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MPF cobra explicações sobre negociação entre Embraer e Boeing e pede ao TCU que apure acordo

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Embraer E-Jets

Por Matheus Leitão

O Ministério Público Federal em São Paulo cobrou informações sobre a negociação para transferência do controle acionário da Embraer para a Boeing e pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) instaure processo de controle externo para analisar a operação.

As providências foram tomadas em um procedimento preparatório aberto no dia 6 de março deste ano pelo MPF-SP. O caso teve início após representações formuladas pelos deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS) e Nelson Pelegrino (PT-BA). Segundo os petistas, a venda da Embraer seria ilegal e lesiva aos interesses nacionais.

Nesta quinta-feira (5), as empresas divulgaram um memorando de entendimento para um acordo que cria uma terceira empresa para a qual vão os ativos mais lucrativos para Embraer, os da aviação comercial. Nesta terceira empresa, a atual Embraer terá 20% e receberá US$ 3,8 bilhões. O negócio terá que ser aprovado pelo governo.

Segundo o Ministério Público Federal, contudo, a Embraer forneceu informações incompletas, por exemplo, dentro do procedimento preparatório.

Com isso, o MPF reforçou, em requerimento datado desta quinta-feira (5), um pedido para que a empresa apresente o termo de acordo e um relatório circunstanciado da operação em curso com a Boeing.

No curso da tramitação do procedimento, o procurador da República Luiz Costa, responsável pelo caso, requereu informações à Embraer, Presidência da República, Ministério da Defesa e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

O Ministério da Defesa alegou, em resposta enviada no mês passado, que não era possível afirmar que o negócio seria lesivo à soberania nacional, uma vez que a venda não estava fechada. Já o TCU respondeu, primeiramente, que não possui procedimento de acompanhamento do caso ou de controle externo.

Diante da notícia de que o TCU foi consultado pelo Ministério da Fazenda sobre se o Executivo poderia abrir mão do Golden Share (ação que dá ao governo poder de veto em algumas decisões) sem consultar o Legislativo, o MPF também já requereu nesta sexta-feira (6) acesso à decisão proferida no mencionado questionamento realizado pela União.

No mesmo ofício, o MPF pediu a cooperação entre os dois órgãos para que o TCU instaure o processo de controle externo para analisar a operação de venda e transferência do controle acionário da Embraer para a Boeing.

FONTE: G1

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Renan
Renan
1 ano atrás

Deputados do PT alegando que alguém esta lesando os interesses nacionais é um escárnio.

Muita sorte à EMBRAER e BOEING contra o “fogo-amigo”, torço para que todos os envolvidos sejam beneficiados

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Renan
1 ano atrás

Não queria entrar nessa questão ideológica mas você está certo quanto ao escárnio afinal o que aconteceu na Petrobrás está aí para comprovar. Contudo, da forma que o negócio se apresenta ele é, de fato, nocivo aos interesses nacionais.

Antonio
Antonio
Reply to  Renan
1 ano atrás

Escárnio maior é que estamos assistindo, né?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
1 ano atrás

Escárnio maior foi o que ocorreu com a Petrobrás isso sim afinal criou-se uma fachada de um “projeto desenvolvimentista” para esconder uma engrenagem gigantesca de saque à empresa.

Mas escárnio mesmo é querer culpar as instituições pela própria ladroagem.

Paulo Moraes
Paulo Moraes
Reply to  HMS TIRELESS
1 ano atrás

Vamos nos igualar?

Antonio
Antonio
Reply to  Paulo Moraes
1 ano atrás

Se fosse só igualar estaria ótimo.

Jr
Jr
Reply to  Renan
1 ano atrás

Eu falei, isso vai acabar sendo decidido na justiça, vamos ver se a Boeing esta disposta a enfrentar uma longa batalha judicial ou não

Antonio
Antonio
Reply to  Jr
1 ano atrás

Evidente. Não se concebe um governo dessa laia, em final de carreira, correndo para entregar uma empresa a outra estrangeira.
Daqui a poucos meses teremos nova eleição, e aí o novo Governo decide..

Jr
Jr
Reply to  Antonio
1 ano atrás

Sim, acabei de ler que um investidor da Embraer acabou de entrar com um processo na CVN contra essa JV, do jeito que os acionistas atuais da Embraer não curtiram o que esta sendo planejado para essa JV pode ter certeza que ele não será o último a fazer isso, pode apostar, isso ainda vai longe

Bille
Bille
1 ano atrás

Quero saber quando e quem vai apurar (ou a mídia vai denunciar) as férias do pessoal do MPF: um cobre o outro, e o povo sai de férias sem publicar nada… as pessoas acumulam férias tirando “férias”… se depender do CNMPF nunca… Não são santos…

Sim, tem que investigar sempre, mas sejam coerentes, não da mesma forma que travaram a construção da linha que levaria energia de Manaus pra Boa Vista.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
1 ano atrás

O MPF preocupado com a parceria entre uma empresa privada brasileira e uma empresa privada americana, coisas do Brasil.

Robsonmkt
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Lembre-se que o governo brasileiro possui uma golden shake da tal empresa brasileira. Além disto, ele não tomou iniciativa mas foi acionado por um deputado federal.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Robsonmkt
1 ano atrás

A Golden Share já foi utilizada e fez com que as negociações entre as companhias se dessem de tal modo que fosse criada uma terceira, ficando a divisão militar e executiva fora das negociações.
Se a divisão militar vai ou não sobreviver, isso depende de demandas do governo brasileiro por novos equipamentos. Não cabe a parte comercial da Embraer bancar a parte militar.

Robsonmkt
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Oi Marcos10, não estou questionando o uso – bom ou mal – da Golden Share pelo Governo Federal, mas apenas lembrando ao Strobel que o MPF quer um esclarecimento porque a Embraer não é uma empresa privada comum, mas uma empresa em que o governo possui uma Golden Share devido ao seu perfil estratégico. O MPF quer saber se a Golden Share resultou em uma negociação lesiva ou não aos interesses do país.

Silvano Conti
Silvano Conti
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Falando assim a gente fica com a impressão que a Embraer é a Sandálias Havaianas sendo comprada pela Nike. São duas empresas privadas, afinal.
Igualzinho, né?

Marcio
Marcio
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

Sandálias havaianas não é da nike. Foi comprada do grupo jbs e hoje pertence a uma holding (grpo cambuhy) dos herdeiros do banco itau e família moreira salles.

mcremp
mcremp
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

Igualzinho não é, porque para grande parte do povo sandália havaiana é um artigo útil e necessário, ao contrário de um avião. Mesmo para quem viaja de avião, é mais importante saber o preço da passagem e se o vôo chega no horário do que saber a nacionalidade do engenheiro que projetou a asa ou o trem de pouso.

Antonio
Antonio
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Walfrido. Apesar de considerar as suas opiniões as mais ponderadas do site, creio que ‘há casos e casos’.
O que está ocorrendo no Brasil é que existe um tal vácuo institucional, derivado da bagunça geral instaurada, que permite se questionar qualquer decisão oriunda um Governo desse naipe. É triste, mas é a realidade.
Por outro lado, países mais sérios costumam vetar operações entre privadas nacionais e estrangeiras. Temos diversos casos ultimamente.
Já no Brasil. é caso policial mesmo para o MPF investigar.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Vc tá ansioso pela venda eim, fique sabendo que nao vai ser facil.

Silvano Conti
Silvano Conti
1 ano atrás

Não seria melhor deixar para o próximo presidente eleito decidir? seja ele quem for.
E que este assunto seja levado ao debate eleitoral para opinião de todos os candidatos.
Muita pressa, a gente desconfia, outra coisa, o TCU quer até acabar com a Golden Share, isso tem que ir pro debate eleitoral, e deixar para o próximo presidente decidir.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

Não!
Decisões não podem virar um eterno debate, que é o que vai acontecer.

Silvano Conti
Silvano Conti
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Então melhor, por que quem está não tem autoridade para conduzir este negócio.
Outra coisa, todo mundo sabe, essa coisa vai parar no STF, e quando bater lá, alguém vai decidir que a decisão passe pelo Congresso, aí fica pro próximo presidente.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

Acredite, quem está atualmente no Planalto tem competência, autoridade e legitimidade para tal pois tais atributos lhes foram conferidos pela Constituição.

Antonio
Antonio
Reply to  HMS TIRELESS
1 ano atrás

_____________

COMENTÁRIO APAGADO. A BRIGA PESSOAL DE VOCÊS DOIS JÁ PASSOU DOS LIMITES. PARE DE FAZER PROVOCAÇÕES INÚTEIS PARA O DEBATE. ÚLTIMO AVISO ANTES DA SUSPENSÃO.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

Acho temerário isso pois vai ter candidato, quer à extrema-direita, quer à esquerda sindical, que vai querer se aproveitar do tema para se promover e sugerindo algo pior que essa Join Venture, a estatização da EMBRAER.

Silvano Conti
Silvano Conti
Reply to  HMS TIRELESS
1 ano atrás

Isso tem um nome, se chama “Democracia”, e foi inventada pelos gregos, gostemos ou não, é mais correto e democrático do que como está agora.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

Você está confundindo os conceitos! Democracia não se resume a eleições e implica também em respeitar as instituições. Portanto, se elas dão ao atual ocupante do Palácio do Planalto a competência para permitir ou não o negócio nós devemos acatar esse fato e não tentar dobrar as instituições aos nossos caprichos afinal isso é coisa de regimes populistas. E de igual forma, uma vez que o ordenamento jurídico autoriza outros instrumentos para se contrapor a essa Join Venture, devem os mesmos ser acionados. Por fim, governantes são eleitos para atender aos interesses do país e tentar manipular a questão para… Read more »

Roberto Lobo
Roberto Lobo
Reply to  HMS TIRELESS
1 ano atrás

Concordo com você. Porém o atual Presidente da Republica não tem credibilidade nenhuma, para tomar uma decisão deste porte.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

“Democracia” é o que se tem para eleger alguém e que tomará as decisões por você. Querer levar tudo para a mesa de negociações para se discutir eternamente algo recebe o nome de “bagunça”. E ai sempre vai ter alguém insatisfeito dizendo que não houve democracia suficiente.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

“Querer levar tudo para a mesa de negociações para se discutir eternamente algo recebe o nome de ‘bagunça'”

Isso também se chama sindicato, e vimos o quão danoso foi trazer a política sindical para as decisões do país.

BILL27
BILL27
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

Pra mim ,é o mais certo e parece q é o que vai acontecer

Marcos10
Marcos10
1 ano atrás

Essa é a turma que defendia os empregos na Varig. Até que um dia a realidade chegou e a empresa quebrou.

Pompeu
Pompeu
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Uê, não era o pt que tinha deixado a Varig falir?

Marcos10
Marcos10
Reply to  Pompeu
1 ano atrás

Esses também!

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Pompeu
1 ano atrás

Faliu porque estava podre, o que o PT fez foi deixar falir, o que achei correto, o mercado se encarregou de fazer aparecer substitutos as empresas falidas como Varig e a falidas antes Transbrasil e VASP.

nonato
nonato
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Empresas falidas que tinham créditos enormes cobrados judicialmente… Se a união tivesse pago os créditos não teriam quebrado.

mcremp
mcremp
Reply to  nonato
1 ano atrás

Os créditos da Varig não pagavam 20% da dívida.

Antonio
Antonio
Reply to  Pompeu
1 ano atrás

Faliu como faliram (ou foram encampadas) diversas outras. Varig, Vasp, Transbrasil e outras trocentas. Só falta criar um PROER para empresas aéreas e premiar a péssima administração privada reinante no País.

ivo
ivo
1 ano atrás

o negócio é lesivo aos interesses nacionais sim, considere que estamos pagando bem mais caro pelo gripen, (ou vamos pagar) para que a Embraer receba conhecimento industrial e ai vem uma empresa estrangeira e leva tudo quase de graça.
o dinheiro saiu do meu bolso também já que eu sou um contribuinte.

Marcos10
Marcos10
Reply to  ivo
1 ano atrás

Lesivo vai ser ver a Embraer virar uma Fokker.

nonato
nonato
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Quem disse que a Embraer vai virar uma Fokker? A Embraer no futuro ou será uma empresa ainda maior e melhor do que já é, poderá quebrar (o que é um risco que qualquer empresa corre) ou pode sumir já agora, sendo vendida para a Boeing. Os acionistas não ganham nada ao vender a Embraer por 25 reais a ação. Qualquer outro fundo pagaria isso aos atuais acionistas. O Brasil não ganha nada com isso. Então por que a defesa de muitos da venda a Boeing? Vamos perder nossa única grande empresa de alta tecnologia? O governo tem o dever… Read more »

mcremp
mcremp
Reply to  nonato
1 ano atrás

Nonato, vc está confundindo “defender a venda” com “aceitar a realidade”. E quem tem que “ganhar” não é uma entidade abstrata chamada Brasil, mas seres reais chamados brasileiros, muitos dos quais estão mais preocupados em ter saúde, educação e segurança do que em ver o dinheiro de seus impostos sendo usado para bancar empresas deficitárias em nome do “interesse nacional”, que é outra forma de dizer orgulho ufanista.

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  ivo
1 ano atrás

Como estamos pagando mais caro pelo Gripen, se a proposta da Saab foi a menor entre os finalistas do F-X2?
Gripen NG = SEK 66 bilhões (o equivalente, em 2015, a US$ 4,7 bilhões)
Super Hornet = US$ 6,6 bilhões (pelo o que lembro)
Rafale = US$ 8,8 bilhões (também pelo o que lembro).

Eduardo de Castro
Eduardo de Castro
1 ano atrás

“Diante da notícia de que o TCU foi consultado pelo Ministério da Fazenda sobre se o Executivo poderia abrir mão do Golden Share” (penúltimo parágrafo).

Sinceramente, não encontro palavras para essa frase. Ora, o Executivo pode vetar ou não (Golden Share) a transação. Então por quê “abrir mão”? É uma piada. Mas mostra que tem muitíssimo mais coelho nessa moita do que tem sido divulgado.

Vamos vender bananas. É nossa vocação. Deixa os aviões para o centro do mundo.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Eduardo de Castro
1 ano atrás

Na verdade já vetou, tanto que a proposta é de separar as empresas.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Contudo, como essa Join Venture precisa ser aprovada pela Assembléia Geral da empresa o GF pode fazer uso da Join Venture para vetar.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

ops, Golden Share.

Eduardo de Castro
Eduardo de Castro
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

E mesmo assim, continua consultando o TCU sobre se pode ou não abrir mão da Golden Share.
E não, não vetou. Até agora não. Aparentemente está “apenas” concordando em vender 80% do segmento que faz a Embraer ser a líder mundial em jatos regionais para a Boeing.

Vamos à soja. Anda a fila.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Eduardo de Castro
1 ano atrás

Você olha para o passado. A direção da empresa olha para o futuro.
Agora, se o país continuar do jeito que está, nem a soja vai ser nossa.

Alex Melo
Alex Melo
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Somos líder do mercado regional pq concorríamos apenas com a Bombardier, agora teremos que concorrer contra a AIRBUS, quanto tempo seremos líderes ou com que fatia significante do mercado ficaríamos? Acredito que seja essa a questão.

ODST
ODST
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Marcos10

De fato, se continuarmos entregando tudo o que criamos para empresas estrangeiras, nem a soja será nossa! Será tudinho deles! Se essa JV é olhar para o futuro, então eu tenho muito medo do que o país se tornará…

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Eduardo de Castro
1 ano atrás

E a turma daqui apoia isso, é incrivel.

Robsonmkt
Reply to  Eduardo de Castro
1 ano atrás

Por ministério da Fazenda, leia-se Meirelles, candidato à presidência da república. Na prática, o que ele queria é que o governo (leia-se Força Aérea) interferisse nas negociações entre Embraer e Boeing pois governantes não resistem ao canto de sereia de grandes empresas, especialmente estrangeiras.

Eduardo de Castro
Eduardo de Castro
Reply to  Robsonmkt
1 ano atrás

Pode ser. São tantos boatos que fica difícil dizer. Mas não poderia ser também exatamente o oposto? Sem a Golden Share o governo brasileiro (Executivo) perde o poder de vetar a transação (no todo ou em parte), abrindo um corredor largo, alto e iluminado para a Boeing, como são os corredores dos E-Jets da Embraer, que fazem tanto sucesso. Sinceramente, fico com a segunda opção. Não defendo a re-estatização da Embraer. Defendo que ela permaneça como uma empresa brasileira, com produção globalizada, ações vendidas livremente nas bolsas brasileira e internacionais, com participação de fundos de investimento internacionais e poder de… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
1 ano atrás

Eu acredito que é uma erro grave da justiça Brasileira a facilidade com que se “obsta” a realização do negócio jurídico no Brasil. Há uma facilidade enorme para se pedir e para se conceder uma liminar. Eu acredito que nunca se pode obstar a realização de um negócio. Isto causa enormes prejuízos. Exceto se houver risco para a vida, que é irrecuperável, todos os prejuízos deveriam ser ressarcidos “a posteriori”. Eu vejo o caso do satélite brasileiro que a “digníssima” juíza do Amazonas impede o uso, causando um prejuízo diário enorme. Outras obras, como refinarias, ferrovias, rodovias, escolas, hospitais, redes… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Victor Moraes
1 ano atrás

* perigo de morte…

Petardo
Petardo
Reply to  Victor Moraes
1 ano atrás

Nos EUA o senado está por vetar a venda de material militar para a Turquia. Tá errado?

Silvano Conti
Silvano Conti
1 ano atrás

Lembrando que uma decisão judicial tem que ser obrigatoriamente cumprida, e isso também faz parte da democracia, estado de direito e respeito as instituições. Então esse negócio vai ter que esperar para que o próximo presidente, com toda a legitimidade que o voto lhe confere, tome a decisão mais adequada. Subiu no telhado faz tempo. Essa decisão é muito mais importante que ganhar o Hexa.. e me parece que usaram a Copa para anestesiar a opinião pública e deixar isso passar batido, não colou. Agora vou comprar pão e tomar um pingão.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

O atual Presidente goza de plena legitimidade. É o que diz a CF. As pessoas tem de parar com esse mantra de “ilegítimo”. Você está confundindo legitimidade com gostar ou não desse ou daquele. Se é ilegítimo, todas as decisões tomadas até agora são ilegais, o que não é verdade.

Antonio
Antonio
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Essa legitimidade se formou no momento em que o sujeito foi gravado falando: ‘É com Supremo e tudo’.
Caia na realidade. Estão correndo para entregar a empresa a um concorrente estrangeiro. Que pressa é essa? Em 3 meses teremos novas eleições e o novo Governo, devidamente lastreado pelo voto popular. Deverá decidir. Simples.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
1 ano atrás

Caia na realidade! Quer você queira ou não o atual ocupante do Palácio do Planalto está ocupando o cargo legitimamente afinal enquanto Vice Presidente ele estava em primeiro lugar na linha sucessória. E o impeachment é processo de destituição do chefe do executivo por crime de responsabilidade, expressão que na verdade é mera retórica constitucional pois se trata de julgamento político, algo que foi possível pelo fato da ocupante anterior do cargo ter perdido completamente a condição política para governar. E cumpre lembrar que conforme a lei das eleições o voto é para a chapa ou seja, também são dados… Read more »

Silvano Conti
Silvano Conti
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Mas onde é que eu disse que alguém é “ilegítimo”, onde você leu isso no meu comentário?
E mais, se a justiça decidir acabou, pois assim reza a constituição, tem que obedecer, se o STF mandar isso para o Congresso decidir, ou alguém pedir vistas, tem que acatar e esperar.
Não estou chamando ninguém de ilegítimo, quem o faz por modos oblíquos, é vossa senhoria.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

Você só pode fazer ou deixar de fazer algo em virtude da Lei. Tem Juiz querendo legislar. Que peça as contas e se candidate ao Congresso.
Esse país tá virado em bagunça.

BrComenta
BrComenta
1 ano atrás

Se ele que fundou essa Empresa …
deu seu Aval …
Eu acato e ponto.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=24&v=EvodFZzJkSQ

Jr
Jr
1 ano atrás

Essa matéria é extremamente interessante e mostra o quão maravilhosa é essa “parceria” para a Embraer

https://www.valor.com.br/empresas/5642107/restou-metade-da-receita-mas-so-10-do-lucro

Marcos10
Marcos10
Reply to  Jr
1 ano atrás

Quem quis que a parte executiva ficasse de fora foi o Governo.
Se põe, reclamam. Se não põe, reclamam também.

Diego K
Diego K
1 ano atrás

Entregando tecnologia nacional necessária pro futuro e desenvolvida a custo da educação pública de qualidade vide ITA, a preço de banana, uma coisa é certa quem ganha com isso sao só acionistas. A mídia mente de que a Airbus e Bombardier vao engoliar a Embraer se o acordo não for fechado pq a midia é acionista. Pergunta: Como uma empresa de mercado consolidado e tecnologias vindo a mil pode ser engolida? Ainda mais que se precisar de grana contra uma guerra de produtos cambiais tem o BNDS pra ajudar. A ganância está falando mais alto, numa guerra sem tecnologia nacional… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Diego K
1 ano atrás

O BNDES, depois de pegar dinheiro a juros de mercado e emprestá-lo a juros camaradas a frigorífico, empreiteira e empresário de papel, está sem bala na agulha…

Fernando EMB
Fernando EMB
Reply to  Diego K
1 ano atrás

A gente vê que vc não entende nada do mercado mesmo….

Antonio
Antonio
Reply to  Fernando EMB
1 ano atrás

Ou tem gente que ‘entende demais’.
kkkkkkkk

mcremp
mcremp
Reply to  Diego K
1 ano atrás

Só faltou explicar que a “empresa de mercado consolidado e tecnologias vindo a mil” não está vendendo como gostaria, e esta com o caixa fraquinho.

ALEXANDRE
ALEXANDRE
1 ano atrás

Mas 20% e 3.8 bilhoes sinceramente eu acho q tao gazendo embraer de besta

Space Jockey
Space Jockey
1 ano atrás

Parceria Caracú !

Antonio palhares
Antonio palhares
Reply to  Space Jockey
1 ano atrás

Eles entraram com a cara…
Este país e nossos politicos entreguistas não sabem o que é ou não estratégico e importante para o Brasil.

Silvano Conti
Silvano Conti
1 ano atrás

Pessoal, não adianta se estressar e nem cair na pilha de quem é a favor desse absurdo. O que nós temos de absolutamente certo, é que este negócio, seja lá o diabos for, não vai ser aprovado por este governo que está aí, então não se estressem, a sociedade está madura, e não vai aceitar esse caracurismo na calada da noite. Que o próximo presidente eleito pelo voto popular, seja ele quem for, tome a decisão, e que isso seja debatido na campanha política, o resto é lero lero. Esquece, esse acordo ou entrega não sai neste ano. E o… Read more »

gordo
gordo
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

É exatamente isso que o Sr esta falando, concordo plenamente.
Algo que parece estar passando despercebido nessa mutreta entre EMBRAER e Boeing é a especulação no mercado de ações, tem gente ganhando (ou que vai ganhar) muito dinheiro com essas movimentações.

pgusmao
pgusmao
1 ano atrás

O que o MPF tem de se meter nesse negócio, vão cuidar dos desvios de dinheiro público,levantem-se de suas cadeiras e saiam de seus preciosos gabinetes para conhecer os problemas das ruas, tudo agora esse MPF quer dar pitaco, quando não é o Judiciário. O Ministério Público virou um “monstro” constitucional, sendo que não se entendem nem no seu próprio órgão, criamos “reizinhos” pagos com nosso dinheiro.

sergio ribamar ferreira
1 ano atrás

Concordo com o Sr. Victor Moraes. aos colegas comentaristas, apenas esperarei os próximos acontecimentos visto que as ações das empresas devem estar oscilando por conta destas notícias. Infelizmente há pessoas que ganham e muito com essas notícias alarmantes outras se desesperam. Afinal de contas , a Embraer é uma empresa pública ou privada? Creio que é privada. Qual a participação do governo? O que foi negociado? E a empresa sócia-majoritária? a quem interessa a venda, , a fusão das empresas, ou compra? São inúmeras questões. Abraços a todos pois todos possuem suas razões de ser contrários ou não.

Yuri
Yuri
1 ano atrás

Off
Reino Unido em conversaa com a Suécia pra colaborar num caça de 5 geração.

JS2020?

Caerthal
Caerthal
1 ano atrás

O comportamento do MPF é o esperado quando você combina muito poder com pouca ou nenhuma responsabilidade, seja perante a lei ou aos eleitores. O resultado tende a ser ruim com muitos fogos de artifício e o discurso de que ninguém é honesto ou sabe o que está fazendo. Algo para ser revisado em um constituinte.

Thiago Macena de Freitas
Thiago Macena de Freitas
1 ano atrás

O momento do Governo comprar as ações da Embraer

Momento de reestatizar é agora !!!
Não podemos perder a nossa tecnologia para os americanos, entregar de mãos beijadas nossa tecnologia.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Thiago Macena de Freitas
1 ano atrás

Reestatizar para quê, para se tornar um antro de ineficiência, corrupção e aparelhamento político e ao final viver pendurada no tesouro? Será que o ocorrido na Petrobras não foi suficientemente pedagógico?

Thiago Macena de Freitas
Thiago Macena de Freitas
Reply to  HMS TIRELESS
1 ano atrás

HMS TIRELESS Pelo o que eu li 84% das ações da Embraer estão em mãos estrangeiras, 6% está com o BNDS e os outros 10% com acionistas brasileiros.. A saída para esse acordo sair é o GF comprar essa parte comercial da Embraer, 4,2 Bilhoes de dolares para o Brasil não é nada e teríamos toda a nossa tecnologia mantida e preservada, afastando das mãos sujas da Boeing. Se o governo exercer o Golden Share, provavelmente a Embraer vai tomar boas sanções, pois terá concorrentes com apoio de governos (União Européia, Canada, Japão e China) A Saída é o Governo… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Thiago Macena de Freitas
1 ano atrás

Entenda, a EMBRAER foi criada como uma estatal e ao ser privatizada em 1994 estava em situação econômica periclitante, sem recursos sequer para produzir e entregar os parcos turboélices que constavam em sua carteira de encomendas. Foi a privatização que permitiu a empresa alçar vôos maiores desenvolver aviões mais competitivos e chegar onde chegou ou seja, ao posto de terceira maior fabricante de aeronaves do mundo. Nesse sentido uma eventual reestatização da EMBRAER seria um tremendo retrocesso visto que o Estado não é empresário, sua função é prestar serviços públicos. E especialmente falando no Brasil empresas estatais têm sido usadas… Read more »

Thiago Macena de Freitas
Thiago Macena de Freitas
Reply to  HMS TIRELESS
1 ano atrás

HMS TIRELESS

Amigo que ponto você não entendeu, sem o GF subsidiando a Embraer não irá sobreviver concorrendo com a Airbus e a Boeing ?

Se o FG exercer o golden share, ele irá precisar ajudar de alguma maneira, pois em médio a longo prazo a Embraer irá demitir em massa

Por isso a solução é reestatizar e assumir o controle da Embraer, dando musculatura para ele sobreviver o mercado, porque sozinha ela não irá conseguir contra duas empresas imensas,que antes nem ligavam para o segmento de aviação regional.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  HMS TIRELESS
1 ano atrás

Entendo muito bem a questão, por isso mesmo afirmo que reestatizar a empresa seria o pior a fazer.

João Bosco
João Bosco
1 ano atrás

Essa história de deputados federais do PT – ou que seja de outros partidos – não vai dar em nada. Acordo já feito e, dadas as características do atual governo, a situação já está resolvida.

ODST
ODST
Reply to  João Bosco
1 ano atrás

Acordo feito não, leia novamente. Foi um anúncio de intenções. O governo sequer aprovou o negócio, e muita coisa ainda pode acontecer.

Juvenal Santos
Juvenal Santos
1 ano atrás

Gente, deixa o negócio entre empresas privadas acontecer, acho inacreditável alguém dizer hoje em dia, com toda internet para aprender, falar “Não podemos perder a nossa tecnologia para os americanos, entregar de mãos beijadas nossa tecnologia.” Que tecnologia é essa cara-pálida????????? Quase tudo é estrangeiro, motores, aviônica, radar, cad-cam, códigos, processadores… A Embraer ela desenvolve, pensa, esquematiza e …MONTA O AVIÃO. Descobriu um filão de aviões comerciais até 100/130 lugares, e vende a rodo, parabéns pra ela, mas negócio é negócio, estão vendendo 80% de uma joint-venture por quase 4 Bilhoes de dólares. Alguém sabe o lucro líquido da Embraer… Read more »

Silvano Conti
Silvano Conti
1 ano atrás

Ricardo Lewandowski está só esperando a ação bater na mão dele.
Com uma canetada ele diz, que a decisão fique para o próximo presidente e fim de papo.
Não sei onde tem gente achando que o acordo já foi feito… onde você viu isso?? é cada um..
80 a 20… negoção mesmo…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

Lewandowski não é o juiz exclusivo do STF! o processo por meio de sorteio pode ser distribuído para outro ministro. E outra, ele não tem a “canetada mágica” que vai mandar a decisão ser do próximo presidente pois isso significaria não apenas violação ao princípio de separação dos poderes como também um violento atentado à democracia. Aliás, compactuar com essa “canetada mágica” significa repudiar a democracia e compactuar com a barbárie. Da forma que está posta o negócio é lesivo? Sem dúvida, mas o combate ao mesmo deve se dar dentro da constituição e instituições e não fora delas.

Silvano Conti
Silvano Conti
Reply to  HMS TIRELESS
1 ano atrás

O caso está com Ricardo Lewandowski, então vai ser decisão dele, e basta que ele, de forma monocrática, diga que este acordo deve ser referendado pelo Congresso, então não dá mais tempo de julgar no plenário, e o caso será decidido pelo próximo presidente legítimo e eleito democraticamente.
É simples, em suma, o tal “acordo” que ainda nem existe subiu no telhado. Só ano que vem e com outro presidente eleito pelo povo decidindo.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

Lewandowski concedeu uma liminar em um caso concreto que envolvia o sistema eletrobrás e não a EMBRAER. Aliás são situações muito distintas pois a ELETROBRÁS é uma sociedade de economia mista ao passo que a empresa de São José dos Campos é uma empresa privada na qual o GF preserva uma ação de classe especial (Golden Share). Diante desse fato não haveria sequer a conexão que poderia autorizar a distribuição por dependência à Lewandowski. Assim, uma vez que indubitavelmente o pedido de liminar seria distribuído a outro ministro, a liminar poderia ser concedida ou não. E uma vez liminares são… Read more »

Luiz Trindade
Luiz Trindade
1 ano atrás

Independentemente de discussões ideológicas que estranhamente não foram censuradas, se o M.P.F. quer saber dos detalhes das negociações é que porque tem caroço nesse angu! Se não tiver, a Boeing e nem a Embraer não tem nada à esconder! É deixar ver a papelada para mostrar que esta tudo de acordo com a lei e correr para o abraço. Minha opinião pessoal que não irá interferir em nada da fusão, é que não se deveria era dar os 80% do controle majoritário acionário para Boeing. Ou se desse, as decisões deveriam ser dadas para um presidente aqui no Brasil com… Read more »

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Luiz Trindade
1 ano atrás


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COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Luiz Trindade
1 ano atrás

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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO PARA ATACAR OS EDITORES DO BLOG. LEIA E OBEDEÇA AS REGRAS, QUE SÃO PARA TODOS, IGUALMENTE, E A GRANDE MAIORIA AS OBEDECE SEM CRIAR QUALQUER PROBLEMA, DEBATENDO CIVILIZADAMENTE. RECOMENDAMOS QUE ESFRIE A CABEÇA.

ÚLTIMO AVISO.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Luiz Trindade
1 ano atrás

Vejam e-mail de vcs.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Luiz Trindade
1 ano atrás

Vocês olharam o e-mail de vocês ou não vão olhar?!?

Augusto L
Augusto L
1 ano atrás

Mas uuma vez o MPF fazendo ações ilegais e fora da sua alcada, ativismo judiciario sujo.

Samuca cobre
1 ano atrás

Ozires Silva é o cara que fundou a empresa é um cara visionário desde aquela época,ele não sabe oque está falando??? Não sabe oque é Melhor para a Embraer??? É cada sabe tudo que a gente vê aqui….

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Samuca cobre
1 ano atrás

O fato de Ozires Silva ter sido um dos fundadores da estatal Embraer não o faz a pessoa mais indicada atualmente para opinar sobre o futuro da empresa que atualmente é uma empresa privada.
A sua opinião tem valor, mas não é algo absoluto a ser seguido como algo imprescindível ao futuro da empresa.

Paulo Roberto
Paulo Roberto
1 ano atrás

Mas de qualquer maneira é salutar que se faça essa investigação avaliando todos os pormenores dessa negociação, porque todos nós sabemos que Estados Unidos não dão ponto sem nó. Pelo que sei, a Boeing e Embraer abrirão uma nova empresa para aviação de jatos regionais onde existe o domínio da Embraer, a Boeing ficaria com 80% das ações e a Embraer 20%, além do mais, a Boeing, pretende pagar por volta de 5 bilhões de dolares pelo negócio. Se não me falha a memória a carteira de clientes da Embraer com vendas confirmadas para jatos regionais é muito maior do… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Paulo Roberto
1 ano atrás

A carteira deve ser maior que o valor de mercado, o que é normal, pois a carteira seria o faturamento, mas dele devem ser descontados os custos, para chegar no lucro, que é o que mais importa. O valor que a Boeing está pagando é alto por um pedaço da Embraer.

Jr
Jr
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Os analistas de mercados e acionista discordam de você, creio que eles tem mais embasamentos para afirmarem isso, leia as matéria que saíram em sites lá fora e verá que a maioria absoluta diz que o preço que a Boeing tá pagando é uma verdadeira barganha

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Jr
1 ano atrás

Antes das conversas começarem, o valor de mercado da Embraer inteira era de cerca de US$ 4 bilhões. Subiu para cerca de 6 e agora caiu para perto de 5 bi. A Boeing está oferecendo US$ 3,8 bi por 80% da área comercial (quase o valor de toda a empresa no final do ano passado). Claro que os analistas sempre acham que um prêmio pela venda deve ser bem elevado. levando-se em conta perspectivas futuras (que podem estar certas ou não). Se os analistas acham que é uma barganha, devem comprar da ações da Boeing e lucrar com a barganha… Read more »

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
1 ano atrás

A Embraer foi criado com dinheiro público,do povo Brasileiro,é não de _____________________ dos seus diretores e presidente,pois mesmo se tratando de um negocio,tem que ser vistoriado.Pois o __________________ pode lessar o Estado.Vamos evitar assim uma compra predatória se for o caso.Agora citar Petrobrás,não é desculpa.um caso lamentável da Petrobrás não justifica o entreguismo. COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE OS DEMAIS PARA NÃO SER ROTULADO E NÃO USE O ESPAÇO PARA ATACAR TERCEIROS. LEIA AS REGRAS DO BLOG. https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
1 ano atrás

O entreguismo ja foi feito quando privatizaram, agora é problema de seus acionistas.
Com esta opção de abrir uma nova fábrica, morre qualquer influencia da Golden Share.

Silvano Conti
Silvano Conti
1 ano atrás

O sonho de consumo dos _____________é o fim da Golden Share, mas o governo já disse que não abre mão dela.

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE OS DEMAIS PARA NÃO SER ROTULADO.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

A nova fábrica nos EUA com 80% da Boeing está fora do alcance da Golden Share, este foi o golpe de mestre da Boeing.

Silvano Conti
Silvano Conti
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

___________

COMENTÁRIO APAGADO, MANTENHA O RESPEITO. MAIS UMA VEZ: LEIA AS REGRAS DO BLOG

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Silvano Conti
Silvano Conti
1 ano atrás

Pior de tudo é que ele fala como se já tivesse alguma coisa assinada. Não tem nada, absolutamente nada assinado, aliás, ninguém nem sabe o que é esse acordo, todo mundo notou que a nota da Boeing e da Embraer tinha um caráter de não informar nada, a nota parecia mais com a intenção de confundir do que informar. Não tem nada assinado, e não será assinado nada neste ano, não com esse presidente no poder. Já falei, basta uma canetada no STF para que as intenções da Boeing e do governo norte americano virem pó. Para com isso, confunde… Read more »

Carlos Cintra
Carlos Cintra
Reply to  Silvano Conti
1 ano atrás

Não teremos acordo nenhum, pelo menos este ano, como quer o governo dos Estados Unidos.
Acho que vieram com muita sede ao pote, e deram muito na vista que o que desejavam era danoso aos interesses nacionais, com a Golden Share o governo pode brecar, ou o mais certo, é que a justiça o faça.
Ano que vem, depois um longo debate com a sociedade brasileira, possa ser assinado algo.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Carlos Cintra
1 ano atrás

E a sociedade brasileira está interessada em debater o problema da Embraer? Duvido muito.

Carlos Cintra
Carlos Cintra
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Será debatido pelo Congresso Nacional, por determinação do STF, os congressistas são representantes da sociedade, então será pela via democrática e responsável, esse debate será de todo a sociedade, e não de apenas alguém sem respaldo para tomar uma decisão dessa importância.
E é claro, que o acordo se sair, não será nos termos imaginados pelo governo norte americano.

Mauricio R.
Reply to  Carlos Cintra
1 ano atrás

Essa foi boa: O STF diz ao Congresso, o que fazer…
Deixe os deputados e senadores ficarem sabendo disso.
Governo americano???? A The Boeing Co é uma empresa privada.

Thiago Macena de Freitas
Thiago Macena de Freitas
1 ano atrás

Sem o Governo Federal subsidiando a Embraer, ela não irá sobreviver concorrendo com a Airbus e a Boeing sozinha Se o GF exercer o golden share, ele irá precisar ajudar de alguma maneira, pois em médio a longo prazo a Embraer irá demitir em massa. Não basta apenas negar, tem que dar uma saída Por isso a solução é reestatizar e assumir o controle da Embraer, dando musculatura para ele sobreviver o mercado, porque sozinha ela não irá conseguir contra duas empresas imensas,que antes nem ligavam para o segmento de aviação regional. A chance da Embraer ser nossa novamente é… Read more »

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Thiago Macena de Freitas
1 ano atrás

Mas o governo não está interessado em reestatizar a Embraer, como fez o argentino com a FADEA. Aliás eu não conheço ninguem que esteja interessado na reestatização da Embraer.

Thiago Macena de Freitas
Thiago Macena de Freitas
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Walfrido Strobel

Supondo que o Governo não queira realmente reestatizara Embraer

Qual será a saída ?
Apenas exercer o Golden Share, proibindo a JV ?

E como ficará depois ?
Embraer sozinha encarando Airbus e Boeing ?

A Solução é ______________ para não perdemos a Embraer, não perdemos tecnologia Brasileira

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ESCREVA EM MAIÚSCULAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Thiago Macena de Freitas
Thiago Macena de Freitas
1 ano atrás

Faço parte do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e conheço bem a realidade da empresa porque tenho companheiros que lá trabalham. Segundo eles a linha de produção do E2 anda a quem do esperado, pois ainda não houve uma grande Cia Aerea que comprou o E2, e o KC390 não está vendendo no mercado e fala-se de demissões no final de 2018 e inicio de 2019 Nunca estivemos tão perto de reestatizar a Embraer e ela voltar a ser do povo Brasileiro Precisamos ir a luta e ________ __________________________ __________________________ COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO COMO… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Thiago Macena de Freitas
1 ano atrás

A Embraer concluiu o desenvolvimento de sua atual linha de aeronaves com os novos E-jets e o KC-390. Não está vendendo eles a contento. Logo, estão sobrando trabalhadores. Solução óbvia: dispensar os trabalhadores que estão sem ter o que fazer na empresa. Solução do sindicalista: estatizar a empresa, usando dinheiro do povo para recomprar a empresa e manter um monte de trabalhadores ociosos e recebendo altos salários. Aí a empresa continua dando prejuízo e o governo pega mais dinheiro do povo pobre do Brasil e injeta na Embraer, para manter empregos e tecnologia. . Ainda bem que não passa pela… Read more »

Thiago Macena de Freitas
Thiago Macena de Freitas
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Rafael Oliveira

Qual é a solução então Rafael ???

Deixar como estar e nos próximos 5 anos sem engolido pela Airbus e Boeing ?

Minha opinião pessoal é reestatizar e não deixar a Boeing pegar nosso conhecimento e tecnologia

Pq se o Governo negar a JV, terá que dar uma solução para isso

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Thiago Macena de Freitas
1 ano atrás

O Governo não vai negar a JV.
Deixe as diretorias da Embraer e Boeing negociarem e os acionistas da Embraer decidirem se querem a JV ou não.
Tecnologia e conhecimento são da Embraer. Eu não sou mais acionista da Embraer então não tenho nada a ver com isso. Se você é acionista, vote contra a JV.

troodonte
1 ano atrás

Assunto já debatido a exaustão , meu deus qual a dificuldade em perceber que com a AIRBUS entrando no mercado usando os c-series a Embraer não vai ter vida fácil, não vou nem mencionar a China. O mercado americano representa + de 60 % das cartelas de venda da Embraer , de que adianta uma Embraer sem vendas , a realidade que está sendo posta é algo que requer este tipo de fusão.

Ghutoz
Ghutoz
1 ano atrás

Essa história de joint venture até que é boa, mas, não tem como explicar o fato da boeing não entrar com nada e ter 80%, que se faça a JV mas no minimo 51% embraer, qualquer coisa diferente disso é uma compra disfarçada. E se for para comprar que se pague um valor decente

mcremp
mcremp
Reply to  Ghutoz
1 ano atrás

Se 3,8 bilhões para você é “nada”, fico imaginando o que você considera ser “muito”.

MM40 Block
MM40 Block
Reply to  mcremp
1 ano atrás

3,8 Bilhões pela Embraer eu acho que é pouco.

MM40 Block
MM40 Block
Reply to  mcremp
1 ano atrás

3,8 bilhões pela Embraer é pouco.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  MM40 Block
1 ano atrás

Mas quem está comprando a Embraer?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
1 ano atrás

Troodonte, Talvez a minha matemática esteje errada porque fusão nas minhas contas seriam 50/50. O que vai acontecer é explicável pela biologia. A Boeing (80%) vai fazer uma fagocitose na Embraer (20%). Não vão criar uma “terceira” empresa ou sim? Se for o caso, a então defunta Embraer vai entrar com 20% e sem direito a dar palpite. Não é isso. Essa semântica usada por êles (parceria ou Joint Venture) é para inglês ver. A Embraer está sendo vítima de uma chantagem comercial, porque ela é muito superior a Bombardier em tudo, e nem com a ajuda da Airbus seria… Read more »

mcremp
mcremp
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

“A Embraer é superior à Bombardier em tudo”, só que a Bombardier está vendendo mais que a Embraer, e com a Airbus junto vai vender mais ainda.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  mcremp
1 ano atrás

Está vendendo por causa dos subsídios imorais do governo canadense.

mcremp
mcremp
Reply to  HMS TIRELESS
1 ano atrás

Imorais ou não, a realidade é essa.

Ou será que os que estão aqui “exigindo” que o governo faça isso, o congresso faça aquilo, o supremo faça sei lá o quê, vão “exigir” que o governo canadense faça o que eles querem também?

Caerthal
Caerthal
Reply to  mcremp
1 ano atrás

Basicamente os subsídios de 2,5 USD Bilhões permitiram que a empresa “comprasse” participação no mercado vendendo à Delta Airlines aeronaves por uma fração do custo (~20 milhões usd/unidade).

votox51@yahoo.com.br
votox51@yahoo.com.br
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

Fusão é a junção de duas empresas, independentemente do percentual (pode ser 99% e 1%). Nessa hipótese, duas ou mais empresas se juntam e formam uma empresa só. No caso da JV, não é fusão, mas criação de uma terceira empresa. A Boeing vai pagar para ter 80% dessa 3ª empresa, enquanto a Embraer irá entrar com os ativos. A Boeing irá controlar essa 3ª empresa. A Boeing não irá controlar a Embraer. A Boeing vai entrar com 80% porque ela quer pagar isso (na verdade ela queria 100%) e a Embraer está disposta a vender 80% de sua área… Read more »

Mauricio R.
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

A Airbus só comprou o C Series, as demais linhas da Bombardier, não.

Fewoz
Fewoz
1 ano atrás

Caramba, os editores estão tendo trabalho com os comentários hein, rsrs. Todos sabemos que a Embraer é uma empresa privada, mas temos que pensar: e se fosse a Embraer tentando comprar a Boeing? É óbvio que os americanos não iriam aceitar, com a famosa desculpa da “segurança nacional” (nada de esquerdismo nisso, mas apenas protecionismo). E outra coisa: quem garante que futuramente a Boeing não vai querer competir com o que restou da Embraer? Existe alguma cláusula ou qualquer coisa que seja que fale disso? Os supostos ganhos que a Embraer terá no futuro não vão sustentar a empresa. Se… Read more »

Marcos10
Marcos10
1 ano atrás

Vejo que muita gente fala de reestatização da Embraer.
Se as pessoas tivessem a mínima ideia das leis e normas que regem uma empresa estatal, não estariam propondo isso.

Ricardo
Ricardo
1 ano atrás

O nome disto é ativismo judicial, e é um escárnio.. A Embraer tem duas escolhas, fazer ou não fazer o acordo, é simples! E nos dois casos encarar as consequências no futuro. E as consequências são: 1) Unir-se ou ser comprada pela Boeing e enfrentar a Airbus (que vai dentro de cinco anos engolir a Bombardier completamente) e outros concorrentes como a Sukhoi (SSJ 100), a Antonov (An-148), a Mitsubishi Aircraft (MRJ) e a COMAC (ARJ21). 2) Ficar sozinha e enfrentar todos os concorrentes acima mais a Boeing. Daqueles apenas o ucraniano não deve levar medo a Embraer. O ponto… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
1 ano atrás

Pelo que me explicaram em cima, vamos ter três empresas nessa JV.

BOEING + EMBRAER = ? (Terceira empresa) como será chamada essa nova empresa?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
1 ano atrás

E olha que ainda é só um MoU (Memorando de Entendimento), não tem nenhum documento oficial ainda!!!

Acho que o MPF deveria , data venia, cuidar da Lava a Jato!!!