GDDN

A Saab, empresa de defesa e segurança, e a Embraer Defesa & Segurança inauguraram em dezembro de 2016 o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design Development Network – GDDN), em Gavião Peixoto (SP).

O GDDN é o hub de desenvolvimento tecnológico do Gripen NG no Brasil para a Saab e a Embraer, junto às empresas e instituições brasileiras parceiras: AEL Sistemas, Atech, Akaer e Força Aérea Brasileira, por meio de seu departamento de pesquisa DCTA.

O GDDN contempla o ambiente e os simuladores necessários para o desenvolvimento dos caças. Além disso, o GDDN está conectado à Saab na Suécia e aos parceiros industriais no Brasil, assegurando transferência de tecnologia e desenvolvimento eficientes.

O edifício do GDDN está localizado nas dependências da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde também ficará baseado o Centro de Teste de Voos do Gripen e onde será realizada a montagem final da aeronave.

Entre 2019 e 2024, 36 caças Gripen NG serão entregues à Força Aérea Brasileira. Para cumprir o cronograma, a Saab tem uma forte parceria colaborativa com empresas brasileiras, tais como Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech, Mectron, Inbra e Atmos.

Entre outubro de 2015 e 2024, mais de 350 profissionais, entre engenheiros, operadores, técnicos e pilotos das empresas parceiras da Saab e da Força Aérea Brasileira, irão à Suécia para participar de cursos e treinamentos on-the-job. Habilidades e conhecimentos estão sendo adquiridos pela indústria brasileira, possibilitando um extenso trabalho de desenvolvimento e produção do Gripen, incluindo a montagem final no Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Bardo

Show de bola!

Antonio Oliveira

Com o F/A-18 Hornet ou o Rafale nos jamais teríamos isso. São produtos prontos e bem maturados. Espero que ajude a desenvolver o Sea Gripen, as versões futuras (G/H Por que não? F-16 já está na V) a integração de futuros armamentos nacionais, coordenar a produção da encomenda de um novo lote além de outros projetos na aviação com a SAAB.

Marcelo

e sao nesses posts que o pessoal a favor de compra de F-16s (ou qualquer outra coisa) sem ToT desaparecem…

Helio Eduardo

Antonio Oliveira, realmente não compreendi sua postagem… F-18 e Rafale foram preteridos. Gripen será o caça da FAB. F-16, por mim, pode estar na versão Z que não se relaciona com a matéria acima. No FX-BR houve a opção pelo desenvolvimento local, como forma de agregar valor imaterial à nossa indústria, e isso F-18 e Rafale não poderiam oferecer porque já eram produtos maduros. Se essa é ou não a melhor opção, não poderia discutir tecnicamente com você pois não sou engenheiro aeronáutico ou tenho conhecimento dos termos e alcance dos off sets e do ToT, mas no campo acadêmico… Read more »