Nesta quinta-feira (21), na empresa Lockheed Martin no Texas ocorrerá a cerimônia de entrega à Turquia de dois caças de quinta geração F-35. A entrega será efetuada apesar da suspensão da participação da Turquia do programa de produção do caça F-35 pelo Senado norte-americano.

Entretanto, segundo o especialista do The Drive, Joseph Trevithick, a entrega dos aviões não passa de um “show”, já que a Turquia não poderá utilizar os novíssimos caças.

“Existe um rumor não confirmado que o chefe do Departamento de Defesa dos EUA James Mattis comunicou a seus colegas turcos que, caso eles recebam os F-35, os aviões nunca vão funcionar”, escreveu o analista.

De acordo com Trevithick, pelo visto, os EUA pretendem entregar à Turquia os F-35 com o sistema ALIS (Sistema de Informação Logística Autônoma) limitado. Mesmo que o parceiro dos norte-americanos consiga assegurar o funcionamento de seus F-35 sem o ALIS, a ausência de peças de reposição excluirá a chance de utilizar os F-35 durante muito tempo.

O especialista concluiu que as “consequências financeiras e logísticas” da provável suspensão da Turquia do programa JSF (Programa Conjunto do Caça de Ataque), que prevê a substituição dos caças de quarta geração dos EUA e seus aliados por outros de quinta geração, podem ser pesadíssimas para a OTAN e exigirem anos para serem resolvidas.

A Turquia participa do projeto de produção do F-35 junto com outros oito países. O país deveria investir no desenvolvimento da aeronave cerca de 11 bilhões de dólares, dos quais Ancara já encaminhou cerca de $ 800 milhões. Os EUA, por sua parte, deveriam fornecer à Turquia 100 caças de quinta geração.

As relações entre Ancara e Washington se agravaram em dezembro de 2017, quando representantes russos e turcos assinaram um contrato de fornecimento de sistemas S-400. Os Estados Unidos e outros países-membros da OTAN criticaram repetidamente a Turquia pela decisão, afirmando que tal poderia afetar a entrega dos F-35 a Ancara.

FONTE: sputniknews.com

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
elton

e melhor os turcos pedirem reebolso porque isso dai ja e sacanagem dos eua

Fellipe Barbieri

Pedir reembolso e ir atrás de algumas dezenas ou até centenas de SU-35 e SU-34 além de sistemas S-400 . eu não tenho nada contra os americanos, mas isso não acontece com os Russos, duvido a Russia fazer isso com seus clientes, o condicionamento da venda de armas e sobressalentes a determinadas posições politicas e institucionais é uma clara interferência na política e ameaça a soberania e independência.

elton

a historia do F-14 parece que vai se repetir

DOUGLAS TARGINO

Eu particularmente, pediria os valores já pago e atualizado e multa! Compraria os caças russos mesmo e já era!

Jorge F

Não sou russófilo mas faria o mesmo. 36 T-50 e 64 Gripen (se for possível, motor inglês)…

Tiago

Acho que a Inglaterra não iria querer pisar no calo do pessoal do Pentágono nessa questão. Afinal, eles são parceiros não só de OTAN, mas do programa JSF também…

Ivan BC

Sacanagem são os discursos racistas de Erdogan, ataques contra pessoas e povos amigos. Os discursos desse homem são absurdo, apoio e estímulo a genocídios em pleno século 21 é inaceitável. Choques políticos são assuntos de cúpula, são questão da “elite” política de países, jamais deve descer para a base da sociedade, isso é inadmissível. Eu jamais entregaria armas para quem faz discursos como os de Erdogan. Cancela o acordo e devolve o dinheiro para os turcos (A França fez isso com o Mistral, aliás, 2 mistral), 800 milhões de dólares ou mais não é nada diante do projeto, não vai… Read more »

tomcat3.7

Excelente observação, Erdogan não é confiável e é um ditador moderno.

Blindmans Bluff

Com um ele eh ruim, sem ele seria mto pior. Seria outra Libia ou Siria.

Thiago

“turquia tem posição estratégica? Tem! Tem forças armadas forte? Tem! Porém jamais irá usar suas forças armadas contra a OTAN; sua posição estratégica é ao mesmo tempo algo positivo e negativo, na verdade é um entrave para outros países (fica no meio do caminho de todos), logo Erdogan pode ser aliado ou inimigo de qualquer país, dependendo do momento…”
verdade , tanto que no curso da sua história teve conflitos com todos os países citados além de outras potências como o Reino Unido .

Caerthal

Falou tudo.

Ricardo

Mas, graças a ele a Turquia se desenvolveu de forma robusta e seu peso geopolítico aumentou muito. É óbvio que não é do interesse de muitas potências ocidentais que Ancara saia da coleira. Se fizesse como a Arábia Saudita que executa gays, trata mulheres como animais e enforca opositores e coloca em guindaste nas suas maiores cidades, mas obedece fielmente a Washington, não teriam do de cabeça. Turcos estão pagando o preço da independência.

Jorge Augusto

11 bilhões… por 100 caças.

Deu 800 milhões até agora, e ainda quer os 100 caças? Rapaz…

Mas por outro lado, o que o S-400 tem a ver com o F-35? Só porque a Turquia decidiu usar um caça ocidental e estar na OTAN que agora está presa a comprar um sistema anti aéreo ocidental?

A Turquia tem todo direito de escolher o S-400 se ela achar o S-400 melhor. Ou é proibido comprar um equipamento russo estando na OTAN?

Ivan BC

Jorge, o F-35 é apenas pretexto, a decisão foi tomada com base no conjunto de ações.

Tadeu Mendes

Membro da OTAN não pode comprar equipamento militar de países fora da Aliança.

O nome já diz tudo, Aliança. Isso não é clube.

Jorge F

E munição Brasileira (fora da OTAN) pode?

Rafael Oliveira

Que bobagem! Fosse assim, Brasil, Suíça, Israel, África do Sul, Austrália e outros países não teriam vendido produtos bélicos para membros da Otan.
O problema foi ter comprado da Rússia no atual cenário e as demais condutas do Erdogan.

Tadeu Mendes

Que equipamentos belicos a OTAN comprou do Brasil?

Eu nao sabia disso. Mas como a OTAN aceitou ter uma Turquia como membro, entao faz sentido comprar equipamento militar de pais nao membro.

Como o mundo mudou…

Mesquita013

A preocupação doa EUA é da Turquia, com a ajuda doa russos, aprender a identificar e travar o F-35 no sistema de radar do S-400.

Patrick

Oque tem haver a compra do sistema antigo aéreo com o f 35? Simples. O f35 tem capacidades de invisibilidade aos radares. Sendo usado num país com um s 400 russo eles poderiam descobrir como burlar essa furtividade do f35 facilmente.

Tadeu Mendes

O Legislativo vai usar de todos os meios legais possíveis para impedir a transferencia dos JSF-35.

A briga apenas começou. Seria uma de uma estratégica monumental entregar os caças para êles. Gs
Be
Devolve os 800 milhões para a Turquia e vende os jatos encomendados para outros países mais amistosos.

Deveriam expulsar a Turquia da OTAN, e cortar todos os benefícios e previlégios conferidos pela Aliança Atlantica.

Matheus Parreiras

Se fizessem isso ai a turquia cairia no colo do bloco Rússia-China, os EUA sabem disso.

Como disse o colega, Erdogan é temporário, uma hora ele sai de cena, ai as coisas voltam ao normal.

Expulsar a Turquia da OTAN seria um erro.

Mauro 76

Mas porque a Grecia pode comprar o s300 ????

Mauricio R.

Solução de compromisso, os turcos estavam assim muito contentes, quem comprou esse S-300 foram os gregos cipriotas.

Antonio

Pelo menos podem mostrar aos russos para que vejam se dá para aproveitar alguma coisa dele.

JPC3

Como os americanos estão na frente em eletrônica e furtividade deve ter bastante coisa para os russos aproveitarem.

https://www.youtube.com/watch?v=ScM_rN9a-js

Bruno w

“Vão receber um F35 morto”, algum dia ele esteve vivo ?kkkkkkk… ( Piada ).. Tem um ditado que diz ,. ” Até os maiores sábios cometem suas maiores burrices” , esta é mais uma burrice americana , melhor não entregar ou entregar um vivo ,do que entregar um com limitações ,e forçar a Turquia pedir ajuda a Russos e Chineses ,para manter eles em operação do jeito dela …Isso irá sair muito caro para os EUA ,e praticamente todo programa estará perdido , não será o S400 que levará perigo ao caça ,mas sim a decisão de seguir em frente… Read more »

Nilton L Junior

O que impede os Turcos de calibrar o sistema S-300 para localizar o F-35 e depois passar para a Rússia …

Blindmans Bluff

N eh bem assim que funciona, infelizmente.

Nilton L Junior

Pense na seguinte questão, os Russos não tem um F-35, Erdogan fez a aproximação com os Russos, os americanos estão com um problema com a eleição do pato donald trump por conta da intromissão russa nas eleições, quem esta melhor posicionado para usar o S-300, a NATO os Russos. Por que da mesma forma que é interessante os Russos conhecer a furtividade do F-35 é interessante a NATO saber sobre o S-300, o Erdogan pode fazer um bom negócio.

Antonio

Os Estados Unidos estão exercitando uma nova modalidade no Oriente Médio: Arrumar inimigos.
E os caras são bons nisso!

Augusto

Deixa eu ver a fonte da reportagem: Sputnik. Melhor nem comentar.

Augusto

O Sputnik fala em “rumor”, citando o suposto especialista e interpreta por conta própria que “pelo visto os EUA pretendem entregar à Turquia os F-35 com o sistema ALIS”. Imagina o General Mattis falando com os compradores o que propõe o texto: “após pagar o valor bilionário, vocês vão receber o F-35, mas ele não vai funcionar”. Sem credibilidade mesmo.

Daglian

Toda compra militar tem influências geopolíticas. Comprar o S-400 dá recursos financeiros para um inimigo (gostem ou não) dos EUA, e é claro que os EUA não irão assistir a isso parados. Isso é o básico do básico de negócios militares de alto nível, e muito me surpreende o espanto de certas pessoas as quais declaram que “a Turquia tem todo o direito de escolher o produto que prefere”, como se isso fosse uma compra de macarrão no supermercado, aonde o consumidor escolhe o melhor produto ou o mais barato, de acordo com a sua preferência. Este não é o… Read more »

Defensor da Liberdade

Rapaz pela primeira vez na história vejo um cliente ser obrigado à atender as exigências do fornecedor! Que coisa mais patética, depois o Brasil é que é chamado de anão diplomático. Eu se fosse o Erdogan enfiava um belo processo nos EUA pela sacanagem. Isso tudo para atender aos caprichos de Israel. EUA vivem na coleira do tio Jacó.

Eliakim

Mas meu amigo, vai meter processo onde?

Quem teria jurisdição sobre esse caso?

Na seara internacional não existe essa de “meter processo”. Judiciário intrometido é privilégio brasileiro, quase uma jabuticaba.

Queiroz

Putin deu uma engrossada em Erdogan depois da queda do caça em 2015. Ali Erdogan cedeu inapelavelmente, comprometendo-se a adquirir armamentos russos, certo de que com Obama nos EUA, e possivelmente Hillary, ele conseguiria embromar os americanos. Deu o azar (para Erdogan) de Trump ganhar, do Senado, Republicano (embora seja bipartidária a proibição), influenciado pelo Pentágono e empresas de Defesa, a marcarem posição contra essa acintosa compra dos S-400, bem como o flerte explícito entre a Turquia e a Russia. Só não entendi um ponto, o maior risco à integridade da Turquia, é a própria Russia, que obviamente deve ter… Read more »

Bruno w

Muitos aqui “metem o pau no Assad” , mas quem comprava petróleo do ISIS mesmo? Alguém conseguiu provar que os ataques químicos praticados na Síria foi responsabilidade de Assad ??? Digo provas ,coisa real …não boatos do ocidente…. Mas a Rússia já deixou de exterminar um grupo terrorista na Síria ,se não me engano um tal de ” jaab al slam ” acusado de praticar ataques químicos em Ghouta ,por que simplesmente este grupo era apoiados pela Turquia , os Russos negociaram na boa para se retirarem e irem para o norte… Mas alguns meses atrás Edorgan era rei ,santo… Read more »

Rui Chapéu

Essa era a oportunidade de ouro pra comprarmos a parte deles no F-35 e cancelar o Gripen!

Pronto. Podem me massacrar nos comentários.

Camillo Abinader

Os EUA jamais iriam propor isso, eles sabem que o Brasil sempre se apequena e nao tem ambições, é oque eles querem, vão ficar com a Embraer, transforma-la numa filial e pronto, asseguram que o Brasil fique como um segundo México pra eles, a Turquia de S-400 e Su-57 vai está muito melhor do que com F-35, que inclusive vem sendo questionado até pelos outros parceiros do programa

AVISO DOS EDITORES: A EMBRAER E A RELAÇÃO BRASIL-ESTADOS UNIDOS NÃO TEM NADA A VER COM A MATÉRIA. MANTENHAM-SE NO TEMA OU OS COMENTÁRIOS SERÃO APAGADOS POR DESVIAREM A DISCUSSÃO.

Antonio

_________
_________
COMENTÁRIO APAGADO

Antonio Palhares

_________
_________
COMENTÁRIO APAGADO. A DISCUSSÃO FUGIU TOTALMENTE DO TEMA E MAIS UMA VEZ VIROU PALANQUE IDEOLÓGICO. LEIAM AS REGRAS DO BLOG.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Antonio Palhares

Acho que voces foram demasiado rigorosos em apagar meu comentário.
Detesto ideologia.

JT8D

Rui, estou rindo muito aqui. Agora conta a do papagaio …

Flávio Henrique

Deste d tentativa do “golpe” lá que eu vejo a oportunidade da MB fica com os F-35B……..

Munhoz

A Rússia está jogando seu xadrez e sabem jogar, os turcos querem o S 400 para defender seu espaço aéreo de um possível ataque da Grécia pois com caças um país da OTAN pode até atacar outro pais da OTAN agora com um sistema de defesa aéreo ocidental você não consegue se defender de um caça da OTAN, então os turcos ficam com vantagem podendo atacar e se defender e os gregos podem só atacar .

É esse o entrave neste caso.

ODST

Esse sim é o verdadeiro Natimorto-35! xD

Bruno w

Munhoz 21 de junho de 2018 at 17:18

Mas a Grécia também tem o S300..

Antonio

Só que, a continuar assim, os turcos logo terão o S-500.
E se isso acontecer, grande parte do Sul da Europa estará interditado.

Flanker

Sim….mais nenhum país do sul da europa vai adquirir material de defesa. Vão sucatear tudo….pois os turcos, algum dia, poderão ter o S-500!!! Aí vão fechar o espaço aéreo europeu??? Mas que tenham o S-500, S-600…S-1000….e daí? O que vai acontecer??? Deus que me perdoe, mas tem cada coisa que se lê……o fanatismo imbeciliza as pessoas!

Antonio

O problema não é o que se escreve, mas o que se lê. E não se entende.

Flanker

Hãramm….tá bom…..kkkk

Mikhail Bakunin

Antonio, isso só seria possível se a terra fosse plana… ?

Antonio

Pode ser plana, quadrada ou elíptica. O certo é que ninguém vai querer arriscar. Esse sistema será ‘o bicho’.

Flanker

Depois tu diz que o problema é de quem lê? Pelo que vc escreve, todos ficarão com medo, como ratinhos acuados. Bota o selo de “feito na Rússia” , que passa a ser infalível, poderoso, indestrutível, etc, etc, etc ….SQN!!

Munhoz

A Grécia, adquiriu os S-300 da Rússia no final de 1990, sendo o único membro da OTAN que tem o sistema em serviço.
Ou seja em outra época ( 20 anos atras) e isso só vem a corroborar minha afirmação, os turcos poderiam ter escolhido algum sistema ocidental mas assim como a Grécia foram atras dos russos, os gregos só não sofreram sansões da OTAN na época porque a situação geopolítica era outra.

XFF

Faz mais sentido a Turquia pedir os 800 milhões de dólares já pago, mais correções e multas, que deve girar em torno de 900 milhões de dólares. A Turquia podia usar esse dinheiro pra dar entrada em alguns SU-57. Não adianta comprar F-35 sabendo que não vai ter peças.

Nilton L Junior

As notícias dão conta que o SU-57 ainda não está 100% operacional além de sua detectabilidade não estar no patamar do F-35, em geopolítica também tem sinuca de bico …

Nilton L Junior

Bom eu advogo a tese de contrato rompido aplica-se as cláusulas e esse papo de erdogan é o diabo pintado conforme a preferência é no minimo hipócrita mas em tempos de tolerância vamos dizer que é capcioso, os Sauditas que o digam.

Delfim

Além dos estreitos do Mar Negro, a Turquia é necessária para resolver a situação na Síria. Erdogan sabe disso.
.
E ele sabe que a Grécia está ruim de $$$ para se opor. E a UE não aceitará o ingresso turco. Não haverá mais ganhos em permanecer na OTAN.
.
Ele deve começar a reconstrução do Império Otomano pela submissão dos curdos, e depois pela Siria.

HMS TIRELESS

Mas aí ele bate de cara com Putin! E se tiver pretensões para além da Síria é bom lembrar que Israel tem armas nucleares.

O mundo mudou muito desde 1918. E mudou muito

Delfim

Lá vem botar Israel no meio.
Vc acha que Israel vai fazer algo enquanto turcos e árabes se pegam ?

Antonio

Pelo que eu li, os turcos devem ocupar nova parte do território sírio ao norte com a retirada dos americanos.
Por outro lado, mais ao sul, milícias iraquianas (PMU), muito numerosas, estão começando a participar da Guerra na Síria com apoio do Governo Iraniano e Hezbollah.
O caldo está engrossando.

CRSOV

Acho que entregar os aviões mesmo que mortos é um grande erro !! Sou capaz de apostar que quando esses aviões pousarem na Turquia já vão ter técnicos russos e chineses e quiçá iranianos para estudar essa aeronave detalhadamente !! Ver o quanto ela é stealth aos diversos tipos de radares, ver os sinais característicos dessa aeronave nos variados modelos de radar para fazer uma biblioteca de assinaturas radar e infra vermelho !!

wilde branco

Isso mesmo, vai dar a chave do galinheiro pra raposa pra ver, vai!

Rodrigo M

Se para os aliados “de confiança” já não está aquela brastemp toda, imaginem esse aí.
Nem recall vai dar jeito.
Melhor os turcos pegarem a grana de volta com a devida multa, e comprarem SU-57 ou J-20.

Delfim

E a Turquia pode suprir a ausência da Índia no programa do Su-57.

Sérgio Luís

Eu tinha razão!!!
Os EUA vão entregar o “Natimorto” F-35 pro Erdogan!

Sérgio Luís

Nossa mas que língua a minha ein!?!?!?

Delfim

Já que colocaram Israel no meio (até demorou), não duvido que esteja por trás da não-entrega do F-35 à Turquia.
Israel não gostará que outros países do OM possuam o F-35. É uma aeronave de ataque stealth que pode burlar as defesas israelis.
Provavelmente a Turquia receberia os F-35 “capados” de qualquer forma.

Antonio

Medida inócua, tendo em vista a situação que se desenha por aquelas regiões.

Rommelqe

Caro Delfim: sem dizer, ainda, que o principal aspecto relacionado ao tema, seria a perda de grande parte da furtividade para os inimigos, que passariam a dispor das assinaturas radar e termica do F-35. Mas acho isso muito relativo pois, por exemplo, o revestimento RAM -que trata-se de um escudo passivo – pode ser substituido por uma tinta fake. As formas geometricas sao relativamente faceis de obter e nem seria necessario pagar MU$800 para isso. A definiçao “ F-35 morto” aplica-se, pelo menos assim entendo, ao fato de que seriam eventualmente fornecidos sem os sistemas ativos (eletronicos) de bordo, o… Read more »

Renan

Confiar em um país a sua principal arma tecnológica é burrice.
Todos os países que comprar o F35 para ser o carro chefe de sua força aérea está literalmente nas mãos dos EUA.
Pois todos estes caças são inutilizável sem o aval dos EUA
Aqui no Brasil
Eu tinha um fio de esperança mas com a venda da Embraer estamos de joelhos novamente.
E não duvido que em uns 2 anos o Brasil compre F35 dos EUA, pois os americanos irá busca no mercado parceiros para repor os 11 bilhões da Turquia.

Defensor da Liberdade

Deus nos livre do Brasil pegar esse troço chipado até os pneus e com 1.000 problemas, já temos gastos demais e esse avião problemático ainda dará muita dor de cabeça para o pessoal do depto. financeiro e da logística.

Russian Bear

___________
___________

COMENTÁRIO APAGADO. NÃO REPITA COMENTÁRIO QUE ACABOU DE FAZER EM OUTRA MATÉRIA.

Wellington Góes

Contrato não é sinal de garantia de nada, quando o assunto é equipamentos militares. A geopolítica é quem manda.

Nilton L Junior

Geopolítica de negócio o resto é para inglês ver

Rodrigo

Se uma patacoada destas fosse verdadeira e se eu fosse o Erdogan, eu entregaria um em Moscou e outro em Pequim. E pagaria o frete… 🙂

Maurício Siqueira

Só queria fazer uma pergunta… Pq o Ditador Turco vai passar as informações confidenciais e de furtividade do F-35 para os Russos? Ele não vai comprar 100 deles? Ele tem toda a certeza que os Russos jamais entrarão em conflito contra eles?

Coutinho

Essa era a pergunta que todos deveriam ter feito quando tudo isso surgiu. Não tem muito sentido o Governo Turco enviar informações confidenciais de seu mais avançado e valioso armamento. Na minha opinião, claro.

Rodrigo

O que nao tem sentido é os EUA romper um contrato, algo que nunca fizeram e que lhes garante rolar uma divida de 20 trilhoes de dolares a juros de 2%…

Luiz Trindade

Bem… O que cabe Turquia é solicitar o reembolso e ver a possibilidade de processar os EUA pois o dinheiro foi usado para o desenvolvimento do caça. Não é simplesmente devolver o caça. Já foi feito uso do dinheiro e é sim desonestidade por parte dos EUA. Não interessa o que foi feito depois, há um contrato assinado para participação da Turquia do desenvolvimento do caça. Não é uma questão de ideologia que alguns levantarão, mas sim de contrato e recursos alocados no desenvolvimento. Isso é capitalismo que o próprio EUA defendem! Ou somente vale quando é conveniente?!?

Vancley

Não consegui ler todos os comentários, mas na minha humilde opinião, o suporte pós venda que os russos fornecerão a Turquia, permite que os técnicos militares russos, consigam colher dados e parâmetros de medição do f-35 turco, pois para o total funcionamento vão solicitar que os turcos utilizem a aeronave para calibragem do sistema, e talvez consigam colher alguns dados importantes, EUA estão certos, não vale o risco…. não sei se meu raciocínio tem fundamento, mas vejo que em translados e treinamentos, todos stealth em operação,procuram utilizar algum tipo de dispositivo para anunciar sua presença, talvez guardando a característica stealth… Read more »

Coutinho

Mas porque você acha que os russos iriam solicitar aos turcos que utilizassem justamente o F-35 para calibrar o sistema? Não acho que os turcos seriam tão ingênuos assim. Na minha opinião, claro.

Vancley

Talvez porque os Israelenses operam um equipamento idêntico? Os israelenses preocupam os turcos?

Coutinho

Sim, israelenses e turcos não se bicam. Mas aí os turcos devem eles mesmos testar o sistema, sem os russos na operação.

Ozzy

Se fizerem isso, os aviões irão parar na China e em breve surge o F tlinta e cinco genelico balatinho.

iran freitas

escapamos duma hem ? F18 grundeado aqui em brasuca , ou era o gripen ou o SU35 ou J10 da china