o Alaska da Russia.

Eles já nasceram com mentalidade de potencia, não por acaso o seculo 19 esta recheado de inventores e cientistas norte americanos.

É cada coisa que a gente ve.

Augusto L

É realmente engracado como tem tanta gente com visões erradas.
_____________________
_____________________
Se o Uruguai tomar uma posição favoravel à Argentina no Mercosul, então eles são mandados pelos Argentinos ?
Você exclui a possibilidade de que paises muitas vezes podem ter objetivos iguais e inclusive interesses nacionais mutuos, seja por um cenário particular, seja por serem paises com populações, história, economia e cultura integrados.

COMENTÁRIO EDITADO. MODERE O LINGUAJAR.

Haroldo Gertners

O tempest substituindo o typhon pela segunda vez….

Nilton L Junior

Esta ai o concorrente do drone Russo

Carlos Alberto Soares

Não gastaria essa grana.

Investiria no Tufão Tranche III

Investeria no F 35 e suas versões.

Investiria com os Suecos num E NG. (??)

Mauricio R.

Sei não, me passou uma sensação de dejá vú, me lembrou o “Hunter” e o “Javelin”.
Duas aeronaves anacrônicas.
De certa maneira se parece muito com “Le Jaca”, ou aquilo que os franceses conseguiram juntar, com a tecnologia que possuíam, para o dinheiro disponível.
Somente que de um patamar consideravelmente superior.
Resta-nos acompanhar, pra ver o que é que sai disso ai.
Se é que sai algo…

Augusto L

Com todo o know-how da indústria britânica e com varias empresas estrangeiras com possiblidade de participação seja para fazer caixa, seja para ganhar know-how, ou ambos, o unico entrave à esse novo caça, seria o financiamento do governo britânico.
Sera que a população britânica vai querer bancar ? Será que o governo britânico vai conseguir elevar os gastos de defesa em detrimento a outros ?

Gabriel

Acho que já deveríamos estar pensando em um caça de 5º/6º geração para a FAB, superioridade aérea na guerra moderna é vital e devemos buscar reduzir o gap tecnológico entre nós e as grandes potências. Poderíamos articular um eixo Inglaterra+Suécia+Brasil na área de Defesa

HMS TIRELESS

Seria um sonho de consumo! De cara já poderiam vir uma versão CATOBAR do QE, a Arrowhead para o PROSUPER e o Tempest para a FAB no futuro (sonhar não custa nada..rs!)

Gabriel

Se Visse só o avião para garantir o espaço aéreo e eu saber que em uma guerra não iam explodir nossas crianças, eu já estaria feliz!

Cbamaral

Isso dai sai do papel e ainda vai ter f-5 voando mundo a fora

Carlos Alberto Soares

Mauricio R. 17 de julho de 2018 at 13:08

É por ai ….

Tadeu Mendes

HMS TIRELESS,

Fighter pilot? Ou Test pilot?

Grande exibição do F-35. Me arrisco a dar um palpite: piloto de provas da Lockheed Martin.

Tadeu Mendes

Fox 2

O F-35 é o jato de combate mais avançado na história da aviação. Você chama-lo meia boca é evidência do seu total conhecimento da tecnologia embarcada na aeronave. O F-35 vão bem e mata com precisão.

ECosta

Parece aquelas situações em que só vão tomar providência na hora que a mídia chegar junto ou quando ocorrer o pior. Seria algo até reincidente, já que ocorreu nos EUA.
Não parece fazer o menor sentido o nordeste estar desprovido de defesa aérea supersônica.

Fernando "Nunão" De Martini

ECosta, É importante frisar que nunca houve esquadrão de caças supersônicos baseado no Nordeste, houve no máximo de jatos subsônicos, como foi o caso do AT-26 Xavante, com destaque para o Esquadrão Pacau (baseado em Fortaleza por décadas e depois em Natal). Quando decidiu-se reequipar o Pacau com o F-5M, optou-se também por transferi-lo da Base Aérea de Natal para a Base Aérea de Manaus, pois avaliou-se, estrategicamente, que seria mais importante reforçar a Região Norte, que já vinha recebendo esquadrões equipados com turboélices (primeiro o AT-27, depois o A-29, nas bases de Porto Velho em Rondônia e Boa Vista… Read more »

ECosta

Muito legal sua resposta, Nunão.
Antigamente via passeando com alguma frequência caças Mirrage III por Boa Viagem-Recife-PE sempre aos pares, sem armamentos externos e com tanques suplementares, como se estivessem patrulhando. Acredito que eles vinham direto de Anápolis. Correto ?
Desde a aposentadoria dos mesmos nunca mais vi caça nenhum. Exceto F5 durante os jogos da copa do mundo.

Abraço e obrigado.

Soldat

Bom eu só tenho uma coisa a fazer e bater palma para os Ingleses que do nada inventaram uma Super -Maquete de 6 geração passando a frente dos EUA, Russia e China.

Realmente só amando a Rainha mesmo para acreditar nesse Caçar!

Luís Henrique

Augusto L 17 de julho de 2018 at 16:40 Luiz, PPP pouco importa em classificação de riquezas, não vivemos numa dicotomia clássica, variáveis como o câmbio afetam a riqueza, então excluir eles numa comparação é errado. Outra coisa o modelo de negócios das empresas britânicas é diferente das da Russia, que se baseiam em exportação, enquanto as britânicas se baseiam em adquirir empresas de paises aliados e amigos para se aproveitarem de seus complexos militares, assim expandindo sua receita e portfolio, portanto sua comparação de fluxo de dinheiro é totalmente errada, o certo seria compara o valor das empresas e… Read more »