Alunos de ensaio em voo brasileiros avaliam o caça Gripen

Alunos de ensaio em voo brasileiros avaliam o caça Gripen

Quatro estudantes do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo da Força Aérea Brasileira, em São Paulo, estiveram na Saab, em Linköping, na Suécia, para conduzir seu projeto de exame final.

Os alunos do XXVII Curso de Ensaios em Voo (CEV) realizaram, entre os dias 07 e 18 de maio, a avaliação final do curso, chamada Preview, na aeronave JAS 39 Gripen D, em Linköping, Suécia. O objetivo foi verificar a capacidade dos pilotos e engenheiros alunos em avaliar uma aeronave de alta performance para as ações de defesa aérea e ataque.

A avaliação foi baseada na Solicitação de Ensaio de Instrução, feita pela Divisão de Formação em Ensaios em Voo, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em São José dos Campos (SP), e reúne os principais requisitos operacionais e de certificação da aeronave.

Na oportunidade, os pilotos e engenheiros alunos realizaram oito voos na aeronave JAS 39 Gripen D, pertencente à SAAB, e dois voos na aeronave “alvo” SK-60 (SAAB 105).

Após a conclusão do CEV, os novos pilotos e engenheiros de ensaio serão engajados em programas de outras aeronaves, como do KC-390 e do Gripen E/F, entre outros que o IPEV participa atualmente, a fim de garantir que a entrega das aeronaves seja realizada conforme os requisitos contratuais definidos.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silvano Conti

Nenhum país da América Latina é capaz de estar envolvido em algo que chegue ao menos perto deste programa, e nós vamos fabricar este avião, aprender tudo sobre ele, mas tem gente que acha que o que presta é o avião do vizinho, isso quando tem avião.
É o que eu chamo de “Síndrome do Phalanx”
Esses garotos são de onde?? Embraer ou apenas do meio acadêmico? f
Feraças.

Fernando "Nunão" De Martini

Silvano,

O curso de pilotos de ensaios em voo é aberto para militares e civis.

No caso de pilotos militares, precisam ter pelo menos 800 horas de voo, 200 delas em jatos.

No caso de civis, precisam ser pilotos comerciais e ter ao menos 50 horas em areonave acrobática.

Mais detalhes no pdf abaixo:

https://www.ipev.cta.br/index.php/component/phocadownload/file/3-ica-37-35-normas-reguladoras-do-cev

Rinaldo Nery

No caso dos militares, para o CEV de asa fixa necessitam ser caçadores, em função de ensaios e qualificação de armamento aéreo.

Fernando "Nunão" De Martini

Exato, Rinaldo, com pelo menos 200 horas em caças a reação.

BILL27

Acredito que seja da Embraer ,pois ele sentou no cockpit dianteiro …

BILL27

na verdade , pelo menos o que aparece no video é da FAB e não da Embraer

Ramon

Sou leigo no assunto, mas gostaria de saber se não seria interessante a Embraer desenvolver um jato para treinamento ou a FAB comprar alguns de outra empresa para servir como ponte entre o super tucano e o gripen pois mesmo com a aviônica moderna do super tucano creio que a diferença de sair de um turboélice para um jato seja muito grande na forma de pilotagem e entre outras coisas.

BILL27

Simulador é a principal ferramenta hoje em dia nesta transição …não precisa jatos de treinamento .

Silvano Conti

Na verdade a Embraer já está desenvolvendo um treinador avançado para a FAB, para quando o aluno sair do A-29, ele se chama Gripen F.
F-39 Biplace será o treinador avançado da FAB, desenvolvido pela Embraer.

Fernando "Nunão" De Martini

Só um reparo: F-39F não é treinador avançado, é versão de conversão operacional para o monoposto F-39E. Treinador avançado é uma etapa bem anterior à conversão operacional para os jatos de primeira linha.

Silvano Conti

Tenho entendido que antes de comandar um Gripen E, um aluno que tenha cumprido todas as etapas em simulador e no A-29, vai para o banco traseiro de um Gripen F, só depois de algumas ou muitas horas de voo a bordo de um Gripen F e com acompanhamento de um instrutor, é que este piloto pode comandar um Gripen E. Por isso chamo o modelo F de “treinador avançado”, mas sei que se trata de um caça, como o próprio modelo E.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, Silvano, mas ainda assim, cabe o exemplo do emprego do F-5FM (biposto do F-5EM) na FAB: o curso de conversão de um piloto de combate de A-29 para piloto de combate de F-5EM tem cerca de 60 horas de voo. Destas, o F-5FM (biposto) responde por apenas 1/5 do total de horas, aproximadamente, enquanto que o F-5EM (monoposto) responde pelas demais, fora as horas de simulador. Ao menos era essa a proporção há alguns anos. Essa sistemática já foi tema de matéria da revista Forças de Defesa e esse tema foi repetido em matéria aqui sobre a recente perda… Read more »

HMS TIRELESS

Galante, não seria interessante mesmo com a introdução do Gripen a manutenção do F-5F, inclusive a compra de mais exemplares, para funcionar como LIFT? Aliás, ao adquirir um lote de F-5Es da Suíça a USN contratou a Northrop para converter alguns em F-5F, salvo engano tem matéria aqui a respeito.

Fernando "Nunão" De Martini

Tireless,

Usar o F-5F como LIFT para transição do A-29 para o F-39 seria incoerente, pois o F-39 é muito mais fácil de pilotar do que o F-5.

Só faria algum sentido quanto ao custo da hora de voo, mas ainda assim teria pouca lógica: muito mais fácil passar do A-29 para o F-39 do que ter um F-5F “LIFT” mais atrapalhando do que ajudando no caminho.

Enfim, esse assunto parece que nunca tem fim, é pior que o da camuflagem da FAB…

Fernando "Nunão" De Martini

Galante,
Fora todo o processo de implantação do mesmo, dos simuladores, da contratação da manutenção etc.

Fernando "Nunão" De Martini

Ramon, Essa é uma das discussões mais recorrentes aqui no site, toda semana ela vai e volta nas matérias mais variadas, desde as que têm como temas jatos de treinamento de pilotos de caça até as que não têm nada a ver com o tema. Como esta não é uma matéria sobre conversão operacional, jatos tipo LIFT ou coisas do gênero, sugiro que você mesmo busque discussões anteriores já feitas: basta digitar o termo LIFT no campo busca do blog que vão aparecer dezenas de matérias com centenas e centenas de comentários para ler, em discussões que ainda levarão anos… Read more »

Nilson

“Silvano Conti 12 de junho de 2018 at 15:41 Esses garotos são de onde?? Embraer ou apenas do meio acadêmico?’ Na matéria anterior (https://www.aereo.jor.br/2018/05/31/militares-da-fab-sao-capacitados-em-avaliacao-de-aeronave-de-alta-performance/) fica claro que são da FAB. Veja a resposta a um comentário, não são assim tão “garotos”: Fernando “Nunão” De Martini 1 de junho de 2018 at 23:50 Delfim, isso é curso pra formar pilotos de Ensaios em Voo, ou, em outras palavras, pilotos de provas, de testes. Não é pra tenentes ainda saindo dos terceiros, tem que já ter convertido pra caças a jato e acumulado horas nos esquadroes de primeira linha. Entre os requisitos… Read more »

Rinaldo Nery

Ai, o LIFT…. Valha-me Deus!! Alguém perguntou pro comandante do COMPREP, TB Egito, o que ele acha? Nossa opinião é só opinião, nada mais. Ele é quem decide se a FAB precisa de LIFT ou não. Quanto a nós, só latimos, e a caravana passa…

HMS TIRELESS

Na sua opinião a FAB precisa ou não de um LIFT Cel. Rinaldo?

Rinaldo Nery

Óbvio que não.

Alexandre Fontoura

Isso passa muito pela questão de como a FAB entende que deva ser a formação de seus pilotos de caça. Alguns defendem que, hoje em dia, o piloto precisa mais ser um “gerente” dos diversos sistemas de um caça, bastando sentá-lo assento ejetável de um avião como o A-29, com o “look and feel” (o “jeitão”, digamos) de um caça moderno (glass cockpit), capaz de simular os vários sistemas (EW, radar, pods e armas) de um caça moderno, passando em seguida para o simulador e para o riposto da aeronave de primeira linha que irá pilotar, seja de 4ª, 4,5ª… Read more »

Rinaldo Nery

Não, Alexandre. O Alto Comando não deseja. Já falei isso ¨n¨ vezes. Todo mundo querendo adivinhar o que o Alto Comando pensa, e chegando à conclusões errôneas.

Ivanmc

O Lift para a FAB é o KAI FA-50. Se um dia precisar.

Silvano Conti

Está mais para M-346. Brasil tem muito mais ligação com a Itália que com a Coreia do Sul, se bem que o FA-50 na verdade é da Lockheed.

Ivanmc

É isso mesmo, Silvano Conti. É que eu admiro o FA-50.

Zorann

Não precisamos de Lift. Precisamos de mais Gripens.

Alex

Na verdade, precisamos de pelo menos o primeiro Gripen.

kornet

Essa história do Lift tá melhor que o “Grispen”.

Fernando "Nunão" De Martini

Tanta coisa para se falar nessa matéria e a maioria dos comentários insiste no velho assunto de LIFTs…

Um exemplo de trecho que achei muito interessante, pensando nos próximos passos do programa Gripen e nas entregas à FAB:

“Após a conclusão do CEV, os novos pilotos e engenheiros de ensaio serão engajados em programas de outras aeronaves, como do KC-390 e do Gripen E/F, entre outros que o IPEV participa atualmente, a fim de garantir que a entrega das aeronaves seja realizada conforme os requisitos contratuais definidos.”

Bardini

Deixa eu ver se eu entendi, de forma resumida… Esses aí serão os futuro “avaliadores” da FAB, que vão comandar a parte técnica de programas futuros, é isso?

Rinaldo nery

Mais ou menos. Serão os pilotos de prova, os únicos qualificados para vôos de desenvolvimento e certificação de aeronaves, e qualificação de armas e sensores. Não comandarão; somente avaliarão. Quem comanda é o Gerente do Projeto.

Alfredo CS

Se começaram a cair os gripen f-39f, a fab talvez pense na necessidade de um lift…

Flanker

Por que os F-39F iriam cair? Por conta do treinamento dos “novatos”? O cel. Nery já falou inúmeras vezes, a FAB já falou inúmeras vezes que não irá adquirir LIFT nenhum! Comparando como é feito hoje, em que os egressos dos esquadrões do 3° GAV (A-29) vão direto para a primeira linha, voar A-1 e F-5, qual a diferença para quando for direto do A-29 para o F-39? Quantos A-1 e F-5 biplaces caíram por conta de inexperiência do piloto em treinamento? Te respondo: Nenhum!! Procura que vc vai achar como é feito o treinamento de conversão dos pilotos para… Read more »

Juvenal Santos

Gostei desses alunos, serão futuros pilotos de Gripen, são novos e inteligentes, é gratificante ver que eles conseguiram chegar nesse ponto dificílimo para qualquer aspirante, parabéns alunos, vcs são o melhor do Brasil, preparados, qualificados, excelentes alunos e futuros mestres, parabéns!

Tiger 777

Assino embaixo.

André Bueno

Serão pilotos de testes. Não trabalharão na caça mas na avaliação da aeronave e seus sistemas.
Guardadas as proporções, são o tipo aproximado que a NASA selecionava para os dois grupos iniciais de astronautas: piloto de caça + piloto de testes + formação superior. No primeiro grupo Scott Carpenter, destoava pois era piloto multimotor. Coincidência ou não sua missão não foi exatamente um textbook flight. Mas isso é outra estória.
Marcos Pontes, nosso astronauta, possui esses requisitos, embora fora da ativa.

Luiz Floriano Alves

O avião de treinamento avançado tem que ser muito robusto eis que as manobras de pouso e decolagem podem submeter as estruturas a esforços elevados. O T-38 Talon foi um projeto muito bem elaborado e responde pela longevidade da linha F-5 e seu decendente o F-18 Hornet. Os chamados Lift tem essas características. Se quisermos uma aeronave adequada temos que buscar nesses aparelhos altamente especializados. Caças bipostos tem outra finção, além de ter um custo muito elevado de aquisição e operação, para essa finalidade.

Andrew Martins

Off -Topic Aos profissionais e leitores do blog que tiverem conhecimento sobre o assunto gostaria de uma explicação se possível. A minha dúvida é como é definido por cada força seu campo de atuação. Li em vários artigos sobre a recente aquisição pelo exercito das aeronaves C-23 para o transporte e pelo interesse da marinha na aviação de patrulha baseada em terra. Tenho ciência que a FAB ficou responsável por toda a aviação antes da entrada na segunda guerra, e dos decretos que limitam a atribuição de cada força nessa âmbito, mas desconheço no que eles são baseados, e muito… Read more »

Rinaldo Nery

Andrew, a MB é responsável pelos navios e o combate no mar, o EB é responsável pelas forças terrestres (infantaria, cavalaria e artilharia, basicamente) e pelo combate em terra, e a FAB é responsável pelos aviões e pelo pelo combate no ar. Simples assim, resumidamente. A MB e o EB tem aeronaves a fim de apoiar as suas operações, no mar e em terra, respectivamente. Missão síntese da FAB: manter a soberania no espaço aéreo, com vistas à defesa da pátria. Os caças da MB podem efetuar defesa aérea? Sim, claro. Complementando as operações da FAB. Os C-23 do EB… Read more »

Andrew Martins

Grato pela ajuda Reinaldo! Não tinha ciência da (END), e é um documento( ou melhor livro) bem acessível a qualquer um, fácil de entender. E completou 10 anos agora.

Bueno

este pilotos serão os inspetores de qualidade da FAB para aceitação de recebimento dos Gripen?
Testarão e farão as doutrinas de voo e dos armamentos homologados?
Uma baita responsabilidade, toda doutrina da FAB para o GRIPEN passarão pelas mãos destes Jovens e talentosos Pilotos

Rinaldo nery

Não. Eles serão responsáveis pela qualificação, prioritariamente, de todos os armamentos e sensores que a FAB adquirir para o F-39. Quem fará os vôos de recebimento (produção) do F-39 na EMBRAER serão os pilotos da EMBRAER (ex pilotos de provas da FAB). A doutrina está a cargo do Grupo FOX e do 1°GDA, sob a supervisão do COMPREP.

Rommelqe

Uma duvida: os ensaios e testes de comissionamento de uma forma geral sao conduzidos por representantes do proprietario operador do equipamento. Havia entendido que os profissionais envolvidos na materia estariam sendo treinados justamente para essa funçao. Portanto, os ensaios referentes à aceitaçao de cada vetor seriam objeto de execuçao pela FAB ( com auxilio de pessoal da Embraer); quanto aos sistemas de armas, os mesmos seriam comissionados similarmente mas, sempre por pessoal da FAB. É isso mesmo?