Governo dá aval a negócio entre Boeing e Embraer, e ações disparam

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Com a autorização, o negócio deverá ser fechado em algumas semanas, diz a Bloomberg

Boeing e Embraer deram um passo crucial na negociação para unir as duas empresas em uma só, diz a Bloomberg. Segundo a agência norte-americana, que ouviu uma pessoa próxima à negociação em condição de anonimato, o governo brasileiro, que tem poder de veto sobre a operação, deu o aval para a fusão, e agora deve ser questão de tempo até que ela seja fechada e divulgada.

O que segurava o governo brasileiro era o impasse envolvendo a área de defesa nacional da Embraer. Costurou-se, entretanto, um acordo segundo o qual a área ficará em uma unidade separada da companhia, enquanto a operação comercial irá para a joint venture planejada com a Boeing. O comando dessa nova empresa será dos norte-americanos, enquanto a Embraer terá uma participação ainda não definida.

A divulgação do avanço no negócio fez com que as ações da Embraer, que estavam em um movimento de baixa, subissem 6,12% ontem, indo de R$ 22,88 a R$ 24,78. Às 10h de hoje (13/06), o valor permanece.

Com a operação conjunta, Boeing e Embraer seguem o movimento da francesa Airbus e da canadense Bombardier, em que a primeira vai aproveitar a estrutura da segunda e assumir a fabricação dos jatos C Series. A corrida entre as gigantes da aviação é pela dianteira na produção de aviões comerciais com entre 100 e 150 lugares, considerados decisivos no futuro do setor, enquanto os modelos maiores perdem demanda continuamente.

FONTE: Época Negócios

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Roberto

Agora vem a parte mais interessante, demissões dos funcionários e transferência de toda produção para os Estados Unidos.

Antonio

É importante ressaltar que já foram publicadas notícias dando conta dessa possibilidade: Transferir a produção para os EUA.
Aguardemos.

Roberto

Antonio 13 de junho de 2018 at 18:02
É importante ressaltar que já foram publicadas notícias dando conta dessa possibilidade:

Se já foram publicadas notícias referente ao assunto aqui no site, você poderia disponibilizar o link sobre o tema. Desde já, agradeço.

Antonio
Roberto

Se alguém puder me tirar uma dúvida. A Embraer não vai colocar no negócio a parte de defesa certo, agora como fica a Bradar e a Neiva, porque outro dia já havia alguns rumores que a Embraer estava retirando estas empresas da pasta de segurança.

.

Delfim

Agora vai bombar aqui. Vou pegar a pipoca.

HMS TIRELESS

Já dei minha opinião, agora vou fazer o mesmo que você Delfim….

Vou levar o Refri!

VEIGA 104

Galante boa tarde. O E-99 foi desenvolvido a partir do ERJ 145 ( me corrijam se eu estiver errado e peço desculpas ) . Como fica essa questão ? Tem como ” separar ” dentro da empresa uma da outra ?

HMS TIRELESS

Tem toda a cara de matéria destinada a aumentar a especulação, “coincidentemente” logo após termos tido notícias da costura envolvendo a Bombardier e a Airbus. Algum espertinho está ganhando dinheiro com isso.

Jr

Pode ser, mas é muito estranho essa notícia surgir, dias depois de a Embraer pedir para a justiça arquivar aquelas sugestões do MPT de manter empregos no Brasil, bom muita coincidência.

Robsonmkt

Lembrando que a matéria da Época cita a fonte, a norte-americana Bloomberg. Se o objetivo da matéria for aumentar a especulação, então são os norte-americanos os interessados em especular par ganhar dinheiro.

Willber Rodrigues

Sou leigo, como já deixei claro em alguns comentários anteriores. Lí várias matérias sobre essa compra nesse site,mas minha pergunta é:
Afinal, esse é um bom negócio pra Embraer ( e o Brasil ), ou não?

ODST

É um excelente negócio para os acionistas da Embraer e para a Boeing, mas para o Brasil e os brasileiros pode se tornar o pior negócio da história, pois não é uma parceria, é uma compra disfarçada, e que não leva em consideração a soberania do país, apenas cifrões. A Embraer basicamente vai perder todo o controle sobre a aviação comercial (a parte mais lucrativa, a que mais se beneficiou de transferências de tecnologias militares, e a área que mantém viva a parte de defesa da empresa), e em um futuro não tão distante a Embraer que conhecemos pode deixar… Read more »

Saldanha da Gama

Onde assino? st4

Roberto

Agora vamos esperar pela demissão da maioria dos funcionários e transferência de toda produção para o Estados Unidos.

MATHEUS

Mais especulações….já foi dito N vezes anteriormente que o Governo havia dado esse tal “aval” para que o negócio fosse fechado…que faltava apenas o anúncio conjunto das duas empresas e blá blá blá.

ODST

Talvez tenha sido um novo aval, para uma proposta atualizada nos bastidores. Mas que tudo está muito estranho e confuso não cabe dúvidas.

Jr

Eu falei desde oi inicio que esse governo ia esperar a copa do mundo para fazer o anuncio, é tão covarde que não teria coragem de dar o aval em um momento em que o povo não estivesse distraído

100nick-Elã

Brasileiros, temos o direito de ter empresas brasileiras no nosso país: oficinas mecânicas, bares, lanchonetes, pizzarias, etc.

Empresas de alta tecnologia, que fabricam carros, aviões, navios? nem pensar. Não estamos autorizados a possuir isso. Elas pertencem ao estrangeiro. Somos colônia, só não temos isso registrado em papel.

Antonio

Vc foi cruel, agora.

Mk48

Ainda é melhor ler isso que ser cego.

Fala sério !

Baschera

Demorou, mas parece que o brasileiro vai se tocando que quem pode pode, quem não pode se sacode.
E sacudir é a única coisa que nos sobrará de nossa…

Sds.

Vinicius

Imaginar que o Brasil é o único país com dimensões continentais que ainda não possui tecnologia sensível nessas áreas. Até no sistema político quem manda são os senadores e deputados, não o Presidente.

ODST

De fato uma noticia um tanto quanto estranha, pois ontem mesmo a Embraer pediu ao MPT o arquivamento do inquérito sobre as recomendações da fusão, alegando que a negociação ainda estava em curso, não havia definições, e que sequer sabia se o negócio iria para frente….

Realmente, alguém deve estar ganhando bem com toda essa especulação.

Em tempo, isso não é algo para ser decidido por um DESgoverno como o do Temer e que já está se aproximando do fim. Se eles tiverem UM PINGO de responsabilidade e decência, passarão a decisão para o próximo presidente.

HMS TIRELESS

Agora fica a pergunta: quem está ganhando com isso?

João Augusto

_____________________

COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO PARA DISCUSSÃO POLÍTICO-PARTIDÁRIA ELEITORAL. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

HMS TIRELESS

A EMBRAER já é uma empresa privada desde 1994, época em que alguns “iluminados” protestaram usando o velho e surrado argumento da “entrega do patrimônio nacional” tão cara às plenárias do diretório central dos estudantes regadas a aguardente barata. Quando estatal era deficitária. Privatizada tornou-se a terceira maior fabricante de aeronaves. Aliás, das quatro maiores fabricantes de aeronaves comerciais nenhuma é estatal…

Moral da história: estamos em 2018 e o debate acerca das negociações entre Boeing e EMBRAER demanda maturidade e reflexão acerca das consequências, inclusive geopolíticas, para o país e não slogans e frases de efeito inócuas.

André Salgado

A questão é bastante complexa. No Brasil não existe a questão do antagonismo entre pública e privada. A Embraer só existe porque nasceu pública. Jamais a iniciativa privada criaria algo sequer parecido. E mesmo depois de privatizada, nunca teria chegado onde chegou sem o maciço apoio do CTA e, consequentemente, do ITA. A questão é: queremos ser independentes e participar da criação e desenvolvimento de tecnologia ou nos contentaremos sempre em ser exportadores de commodities e meros consumidores de conhecimento? Porque sem maciço investimento e incentivo público, jamais decolaremos do estágio primário em que nos encontramos, em pleno Século XXI.… Read more »

BILL27

o problema no Brasil é que privatizam e quem compra são grupos estrangeiros ,este é o problema ao meu ver …..Se fosse privatizada e mantivesse Brasileira tudo bem ..ao meu ver este é o X da qestão

jose luiz esposito

EMBRAER é Privada sim ,porém esqueceste a Golden Share !
Este Governo não tem credibilidade alguma para abrir mão dela , ainda mais que a tal terceira empresa claramente , não é uma parceria , parcerias são meio a meio e não 80% X 20 % !!!

Gustavo

testemunhamos o inicio, o sucesso e o fim de uma das melhores empresas brasileiras. Uma pena. O Brasil se nega a ser grande e reconhecer sua capacidade. Tem medo, batem o pé, e eles abrem as pernas. Alguns por interesse, alguns por medo e falta de conhecimento. Quero ver como a SAAB vai agir no futuro, agora são declarações de intenções e que nada muda, mas quando certas coisas acontecerem, talvez até o nosso Gripen tenha conteúdos restritos por medo da informação acabar nas mãos da boeing, por melhor que seja a relação SAAB e Boeing. Compramos a tecnologia do… Read more »

gordo

O Bom Senso seria que tal “negocio” fosse fechado pelo próximo presidente. Eu particularmente não sou a favor dessa “fusão”, gostaria de ver parcerias com empresas de menor porte em projetos específicos em que seriamos tratados com equidade.
É lamentável o que veremos a seguir nos próximos anos.

Gustavo

exato. compartilho dessa opinião.

Jr

Creio que a maioria das pessoas sensatas compartilham dessa opinião, esse governo moribundo não tem moral e legitimidade para decidir mais nada depois do episódio do “tem que manter isso”. Certeza que a Boeing molhou a mão de muita gente para aprovar esse acordo nesses termos

Marcos Paulo

SIC : “ouviu uma pessoa próxima à negociação em condição de anonimato”…

se,

1) For verdade, deveria ser apurado como alguém tão próximo de uma importante negociação, “vaza”, informações relevantes e com que interesse escuso? Onde está a responsabilidade deste elemento e quem o supervisiona?
3) For mentira, disparar ações na bolsa esta beneficiando a quem? Os mesmos…e a retórica é similar…

Até quando..aliás, este Roberto deve ser robô…

Roberto

Marcos Paulo 13 de junho de 2018 at 18:37
Até quando..aliás, este Roberto deve ser robô…

Não sou um robô, sou um leitor da trilogia a muitos anos, mas raramente faço comentários.

Leandro_O.

E a parte de aviação executiva, vai ficar com a Embraer Defesa???

Jr

Parece que vai ficar com a Embraer, a única parte que vai para a nova empresa é a de jatos comerciais

Alessandro

Esses dias o poder naval publicou uma matéria, onde falava sobre a dificuldade da nacionalização de um dos motores elétricos que irá no nossos submarinos, onde a empresa francesa Jeumont Eletric, percebendo a grandeza da empresa brasileira WEG, e a ameaça de roubar boa parte do seu mercado e absorver tecnologia que ela ainda domina, pediu uma quantia milionária fora do normal, para impedir a transferência de tecnologia para a empresa brasileira. Mas oq isso tem haver com a Embraer ? Tudo, é a falta de visão dos acionistas e principalmente do governo Brasileiro, do perigo real da Boeing absorver… Read more »

Alessandro
ODST

Mas neste caso os franceses não aceitaram transferir a tecnologia justamente por TEMEREM uma concorrência futura com a WEG. No caso da Embraer é o contrário, eles estão SE vendendo por medo da concorrência….. vai entender né…

Alessandro

ODST, por isso que eu to batendo nessa tecla, pq esse “medo” da Boeing ? A Embraer é uma empresa consolidada, é a 3ª maior do mundo no seu ramo, tem grande perspectivas de crescer ainda mais na área comercial com sua nova família de E2, e no setor de defesa com os Gripens e o KC-390, é uma empresa altamente lucrativa, pq tanto medo de competir com eles ? Foi a Boeing que bateu na nossa porta e procurou o governo brasileiro e a Embraer, e não contrário, se sou o governo faria como a Jeumont, pediria valores estratosféricos… Read more »

Lucius

Concordo em parte contigo Alessandro. O valor fechado foi pequeno demais: US$ 6,5 bilhões é pouco pela área comercial, mas mercado financeiro é uma máfia desgraçada, tem-se hoje o maior índice de recursos parados nos bancos em aplicações financeiras de todos os tempos do Capitalismo. Não tem como separar as equipes da Embraer em defesa e comercial, ficou ruim para os funcionários e péssimo para a SAAB. Agora, é hora de começar a investir em outras empresas de capital 100% nacional AVIBRAS por exemplo. Até o conceito de empresa de capital nacional foi modificado nos anos 90 pelo FHC, hoje… Read more »

Rodrigo

Eu sinceramente não tenho uma opinião totalmente formada sobre este negócio, mais deixar a parte de negócios militar ou defesa de fora parece muito esquisito e incoerente…. então uma pequena explanação: Senhores eu posso estar errado ou louco mais veja bem em uma eventual fusão nos tínhamos é que nos beneficiar nessa área a vantagem é justamente essa, ter mais facilidade de acesso aos produtos avançados na área militar de fabricação da Boeing, deveria ser isso sim uma das condições para que este negócio acontecesse. Agora vamos ter duas Embraer ?? os americanos vão absorver toda expertise da Embraer em… Read more »

Delfim

O que a Embraer faz a Boeing pode tranquilamente fazer. Mas levaria uns 10 anos e ainda teria a Embraer pela frente. Comprar a Embraer, além de mais rápido, elimina um futuro concorrente. A matéria não cita o que vai acontecer com a linha executiva. Temo pelo que pode acontecer com uma Embraer apenas militar, ter o mesmo fim da Engesa. O que pode acontecer é a Embraer voltar a fazer aviões civis pequenos, como o Bandeirante, e ir crescendo. Mas é provável que a Boeing se precavenha. Outra probabilidade seria outra empresa, Novaer p.ex., receber uma injeção de recursos… Read more »

Ivanmc

E o Gripen BR?
Trecho do site da FAB:
..”Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN) foi inaugurado em Gavião Peixoto (SP). A unidade vai se tornar o hub de desenvolvimento tecnológico do Gripen no Brasil para a Saab e a Embraer, junto às empresas e instituições parceiras.”..
.
A Boeing Embraer vai ter acesso ou integrar a montagem do F-39 no Brasil no Gavião Peixoto? A A Boeing foi relegada e banida pela ex presidente no caso Snowden pela espionagem. E a Embraer é uma peça chave pela aquisição do Gripen.

Aerococus

Como disse o saudoso Chico Anysio:

B. ravos
R. apazes
A. mericanos
S. ilenciosamente
I. rão
L. evando

Se bem que: só termina quando acaba. Vamos aguardar notícias oficiais. Essas fontes anônimas só tumultuam. E os veículos que transmitem as “notícias” são deveras imprecisos.

Paulo Guerreiro

Esse é um ótimo negocio para a Embraer e ao contrario que muitos pensam é uma empresa privada de capital aberto e nao tem nenhum dinheiro publico nela, temos que considerar também que se a Embraer nao fecha essa fusão/parceria/venda em alguns anos pode nao aguentar a concorrência de uma Bombardier vitaminada pela Airbus e também é bom lembrar que o setor de defesa permanece na Embraer Defesa … alias, sera que nao seria a hora certa do governo brasileiro investir mais na compra de novas aeronaves para defesa aérea da própria Embraer ? ou na modernização de toda a… Read more »

Petardo

O dia que a Embraer não tiver nenhum dinheiro público vai ser o dia que ela vai fechar as portas. O desenvolvimento do KC-390 foi pago por quem?

Silvano Conti

Os aviões comerciais da Embraer voam e são homologados com meses de antecedência prevista, já o KC-390 foi atrasado mais de um ano por falta de recursos no governo anterior, e já tem outros atrasos com o atual, como se vê, é um baita negócio para Embraer trabalhar e depender do dinheiro do governo.
Aliás por um bom tempo a Embraer era quem estava bancando os voos de testes do KC-390, o governo não pagava o que devia.

Petardo

Parece que a Embraer tá perdendo muito dinheiro com o governo ao ler seu comentário. Ela pega esses contratos por escolha, recebe bilhões só para o desenvolvimento. Não sei de onde isso é ruim.

José

E o Mercado. Se compra quem é vende empresas. Se fala tanto da “perda” que é a Embraer para o Brasil, está todo mundo com bola de cristal? No Canadá se teve aumento de investimentos com a compra da Bombardier pela Airbus. Porque este não pode ser o caso brasileiro? Esse papo de americanos malvados colava no ensino fundamental e na CUT, agora com o mínimo conhecimento de mercado de sabe que a Embraer iria ficar em uma tremenda desvantagem nos próximos anos com a Bombardier tendo a pujança da Airbus por trás. É ou se juntar com outro gigante… Read more »

Delfim

Pq não pode ser o caso brasileiro ?
Pq o Canadá é o Canadá e o Brasil é o Brasil.

Larri Gonçalves

Se de fato o negócio está para ser concluído é lamentável para nós brasileiros, mas com esse governo o que poderíamos esperar, sinto muito que os militares tenham calado em uma negociata dessas que fere mortalmente os interesses estratégicos do Brasil, é melhor entregar de vez para os estrangeiros todas as empresas de tecnologia, ou seja as poucas empresas e corajosas empresas que ainda desenvolvem tecnologia de ponta no Brasil. Só posso dizer que sinto muito.

Giovanne

Lastimavel, e os E -190 versão Patrulha Naval e o E -99 de Sensoriamento e Vigilância Aérea. Como ficam?

Ivan BC

Agora aparecem os especialistas que aprenderam economia/negócios assistindo comentaristas da Globo e páginas do UOL/Folha, analistas incríveis que elogiavam Eike Batista; elogiavam a enxurrada de centenas de bilhões do BNDES para grandes empresários; elogiam Bolsa Família, pois é distribuição de renda; elogiam as catástrofes naturais, pois essas trazem dinâmica economia na recuperação de áreas destruídas; elogiam a imigração ILEGAL, pois essa é instrumento de fomento econômico (argumento mentiroso, além de esquecer outros fatores relacionados a imigração e o fato de ser ILEGAL); ou comentaristas que diziam que se o presidente X ganhar a eleição o mundo vai acabar e a… Read more »

André Gomide

O mais lúcido comentário.

CignusRJ

Esplêndido .
Meus parabéns IvanBC

vanicio

brasil ,,,, o ultimo a sair ,, apague as luzes…rsrsrs

luiz antonio

Se esperarem mais um pouco a energia elétrica será cortada (os chineses ja estao com o dedo no interruptor)

luiz antonio

O Brasil vai ganhar a Copa da Russia e tudo voltará ao normal.

vanicio

ivan bc ,, concordo com vc que nao devemos ficar baseando em midias para entender coisas dificeis ate para especialistas do meio entenderem ,, mas quando se fala num gigante , pais de primeiro mindo , que sempre leva vantagens em um negocio , que so foi a lua porque prendeu um cientista alemao da 2 guerra , que juram que voaram primeiro em um aviao por isso foram os criadores do aparelho … etc etc etc nao e preciso nem entender , nem muito menos ser especialista , pra saber o que vai acontecer com o pais menor ,… Read more »

luiz antonio

Entregamos, porque deixamos o país nas mãos de bandidos e essa responsabilidade é Nossa. Ja começamos a pensar em vantagens logo no jardim de infância e passamos a vida engabelando os outros. Ninguem pensa no país e sim nos proprios umbigos. Estou sendo repetitivo. A falta de recursos é endêmica em todas as áreas (menos na política). É o preço que se paga pela incompetência e irresponsabilidade do cidadão que desconheçe o espírito de Nação. Infelizmente seremos os eternos Zé Biribas se não mudarmos esse estadop de coisas. A EMBRAER é apenas mais uma que vai sumir. Dezenas de empresas… Read more »

Ivan BC

Vanicio, primeiramente pare de confundir governo dos EUA com empresas americanas. Empresas esperam boas ações do governo com outros países (abertura), mas comumente a relação para por aí…Não estou dizendo que não há ligação pontual, muitas empresas esperam o mínimo de ligação, varia de setor para setor. Vamos lá: ATÉ ONDE EU SEI! A Embraer foi uma empresa pública (controlada pelo Estado), teve um certo progresso, principalmente com parcerias com italianos, tudo isso em uma época de Regime Militar onde houve uma grande estatização e interferência do Estado. Anos depois foi privatizada… Desde então a empresa cresce de forma contínua,… Read more »

Petardo

Esses acordos só servem pra nós lembrar que no Brasil é cada um por si. Não existe sociedade e não existe projeto de país.

Luiz Trindade

Parabéns ao Brasil e seu governo federal. Vendo mais uma empresa estratégica para o país. Vale lembrar um grande ditado popular: Cada povo tem o governante que merece! Coitado de nós brasileiros! Regredimos um século praticamente!

Rodrigo M

Daqui a pouco o Neymar marca o primeiro gol na copa e o Galvão Bueno começa a disparar o Tal do Brazilzilzil e tá tudo certo.
Para o homem médio brasileiro se tiver futebol e cerveja, que se acabe o mundo..
Não será uma meia duzia de entusiastas que acompanham o assunto que vai mudar isso.
Não somos o que somos à toa não pessoal, fazemos por merecer.
.
No mais, parabéns aos americanos.

Silvano Conti

Gente, pode ser notícia plantada para fins de gerar especulação na Bolsa e um punhado ganhar dinheiro, muito dinheiro, isso é comum, tem gente profissional neste ramo, com as taxas de juros baixas, qualquer coisa é lucro, e uma subida dessas gera muito lucro a esses especuladores. Minha esperança?? é que tem os militares atuando na negociação, iriam eles quererem ver a destruição de uma empresa que eles mesmos criaram e é orgulho nacional ser destruída?? Mas se no final for mesmo um acordo estilo Caracu, só resta entrar com uma ação no STF e deixar a decisão para um… Read more »

Daniel

Vergonha. Este governo não tem ligitimidade nenhuma para dar aval sobre qualquer assunto, principalmente sobre um destes relacionado a Embraer. Cadê os militares que defendiam o patrimônio nacional?

Luís Henrique

Por isso o Brasil continuará sendo anão militar e diplomático.

Conseguem imaginar país sério vendendo uma empresa estratégica de defesa ?

LORDELO

O show terminou, acabou a Embraer o sonho que se tornara realidade do Engenheiro Ozires Silva, acaba de acabar. Embraer vai ficar apenas nos livros de história, e mais uma vez esses brasileiros abriram as pernas e os americanos adentraram sem dó e piedade, sou leigo no assunto mas não ignorante, tudo que o americano entra é pra arregaçar, ele não quer concorrencia com ele, principalmente em tecnologia de ponta. Lembro muito bem em 1984 em Salvador-Bahia tinha uma empresa que se chamava EQUIPETROL , ela fabricava todo material e equipamentos de perfuração e produção para Petrobras, só não fazia… Read more »

RL

Burro fui eu que em 2011 comprei um apartamento cobertura em SJC para investimento devido as notícias do Pré-sal e trem bala que passaria na região.

No fim não teve pré-sal nem pré-açucar, nem trem bala, nem trem sorvete e ainda a Embraer corre o risco de deixar a cidade.

Minhas esperanças são que aluguei recentemente o apartamento e fico na torcida para que a Embraer além de ficar na cidade, receba investimentos para crescer ainda mais.

Delfim

Na torcida.

André

A história realmente é cíclica. A +- 25 foi exatamente a mesma choradeira: a Embraer é estratégica; como podem entregar mais uma empresa brasileira para os malvados americanos; os americanos querem destruir a indústria brasileira e nos transformar em uma colônia produtora de matéria prima…. É uma pena que no primário só se estuda a história dos últimos 15 anos, aí não se percebe que essa choradeira já aconteceu é que vender Embraer, a 25 anos, foi a melhor coisa que o governo fez. Eu não consigo entender se a repetição do choro é por ignorância do que aconteceu, por… Read more »

Luís Henrique

Que comparação absurda.

Consegue imaginar a Lockheed Martin ou a Boeing comprada pelos chineses?

André

Vc consegue imaginar a bombadier sendo vendida para uma empresa europeia? Essa também é uma comparação absurda?

No mundo civilizado é assim, a compra ou a venda de uma empresa só interessa a seus donos. O que nos mantém no terceiro mundo é esse pensamento ultrapassado de acreditar que o Estado é um paizão que tem que controlar tudo.

Rodrigo

Me desculpe André, mais esta comparação sua não tem cabimento: “Será que houve choro nos EUA quando as fábricas “foram” para a China? Ou quando um brasileiro assumiu o controle da maior rede de fast good americana, da mais consumida cerveja América e dá mais tradicional marca do mais tradicional molho americano? Ou quando uma de suas mais antigas marcas de veículos foi comprada por uma empresa italiana?” Comparar um produto de alta tecnologia como avião (e ainda no caso do Brasil estratégico) com “fast good”, cerveja, e marca de carro que existe aos milhares não tem cabimento…. Quando capitar… Read more »

André

Comparar com a venda da bombardier pode? Ou com a aquisição parcial da Rolls Royce pela BMW?

Defensor da Liberdade

Por mim é vendida até para os norte-coreanos. Me parece que muita gente aqui é a favor de uma intervenção do governo, uma imbecilidade sem tamanho, querem o quê? Uma reestatização da Embraer? Querem que nós nos tornemos sócios compulsórios da empresa? Por favor né? Empresas vem e vão, mais um dia normal no capitalismo, e viva o capitalismo!

Diego K

Tão liberal. So falta ________________ Se tiver uma guerra vai lutar com dinheiro? E dinheiro acaba, conhecimento é poder, quem tem, tem tudo alem de gastar menos dinheiro, e aumentar exponencialmente a chance de vitória. Defender tecnologias sensíveis, empregos, economia, é diferente de reestatização, aliás não tem nada haver, daonde tirou isso. My god!

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.

André

Como se para lutar em uma guerra fosse necessário ter uma marca de aviões comerciais…

A Síria não fabrica nem bala de 38 e está lutando a quantos anos? Israel tem uma das melhores forças aéreas do mundo e não fabrica um assento de avião.

A mundo civilizado mostra que a melhor forma do estado defender a economia e o emprego é não se metendo.

Dan01

No caso da Siria ela esta lutando contra rebeldes, se tivesse que encarar um exercito convencional cairia em poucas semanas. Israel nao possui uma embraer mas é um dos paises que mais possui tecnologia na area militar, produzindo drones, armas, sistema de defesa antiaérea, misseis etc. Possuem varias empresas estratégicas, mesmo quando compram algo de fora, em pouco tempo dominam a tecnologia que compraram. Israel viu que nao dava pra deixar a defesa dependente de outros paises depois que a França embargou os Mirages 3, assim surgiu o kfir.

André

E se compararmos o Brasil com outro país que não costuma se envolver em guerras e nem tem inimigos declarados em suas fronteiras, como a Austrália ou o México? A eles faz falta uma fabricante de aviões?

Fernando "Nunão" De Martini

André,

A última guerra externa que sei do México se envolver, de fato, faz tempo, foi a Segunda Guerra Mundial. Houve um entrevero com a Guatemala anos depois, mas não foi grande coisa.

Já a Austrália se envolveu em diversos conflitos depois da Segunda Guerra Mundial: Coréia, Vietnã, Guerra do Golfo, Afeganistão, em praticamente todas as décadas desde meados do século passado ela participou de conflitos externos.

Dan01

André
A embraer é mais que uma simples empresa, ela e quase que parte da fab, assim como a LM e a Boeing sao para as forças armadas americanas. Uma empresa desse porte com certeza faria falta pra qualquer pais, estando em guerra ou nao, por isso a galera sempre diz que os Eua nunca deixaria a Boeing ou LM ser vendida para outro pais.

André

Nunao, o fato de não ter fábricas de avião militar fez falta para a Austrália ou para o mexico nessas guerras?

Dan, vc viu que a parte militar da Embraer não faz parte do negócio, certo?

Fernando "Nunão" De Martini

André, Pro México, até onde sei não. Mas o México é um caso peculiar, vizinho dos Estados Unidos. Mas eu não escrevi no meu comentário anterior que a Austrália não tinha fábrica de aviões, só ponderei o que você escreveu sobre participação em guerras. A Austrália teve e ainda tem indústrias nas áreas de defesa e aeronáutica. No auge da expansão japonesa em 1942 chegaram a produzir na CAC (Commonwealth Aircraft Corporation) um caça emergencial em tempo recorde, baseado em aviões de treinamento produzidos sob licença, e foi importante pra compor seu sistema de defesa aérea durante aqueles meses de… Read more »

Rafael Dias

Triste…

Dan01

Provavelmente só mais uma especulação. No G1 essa noticia ainda nao saiu, e olha que eles gostam de uma especulação..

Andre

O engraçado é que o proprio Ozires Silva é favoravel a essa negociação, e foi convidado a participar de reuniões….

Alex Nogueira

Até que uma notícia ofical seja lançada não tem como dizer se será bom ou ruim, não sofram com antecedência.

Athos Franca

Opinião: Boa solução para a EMBRAER que fica.
Fabricar aviões militares, aviões executivos, aviões elétricos e automóveis elétricos com desenho nacional com a marca consolidada EMBRAER.
Ser uma fabricante brasileira de carros nacionais.

jose luiz esposito

A aviação executiva vai também , a EMBRAER será detonada de vez !!

SmokingSnake ?

joint venture não é venda, a Embraer pode voltar a fabricar independentemente sem problemas.

Wellington Góes

Sim, se começar tudo de novo, num novo projeto, ou se a Embraer comprar a parte da Boeing nesta nova empresa (que terá 80%). Os projetos comerciais ficarão a cargo desta nova empresa, ou seja, todos os seus projetos comerciais ficarão sob a batuta da Boeing e a Embraer terá que ficar caladinha sobre as decisões da empresa estadunidense. Poderá até dar um pio, mas não fará grandes coisas. Aliás, esta jointventure será nos EUA, ou seja, ficará sob a batuta do que determinar as leis do governo dos EUA.

Roberto

O Brasil Fez uma compra acertada na visão da maioria, que foram os caças Gripen para nossa força Aérea em um valor de US$ 5,4 bilhões. Porém como fica a tal da troca de tecnologia que nos contribuintes estamos pagando? Este conhecimentos seriam voltados para a Embraer, com qual finalidade? Mas uma vez os contribuinte ficando com o prejuízo.

Walfrido Strobel

O governo pagando transferencia de tecnologia para uma empresa privada eu sempre critiquei, acho um roubo de recursos públicos em prol dos acionistas desta empresa.
Mas a maioria sempre achou bonito, alegando que outros países tambem fazem.

Roberto

Nos poderíamos ter era comprado 54 caças Gripem por este valor e ainda sobraria dinheiro, agora esta transferência de tecnologia vai para Boeing ? Pois a mesma pode a partir do momento que efetuar a compra da Embraer, levar toda linha de produção para os Estados Unidos.

Wellington Góes

Negoção esse!!!

Pelo custo do desenvolvimento de um único aparelho desse porte, a Boeing ficará com umas três famílias de aviões comerciais. Detalhe, com uma carteira de clientes já estabelecida e ampliando.

Brasileiro é muito ‘isperto’ mesmo!!!

HMS TIRELESS

Bem colocado Wellington, eu penso o mesmo! Se ainda fosse para uma parceria, as empresas criassem uma terceira onde a participação fosse igual ou 51% da EMBRAER seria muito bem vinda. Mas da forma que estão querendo é praticamente um crime de lesa-pátria.

Wellington Góes

Pois então, meu amigo, pois então. Eu não me oponho a parcerias especificas, nos moldes, inclusive, ao que Airbus e Bombardier estão fazendo (que segundo o CEO da EMBRAER, é a desculpa, digo, justificativa para o atual negocio). Mas na forma como estão propondo (80-20), é decretar a extinção da empresa brasileira. O pior é o governo aceitar tais termos. É a típica parceria cara-c*. A parceria com a Sierra Nevada está ai para mostrar que isto pode dar certo. Alias, a própria Italo-britância Leonardo tem uma parceria bem interessante com a Boeing, no segmento de asas rotativas, que poderia… Read more »

Matheus Vinicius

Não há muito o que dizer já que não fará diferença no que vai ser feito, deixo apenas a frase:
Colônia é Colônia, metrópole é metrópole.

Joao Moita Jr

Essa noticia sim, talvez seja a pior que já li aqui desde quando comecei a ler as materias lá por 2010. Esse negocio vai trazer milhoes, talvez bilhoes de dolares de lucro e felicidade para os especuladores da bolsa, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, para a Boeing e seu pessoal, e claro, para a classe politica imunda brasileira. Nao se preocupem, nao. Daqui a algums anos, talvez antes ficaremos sabendo das propinas milionarias que fizeram essa “aprovação” sair. Brevemente veremos a produção de tudo o que vale a pena, assim como os bem remunerados trabalhos dos engenheiros aeronauticos… Read more »

Rinaldo Nery

Concordo. Rolou muito dinheiro na mão de vários.

Delfim

E haja bonificações.

Jr

Pode ter certeza, aquela __________________________ com certeza é uma dessas mãos, aliás creio que seja a mão que esta mais levando

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. ESTE ESPAÇO NÃO É PALANQUE PARA ENXOVALHAR OUTRAS PESSOAS.

Fernando Fidelis Vasconcelos

Vergonha de ser brasileiro. Quanta saudade do passado grandioso da nação. Aposentar e ir-me embora dessa m… Jurar bandeira em outro lugar.

Diego K

Questão fácil. Nao vendia por nada! Embraer tem um nicho de mercado que a Boing não compete, tem tecnologias que a Boing não produz, a area de controle e automação é impecável, aerodinâmica, softwares de testes e ensaios para o melhor modelo de aeronave, etc. São muitas tecnologias que só a Embraer desenvolveu e tem. Alem de que essa empresa ja recebeu muito capital nacional, tanto monetário quanto humano, mão de obra de otimas faculdades federais. É o mesmo caso da Petrobrás(tirando o fato que a Petrobrás tem muito mais peso pois o governo tem poder de controlar a economia… Read more »

Rinaldo Nery

Boeing, não “boing”.

Saldanha da Gama

Adeus Embraer, Adeus sonho do comandante Osires, adeus recursos de impostos pagos parta termos expertise na construção do caça, adeus independencia . Se o governo não investir maciçamente no que restar da Embraer, em pouco tempo vira uma Engesa ou terão que vender os 20% restantes para a Boeing! Ahh não, não foi venda, foi apenas uma associação de marcas. st4

Saldanha da Gama

OZIRES SILVA, maldito corretor!!!!

Carlito

Curiosamente, Ozires Silva é favorável às negociações com a Boeing.

André Bueno

Ozires é favorável a um acordo “ganha-ganha” e não a uma “entrega”, se ela ocorrer.

Carlito

Certamente Ozires Silva possui muito mais informações que nós, e certamente deve ter conhecimento sobre o status das negociações. A questão é que desde que iniciou-se toda essa estória de fusão entre Boeing e Embraer, todas as notícias que chegam até o público em geral não passam de boatos e especulações. Como eu disse em outras ocasiões, tudo pode acontecer, inclusive nada. Há muita choradeira pouca informação.

Carlos Campos

Por mim vendia e começavamos uma nova empresa para concorrer com a Embraer e a Boeing, lógico sendo privada mas com ajuda de poucos e impostos e empréstimos com taxa de juros baixo, aí vendemos de novo, e continua o ciclo. ou então, devíamos ajudar a embraer a entrar na área da boeing e da airbus, ao mesmo tempo que mantemos a embraer com os jatos comerciais menores, e veríamos a diferença entre as 3 empresas diminuírem.