M-346 LAVI

M-346 LAVI

M-346 LAVI
M-346 LAVI

Na semana passada (14/6), o 102º Esquadrão Flying Tiger da Força Aérea de Israel (IAF) comemorou 50 anos. O 102º Esquadrão é o primeiro esquadrão da Base Aérea de Hatzerim e tem um glorioso legado de atividade multi-teatro diante de várias ameaças. Em 2014, o esquadrão integrou a aeronave “Lavi” (M-346) e deixou de ser um esquadrão de caças para ser o primeiro esquadrão de treinamento com o objetivo de instruir os pilotos da divisão de caça da IAF.

“Por 50 anos, o esquadrão tem estado operacionalmente ativo enquanto treinava tripulações de combatentes”, afirmou o Comandante da IAF, Major-General Amikam Norkin, na cerimônia de comemoração de 50 anos do esquadrão. “Ao longo de dúzias de anos, o esquadrão treinou os pilotos de combate da IAF juntamente com a atividade operacional e, ao fazê-lo, criou os membros de serviço de alta qualidade da IAF. Hoje, quando a aeronave “Lavi” lidera os pilotos e WSOs (Weapon Systems Officer) no treinamento de caça de quinta geração, desejo ao esquadrão que eles mantenham seu espírito enquanto expandem as capacidades dos tripulantes”.

Para celebrar 50 anos de herança e 4 anos de treinamento abrangente, o site da IAF oferece uma visão do maior projeto de instrução da IAF – o Projeto “Lavi”.

O que é um piloto de caça?

“Há três anos, nos aproximamos cuidadosamente da integração de aeronaves ‘Lavi’ ao descomissionar aeronaves ‘Ayit’ (A-4 Skyhawk)”, afirmou o general brigadeiro Avshalom Amosi, comandante da Base Aérea Hatzerim. “Viajamos para lugares novos, distantes e avançados. Agora, como a aeronave “Lavi” decora o céu, e os graduados do “Lavi” estão operacionalmente qualificados em seus esquadrões, posso apreciar o trabalho dos membros do serviço do esquadrão e seu impacto em toda a IAF. Eu posso apreciar a grande contribuição feita através da herança do esquadrão para jovens pilotos e WSOs – para eles, é um pináculo”.

O “Lavi”, fabricado pela companhia aeroespacial italiana “Leonardo”, é um avião de treinamento avançado que substituiu o “Ayit” e o “Netz” (F-16A/B) da IAF. A aeronave italiana é utilizada no Departamento do Curso de Voo de Caça, no estágio entre a formatura dos cadetes e o início de seu serviço nos esquadrões operacionais, no Curso de Treinamento Operacional e na etapa de treinamento operacional do 102º Esquadrão.

O Pináculo da Instrução da IAF

“Nossa visão foi um esquadrão inovador”, disse o comandante adjunto do 102º esquadrão e integrante da equipe de integração da aeronave “Lavi”. “Primeiro, estabelecemos o processo instrucional necessário para os pilotos de caça. Definimos o papel do piloto de caça, as características necessárias e onde queremos que estejam dois anos depois de se formarem no Curso de Voo. Aprendemos quando devemos apresentar os sistemas avançados, que sistemas devemos integrar, aprendemos quais cenários focalizaram os elementos de voo e quais cenários estavam operacionais. A instrução não se baseava mais em seus comandantes, mas em uma doutrina pré-escrita”.

“Durante o treinamento operacional, os pilotos que se formaram em seu Curso de Treinamento Operacional se aliaram aos WSOs (Oficiais de Sistemas de Armas) que terminaram seu curso de voo. Eles voam juntos, planejam juntos e aprendem juntos”, acrescentou o Tenente-Coronel A. “É assim que treinamos os cadetes para se tornarem membros da tripulação em seus esquadrões operacionais e formar um novo tipo de conexão entre pilotos e WSOs. Até agora, os WSOs chegavam ao seu esquadrão assim que se formavam em seu Curso de Voo. “Levou muito tempo para atualizá-los com os pilotos, que passaram por um ano de treinamento avançado após o curso. Hoje, moram juntos, estudam juntos e voam juntos levando a um salto quântico na performance”.

Em breve: simuladores avançados

Após quatro anos, o esquadrão finalmente começou a se estabilizar. Em breve, os primeiros graduados do Curso de Voo que treinaram no “Lavi” chegarão aos seus esquadrões operacionais. Os membros da equipe do esquadrão começaram a pensar no futuro, com a esperança de ver até onde a aeronave de treinamento avançado da IAF pode chegar.

“O Lavi possibilitou uma das mais avançadas simulações de treinamento virtual da IAF. A aeronave não possui mísseis ou sistemas de guerra eletrônica – eles são simulados por sistemas virtuais conectados a várias aeronaves que transferem os dados para o cockpit,  apresenta-os como sistemas reais”, elaborou o Tenente-Coronel A. “Podemos simular aeronaves MiG-29 ​​que travam seus radares na aeronave real e disparam mísseis virtuais contra ela. Isso nos permite realizar cenários complexos em condições seguras”.

“Estamos prestes a integrar um sistema de gerenciamento em tempo real que permitirá ao coordenador de qualquer exercício responder às operações da aeronave no ar. Podemos organizar exercícios que não são planejados com antecedência, e os cadetes que não estão atualmente em treinamento podem assisti-lo em tempo real. Uma grande melhoria é o LVC (Live Virtual Construct), que permitirá que os cadetes treinem no simulador em terra integrados com os pilotos no ar, dessa forma, uma formação de quatro aeronaves no ar poderá treinar contra aeronaves de simuladores em terra. Em qualquer esquadrão de costume, isso só seria possível em um grande exercício, mas aqui, é possível a qualquer momento”.

FONTE: Israeli Air Force

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Só pra colocar lenha na fogueira: ¨e o LIFT¨? hahahahahaha
Lendo o texto, mais importante que o avião e sua performance, são os cenários que pode simular. Atualmente, o uso de simulação economiza várias horas de vôo e etapas. É esse novo step que o F-39 permitirá à FAB.
Como exemplo,o A-29 chileno simula o radar do F-16. Nossos A-29 passarão por um midlife update, em breve, e isso será pensado, em função da implantação do F-39.

HMS TIRELESS

Como se dá essa simulação do radar APG-66/68 no A-29 chileno Cel? E que outros cenários próprios de aeronaves de caça de alto desempenho o avião da EMBRAER consegue simular?

Rinaldo Nery

O MFD reproduz a tela do radar do F-16 e seus comandos, e alvos simulados são gerados. O aluno aprende a operar o radar em todas as suas funcionalidades.
A empresa paulista EFly é terceirizada da EMBRAER para a confecção do CBT (Computer Based Training) do A-29. Estive lá na sede da EFly e vi essa funcionalidade.

Luiz Trindade

Uma Força Aérea de respeito. Parabéns para Israel

Tallguiese

O tal do italiano sabe fazer máquinas bonitas!

HMS TIRELESS

Na verdade o mérito pela beleza do avião é russo…

Leandro Costa

Eu fiquei realmente impressionado com essa capacidade de integração de sistemas simulados ao vôo e também ao vôo em simuladores. E realmente independe da plataforma à ser utilizada, afinal de contas isso é tudo uma questão de software, e imagino eu, capacidade de geração de energia da plataforma. Já aí fico feliz em saber que os A-29 Chilenos conseguem simular o radar dos F-16 hehehehe.

Coronel, existe já maiores informações em relação à quais outros sistemas, melhorias e adesões serão modificados no MLU dos A-29?

Rinaldo Nery

Não sei o que será modernizado. Mas, certamente, algo como a capacidade do A-29 chileno em simulador radar, e o telêmetro laser do A-29 colombiano serão pensados. Bem como a capacidade de lançamento de LGB e melhorias no sistema de autodefesa (DCIRM, MAWS).

Carpophorus

Olhando esse avião eu me lembro do MAKO. Que fim levou o projeto?

Fernando "Nunão" De Martini

Virou Mico. Há uns dez anos já, diga-se de passagem:

https://www.aereo.jor.br/2008/12/13/mako-heat-um-mock-up-bem-cool/

Carpophorus

Que descanse em paz.

Gilbert

Esse é um Lift que poderia ser desenvolvido e fabricado no Brasil para substituir o vovô Xavante, uma quantidade de 100 dessas aeronaves divididas entre 2/3 para treinamento e conversão de pilotos e o restante como um caça/bombardeiro leve.
Outra opção é gastar menos comprar o Italiano ou o Russo.

Tadeu Mendes

Futuros pilotos dos F-35 Adir. Israel vai ter dois esquadroes de F-35s., totalizando 50 aeronaves JSF-35 no TO mais imprevisivel do mundo.

Estao bem preparados, melhor dizendo, excelentemente treinados para cumprir a sagrada missao.

Walfrido Strobel

O KAI T-50 também tem esta capacidade de simular o uso de radar e armamentos, a Indonésia escolheu com esta opção, mas agora pretende instalar um radar e armamento melhor para poder usar o avião em operações reais de interceptação, com isso o Esq. de instrução poderá ficar responsável tambem pelo alerta da região onde está instalado, usando os instrutores do curso de caça.
.
Até o pequeno Grob G120TP tem esta capacidade, este é o cockpit opcional dele com o sistema onde pode se ver a simulação de armas.
. https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQfiEEN_DL13VU_y9KBX1kxhuBvLxbvUB1-QSQpwl1yQv-1SYzvXpODNEh73w

André

Que linda aeronave…..linhas suaves.

Juvenal Santos

Lindo é pouco, Israel sempre na frente, mostrando ao mundo como se faz sendo um paiszinho minúsculo, com pouquíssimos recursos, o que não fariam se fossem donos do Brasil? E só aqui não se precisa de LIFT, as maiores forças aéreas tem, mas aqui os especialistas acham desnecessário, vai entender…

Rinaldo Nery

Pior é achar necessário sem ser caçador…

André Gomide

Concordo Cel. Eu particularmente só elogei a aeronave. que é bela.

Clésio Luiz

Juvenal, já reparou na diferença de vetores operados pela IAF e a FAB? São bem diferentes, inclusive o F-35 não possui biposto.

Ainda tem o caso de que boa parte do dinheiro investido na defesa de Israel vem do governo dos EUA. Nós temos que sustentar nossas forças armadas nós mesmos.

No fim das contas, nós fazemos o melhor que podemos com os recursos disponíveis. Irresponsável seria a FAB se comprasse vetores dispendiosos apenas para “aparecer bem na fita”. Sem dinheiro para operar tais vetores, a FAB seria uma força aérea de desfile.

Fernando "Nunão" De Martini

Juvenal,

Cada Força Aérea tem suas especificidades e nem todas usam ou pretendem usar LIFT, sejam grandes ou pequenas.

Há quase dez anos a Suíça não usa mais jatos intermediários na função de LIFT e a França poderá ir pelo mesmo caminho logo, quando chegar a hora de aposentar seus Alpha Jets (os quais, diga-se de passagem, não têm desempenho de LIFT):

https://www.aereo.jor.br/2010/12/23/forca-aerea-suica-do-turboelice-pc-21-ao-jato-fa-18-hornet-sem-intermediarios/

https://www.aereo.jor.br/2012/04/28/pilatus-pc-21-vai-substituindo-o-f-5-no-treinamento-de-pilotos-suicos-de-f-18/

https://www.aereo.jor.br/2013/12/21/capitao-frances-formou-se-em-pc-21-visando-novo-sistema-que-reduzira-voos-no-rafale-de-parte-dos-pilotos/

Carlos Alberto Soares

LIFT ?

Onde ? Como ? Quem ?

5…4…3…2…1…0. ..

Thunderbirds

Tchecos NG, estes sim….

Quanto ao Lavi ….

Sequer dão utilizados como segunda linha.

Shalom

Juarez

Pois é Cel, respeito sua opinião contrária ao lift. só falta mesmo combinar com a realidade da conversão operacional, afinal de contas perdemos dois Fox recentemente provavelmente por algum tipo de “interferência alienígena” ou abdução dos pilotos. Pode projetar a tela do F 35 do A/T29 que não vai resolver com as míseras 350 horas de voo de ST com que os pilotos estão chegando da primeira linha, porque; Porque nem tela de MFD, nem o “vídeo game” pic…das galáxias do NG resolve a falta de “prática” de um piloto ao lidar com uma anv que pousa com uma velocidade… Read more »