Home Data Comemorativa Aniversário de Santos Dumont será celebrado com festa no Museu Aeroespacial

Aniversário de Santos Dumont será celebrado com festa no Museu Aeroespacial

4707
10

O Museu Aeroespacial (MUSAL) irá promover nos dias 21 e 22 de julho uma grande festa em comemoração aos 145 anos do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont. O evento irá oferecer uma programação de shows aéreos e atrações musicais, além de uma infra-estrutura de alimentação e entretenimento.

Relembrando os principais inventos do Pai da Aviação, uma das grandes atrações da festa será o vôo das réplicas do 14-Bis e do Demoiselle que será feito pelo piloto e projetista Alan Calassa. Além disso, o Campo dos Afonsos também receberá os balões cativos, shows aéreos da Esquadrilha CEU e demonstrações operacionais da Força Aérea Brasileira.  Entre as atrações musicais estarão o grupo Revelação, Fabinho Carioca, banda KENZZY, Johny e Érika, Patrulha Canina e Palhaço Topetão.

Os visitantes também contarão com ações sociais em parcerias com instituições de ensino, que irão disponibilizar serviços como aferição de pressão e glicemia, balcão de empregos, bolsas de estudos e cursos gratuitos.

O evento não contará com estacionamento, por isso a organização aconselha que os visitantes utilizem o transporte público. Para o chefe da Comunicação Social do MUSAL, Ivan Soares, o evento é uma grande oportunidade de diversão para toda família e também para conhecer mais sobre aviação.

“Celebrar o aniversário do Pai da Aviação, Santos Dumont, é uma grande honra. Esperamos receber toda a família carioca para se encantar com aviação e a história do nosso grande inventor.”, convida.

Pai da Aviação

Alberto Santos-Dumont, inventor brasileiro, nascido na Fazenda Cabangu, Palmira, atual Santos Dumont (MG), em 20 de julho de 1873, tendo falecido no Guarujá, Santos (SP), em 23 de julho de 1932.  O mineiro dedicou a sua vida à aviação, tendo sido o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais-pesado-que-o-ar com propulsão própria, o 14-Bis. De 1989 a 1909, planejou, construiu e experimentou mais de duas dezenas de invenções entre balões livres, dirigíveis e aviões.

Seu vôo histórico aconteceu em 23 de outubro de 1906, quando o 14-Bis desprendeu-se do solo por meios próprios e percorreu uma distância de quase 70 metros a uma altura entre 2 e 3 metros.

Serviço:
Divisão de Comunicação Social do MUSAL (Sr. Ivan Soares)
Telefones: (21) 2157-2519 / (21) 98872-4625 (Whatsapp)
E-mail: museuaeroespacial@gmail.com

10
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
Paulo Sergio de AraujoRui ChapéuEdmilson SanchesAugusto LClésio Luiz Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Daniel
Visitante
Daniel

Pelo texto, dentre outros feitos, ele quem inventou o avião.

nflopes
Visitante
nflopes

Está muito claro que os primeiros a voar com um mais pesado que o ar foram os irmãos Wright. Só no Brasil o Santos Dumont foi o primeiro. Os irmãos voaram quase três anos antes, e dominaram a técnica do vôo.
Santos Dumont deve ser colocado como um pioneiro.

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

E qual foi a prova que eles apresentaram nflopes? Pelo pouco que li sobre eles, tentaram vender a aeronave sem apresentar provas para ninguém. Não venderam nada. Assim é difícil acreditar que eles tenham tido muito sucesso antes do voo público de Santos Dumont.

Edmilson Sanches
Visitante
Edmilson Sanches

E o avíão que inventaram era lançado com uma catapulta.Não saia do chão com meios próprios.

Rui Chapéu
Visitante
Rui Chapéu

1903 – voou sem catapulta.

1904 – “In late August of 1904 they began to consider using a catapult to fling the Flyer into the air.”

“Nos fins de Agosto de 1904 eles começaram a considerar o uso de uma catapulta para alçar o Flyer no ar.”

1905- tem fotos do Flyer III voando, isso é um ano antes do 14-bis ter voado na frança.

Tem fotos aqui nesse link para explicar melhor, e dentro do site tem mais fotos e a cronologia dos fatos. Coloquei o link específico da catapulta.

http://www.wright-brothers.org/History_Wing/Wright_Story/Inventing_the_Airplane/Little_More_Oomph/Wright_Catapult.htm

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Rui, isso é a teoria. A questão toda é a apresentação de provas e de testemunhas não ligadas financeiramente ao Wright, de que os fatos ocorreram como foi descrito por eles. Até onde sei, eles tentaram vender a aeronave para alguns compradores, até para o governo americano. Mas quando questionados sobre os protótipos, não apresentaram nada. A primeira apresentação pública ocorreu cerca de 2 anos depois do voo de Santos Dumont, depois que outros inventores fizeram o mesmo e na Europa, longe dos alegados voos na América. Tem um europeu (acho que húngaro) que também clama ter voado antes, mas… Read more »

TOM
Visitante
TOM

Para quem gosta de manobras e passagem de caças podem desistir, faz tempo que a FAB não nos brinda com isso, uma Pena sinceramente, falta recursos e só falam em contingenciamento, quem quiser ver de perto um verdadeiro Show aéreo, procure outro país, porque aqui é só aeronave no Pátio e olhe lá, quando tem.

Rodolfo Livio
Visitante

Enquanto isso, nos desfiles de comemoração dos 100 anos da RAF fomos brindados com a passagem de vários Tucanos T1! Orgulho.

Augusto L
Visitante
Augusto L
Paulo Sergio de Araujo
Visitante
Paulo Sergio de Araujo

Ja disse e repito se esse museu sair do papel doo todo meu acervo : A palentologia do voo – 50 anos de estudos + de 750 exemplares fosseis e replicas (etudo e coleção de+ 50 anos sobre a saga do homem que um dia alçoou voo.Museus do mundo inteiro daria a vida pra ter alguns exemplares que possuo sobre o assunto. Imagina a coleção completa. Do primeiro ser vivo na terra até o primeiro dinossauro que voou . Quem viver vera.