Home Data Comemorativa Museu Aeroespacial comemora os 145 anos de Alberto Santos Dumont

Museu Aeroespacial comemora os 145 anos de Alberto Santos Dumont

2947
45

O Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos – MUSAL, vai promover nos dias 21 e 22 de Julho entre 08:00hrs e 20:00hrs, na Avenida Marechal Fontenelle, 2000 – Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro – RJ, um grande evento em comemoração ao aniversário de 145 anos de Nascimento de Alberto Santos Dumont.

O evento vai contar com voos das replicas do 14bis e do Demoiselle, Balonismo, Paraquedismo, Visitas as Aeronaves, Exibição de Filmes, Oficinas e Shows Infantis, Shows Musicais, Food Trucks, Helicópteros, Acrobacia Aérea, Aeromodelismo e muito mais.

O MUSAL é o maior e mais importante museu de aviação do Brasil. Localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, na cidade do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. Está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) desde 1986.

Seu acervo é constituído por diversas aeronaves, motores, armas e objetos vinculados a história da Aeronáutica e da aviação brasileira, além de ampla documentação histórica. Em exposição permanente, encontram-se 80 aeronaves, inclusive uma réplica exata do 14 Bis, o primeiro avião construído por Santos Dumont. Possui ainda 12 salas expositivas temáticas e um hangar de restauração.

Show Aéreo no MUSAL em 2017
Vista do show aéreo no MUSAL em 2017

45 COMMENTS

    • Cara dá tranquilo para ir de São Paulo até o Rio ver esse Show. Eu já fiz o percurso contrário de carro para ver o salão do automóvel duas vezes.

    • É a minha cidade preferida aqui do Rio. Estive até pensando em mudar para lá, mas o trabalho não permitiu.
      Em tempo: Tem uma estátua de Santos Dumont no Museu de Cera de lá.
      Muito interessante.

  1. Quem voou primeiro, Santos Dumont ou os irmãos Wright?
    Ao meu ver esta pergunta pouco importa já que a invenção do avião foi um processo que passou por várias fases, desde a construção de planadores ao surgimento do motor de explosão interna. Infelizmente Santos Dumont não teve o reconhecimento merecido e hoje é pateticamente esquecido no resto do mundo. Ele é um dos poucos cientistas a ser elevado à categoria de herói nacional, não viveu de recursos púbico, era autodidata e não buscava ganhar dinheiro com suas invenções, possuindo um senso de altruísmo cada vez mais raro em nosso povo. É sem dúvidas um dos heróis mais injustiçados no Brasil.

  2. Bom dia!

    E ai, já é consenso entre os historiadores brasileiros que Santos Dumont não fez o primeiro avião ou ainda há divergências quanto a isso?

    • Nesse caso, consenso entre historiadores não é o que interessa. Interessa a simples comparação: os irmãos Wright voaram o Flyer em 1903, 3 anos antes do 14bis, mas o aparelho dos irmãos norte-americanos usava, e sempre usou, uma catapulta para lançamento na decolagem e um par de esquis para pouso. Já o aprelho do brasileiro usou meios próprios para decolar e pousou sobre as rodas de seu trem de pouso. Qual deles se assemelha mais com os conceitos de pouso e decolagem utilizados até hoje? “Avião” não é só o “voar” em si. Abrange a decolagem, voo e pouso, todos por meios próprios.

      • Testes reais já provaram que o flyer de 1903 e incapaz de voar, e o de 1905 só fica alguns segundos no ar e isso com ajuda de uma catapulta, estou falando de testes reais gravados em vídeos, que vc encontra muito facilmente aqui na net

        • Qual foi o realmente documentado e provado? não por declarações por escrito, que isto qualquer um faz, inclusive sobre ovnis! A resposta é simples e está contida na sua postagem! abração st4

      • Flanker, enquanto isso o 14bis voava apenas em linha reta, podendo fazer pequenas correções, enquanto que o Wright Flyer voava, fazia curvas, mantinha-se no ar durante bastante tempo. Ambos tiveram seus prós e contras. Por mais que Santos-Dummont não tenha sido o primeiro à voar, ele acrescentou capacidades que os Wright não haviam conseguido originalmente.

        Na minha opinião, ambos tem mérito. O Grande mérito do Santos-Dummont era sua visão em relação à aviação em si, e principalmente quando fez voar o Demoiselle. Aquilo foi uma obra prima

      • Pelo que eu vi ele usou a catapulta somente depois pra auxiliar. O primeiro foi sem catapulta mesmo.

        Pergunto pq fui num museu em Washington onde estava o Flyer deles e tinha uma pequena maquete do 14-bis.

        Olhando todo o passado, vendo todos os modelos de vários países eu não tenho certeza que Santos Dumont foi o primeiro.

        E pq desqualificar a pessoa em vez de desqualificar o argumento? Se ele é ou não historiador não faz diferença alguma. No vídeo dele ele mostra fatos e argumentos. Quero isso, não desqualificação da pessoa.

        • O legal é que vcs ignoram completamente que já foi provado de maneira real que os flyer não voam, e está grava em vídeo isso, nem o de 1903 voa nem o de 1905

  3. Uma pena que o Cel. Braga já tenha falecido.

    Ele e o seu T6 sempre deram um show a parte nos domingos de portões abertos do Musal.

    Tenho gravado em VHS (soa antigo hoje esse negocio de fita VHS…rsrsrsrs) algumas de suas apresentações.

    • Pois é Mk48, tenho uma filmagem em vhs no Musal, em 1997, comemoração dos 100 anos do Balão Brasil, primeiro balão de Santos-Dumont.

      O Cel Braga fez uma de suas peripécias, kkkk, passou tão baixo que o ronco do motor do T-6 acionou quase todos os alarmes dos carros que estavam estacionados em um gramado na entrada do Musal!!! rsrsrsrsrs

  4. Para quem acha que Santos Dumont não inventou o avião,fica uma pergunta?
    Porque um Boeing não decola usando catapulta ?
    O suposto avião americano decolava assim,e porque não foi feito diante da imprensa?
    Em 2003 no dia dos 100 anos do suposto primeiro voô aquele troço não decolou..,
    só voa no fligth simulatório.
    Toda réplica do 14 bis decola e voa…porque será?
    Mesmo sendo réplica aproximada,pois Santos Dumont destruiu o projeto original,então não sabemos de que material ele foi feito,e mesmo assim voa…

    • Depende do Boeing.

      O F-18 decola usando catapulta! ehaiehoa

      Bom, depois do flyer de 1903 teve o de 1904 e 1905, Flyer II e III.

      O Flyer III chegou a voar 38 minutos em 1905. o 14-bis só voou em 1906.

      É triste por um lado porque realmente não fomos os primeiros a voar, mas também é bom que não somos mais enganados depois que surgiu a internet.

  5. E porque o flyer não voa?
    O f-18 é catapultado de pista de aeroportos também? Não sabia disso….
    Não é Boeing é da antiga Douglas..
    A Boeing nunca soube fazer caça,o último foi
    o P 26 se não me engano.
    Se houve flyer 3,4,5 deveriam ser de tecnologia furtiva pois não tem filme nem notícias de jornais..rs

  6. Se decolar sem meios próprios usando catapulta,corrida morro abaixo então Otto
    Lilienthal inventou o avião..
    AV Roe na Inglaterra…
    Farman na França…
    E chineses amarrados em pipas gigantes..
    Tem muito pai da aviação!

  7. O que eu falei no meu post anterior, é que o 14bis foi o primeiro aparelho mais pesado que o ar que decolou, voou e pousou, todos por meios próprios. Aviões tem skis? Sim, alguns, mas mesmo esses também possuem rodas. Qual avião decola somente com catapultas? Que eu saiba, somente o aparelho dos Wright. Portanto, o que se convencionou chamar de avião, com os atributos da minha primeira frase, e que se mantém até hoje, foi demostrado e funcionou, de forma documentada, com filme e fotos, pelo aprelho de Santos Dumont.

  8. Esse ano eu vou no domingo aéreo da AFA em Agosto, estou ansioso para ver três aeronaves que eu quero MUITO ver, A-1, KC-390 e MH-60 Sea Hawk, se possível também gostaria de ver os novos SC-105 equipados com FLIR e radar, e quem sabe não rola um P-3AM? Iria ser demais!
    Os expositores que levem muitos bordados, porque eu vou comprar todos os que eu ver pela frente, especialmente os bordados de esquadrões da FAB que são os mais legais de todos!
    Estou fazendo uma jaqueta idêntica a usada pelo pessoal do 1ºGAvCA na Italia em 1944/45, com algumas adições nas costas de pintura do Senta a Púa, mesmo estilo em que os pilotos americanos pintavam as costas de suas jaquetas também na WWII, vai ser do balacubaco!

  9. Do 14-bis original ainda existe o cesto usado por Dumont como cabine de controle. Não ss em qual museu se encontra mas está no Brasil.

  10. Os Wright voaram primeiro e o 14-bis era só um demonstrador de tecnologia, mas o primeiro avião moderno da história foi o Demoiselle, projetado pelo próprio Santos Dumont. Ele possuía todas as características que são padrão nos aviões atuais, como lemes de direção e profundidade na calda, decolagem por seus próprios meios, manobrabilidade e funcionalidade. Não é a toa que se tornou no primeiro avião a ser fabricado em série, influenciando de maneira definitiva os desenhos posteriores. Os irmãos americanos podem até ter voado primeiro, mas deixaram seu projeto escondido, enquanto Santos Dumont realizava suas demonstrações em público, influenciando muito mais na evolução do aparelho do que os gringos.

    Aqui vai um artigo publicado na Folha que considero a pá de cal em toda essa polêmica.
    https://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15410.shtml

  11. Eu acho que voces ficam ligados o tempo todo no passado. E daí se Santos Dumont voou primeiro ou não. O que interessa é se hoje podemos projetar e construir aviões, motores para eles e armas para defender e trazer divisas para nosso país. Nos podemos fazer isso hoje ou temos que comprar fora e exigir transferencia de tecnologia?

  12. Se voou em 1903, porque não o fez na frente da impressa, porque recusou oferta de levar o aparelho até a França 6 vezes, uma inclusive com o prêmio bem alto, um prêmio que todos na época queriam.
    O voo de 1906 de Santos Dumont foi documentado, embora realmente com várias limitações.
    Apenas em 1908 e que os irmãos Wright finalmente levaram seu aparelho para ser documentado. Porque? A pergunta que todos deveriam fazer. Se invento algo revolucionário que realmente funciona, mais que depressa, vou mostrar para as autoridades competentes e receber fama e dinheiro, inclusive de novos investimentos.
    Pelas regras do pelo Aeroclube da França, o mais respeitado da época as demonstrações deveriam ser supervisionadas, as do Wright não foram.
    A posterior decisão de reconhecer os irmãos Wright como o inventor do avião foi simplesmente política.

  13. Os primeiros aviões dos irmãos Wright e o 14Bis eram uma porcaria tão grande que é totalmente injustificada esta discussão de quem fez antes.
    O que importa é que depois chegaram nos ultimos Flyer e no Demoiselle que se mostraram bons aviões para a época.

    • Eram porcarias tão grandes, mas que ninguém tinha conseguido fazer funcionar antes. O 14bis serviu para aquilo que foi idealizado por Santos Dumont, ou seja, demonstrar que um aparelho mais pesado que o ar podia decolar, voar, manobrar (mesmo que de forma limitada) e pousar, tudo por meios próprios. Comparado com o Demoiselle, realmente era algo muito primitivo, mas tudo começa, normalmente, por algo simples e rústico, evoluindo e sendo aprimorado com o passar do tempo.

  14. Um autor americano escreveu: “o Demoiselle foi o primeiro avião feito para que o homem comum pudesse aprender a pilotar. Era docil e seus comandos muito faceis de acionar”. Não preciso de mais nada para definir quem criou a aviação.

  15. Para quem gosta da história de nosso Santos-Dumont, recomendo “ASAS DA LOUCURA – A Extraordinária Vida de Santos-Dumont” de Paul Hoffman.

    Sim, um americano jornalista e que foi editor chefe da Revista Discover e consultor da Enciclopédia Britânica.

    Apaixonado por Santos-Dumont

    Excelente!!!!

  16. Alguem pode me dizer como se faz para ir nesse evento sem ser assaltado. Estive no rio tempos atras e queria ir ao museu, fui desencorajado por duas pessoas que moram no rio com a alegação do museu estar em zona de favelas e que era muito perigoso ir ate ele.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here